Fundação Cidade das Artes

Programação » Festival 15xÁustria

Evento Encerrado

Festival 15xÁustria

15x Áustria


"15 x Áustria" é um evento produzido pela Inffinito e realizado em parceria com a Embaixada da Áustria, no Brasil, Cidade das Artes, e o Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocinado pelas empresas Vale, Pricewaterhouse-Cooper, e Andritz Hydro do Brasil e com o apoio da Bebê Saúde (MAM), Plasser do Brasil, Orquestra Sinfônica Brasileira, Credit Suisse e RedBull. O projeto conta ainda com os amigos do evento: Alpla, AVL, AHT Refrigeradores Fronius do Brasil, Blum do Brasil, Dürr, Fronius do Brasil Glock do Brasil, AHT Refrigeradores e Mils Electronics. 

Começando pela música, o evento conta com uma programação especial de concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira. A abertura de gala, dia 22 de março, terá a presença do concertmaster da Filarmônica de Viena, Rainer Honeck, acompanhado pela OSB, com regência de Roberto Minczuc. O evento terá ainda um concerto dedicado a Richard Strauss (em 2014 se celebram 150 anos do seu nascimento); um recital de piano a quatro mãos, dedicado à valsa e sua influência sobre compositores no mundo inteiro, com os prestigiosos pianistas Marialena Fernandes e Ranko Markovic; uma noite dedicada aos mestres Mozart e Haydn (OSB com a pianista Marialena Fernandes); e um dueto recital do pianista Michael Weingartmann e o tenor Herbert Lippert com Arias e Lieder. Fechando com chave de ouro, Lieder volta a se apresentar no último dia de evento, numa noite de gala inteiramente vienense ao lado da solista soprano Marta Poliszot e o conjunto 

Wiener Saloniker, acompanhado pela OSB. A lista de filmes, desde clássicos até avant-garde, vai contemplar tanto o público infantil quanto adulto. Será exibido uma obra por dia, em horários vespertinos e noturnos. Para finalizar, sob a curadoria de Luiz Dolino, o evento contará também com uma exposição em homenagem ao grande mestre moveleiro Michael Thonet. Criador da cadeira mais fabricada da história (60 milhões de exemplares), mais conhecida como a nº 14, Michel Thonet abriu as portas para o desenho em série e ao mobiliário moderno com seu design visionário e atemporal. 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Exposição Thonet: Exposição com obras do mestre moveleiro austríaco Michael Thonet.

Local: Foyeur Alto da Grande Sala

 

•    Período: 11hs às 23hs diariamente até o dia 05/04

 

Música: Concertos com a OSB e membros da Orquestra Filarmônica de Viena.

Local: Grande Sala

 

•    Sábado, 22 de março

20h - Concerto #1 - Opening Gala

Orquestra Sinfônica Brasileira e Rainer Honeck, concertmaster da Orquestra

Filarmônica de Viena - Beethoven/Brahms

•    Domingo, 23 de março

18h - Concerto #2 - Tributo a Strauss

Orquestra Sinfônica Brasileira e Rainer Honeck, concertmaster da Orquestra

Filarmônica de Viena

•    Sábado, 29 de março

20h - Concerto #3 - Mozart e Haydn I

OSB e solista Marialena Fernandes

•    Domingo, 30 de março

18hs - Concerto #4 - Piano a 4 mãos

Marialena Fernandes e Ranko Marcovick

•    Quinta-feira, 3 de abril

21h - Concerto #5 - Recital

Herbert Lippert, tenor / Michael Weingartmann, piano

•    Sexta-feira, 4 de abril

21:30h - Concerto #6 - Closing Gala

OSB, Tenor Herbert Lippert, solista Marta Poliszot e os Wiener Saloniker

 

Cinema: Exibição em blu-ray de filmes austríacos

 Local: Teatro de Câmara

 

•     Terça-feira, 25 de março

14h - Filme 1 - Sissi, a imperatriz (sessão infantil)

•    Quarta-feira, 26 de março

14h - Filme 2 - Curtas de animação (sessão infantil)

•    Quinta-feira, 27 de março

14h - Filme 3 - A Noviça Rebelde (sessão infantil)

•    Sexta-feira, 28 de março

20h - Filme 4 - M, o vampiro de Dusseldorf

•    Sábado, 28 de março

18h - Filme 5 - Mostra curtas jovens talentos

•    Domingo, 30 de março

20h - Filme 6 - Revanche

•    Quinta-feira, 03 de abril

20h - Filme 7 - Curtas de animação

•    Sexta-feira, 04 de abril (exibição seguida de debate)

20h - Filme 8 - Crepúsculo dos Deuses

•    Sábado, 05 de abril

20h - Metrópolis 

 




Música

Informações Gerais

Datas

22/03/14 a 05/04/14

Horários

Quinta-Feira - 21:00

Sexta-Feira - 21:30

Sábado - 20:00

Domingo - 18:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Galeria A

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais