Fundação Cidade das Artes

Programação » Contação de histórias e lançamento do novo livro do Confabulando Contadores de Histórias

Evento Encerrado

Contação de histórias e lançamento do novo livro do Confabulando Contadores de Histórias

confabulando


"Sapatos Estragados, Galinhas Falantes e outros mistérios"

do CONFABULANDO – Contadores de Histórias, Editora Rocco.

 

No dia 26 de julho, às 15 horas, na Sala de Leitura da Cidade das Artes, o Confabulando vai lançar seu mais recente título publicado pela Rocco.

 

No livro "Sapatos estragados, galinhas falantes e outros mistérios" estão reunidos contos de muita esperteza do Brasil, da Alemanha, da Noruega, de Portugal, da Romênia e da Arábia. São histórias “compensatórias”, em que o fraco vence o mais forte sem precisar usar a força. Entre outros mistérios e espertezas, há um menino gorducho que engana uma troll muito gulosa, uma nora sabida que enfrenta uma sogra nervosa e sapatos que amanhecem misteriosamente estragados. Nestas narrativas revisitadas, o jovem leitor encontrará toques sutis e irresistivelmente engraçados, que o convidam a tirar suas próprias conclusões. São histórias bem-humoradas que fazem rir e refletir.

 

O CONFABULANDO contadores de histórias trabalha com a tradição oral, na arte de contar histórias, estimulando a imaginação, a criatividade, o interesse e o prazer pela leitura.

 

Em 1994, exatamente há 20 anos, Ana Cretton, Maria Clara Cavalcanti,  Maria Ignez Corrêa e Olivia Dornelles começaram a contar histórias profissionalmente, logo depois de terem participado da primeira oficina de contadores de histórias na Casa da Leitura, pelo PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura).

 

Desde 1994, vem realizando sessões de histórias e ministrando oficinas em universidades, escolas públicas e particulares, bibliotecas, livrarias, museus, centros culturais, feiras de livros, festivais de contadores de histórias, e participando de programas de leitura como PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) da Fundação Biblioteca Nacional; LerUERJ (Programa de Leitura da UERJ); LEIA BRASIL da Petrobrás; Paixão de Ler, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O CONFABULANDO já participou algumas vezes da Bienal do Livro do Rio de Janeiro e do Salão do Livro da FNLIJ. Além da cidade do Rio de Janeiro, já realizou oficinas de contadores de histórias em muitos outros estados do Brasil.

 

Em 2003, o CONFABULANDO lançou o título "Pode entrar Dona Sorte", o primeiro livro pela Editora Rocco e em 1998, Maria Clara Cavalcanti e Maria Ignez Corrêa publicaram alguns contos populares que fazem parte do repertório do grupo, sob o título "Contos como a gente conta". 

 

Fotografia: Ricardo Bhering


Ana Cretton  é educadora, mestre em Memória Social, especialista em leitura e em literatura infantil e juvenil, Maria Clara Cavalcanti é psicóloga, especialista em leitura e em literatura infantil e juvenil, Maria Ignez Corrêa é fonoaudióloga e educadora e Olivia Dornelles é educadora, mestre em Literatura Brasileira e especialista em leitura.




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

26/07/14

Horários

15:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais