Fundação Cidade das Artes

Programação » Mobilidade Sonora apresenta a “Orquestra Popular Tuhu”

Evento Encerrado

Mobilidade Sonora apresenta a “Orquestra Popular Tuhu”

1


Projeto Mobilidade Sonora - Edição 2015

 

Projeto

Mobilidade Sonora é um projeto sócio cultural, que tem por objetivo mobilizar platéias, contribuir para a formação de jovens profissionais, preservar a memória da música brasileira e internacional através de incentivos que possibilitem o surgimento de novos talentos.

O projeto expande a música através de concertos gratuitos abertos em praças públicas e teatros populares e outros concertos didáticos voltados para jovens alunos da rede pública de ensino.

 

O Projeto apresenta a Orquestra Popular Tuhu que trará muito samba e choro de qualidade.

Orquestra popular Tuhu - conduzida por Maria Clara Barbosa, cavaquinista formada em música pela UniRio e coordenadora do Projeto. Fugindo ao esquema mais comum, o grupo é composto por 2 flautas, 3 clarinetas, sax soprano, sax alto, sax tenor, trompete, trombone, baixo, violão, cavaquinho e percussão. O grupo,que conquistou uma sonoridade própria, conta com um variado repertório de choros e sambas e vem emocionando diferentes plateias.

                                                      

Realizado com sucesso desde 2011, o projeto Mobilidade Sonora expande a música através de concertos gratuitos abertos em praças públicas e teatros populares e outros concertos didáticos voltados para jovens alunos da rede pública de ensino.

Esses jovens são transportados para grandes teatros onde participam de um bate-papo musical que promove a troca de saberes entres os jovens músicos e maestros de projetos sociais diversos.

 

Indicadores

Em 4 edições o projeto já envolveu aproximadamente 27 mil jovens em seus concertos didáticos, 625 mil pessoas em seus concertos abertos e mais de 3 milhões de pessoas nas mídias digitais, circulando por vários bairros como: Penha, Madureira, Barra da Tijuca, Nova Iguaçu, Praia do Forte - Cabo Frio, Niterói, Barra Mansa e Maracanã.

Esse ano as orquestras farão sua justa homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro incluindo em seu repertório canções emblemáticas da cidade maravilhosa.

Esta iniciativa foi concebida pela Fetranspor por meio do Programa Fetranspor Social.

www.mobilidadesonora.com.br

 

O formato

Os concertos didáticos - espaços internos

Aplicação do conteúdo é executada em um bate- papo dinâmico entre Maestro, alunos, músicos da orquestra, alunos das escolas convidadas e conduzidos por um educador/ animador.

 

Esse conteúdo será costurado entre as canções complementando as informações e curiosidades em 1h30 de concerto didático por sessão.  Serão breves diálogos com a participação dos maestros, dos músicos integrantes das orquestras, e dos alunos das escolas da rede municipal e estadual, com o objetivo de formação de platéia e com muita música.

 

Ações externas - praças e espaços abertos ao público

Ação Mobilidade Sonora para realizar apresentações em espaços públicos abertos com grande circulação de pessoas e ou eventos pontuais já programados. Ao decorrer desses anos, realizamos apresentações na Central do Brasil, no Terminal Alvorada, dentro do ônibus articulado do BRT, Parque Madureira com a participação especial do Gabriel Pensador, Praça pública em Santa Cruz e etc.




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

13/05/15

Horários

13/05 às 10h30 e 14h30

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

5 Anos

Programação Gratuita