Fundação Cidade das Artes

Programação » Rio2C | O maior encontro de criatividade da América Latina - 2024

Evento Encerrado

Rio2C | O maior encontro de criatividade da América Latina - 2024



Com o tema “The Age of Awareness”, Rio2C 2024 aposta na interconexão dos saberes e amplia ainda mais a oferta de conteúdo

Ron Leshem, criador das séries Euphoria” e “No man's land”; Editi Effiong,  produtor executivo e criador à frente do filme “The Black Book”; Jody Gerson, Chairman e CEO Global da Universal Music Publishing  Group; Mary Ellen Coe, Chief Bussiness Officer do YouTube; o diretor Carlos Saldanha, os cantores Ney Matogrosso e Jão; os influenciadores digitais Casimiro (Cazé) e Jojo Toddynho,  e o medalhista olímpico Fernando Scherer são alguns dos nomes confirmados para a sexta edição, de 4 a 9 de junho, na Cidade das Artes

Desde a sua primeira edição em 2018, o Rio2C não apenas tem crescido ano após ano, reafirmando-se como o maior encontro de criatividade da América Latina, como tem buscado incansavelmente apresentar conteúdos relevantes com abordagens transversais e interdisciplinares, trazendo novas perspectivas e oportunidades à indústria criativa ao aproximar representantes de seus mais diversos segmentos. O evento – que ocupa a Cidade das Artes de 4 a 9 de junho e só em 2023 recebeu mais de 44 mil pessoas e 1.100 empresas brasileiras e estrangeiras – dilui fronteiras e aprofunda ainda mais este ano a interconexão dos saberes a partir do tema "The age of awareness” (“A era da consciência”), que irá nortear os mais de 500 painéis programados para a edição 2024.

“Em um mundo cada vez mais interconectado, a 'era da consciência' nos convoca a despertar para a plenitude do nosso ser e o impacto profundo que nossas ações e emoções têm no mundo que nos cerca. Quando abraçamos a criatividade, não apenas desbloqueamos portas para a autoexpressão e o autoconhecimento, mas também nos equipamos com ferramentas poderosas para construir um futuro mais harmônico e consciente”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C. "Sempre acreditamos que as atividades criativas são chaves mestras nesse processo, atuando como pontes que nos conectam não apenas com o nosso mais profundo 'eu', mas também com as complexas teias de relações e ecossistemas que envolvem nossa sociedade e o nosso planeta. Por isso, desde sua criação, o Rio2C adotou o slogan It's all connected. É como se o tema desta quinta edição fosse a renovação dessa nossa crença original de que tudo e todos estão cada vez mais conectados".

Na programação de painéis estão nomes do setor audiovisual como o roteirista e produtor israelense-americano Ron Leshem, criador das séries "Euphoria", "Valley of Tears" e "No man's land" e do filme "Beaufort", indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro; o criador e produtor executivo nigeriano Editi Effiong, à frente dos filmes "The Black Book", "Up North" e "Day of Destiny"; a produtora e estrategista em impacto social brasileira-americana Sandra Buffington, conhecida pelos documentários "#Shout" e "Brainwashed: Sex-Camera-Power", e Carlos Saldanha, animador, diretor, roteirista e produtor, que dirigiu grandes sucessos como "A Era do Gelo", "Rio" e "O Touro Ferdinando", e em 2023 lançou a live action "How to be a carioca".

Na área da música, um dos keynotes é Annabella Coldrick, CEO do Music Managers Forum, a maior organização global de empresários musicais, contando com mais de 2.700 membros, entre eles representantes dos maiores artistas, compositores e produtores da atualidade, assim como os cantores Ney Matogrosso e Jão.

Na área de marcas e propaganda, estão confirmados Eduardo Tracanella, CMO do Itaú; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e João Branco, eleito profissional de marketing do ano em 2021, CMO do McDonald's por oito anos e autor do livro "D[ê] Propósito". Jaqueline Weigel,  futurista global e estrategista em Foresight e Futures Studies e única brasileira certificada na área pelo Center of Future Intelligence and Research, também estará no Rio2C 2024.

Representando os esportes, Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA, Confederação Brasileira de Futebol Americano; Gustavo Herbetta, CMO do COB, e Fernando Scherer, empresário, palestrante, mentor de saúde mental e performance, também estão confirmados, assim como os influenciadores digitais Jojo Toddynho, Casimiro (CazéTV) e Blogueirinha. A lista será atualizada periodicamente no site www.rio2c.com.br/palestrantes.
 


SOBRE o RIO2C

Conferência
Durante 3 dias (05, 06 e 07 de junho), o Rio2C apresenta uma exposição única de conteúdos em keynotes e painéis abordando 12 principais temáticas da indústria criativa, através de um recorte transversal da criatividade, distribuídas em 18 palcos. Temas urgentes e atuais dos diferentes segmentos da indústria criativa do Brasil e do mundo.

Summit
Um dia de imersão em uma ou mais temáticas da indústria criativa.
 

Mercado
O Rio2C impulsiona a indústria criativa oferecendo oportunidades únicas para profissionais e empreendedores que estão em busca de negócios e networking, através das rodadas de negócios, pitchings, mentorias e eventos de relacionamento. O mercado acontece de 05 a 07 de junho.

MEETUPS
Novidade na programação do Rio2C, os Meetups são um dos exemplos mais contundentes do aprofundamento da interconexão entre os diversos setores da indústria criativa. 
 

PRÊMIOS
O Rio2C e a ABRA (Associação de Autores Roteiristas) vão premiar o séries, curtas, longas e docs, celebrando quem faz o audiovisual brasileiro.
 

SHOWS
Em 2024, o Rio2C Stage promete ser um dos principais pontos de encontros para o happy hour, nos seis dias de evento, com curadoria de gravadoras e agregadoras para montar um line up com diferentes cenas musicais brasileiras.
 

Festivalia
Destinado a estudantes, universitários e jovens profissionais ávidos por inspiração, informação e networking, a programação inclui shows de música, experiências de games, realidade virtual, palestras, bate-papos, oficinas com profissionais da indústria criativa com foco no mapeamento e impulsionamento de novos talentos.


São agora quatorze os palcos multidisciplinares e transversais que ocupam a Cidade das Artes em 2024 - “Global Stage”; “Storyvillage”; “Brainspace”; “House of Brands”; “Biodom”; “New Frontier”; “Future U”; “Soundbeats”; “Screening Room”; “Arts & Crafts’; “Games+”, "Writer's Room", "Bits" e "Soundbeats II by Popline.biz" 




Festival

Informações Gerais

Datas

04/06/24 a 09/06/24

Local

Cidade das Artes

Sala

Cidade das Artes

Site

ciadeborahcolker

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais