O projeto Interlocuções recebe a psicóloga e psicanalista Sandra Edler, mestre e doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro Titular da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle (SPID). Fundadora e Coordenadora da Oficina de Psicanálise e literatura em funcionamento na Livraria da Travessa-Leblon.
Neste encontro, Sandra abordará a questão da subjetividade, do inconsciente e do conflito levantando algumas questões como: Hamlet, um herói enlutado?; Um herói melancólico?; Semelhanças e diferenças entre o luto e a melancolia e Shakespeare como pensador da modernidade.
Sandra Edler é psicóloga e psicanalista, mestre e doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro Titular da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle (SPID). Fundadora e Coordenadora da Oficina de Psicanálise e literatura em funcionamento na Livraria da Travessa-Leblon (WWW.psilitera.com).
Desde 2003 desenvolve, em seu consultório particular na zona sul do Rio, uma pesquisa sobre as depressões e seu crescimento na atualidade – tema central da tese de doutorado. Em 2008 publicou, pela Civilização Brasileira, o livro Luto e melancolia −À sombra do espetáculo, resultado do estudo teórico e da pesquisa clínica. Em 2010 participou como autora e organizadora do livro Escritos sobre psicanálise e literatura, pela Companhia de Freud.
Ementa:
A presença de Shakespeare na obra de Freud: psicanálise e literatura. A questão da subjetividade, do inconsciente e do conflito. Freud e os escritores criativos. Hamlet, um herói enlutado? Um herói melancólico? Semelhanças e diferenças entre o luto e a melancolia. O ritual do luto e seu efeito no trabalho psíquico de elaboração. O encurtamento do luto em nossos dias. Shakespeare como pensador da modernidade.