Com o tema “The Age of Awareness”, Rio2C 2024 aposta na interconexão dos saberes e amplia ainda mais a oferta de conteúdo
Ron Leshem, criador das séries “Euphoria” e “No man's land”; Editi Effiong, produtor executivo e criador à frente do filme “The Black Book”; Jody Gerson, Chairman e CEO Global da Universal Music Publishing Group; Mary Ellen Coe, Chief Bussiness Officer do YouTube; o diretor Carlos Saldanha, os cantores Ney Matogrosso e Jão; os influenciadores digitais Casimiro (Cazé) e Jojo Toddynho, e o medalhista olímpico Fernando Scherer são alguns dos nomes confirmados para a sexta edição, de 4 a 9 de junho, na Cidade das Artes
Desde a sua primeira edição em 2018, o Rio2C não apenas tem crescido ano após ano, reafirmando-se como o maior encontro de criatividade da América Latina, como tem buscado incansavelmente apresentar conteúdos relevantes com abordagens transversais e interdisciplinares, trazendo novas perspectivas e oportunidades à indústria criativa ao aproximar representantes de seus mais diversos segmentos. O evento – que ocupa a Cidade das Artes de 4 a 9 de junho e só em 2023 recebeu mais de 44 mil pessoas e 1.100 empresas brasileiras e estrangeiras – dilui fronteiras e aprofunda ainda mais este ano a interconexão dos saberes a partir do tema "The age of awareness” (“A era da consciência”), que irá nortear os mais de 500 painéis programados para a edição 2024.
“Em um mundo cada vez mais interconectado, a 'era da consciência' nos convoca a despertar para a plenitude do nosso ser e o impacto profundo que nossas ações e emoções têm no mundo que nos cerca. Quando abraçamos a criatividade, não apenas desbloqueamos portas para a autoexpressão e o autoconhecimento, mas também nos equipamos com ferramentas poderosas para construir um futuro mais harmônico e consciente”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C. "Sempre acreditamos que as atividades criativas são chaves mestras nesse processo, atuando como pontes que nos conectam não apenas com o nosso mais profundo 'eu', mas também com as complexas teias de relações e ecossistemas que envolvem nossa sociedade e o nosso planeta. Por isso, desde sua criação, o Rio2C adotou o slogan It's all connected. É como se o tema desta quinta edição fosse a renovação dessa nossa crença original de que tudo e todos estão cada vez mais conectados".
Na programação de painéis estão nomes do setor audiovisual como o roteirista e produtor israelense-americano Ron Leshem, criador das séries "Euphoria", "Valley of Tears" e "No man's land" e do filme "Beaufort", indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro; o criador e produtor executivo nigeriano Editi Effiong, à frente dos filmes "The Black Book", "Up North" e "Day of Destiny"; a produtora e estrategista em impacto social brasileira-americana Sandra Buffington, conhecida pelos documentários "#Shout" e "Brainwashed: Sex-Camera-Power", e Carlos Saldanha, animador, diretor, roteirista e produtor, que dirigiu grandes sucessos como "A Era do Gelo", "Rio" e "O Touro Ferdinando", e em 2023 lançou a live action "How to be a carioca".
Na área da música, um dos keynotes é Annabella Coldrick, CEO do Music Managers Forum, a maior organização global de empresários musicais, contando com mais de 2.700 membros, entre eles representantes dos maiores artistas, compositores e produtores da atualidade, assim como os cantores Ney Matogrosso e Jão.
Na área de marcas e propaganda, estão confirmados Eduardo Tracanella, CMO do Itaú; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e João Branco, eleito profissional de marketing do ano em 2021, CMO do McDonald's por oito anos e autor do livro "D[ê] Propósito". Jaqueline Weigel, futurista global e estrategista em Foresight e Futures Studies e única brasileira certificada na área pelo Center of Future Intelligence and Research, também estará no Rio2C 2024.
Representando os esportes, Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA, Confederação Brasileira de Futebol Americano; Gustavo Herbetta, CMO do COB, e Fernando Scherer, empresário, palestrante, mentor de saúde mental e performance, também estão confirmados, assim como os influenciadores digitais Jojo Toddynho, Casimiro (CazéTV) e Blogueirinha. A lista será atualizada periodicamente no site www.rio2c.com.br/palestrantes.
SOBRE o RIO2C
Conferência
Durante 3 dias (05, 06 e 07 de junho), o Rio2C apresenta uma exposição única de conteúdos em keynotes e painéis abordando 12 principais temáticas da indústria criativa, através de um recorte transversal da criatividade, distribuídas em 18 palcos. Temas urgentes e atuais dos diferentes segmentos da indústria criativa do Brasil e do mundo.
Summit
Um dia de imersão em uma ou mais temáticas da indústria criativa.
Mercado
O Rio2C impulsiona a indústria criativa oferecendo oportunidades únicas para profissionais e empreendedores que estão em busca de negócios e networking, através das rodadas de negócios, pitchings, mentorias e eventos de relacionamento. O mercado acontece de 05 a 07 de junho.
MEETUPS
Novidade na programação do Rio2C, os Meetups são um dos exemplos mais contundentes do aprofundamento da interconexão entre os diversos setores da indústria criativa.
PRÊMIOS
O Rio2C e a ABRA (Associação de Autores Roteiristas) vão premiar o séries, curtas, longas e docs, celebrando quem faz o audiovisual brasileiro.
SHOWS
Em 2024, o Rio2C Stage promete ser um dos principais pontos de encontros para o happy hour, nos seis dias de evento, com curadoria de gravadoras e agregadoras para montar um line up com diferentes cenas musicais brasileiras.
Festivalia
Destinado a estudantes, universitários e jovens profissionais ávidos por inspiração, informação e networking, a programação inclui shows de música, experiências de games, realidade virtual, palestras, bate-papos, oficinas com profissionais da indústria criativa com foco no mapeamento e impulsionamento de novos talentos.
São agora quatorze os palcos multidisciplinares e transversais que ocupam a Cidade das Artes em 2024 - “Global Stage”; “Storyvillage”; “Brainspace”; “House of Brands”; “Biodom”; “New Frontier”; “Future U”; “Soundbeats”; “Screening Room”; “Arts & Crafts’; “Games+”, "Writer's Room", "Bits" e "Soundbeats II by Popline.biz"