Fundação Cidade das Artes

Programação » FLIZO - Festa Literária da Zona Oeste

Evento Encerrado

FLIZO - Festa Literária da Zona Oeste

flizo


Vem aí a segunda edição da Festa Literária da Zona Oeste (FLIZO), que nasceu em 2013 como resultado de um sonho – valorizar o potencial criativo da região mais populosa do Rio de Janeiro – e já despontou como um evento importante para a literatura brasileira. Entre 23 de agosto e 2 de novembro, a Flizo vai descortinar uma série de ações, como concursos, palestras, oficinas e homenagens aos escritores Paulo Lins e Carolina Maria de Jesus. As atividades serão realizadas na Cidade das Artes, na Arena Carioca Chacrinha, no Teatro SESI Jacarepaguá, no Educandário Santo Expedito e em três escolas públicas de Bangu.

 

“A FLIZO aposta na fertilidade encantadora da leitura para regar um projeto maior de desenvolvimento intelectual na região. Acreditamos que a população da Zona Oeste precisa, além de consumir, produzir cultura, e queremos oferecer esse espaço para a transformação do panorama cultural da cidade”, diz Binho Cultura, criador da Festa Literária. 


Neste ano, a Festa Literária seguirá com o seu caráter multidiverso, itinerante e agregador, entrelaçando literatura, identidade local e expressões artísticas. A proposta desta edição está focada na versatilidade das letras, trazendo roteiristas, dramaturgos e compositores musicais.

 

Concurso literário para abrir a FLIZO

Investindo na procura pelos talentos da Zona Oeste, a FLIZO 2014 lançará também um Concurso Literário, com inscrições abertas de 23 de agosto a 20 de setembro, através do site oficial da Festa (www.flizo.org). Com categorias específicas, a iniciativa abrirá espaço para que se produza conteúdo sobre a região e, a partir dela, se trace um novo olhar para a história do Rio de Janeiro. O concurso pretende produzir uma cartografia literária e criativa dos bairros da região, já que todos os textos devem ter a Zona Oeste como tema, ambiente ou principal inspiração.

 

Paulo Lins e Carolina Maria de Jesus, os homenageados
O homenageado desta edição será o escritor Paulo Lins, responsável pelo livro “Cidade de Deus”, que inspirou o premiado filme de Fernando Meirelles, indicado a quatro Oscars. Autor de livros e poeta, Paulo também trabalha como roteirista e dá luz à criação literária por trás das câmeras. Para celebrar sua trajetória artística, a FLIZO fará uma exposição retrospectiva, além de uma mesa de debates sobre sua vida e obra, a ser realizada no dia 13 de setembro, às 15h, na Cidade das Artes.

 

E para celebrar os 100 anos de nascimento da poetisa e escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), sua vida e obra serão revisitadas. Carolina era catadora de papel e escreveu diários, contando sobre os locais em que vivia e as pessoas ao seu redor. O livro “Quarto de despejo”, organizado por Audálio Dantas, foi publicado em 1960.


EVENTO DE ABERTURA - DIA 1

sábado, 13 de setembro – Cidade das Artes

 

TEATRO DE CÂMARA

10h – Discurso de abertura

 

11h – Mesa 1

“O bonde da Economia Criativa”

Mais do que apenas boas ideias, os convidados desta mesa compartilham disposição e conhecimento para implementá-las, chamando atenção com iniciativas que envolvem a comunidade e colaboram na transformação cultural e social do país.

 

>> Luiz Fernando Pinto - Coletivo Peneira

>> Vinicius Terra - Festival Terra do rap

>> Anderson Quack - Cia de Teatro Tumulto e Cufa

>> Junior Perim - Circo Crescer e Viver

>> Binho Cultura – Flizo

Mediação >> Eliane Costa

 

15h – Mesa 2

“Paulo Lins, autor e obra”

Autor referencial na literatura da periferia, Paulo Lins é o homenageado na abertura da Flizo 2014. Serão relembradas suas obras mais conhecidas, como Cidade de Deus.

 

>> Guti Fraga           

>> Paulo Lins                        

>> Heloisa Buarque de Hollanda

Mediação >> Adailton Medeiros (Ponto Cine) 

 

16h30 – Mesa 3

“Ritmo e poesia nas quebradas”

Um encontro de autores, intérpretes e especialistas em rap, ragga e outras linguagens urbanas, que em conversa partirão em busca dos pontos de contato entre o canto-falado das ruas, a cultura oral, o repente, a poesia e o beletrismo.

>> Bob Rum

>> Dudu de Morro Agúdo

Mediação >> Numa Ciro

 

PROGRAMAÇÃO PARALELA 1

SALA DE LEITURA

11h – Dilea Frate e Simona Traina, escritora e ilustradora – bate papo sobre o livro “A menina que carregou o mar nas costas

 

12h – Grandarilhos - oficina de perna de pau para crianças de todas as idades

 

13h – Grandarilhos - apresentação de grupo de perna de pau com contação de histórias nas alturas

 

14h30 Tapetes Contadores de História - oficina de criação artesanal de tapetes contadores de história feitos pelas crianças. Cada criança criará através de retalhos, fitilhos, botões, feltro e encantos em geral, a sua historia num tapete de pano que levará pra casa.

 

15h - Bob Rum, bate papo sobre o livro “Era só mais um Silva

 

PRAÇA

19h - Sarau

Poesia de Esquina (CDD)

Sarau do Escritório

 

20h - Banda DSD, show

 

 

PROGRAMAÇÃO PARALELA 2

 

SALA MULTIUSO III - Espaço Cine Valdir Onofre

 

 

14:00 “Cidade de Deus” – Fernando Meirelles

 

17:00 “A Batalha do Passinho” – Emílio Domingos

 

 

 

 

 

EVENTO DE ABERTURA - DIA 2

domingo, 14 de setembro – Cidade das Artes

 

TEATRO DE CÂMARA

 

11h – Mesa 4

“Leitura em tempos de hiperconexão

A proposta aqui é reunir autores de prestígio entre crianças e adolescentes para uma reflexão em voz alta a respeito de novas mídias e, também, sobre a disponibilidade de tempo para a leitura, em meio à concorrência de redes sociais, games e outros atrativos.

 

>> Thalita Rebouças

>> Cristiane Costa

>> Jessé Andarilho

Mediação >> Ricardo Soares

 

15h – Mesa 5

“Por que escrever e ler Poesia”

 

>> Paulo Henriques Britto

>> Alice Sant’Anna

>> Lucas Viriato

Mediação >> Henrique Rodrigues

 

17h – peça de teatro – Teatro de Câmara

O Mundo Buarque de Hollanda | Anna Markun

Infantil com músicas de Chico Buarque

 

 

PROGRAMAÇÃO PARALELA 1

SALA DE LEITURA

 

 

11h - “Oficina de Livro de Pano, contadores de histórias” - Elizabeth Araújo e Martha de Freitas

 

13h - Lycia Barros, bate papo com autor

  programação para crianças: a confirmar

 

15h - Jessé Cria, bate papo com autor

15h - Lata Doida - oficina de confecção de livro artesanal, inspirada no conto de Chapeuzinho Vermelho na Mata Atlantica

 

 

 

PRAÇA

16h - Lata Doida, apresentação musical

18h30 – Apresentações musicais

 

PROGAMAÇÃO PARALELA 2

SALA MULTIUSO III - Espaço Cine Valdir Onofre

À confirmar




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

13/09/14 e 14/09/14

Horários

Sábado - 10:00 às 17:00

Domingo - 11:00 às 17:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Galeria A

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais