Venham conhecer a Exposição Bordallianos do Brasil e fazer uma VISITA GUIADA seguida de ATIVIDADE de arte e educação, onde será possível conhecer um pouco mais sobre o processo criativo dos artistas que realizaram a exposição e montar brincando, através de colagens, a sua própria releitura das obras de Rafael Bordallo Pinheiro.
A visita e a atividade duram aproximadamente 1 hora e é indicada para crianças entre 6 e 12 anos acompanhada dos pais.
Não percam esta oportunidade!
Façam as suas inscrições pelo telefone da Sala de Leitura (3325-0448)
- Inscrições limitadas a 30 vagas por dia -
Sobre a Exposição
Uma das atrações da programação do Festival Portugal no Rio é a exposição Bordallianos do Brasil, que acontecerá a partir do dia 10 de junho, aqui na Cidade das Artes. O projeto consiste em uma releitura do legado artístico de Rafael Bordallo Pinheiro, contada em 20 peças desenvolvidas por grandes nomes brasileiros: Adriana Barreto, Barrão, Caetano de Almeida, Efrain de Almeida, Erika Versutti, Estela Sokol, Fábio Carvalho, Frida Baranek, Isabela Capeto, Laerte Ramos, Marcos Chaves, Maria Lynch, Martha Medeiros, Regina Silveira, Saint Clair Cemin, Sérgio Romagnolo, Tiago Carneiro da Cunha, Tonico Auad, Tunga e Vik Muniz.
Durante o processo criativo, cada um dos artistas convidados residiu durante 10 dias na fábrica Bordallo Pinheiro em Caldas da Rainha, região central de Portugal, onde puderam se familiarizar com todas as técnicas de fabricação das peças, conhecer o enorme legado histórico da marca e buscar inspiração para a confecção das peças. O objetivo central era que os artistas captassem a paixão, criatividade, a consciência social, o humor e a transgressão de ideias difundidas em peças que são um verdadeiro patrimônio artístico e histórico da cultura portuguesa. O projeto culminou na criação de uma coleção de 20 itens únicos, limitada a 250 exemplares, com “sotaque brasileiro”.