Mostra gratuita reúne trabalhos de renomados artistas, como Ernesto Neto, Tomie Ohtake, além de uma instalação inédita de Nelson Leirner.
A atenção de bilhões de pessoas em todo mundo, entre os meses de junho e julho, está voltada para a grande personagem do maior evento da Terra: a bola. A estrela da Copa do Mundo no Brasil é a inspiração da mostra O Artista e a Bola, que após passar pela Oca (Museu da Cidade), em São Paulo, chega à Cidade das Artes, onde reúne 40 obras de artistas renomados do Brasil e de outros países, entre 10 de julho e 31 de agosto. “O Artista e a Bola presta homenagem à Copa do Mundo de Futebol ou, de modo mais preciso, à bola, este substantivo feminino que é a protagonista central de tantos esportes. Mas é no futebol em que a bola se destaca, se individualiza, segue percursos mais complexos, exerce maior fascínio - é rainha!”, destaca o curador da exposição Fábio Magalhães. Dentre os destaques, estão trabalhos de brasileiros como Anna Maria Maiolino, Ernesto Neto, Tomie Ohtake, Leda Catunda, além de uma instalação inédita de Nelson Leirner, feita especialmente para a ocasião e que será doada ao acervo da casa. A mostra terá ainda obras de artistas internacionais, como Damian Ortega (México), Gabriel Orozco (México), Mateo Lopez (Colômbia) e Mona Hatoun (Líbano).
Para montar a exposição, foram selecionadas obras de diversas gerações, tendências, diversidade de expressões, técnica e materiais, agrupadas de modo despreocupado e desordenado em clara desobediência às cronologias artísticas e às correntes estéticas. Assim, procurou-se reunir um recorte expressivo de obras de arte contemporânea, no qual a relevância da esfera e da circunferência é evidente. Todo o conjunto volta-se para a poética do redondo, mesmo sem a presença do círculo pleno. As obras compartilham uma ideia, como explica a idealizadora e organizadora Renata Lima. “Trata-se de uma exposição eminentemente plástica, direcionada para o círculo, para a esfera, ou seja, voltada para a forma, sem relação com o jogador de futebol como ocorreu em tantas outras exposições realizadas durante as Copas do Mundo.”
Curador: Fábio Magalhães
Curadora Adjunta: Valu Oria
Projeto e Idealização: Renata Lima
Parceiros institucionais: Ministério da Cultura, Prefeitura de São Paulo, Sesi/Fiesp.
Patrocinadores: Banco Itaú, Light, CCR
Apoio Cultural : Itaú Cultural
Artistas: Adriana Barreto, Antônio Henrique Amaral, Antônio Maluf, Anna Maria Maiolino, Camila Sposati, Cristina Barroso, Christiana Carvalho, Cláudio Tozzi, Damian Ortega, Edgard de Souza, Ernerto Neto, Gabriel Orozco, Geraldo de Barros,Gilberto Salvador, Ione Saldanha, Ivan Serpa, Jeanete Musatti, José Resende, Leda Catunda, Lothar Charoux, Luiz Hermano, Mateo Lopez, Mona Hatoum, Nelson Leirner, Roberto Winter, Scwanke, Silvia Mecozzi, Tomie Ohtake,Tomas Saraceno, Ubi Bava.
Número de obras: 40 obras