Em sua 4ª edição, o Projeto Mobilidade Sonora apresenta um concerto didático com o Instituto Zeca Pagodinho e mantém o objetivo de contribuir para a formação de jovens profissionais, preservar a memória da música brasileira e internacional através de incentivos que possibilitem o surgimento de novos talentos. Realizado com sucesso desde 2011, o projeto expande a música através de concertos gratuitos e outros concertos didáticos voltados para jovens alunos da rede pública de ensino.
Mobilidade Sonora é um projeto sócio cultural, que tem por objetivo mobilizar plateias, contribuir para a formação de jovens profissionais, preservar a memória da música brasileira e internacional através de incentivos que possibilitem o surgimento de novos talentos.
Realizado com sucesso desde 2011, o projeto Mobilidade Sonora expande a música através de concertos gratuitos abertos em praças públicas e teatros populares e outros concertos didáticos voltados para jovens alunos da rede pública de ensino.
Esses jovens são transportados para grandes teatros onde participam de um bate-papo musical que promove a troca de saberes entres os jovens músicos e maestros de projetos sociais diversos.
Em 3 edições o projeto já envolveu aproximadamente 22 mil jovens em seus concertos didáticos, 560 mil pessoas em seus concertos abertos e mais de 3 milhões de pessoas nas mídias digitais.
Esta iniciativa foi concebida pela Fetranspor por meio do Programa Fetranspor Social
CONCERTO DIDATICO COM O ESPETACULO ABC DO SERTÃO – INSTITUTO ZECA PAGODINHO
O espetáculo conta a história de 3 crianças que visitam a Feira de Tradições Nordestinas em São Cristóvão que buscam um personagem que possa ajudá-los na difícil tarefa de coletar músicas e danças da região nordestina para uma apresentação com a orquestra da escola. Lá, Patrícia, Matilda e Marco Aurélio encontram o repentista Zé das Baratas, a benzedeira D. Toinha e a cangaceira Lamparina, que vão apresentando o Nordeste às crianças, de uma forma leve e muito divertida.
Direção Artística e Pedagógica: Josiane Kevorkian e Carla Rincón
Direção Musical e Regência: Bruno Jardim
Direção do Coro: Ana Paula Emerich
Preparação Vocal: Luan Góes
Direção de Cena: Clarisse Montteiro
Texto: Josiane Kevorkian
Oficina para as danças: Endi Vasconcellos
Cenário, figurino e adereços: Vera de Freitas
Costuras: Paula Bauer
Sonorização: Langbrothers
Iluminação: Anderson Ratto
Arte Gráfica: Márcia Carnaval
Produção: Instituto Zeca Pagodinho
Professores do Instituto: Ana Paula Emerich, Bruno Jardim, Carla Rincón, Clarisse Montteiro, Daniel Serale, Josiane Kevorkian, Luan Góes, Vera de Freitas, Ronildo Alves, Rudá Brauns
Monitores: Breno Augusto, Fausto Maniçoba e Victor Hugo Rego
Coordenação Administrativa: Marlene Detoni
Auxiliar Geral: Gilza Ribeiro
Coordenação Geral do Instituto: Leninha Brandão e Louiz Carlos