Concertos da Juventude de Câmara
Iniciada em 1943, a série “Concertos da Juventude” leva a música de concerto para novos públicos, com o objetivo de incentivar e facilitar o acesso a ela. Em mais de 70 anos de história, a cada temporada, a tradicional série de concertos do Rio de Janeiro leva milhares de estudantes - a sua maioria da rede pública de ensino – ao Theatro Municipal.
Em 2015, ano em que a OSB completa 75 anos, a série ganha uma nova versão: os “Concertos da Juventude de Câmara”. Realizado sempre aos sábados, às 16h, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes, o Juventude de Câmara traz o mesmo perfil educacional já conhecido da série Juventude, mas com os músicos reunidos em formação de câmara e com foco no público jovem. Para esta nova versão, as récitas contam com a apresentação do professor e Doutor em Música pela UNIRIO, Eduardo Lakschevitz, que transmite ao público presente, de maneira informal e atrativa, informações sobre o programa e os compositores.
Para esta temporada 2015 da OSB serão 13 os Concertos da Juventude na Cidade das Artes incluindo a versão de câmara.
Os ingressos são vendidos a preços populares de R$ 1, aqui na Cidade das Artes.
Na apresentação, o professor Eduardo Lakschevitz desenvolverá uma conversa informal com o público, fazendo pausas entre as obras, falando dos compositores, e das formações de câmara propostas em cada espetáculo”.
“Com este projeto, queremos atingir aquele público que normalmente não trabalha e não tem tanto contato com a música de concerto. Gente jovem, que cursa o segundo grau e a faculdade, por exemplo. Música erudita tem uma áurea de elitista, anacrônica e uma coisa bacana é desmontar esse ritual. A roupa, o jeito de entrar, a seriedade, o palco, o momento em que você pode bater palma, isto tudo, às vezes, é mais forte na cabeça das pessoas do que a própria música em si. O que queremos no ‘Juventude de Câmara’ é conversar com o público e fazê-lo entender a atualidade da música de concerto”, explica Lakschevitz.