A Cidade das Artes tem reafirmado sua vocação para se tornar uma referência artística, graças à intensa e variada programação cultural, pautada por eventos de alto nível. Em julho, a agenda de eventos segue diversificada, com atividades para todas as idades, com destaque para a realização do Arraiá da Cidade das Artes.
Em sua primeira Festa Julina, a Cidade das Artes resgata um pouco das festas tradicionais com muitas brincadeiras e comidas típicas. Vai ter pescaria, corrida de saco, boca do palhaço e tantas outras, orientadas por monitores. Tapioca de diversos sabores, cachorro-quente, salsichão, churrasquinho, aipim com carne de sol, milho e caldo de cana são algumas das delícias típicas da festa. Para animar o Arraiá, o Cordão do Boitatá irá se apresentar com o show "De Gonzagão a Dominguinhos", uma homenagem especial a estes expoentes da música nordestina. O Arraiá da Cidade das Artes vai acontecer no dia 19 de julho, de 16h às 22h, na praça principal. O evento, é uma parceria da TV Globo com a Cidade das Artes, e faz parte do Programão Carioca. A entrada é franca.
O Cordão do Boitatá leva para o Arraiá da Cidade das Artes o seu novo show :
"De Gonzagão a Dominguinhos”.
O show celebra a vida e a obra desses dois grandes artistas responsáveis pela popularização da cultura nordestina. Interpretando músicas de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, pérolas do cancioneiro nordestino e músicas autorais, a orquestra composta por Kiko Horta (direção musical e acordeom), Cristiane Cotrim (cavaco e voz), Luiz Flavio Alcôfra (violão), Chico Oliveira (baixo), Rodrigo Scofield (bateria), Paulino Dias (percussão), Ricardo Cotrim (percussão), Thiago Queiroz (saxofones), Daniela Spielman (saxofones) e Alexandre Romanazzi (flautas), fará uma festa junina inesquecível.
Participação especial de Pedro Miranda e Marcelo Mimoso.
O Cordão do Boitatá famoso pelo carnaval que realiza há 18 anos, recebeu em 2014 o prêmio Serpentina de Ouro de melhor bloco de rua do Rio de Janeiro. Inspirado nos grandes mestres da música brasileira e no ciclo de festas populares, Carnaval, São João e Pastoril, o grupo atua desde 1996 exaltando a riqueza e a diversidade musical brasileira em CDs, espetáculos musicais, projetos de pesquisa e reconhecido valor na música popular, em especial na temática do Carnaval e dos festejos juninos, onde Luiz Gonzaga e Dominguinhos são presenças absolutas.