Fundação Cidade das Artes

Programação » Contação de histórias e lançamento do novo livro do Confabulando Contadores de Histórias

Evento Encerrado

Contação de histórias e lançamento do novo livro do Confabulando Contadores de Histórias

confabulando


"Sapatos Estragados, Galinhas Falantes e outros mistérios"

do CONFABULANDO – Contadores de Histórias, Editora Rocco.

 

No dia 26 de julho, às 15 horas, na Sala de Leitura da Cidade das Artes, o Confabulando vai lançar seu mais recente título publicado pela Rocco.

 

No livro "Sapatos estragados, galinhas falantes e outros mistérios" estão reunidos contos de muita esperteza do Brasil, da Alemanha, da Noruega, de Portugal, da Romênia e da Arábia. São histórias “compensatórias”, em que o fraco vence o mais forte sem precisar usar a força. Entre outros mistérios e espertezas, há um menino gorducho que engana uma troll muito gulosa, uma nora sabida que enfrenta uma sogra nervosa e sapatos que amanhecem misteriosamente estragados. Nestas narrativas revisitadas, o jovem leitor encontrará toques sutis e irresistivelmente engraçados, que o convidam a tirar suas próprias conclusões. São histórias bem-humoradas que fazem rir e refletir.

 

O CONFABULANDO contadores de histórias trabalha com a tradição oral, na arte de contar histórias, estimulando a imaginação, a criatividade, o interesse e o prazer pela leitura.

 

Em 1994, exatamente há 20 anos, Ana Cretton, Maria Clara Cavalcanti,  Maria Ignez Corrêa e Olivia Dornelles começaram a contar histórias profissionalmente, logo depois de terem participado da primeira oficina de contadores de histórias na Casa da Leitura, pelo PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura).

 

Desde 1994, vem realizando sessões de histórias e ministrando oficinas em universidades, escolas públicas e particulares, bibliotecas, livrarias, museus, centros culturais, feiras de livros, festivais de contadores de histórias, e participando de programas de leitura como PROLER (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) da Fundação Biblioteca Nacional; LerUERJ (Programa de Leitura da UERJ); LEIA BRASIL da Petrobrás; Paixão de Ler, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. O CONFABULANDO já participou algumas vezes da Bienal do Livro do Rio de Janeiro e do Salão do Livro da FNLIJ. Além da cidade do Rio de Janeiro, já realizou oficinas de contadores de histórias em muitos outros estados do Brasil.

 

Em 2003, o CONFABULANDO lançou o título "Pode entrar Dona Sorte", o primeiro livro pela Editora Rocco e em 1998, Maria Clara Cavalcanti e Maria Ignez Corrêa publicaram alguns contos populares que fazem parte do repertório do grupo, sob o título "Contos como a gente conta". 

 

Fotografia: Ricardo Bhering


Ana Cretton  é educadora, mestre em Memória Social, especialista em leitura e em literatura infantil e juvenil, Maria Clara Cavalcanti é psicóloga, especialista em leitura e em literatura infantil e juvenil, Maria Ignez Corrêa é fonoaudióloga e educadora e Olivia Dornelles é educadora, mestre em Literatura Brasileira e especialista em leitura.




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

26/07/14

Horários

15:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita