A peça “Timon de Atenas”, de Shakespeare, estreou no Teatro Maison de France dia 10 de outubro, na celebrada adaptação do National Theatre de Londres encenada em 2012 que transpõe a trama para os dias atuais. Esta adaptação, do premiado diretor Nicholas Hytner em parceria com Ben Power.
A montagem traz Vera Holtz no papel de Timon, seguindo uma tendência internacional em que mulheres vem fazendo papéis masculinos como um "gênero neutro", sem se travestir para o gênero masculino. Tonico Pereira faz o filosofo cínico e Alice Borges sua fiel assistente.
A adaptação, licenciada pelo National Theatre de Londres à produtora Susan Mace, da Cultural Embassy Brasil transpõe a ação para os dias de hoje, ao centro do poder de uma grande capital federal. (www.culturalembassybrasil.com.br),
SINOPSE: Timon de Atenas é um milionário que festeja seus amigos, a arte e o poder, mas se depara com a ruína. Neste momento de derrocada, é abandonado por todos e cheio de ira e fúria contra a humanidade vai morar nas ruas enquanto manifestantes se preparam para tomar o poder.
A Cidade das Artes comemora os 450 anos de nascimento do maior dramaturgo da língua inglesa.
Programação paralela
29/11 às 18h30 - Encontro com o diretor Sergio Módena sobre a adaptação de Ricardo III
01/12 às 13h30 - Bárbara Heliodora e o elenco do Shakespeare's Globe em um encontro com o público
Concepção e Adaptação:
Nicholas Hytner e Ben Power
Tradução do Original de William Shakespeare e Revisão:
Barbara Heliodora
Adaptação da Tradução:
Susan Mace e Izabel dos Reis Velloso
Direção: Bruce Gomlevsky
ELENCO
Acompanhados por um coro de oito jovens atores, Vera Holtz, Tonico Pereira, Alice Borges, Paulo Giardini, Iano Salomão, Marcelo Morato, Lorena da Silva, Braulio Giordano, Giovanna de Toni, Alice Steinbruck, Juliana Bebé, Tatsu Carvalho, Lourinelson Vladmir, Charles Asevedo, Junior Prata, Francisco Taunay, Betto Marque, Luiz Felipe Lucas dão vida a 27 personagens. Coro: André Rosa (também Servilius), Henrique Gottardo (também Hostilius), Isabella Mariotti, Joanna Marins, Joana Poppe (também dançarina), Lorena Sá Ribeiro, Mariah Viamonte, (também dançarina) Paola Castilho (também fotógrafa).
Cenografia: Helio Eichbauer
Figurinista: Rita Murtinho
Direção Musical e Música Original: Marcelo Alonso Neves
Vídeo Designer: Laís Rodrigues
Direção de Movimento: Marina Salomon
Preparação Vocal: Letícia Carvalho
Direção de Produção: Susan Mace
e Studio Ziss
Produção Executiva: Elisa Padilha e Renata Gebara
Realização: Cultural Embassy Brasil Editora e Produtora Ltda