Fundação Cidade das Artes

Programação » MULHERES IN RIO NO MUNDO INFANTIL | Roda de Conversa

Evento Encerrado

MULHERES IN RIO NO MUNDO INFANTIL | Roda de Conversa



Encontro dedicado ao público infanto-juvenil com uma programação de oficinas, arte, cultura, contação de histórias, roda de conversa com artistas mirins, leitura, encontro com autores e muita diversão.

CONVIDADAS: Sheyla Baum, Roberta Ferreira, Cecília Albuquerque, Fabi Lara, Denise Bandeira de Mello, Priscilla Zanatelli, Karoline Fernandes e Sophie Blanchard.

 

SOBRE MULHERES IN RIO 
Somos um HUB de empreendedorismo com foco em integrar, compartilhar conhecimento e desenvolver negócios inovadores e sustentáveis para a jornada feminina. Criamos e implementamos programas e projetos inovadores com marcas e empresas que querem apoiar o empreendedorismo feminino. Conectamos empreendedores e agentes de transformação através de nossa Comunidade, realizamos eventos e promovemos conteúdos relevantes em nossa plataforma on-line.


Marcia Thimóteo e Veronique Sales são as fundadoras do projeto e farão a mediação da Roda de Conversa Mulheres na MÚSICA & DANÇA.
Samira Estrella da Shiningstar e Luiza Xavier são parceiras e apoiam as convidadas.


PROGRAMAÇÃO

Sheyla Baum
, psicopedagoga especialista em neuroaprendizagem oferecerá duas Oficinas: uma para crianças a partir de 8 anos, com o Baralho da Trilha do Diálogo e outra para os adolescentes - o Baralho Roda de Conversa com questões atuais que inquietam os jovens, além de uma contação de hitórias.

Roberta Ferreira, especialista em consciência corporal, postural, atividades laborais, acrobáticas, rítmicas e expressivas, oferecerá aos jovens, oficinas de percepção do corpo, descoberta de movimentos, sensibilização musical, expressão corporal, processos criativos e composições coreográficas.

As atrizes mirins Cecília Albuquerque, Fabi Lara, Karoline Fernandes e Sophie Blanchard participarão de um “GirlsTalks” (roda de conversa) com o tema Emponderamento de Meninas.

Denise Bandeira de Mello, autora do livro “Ele não era meu amigo” que traz no tema as relações das crianças com a pandemia, estará vendendo e autografando o livro.

Priscilla Zanatelli, autora do livro: “Monstrinho Taboo em Descobrindo as Emoções”, aborda inteligência emocional, empatia, autocontrole, amizade, reflexão e meditação.


SOBRE AS CONVIDADAS

Sheyla Baum é Professora, Psicopedagoga Especialista em Neuroaprendizagem, Cognição e Psicomotricidade. Palestrante e Autora de livros infantis e Criadora de jogos e roda de conversa para crianças e adolescentes. Cursou Neurociências Translacional no IDOR-RJ com foco na Educação e Intervenção e Diagnostico Precoce de crianças no TEA na PUC-RJ e TCC Infância e Adolescência – Santa Casa de Misericórdia –RJ. Com vasta experiência em sala de aula, dedicou-se ao atendimento psicopedagógico, trabalhando com crianças com dificuldades de aprendizagem. Elaborou um Projeto de Inclusão publicado no livro Coordenador Pedagógico: Subsídios para a atuação na realidade escolar ISBN 9788529010885. Autora dos livros infantis Dicionário Amoroso de Valores, WAK editora ISBN 978-65-86095-42-5 e A caixinha da Vovó, Ed. Planeta Azul. ISBN:  786586180350. Autora do capitulo "A Educação infantil para além da Neurociência" no livro Entretecendo saberes - Ed. Artesã é organizadora do livro "Contribuições da Neurociência para uma Educação Integradora" isbn 978-65-86095-74-6. Criou os jogos Baralho das Chaves, Roda de Conversa para crianças e Roda de Conversa para adolescentes. Palestrante no Congresso Brain Connection 2018 e 2019. Palestrante no SIEEESP em 2021. Palestrante e autora nos blogs da Fly Educação, Core- Reinventando a Educação e Eurekandooficial. Mentora no Grupo Gerando Falcões em 2021.

 

Roberta Ferreira é Profissional de Educação Física com mais de 10 anos de atuação na área acadêmica, experiência significativa com exercícios de Consciência Corporal, Postural, atividades Laborais, acrobáticas, rítmicas e expressivas. Destaca-se pela sua capacidade de transmitir esses conhecimentos com carisma, alegria e criatividade ao se expressar. Iniciou seus estudos de Ballet e Dança Moderna em Uberaba (Minas Gerais) desde 1993 e ao longo da sua trajetória artística valorizava fazer dos seus gestos, mensageiros de comunicação das suas emoções. Nesse sentido, buscou investigar a concepção de corpo e ensino da dança através de uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, comprometida com estudos sobre pedagogia do movimento, formação humana, corporeidade e fenomenologia da existência. Trabalhou na Universidade de Uberaba ao longo de 10 anos, onde teve a oportunidade de ensinar aos acadêmicos do curso de Educação Física uma forma de pensar e agir compatível com sua filosofia de vida. Diante da pluralidade dos modos de perceber o mundo, cada pessoa tem uma história que é subjetiva e única. Nessa identificação que é singular, apresenta-se algo que vem sendo construído ao longo da história de vida dessa bailarina, artista, coreógrafa, profissional de Educação Física, acrobata, corredora entre tantas vivências corporais, só é possível alimentando sua alma de um Espírito que te enche de esperança para acreditar que poderá ir muito além na cidade do Rio de Janeiro se Deus quiser. 

 

Cecília Albuquerque tem 11 anos, estuda teatro desde os 5 anos e desde os 6 decidiu que queria isso como profissão para sua vida.  Passou a fazer parte de cias profissionais, ainda muito pequena. Dedica grande parte do seu envolvimento artístico também para dança, com grande ênfase no ballet clássico, hip hop, jazz, danças comerciais, sapateado e contemporâneo. Destaca-se por sua responsabilidade, generosidade, estudo e dedicação. Foi premiada no festival Fera virtual com um curta, escrito, produzido, dirigido e atuado por ela mesma, vem defendendo seu espaço no campo do audiovisual independente. Uma das suas maiores inspirações na arte é Frida Khalo, que consegue emocionar Cecília com o seu feminismo e suas obras.  Hoje, Cecília é presidente da Comunidade escolar da região de Jacarepaguá e Barra da Tijuca, representando a Sétima CRE. E vem estreitando laços com a Secretaria de Cultura do Rio, que sonha gerir um dia. Ela já tem a aprovação¨do secretário Marcus Faustini e a subsecretária Éricka Gavinho, que apoiam a menina desde que a conheceram. Apesar de tantas responsabilidades, ela é extremamente criança, adora brincar de boneca, de dar aula e de miniaturas.

 

Fabi Lara tem 10 anos, é Atriz Mirim, aos 6 anos de idade a escola sinalizou que ela tinha vocação para trabalhar com algo que fosse ligado a Arte e a partir daí ela começou um Curso de Oficina de Atores (que faz esse curso até hoje) e já fez muitos testes e alguns trabalhos na TV através desse Curso. Em 2019 aos 8 anos iniciou sua carreira no Teatro passou numa audição sem nunca ter feito Teatro e ganhou um papel de Protagonista no Espetáculo Era uma vez ... Princesinha Sofia, a partir daí o Teatro se tornou uma das coisas mais importantes da vida dela e ela já está na oitava peça profissional. Após a Princesa Sofia em abril de 2019 ela não parou mais no Teatro e com peças profissionais ganhando cachê (embora o cachê do Teatro seja para o Ator 5% da bilheteria) ela juntou o dinheirinho dela e no final de 2019 comprou um iphone que ela tanto sonhava em ter. Fabi é muito determinada, focada, é uma menina muito extrovertida que apoia o Feminismo e inclusive é um dos melhores assuntos que ela gosta de conversar. Tem como musa inspiradora a Atriz Fernanda Montenegro (Fabi já teve a honra de gravar um comercial com ela) e embora muito pequena na idade, é gigante nos pensamentos atuais e diz que já está decidida nas Faculdades que quer fazer: Arte Cênica, Cinema e Direção. Fabi diz que o importante para ela é trabalhar com Arte e não vai em busca da fama ela sabe que a fama pode acontecer ou não. Ela diz que o importante é trabalhar com Arte e é isso que deixa ela feliz.

Denise Mello é arquiteta, urbanista e paisagista. Autora do livro “ Ele não era meu amigo” que tem a intenção de esclarecer às crianças sobre a época em que vivemos a pandemia do coronavírus. Um fato histórico e inusitado, inclusive para o público adulto. São fatos que inquietam e aguçam a curiosidade dos pequenos que fazem perguntas muito concernentes ao momento da crise. O livro busca dar uma visão tranquilizadora para diversas perguntas e questionamentos. Tem 63 anos e casada com 2 filhos adultos. Durante a Pandemia esteve fazendo muitos cursos on-Line, voltados para crianças, como: Técnicas de ilustração para desbloquear a criatividade. Introdução para ilustração para crianças. Ilustração botânica em aquarela. Técnicas de aquarela para iniciantes. Técnicas narrativas para ilustração de histórias etc. Pensou em fazer algo presente e atual e aproveitou o assunto da nossa maior crise sanitária global e veio a ideia do livro. O livro original foi pintado por ela com técnica de aquarela e, contém dobraduras. O que não foi permitido na hora da publicação.

Karoline Fernandes conhecida como Karol Hope, tem 14 anos, canta desde que aprendeu as primeiras palavras e nunca mais parou. Ela canta porque é a forma que se comunica com o mundo. Expressa através da música sua essência, sua arte e sua força, e sempre busca músicas com uma mensagem a ser passada. Quase tudo que sabe sobre música aprendeu sozinha. Está presente em rodas de voz e violão, e sempre que tem uma oportunidade pede o microfone para cantar com os músicos. Hoje ela participa de um núcleo de arte na escola Albert Einstein no qual tem se desenvolvido. Karol já fez teatro, participou de espetáculos, de 2 curta-metragem no EPA (Espaço de Pesquisa Artística) e tem iniciado as escritas das suas poesias e composições. Ela é muito determinada em seus objetivos. Carismática, espontânea e muito bem-humorada. É o tipo de pessoa que faz amigos fácil, desde os mais velhos aos mais jovens. Já tem um conhecimento sobre a importância do sagrado feminino, se conecta com a natureza, com o céu e com os animais. Buscar se aceitar, se amar do jeito que é e melhorar a cada dia. Tem uma personalidade marcante que cativa a todos.


Sophie Blanchard é encantada pelas artes desde bebê. Tem 11 anos e é estudante, fascinada por livros, gosta de escrever em seu tempo livre além de desenhar e pintar telas. Faz atualmente cursos de teatro, figurino, violão, desenho, artes plásticas e inglês. Gosta muito de andar de skate, ler (é uma curiosa sobre todas as coisas), andar de bicicleta, dançar com os irmãos, viajar, passear na natureza com a família, brincar ao ar livre, fazer trilha, ir em eventos com a mãe e fazer novos amigos. Seu maior sonho é fazer um intercâmbio de moda na França, escrever um livro sobre a riqueza da arte e artesanato no Brasil e ser reconhecida pela sua arte. Seu propósito de vida é viver a arte.


Priscilla Zanatelli é Mestre em educação pela na Universidade da Pensilvânia nos EUA com tese e estudos publicados sobre como a tecnologia afetará a forma com que ensinamos e aprendemos no futuro. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho. Diretora de operações na empresa canadense Lightouch ( https://lightouch.ca ). Casada, mãe de dois filhos, cidadã do mundo, fã da diversidade, Priscilla Zanatelli atualmente se dedica a trabalhar com seu sonho: levar às pessoas o conhecimento sobre a importância das competências socioemocionais na vida de cada indivíduo. Hoje, divide seu tempo empreendendo na área de educação, ministrando palestras e dando consultoria em empresas e instituições de ensino. Respirar antes de agir. Esse é a principal mensagem do livro para crianças, "Monstrinho Taboo em Descobrindo as Emoções", da escritora, especialista em educação, Priscilla Zanatelli, que foi lançado no dia 09 de julho (sexta-feira), pela internet. “A história de Monstrinho Taboo em Descobrindo as Emoções ajuda a criança a entender mais sobre suas emoções. Muitas vezes, até se enxergar no exagero do monstrinho Taboo. Aos poucos, ela percebe que não é errado sentir qualquer emoção, mas para cada escolha de como reagir, uma consequência. É neste ponto que quero enfatizar no livro”, explica a autora. O livro “Monstrinho Taboo em Descobrindo as Emoções”, aborda inteligência emocional, empatia, autocontrole, amizade, reflexão e meditação. E o canal de venda será pelo Portal da Amazon.




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

04/09/21

Horários

Sábado, de 15h às 17h.

Evento GRATUITO e aberto ao público limitado à lotação da sala. Inscreva-se AQUI

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Wicked | Musical 15/07 a 04/10 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais ReMix – Cia Deborah Colker | Dança 11/10 a 02/11 Dança Com uma trajetória que alcança sua terceira década, a Cia de Dança Deborah Colker apresenta, em 2026, o espetáculo Remix, uma celebração de sua história e linguagem artística. Dividido em dois atos, o espetáculo resgata quatro espetáculos emblemáticos do repertório da Companhia, entrelaçando cenas de "Vulcão", "Belle", "4x4" e "Rota" com uma costura estética e sensível. O resultado é uma obra inédita, que se renova ao revisitar a potência criativa construída ao longo desses mais de trinta anos.   Atenção: - O espetáculo contém luzes intensas e efeitos que podem afetar pessoas neurodivergentes, com epilepsia ou sensibilidade à luz; - Acessibilidade para deficientes visuais; - Audiodescrição em todas as sessões. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 14/06 a 13/12 Arte e Conhecimento 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.  [+] saiba mais Participação sociocultural da população idosa | Projeto de extensão UFRJ 28/08 a 11/12 Arte e Conhecimento O projeto Participação Sociocultural da População Idosa propõe a criação de um grupo permanente de convivência e atividades culturais na Biblioteca Ziraldo, com encontros semanais entre agosto e dezembro de 2026.  Os encontros serão voltados para pessoas idosas interessadas em compartilhar experiências, ampliar sua participação em atividades culturais e desenvolver produções criativas em grupo. A programação poderá incluir rodas de conversa, leitura compartilhada, fotografia, escrita, memória, visitas culturais, produção de fotonovelas, exposições, registros audiovisuais e outras atividades definidas pelos próprios participantes ao longo do projeto.  SOBRE A IDEALIZADORA DO PROJETO Claudia Reinoso Araujo de Carvalho é terapeuta ocupacional e professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua na graduação em Terapia Ocupacional e no Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ). É doutora e mestre em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz e realizou pós-doutorado em Terapia Ocupacional na UFSCar. É Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e coordena projetos de pesquisa e extensão voltados à participação sociocultural, ao envelhecimento e às relações entre cultura, território e participação social. Desde 2022, desenvolve ações com pessoas idosas no âmbito do UFRJ na Cultura, envolvendo experiências e produções culturais coletivas em diferentes espaços da cidade do Rio de Janeiro. É autora de livros, capítulos e artigos científicos nas áreas de Terapia Ocupacional, Gerontologia e participação sociocultural.  [+] saiba mais Geografia das memórias | Exposição Flavia Fabbriziani - Semana de Arte do Rio 15/09 a 12/10 Artes Visuais Cidade das Artes participa da Semana de Arte do Rio com a exposição “Geografia das memórias”, de Flávia Fabbriziani Mostra individual integra o circuito oficial do evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e fica em cartaz de 15/09 a 12/10 A Cidade das Artes integra a programação da primeira edição da Semana de Arte do Rio, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, com a exposição individual “Geografia das memórias”, da artista visual Flávia Fabbriziani. Com curadoria de Christiane Laclau, a mostra reúne 13 obras que partem da relação entre a natureza e a memória. A abertura para convidados acontece no dia 15/09, e a visitação do público geral vai de 16/09 a 12/10, de quarta a domingo, das 12h às 20h. Ao integrar a programação da Semana de Arte do Rio, a Cidade das Artes reforça seu papel como um dos principais espaços de promoção da cultura ao expandir o circuito oficial do evento para a zona Sudoeste. A presença das artes visuais no complexo cultural amplia o diálogo entre as obras e sua arquitetura, criando novas possibilidades de interação e uma experiência singular para os visitantes. A artista visual utiliza a paisagem como ponto de partida para construir uma cartografia afetiva que une percepção e matéria. Em vez de reproduzir fielmente o cenário real, suas pinturas transformam vestígios do mundo em imagens, registrando como as experiências visuais se transformam com a passagem do tempo. Diferentemente da pintura de paisagem tradicional, o trabalho de Flavia busca capturar não apenas o que foi visto, mas também o sentimento despertado pela experiência. Construídas em camadas de cores e formas, suas obras refletem o funcionamento da memória, em que elementos permanecem, se diluem e reaparecem. A partir de experiências vividas e lembranças de diferentes lugares, a artista mescla paisagens italianas e a vegetação carioca, revelando como passado e presente se transformam no ato de recordar. Em “Geografia das Memórias”, a paisagem torna-se território da lembrança, onde experiências, lugares e tempos distintos se encontram. Segundo a curadora Christiane Laclau, a geografia sugerida nas telas é mais do que um ponto no mapa. É uma topografia emocional e sensorial, construída em camadas que se sobrepõem com o passar do tempo. A primeira edição da Semana de Arte do Rio, que acontece de 16 a 27/09, reúne mais de dez festivais, exposições e intervenções urbanas em espaços públicos e privados, com foco principal na região central da cidade. [+] saiba mais ARTECORE 2026 | Exposição - Semana de Arte do Rio 22/09 a 25/10 Artes Visuais ARTISTAS CONVIDADOS Amanda Nunes, Charles Lessa, Conativo, Gustavo Magalhães, Luna Bastos, Maria de Lourdes Santiago e Robinho Santana. O retorno, para nós, nunca foi sobre repetir o passado. É sobre reconhecer o que nos trouxe até aqui e seguir em frente com mais força, mais presença e mais sentido. O ArteCore 26 nasce dessa ideia de tempo circular: a memória como impulso, e não como prisão. Depois de 13 anos, seguimos entendendo a cultura como algo vivo, coletivo e em movimento. Em um tempo cada vez mais acelerado, automatizado e homogêneo, escolhemos reafirmar outra direção: o feito à mão, o pensado p or humanos, o encontro real, a troca e a presença. [+] saiba mais Fragmentos de Histórias, Arte e Vida e Entre Linhas e Cores | Exposição 23/09 a 15/10 Arte e Conhecimento Exposição Fragmentos de Histórias, Arte e Vida e Entre Linhas e Cores. Um diálogo entre Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e Rosana Paulino  A exposição de Artes Visuais 2026 da ONG One By One propõe um encontro entre arte, inclusão e cultura brasileira, por meio de releituras inspiradas na produção de três importantes artistas contemporâneas brasileiras: Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e Rosana Paulino.  As artistas foram escolhidas por suas relevantes contribuições para a arte brasileira e por estabelecerem diálogos sobre identidade, corpo, memória, cultura e história do Brasil. A proposta busca aproximar o público das artes visuais contemporâneas, promovendo reflexão, sensibilidade e valorização da diversidade.  Além da pesquisa estética e histórica, a exposição evidencia o protagonismo feminino na arte brasileira e reforça a importância da acessibilidade cultural e da inclusão de pessoas com deficiência por meio da produção artística.  AS ARTISTAS Beatriz Milhazes (1960) Pintora, gravadora e uma das principais representantes da “Geração 80”, movimento que retomou a pintura no Brasil. Sua obra é reconhecida pelas cores vibrantes, formas geométricas, arabescos e padrões ornamentais que dialogam com a arte popular, o modernismo brasileiro e o barroco. Adriana Varejão (1964) Pintora, desenhista e gravadora, desenvolve trabalhos que investigam a história, a colonização e a cultura brasileira. Suas obras exploram o corpo, a memória e os processos históricos presentes na formação do país. Rosana Paulino (1967) Artista visual, educadora e curadora, aborda em suas obras questões relacionadas à mulher negra, ancestralidade, memória e identidade afro-brasileira, ampliando importantes debates sobre representação e diversidade. As artistas Adriana Varejão e Rosana Paulino representarão o Brasil na Bienal de Veneza em 2026, reforçando a relevância de suas trajetórias na arte contemporânea.  A exposição explora relações entre: - Corpo e espaço; - Corpo e ambiente; - Cultura brasileira e história da arte; - Memória e identidade; - História e cultura afro-brasileira;  - Inclusão e diversidade.  [+] saiba mais A Mágica com Gabriel Montenegro 02/10 a 04/10 Outros Prepare-se para viver o impossível! Você já imaginou voar, ler pensamentos ou até se teletransportar diante dos seus próprios olhos? Chegou a hora de transformar o impossível em realidade! A MÁGICA – O espetáculo de ilusionismo mais aguardado da década – desembarca na América Latina para levar você a uma experiência que vai desafiar sua lógica, mexer com suas emoções e expandir os limites da sua imaginação. Criado e estrelado por Gabriel Montenegro, um dos maiores ilusionistas do mundo, com mais de 20 anos de carreira internacional, presença marcante em novelas, séries e programas de TV, este show não é apenas entretenimento — é uma verdadeira viagem sensorial pelo universo da magia moderna. Gabriel se fez uma pergunta: “O que é a mágica, de verdade?” E a resposta está neste espetáculo que reúne mais de 30 mágicas inéditas e revolucionárias, criadas para te deixar sem palavras. Em A MÁGICA, cada pessoa se torna parte essencial de um show intimista, interativo e absolutamente inesquecível. É mais do que um show. É a noite em que você vai acreditar no inacreditável. Garanta seu lugar agora e venha descobrir por que A MÁGICA está encantando plateias ao redor do mundo. [+] saiba mais Os Superpoderes de Jorge | Contação de História 03/10 Arte e Conhecimento Contação de História do Livro: Os Superpoderes de Jorge O livro aborda o tema dos super-heróis e seus superpoderes de uma forma totalmente original, mostrando que todos nós podemos desenvolver superpoderes reais. Sinopse: Jorge queria ser um super-herói e desenvolver superpoderes para ajudar as pessoas.  Mas quais seriam esses superpoderes?  Ele ainda não havia pensado nisso. Na contação as crianças poderão conhecer quais são os superpoderes que todos podem ter.  Eles estão mais próximos do que se imagina... Autora do Livro: Tábata Duarte lage Cazorla Ilustração: Elisa Martins Contação de História: Serão apresentados elementos presentes na história, para fazer a contação, durante e após a contação teremos a  interação com as crianças com perguntas sobre a história para favorecer a manifestação das crianças, depois teremos a distribuição de uma folha de atividade para cada criança presente que poderá ser colorida no momento da atividade ou em em casa.  Também poderemos fazer o sorteio dos livros infantis ao final da atividade.  [+] saiba mais A Menina e o Vento | Teatro Infantil 10/10 a 12/10 Teatro Um dos clássicos do teatro infantil "A Menina e o Vento"de Maria Clara Machado", ganha uma nova montagem na Cidade das Artes. Com direção de Cininha de Paula, o espetáculo traz de volta uma história que atravessa gerações. Maria, uma menina entediada e cansada das cobranças de suas tias severas foge de casa e se esconde numa cova onde descobre o Vento em pessoa. O encontro se transforma em amizade e Maria embarca numa aventura que desafia os limites impostos pelo mundo adulto, e viaja pelo Brasil através do novo amigo. [+] saiba mais O som que vem das águas | Lançamento de Livro 11/10 Arte e Conhecimento Autor: Caique Cunha Ilustrador: Imagens geradas com auxílio do software Gamma, a partir de fotografias originais de Caique Cunha, com direção de arte do próprio artista.  Um som estranho começa a ecoar pelas lagoas de Jacarepaguá. Não parece canto de pássaro, nem coaxar de sapo, nem vento passando pelos galhos. É um som baixo, profundo, quase escondido — como se viesse de dentro da água. Curiosos e preocupados, cinco amigos partem em busca da origem desse mistério. Em cada lagoa, encontram sinais de que algo não vai bem: águas inquietas, margens feridas, lixo escondido e borbulhas que parecem explodir. Aos poucos, os amigos descobrem que a natureza também fala. Às vezes, ela canta. Às vezes, sussurra. E, quando precisa de cuidado, pode até pedir socorro. O Som Que Vem das Águas é uma aventura delicada sobre escuta, amizade e responsabilidade com o lugar onde vivemos — uma história para lembrar que pequenas ações podem transformar o mundo ao nosso redor.  [+] saiba mais Jacks Jacaré e o Destino do Rio Paraíso 12/10 Arte e Conhecimento Jacks Jacaré e o destino do Rio Paraíso foi uma produção independente que deu MUITAS alegrias e conquistas. A autora fez as ilustrações e bateu de porta em porta para mostrar o Jacks a todos! Tem orgulho dele, já está um rapaz que completou 18 anos em abril deste ano! Foi lançado em 2009, com muito amor e com a ajuda do Teatro de Fantoches da Defesa Civil do RJ. Foram muitas contações da história e depois seguiu sozinha, com o auxílio dos bonecos e de um tapete mágico. Jacks conta pra nós que a Natureza precisa muito ser preservada e nos leva a refletir sobre as nossas próprias ações em relação à natureza. Vamos ajudá-lo a cuidar do Meio Ambiente?  Autor e Ilustrador: Patricia Bahiense [+] saiba mais Marilyn, por trás do espelho | Teatro 16/10 a 25/10 Teatro Marilyn, por trás do Espelho revela face desconhecida da estrela de cinema, e retorna ao Rio de Janeiro em comemoração aos 100 anos de nascimento de Marilyn Monroe. Espetáculo sucesso de público e críticas, premiado como MELHOR MONÓLOGO E MELHOR TEXTO ORIGINAL. Peça investiga uma Marilyn menos conhecida, para além do glamour que a eternizou. Um “petit comité”, na casa de um executivo do cinema, em Nova York, esperava John F. Kennedy, Marilyn Monroe e um grupo seleto de convidados, depois do evento de arrecadação de fundos para o Partido Democrata, no Madison Square Garden, em 19 de maio de 1962. O célebre “parabéns a você”, cantado pela atriz para celebrar o aniversário do presidente americano, foi um dos pontos altos de sua carreira, e sua última aparição pública. Curiosidade sobre essa noite e outras revelações sobre a faceta menos conhecida da loira de “O Pecado Mora ao Lado” estão na pesquisa da atriz Anna Sant’Ana para montar o espetáculo “Marilyn, por trás do Espelho”. A peça tem dramaturgia de Daniel Dias da Silva e encenação da diretora portuguesa Ana Isabel Augusto. Idealizadora do espetáculo, Anna já realizou em quatro anos de espetáculo temporadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa, além de diversas apresentações pelo país. A estreia ocorreu em Agosto de 2022, quando ganhou o Prêmio Cenym 2022 de melhor monólogo e melhor texto original. A direção é de Ana Isabel Augusto, encenadora portuguesa com mais de 25 anos de experiência, diretora-fundadora do grupo de teatro do ISCTE- IUL, de Lisboa, em atividade há mais de 20 anos, que vem ao Brasil especialmente para dirigir a montagem. Por meio da história de Marilyn Monroe, estrela mundial do cinema e mulher-ícone do século 20, Marilyn, por trás do Espelho convida a uma reflexão sobre solidão, depressão e o papel da  mulher, temas atuais e urgentes no mundo contemporâneo. A peça investiga uma Marilyn menos conhecida, para além do glamour que a eternizou. A mulher por trás do espelho com que muitas mulheres - e por que não homens - se identificam. Os medos, a solidão, o desejo de ser mãe, a luta pelo reconhecimento na carreira, o abandono, os relacionamentos que não deram certo, a baixa autoestima, temas universais que se conectam com o público. Entre os filmes e os momentos relembrados no espetáculo estão o “Happy Birthday” para o presidente John Kennedy, a famosa cena do vestido levantando no filme “O pecado mora ao lado” e a música “Diamonds are a girl ́s best friend”, gravada por diversas cantoras, entre elas Madonna. [+] saiba mais Tardezinha Hanoi Kids 17/10 Arte e Conhecimento Sugerimos uma tarde divertida com contação de histórias e atividades de desenho a partir do nosso catálogo de livro infantis: https://loja.hanoieditora.com.br/buscar?q=kids A Hanoi Editora é uma empresa que nasceu com a missão de publicar livros que vão além do entretenimento. Nosso catálogo é formado por obras que promovem a espiritualidade, o autoconhecimento e a reflexão filosófica, criando experiências de leitura que inspiram transformação interior. Mais do que livros, a Hanoi oferece ao público convites para uma jornada de crescimento pessoal e conexão com a sabedoria.  Atuando em diferentes gêneros — como filosofia, espiritualidade, poesia, desenvolvimento pessoal, ficção e não ficção —, a editora preserva sempre um mesmo fio condutor: o de apresentar literatura com propósito. Dentro desse espírito surgiu o selo Hanoi Kids, dedicado ao público infantil e juvenil. Os livros publicados nesse selo procuram despertar desde cedo a criatividade, a sensibilidade e o senso de valores nas crianças, oferecendo histórias que dialogam com a contemplação e a descoberta do mundo interior. Obras como Meu querido portal, O sumiço do Rei Sol e Muito prazer. Meu nome é Mágica exemplificam esse cuidado, combinando narrativas acessíveis e poéticas com projetos gráficos de grande delicadeza. Assim, o selo estabelece-se como um espaço onde literatura, ilustração e reflexão se unem para formar leitores mais atentos, conscientes e imaginativos.  [+] saiba mais Viento Yoga em família | Edição Especial Mês das Crianças 18/10 Arte e Conhecimento Neste Mês das Crianças, convidamos crianças e suas famílias para um fim de tarde especial de movimento, brincadeiras e conexão! Uma atividade para respirar, alongar, relaxar e, principalmente, vivenciar momentos juntos de uma forma leve e divertida. Traga seu tapetinho de yoga ou canga, venha com roupas confortáveis e muita disposição para brincar, se movimentar e aproveitar esse momento em família!  A abertura do evento será um momento de acolhimento e conexão. Todos os presentes se reunirão na aconchegante Biblioteca, cada um encontrando seu espaço e organizando seu tapetinho. Uma breve conversa de boas-vindas criará uma atmosfera receptiva, convidando todos a se sentirem confortáveis e prontos para a jornada que se inicia.  1. Boas-vindas e Acolhimento - Recepção: Breve apresentação, introdução aos objetivos do encontro e dinâmicas leves de integração para que adultos e crianças/jovens se sintam à vontade desde o primeiro minuto. - Criação de vínculo: Construção de uma atmosfera segura, descontraída e acolhedora, onde o foco principal é a presença.  2. Roda de Escuta e Sintonização - Conversa aberta: Momento rápido para conhecer as particularidades, faixas etárias e eventuais limitações físicas de cada participante. - Cuidado personalizado: Ajuste do ritmo e das propostas para acolher tanto quem nunca subiu num tapetinho quanto quem já pratica regularmente.  3. Prática Integrativa de Yoga (1 hora) - Movimento compartilhado: Posturas fluidas, acessíveis e prazerosas, com foco em flexibilidade, alinhamento, força e equilíbrio corporal. - Posturas em dupla e interação: Exercícios adaptados que incentivam o apoio mútuo, a confiança e a sintonia entre familiares (especialmente duplas mãe e filha/pai e filho), mesclando momentos de foco com sorrisos e leveza. - Orientações claras: Variações e modificações em tempo real para atender corpos em diferentes fases da vida com conforto e segurança.  4. Meditação Guiada e Relaxamento (Savasana a Dois) - Pausa e assimilação: Relaxamento profundo com respiração consciente e meditação guiada, integrando os benefícios físicos e mentais da prática. - Paz interior e afeto: Estímulo à gratidão mútua, desacelerando a mente e proporcionando um momento marcante de paz e carinho entre pais, mães e filhos.  5. Encerramento, Partilha e Registros - Espaço para fotos: Tempo dedicado para registrar a experiência em fotos e memórias afetivas desse dia. - Troca e celebração: Roda final rápida de conversa para compartilhar sensações e celebrar os laços fortalecidos.  Informações e Recomendações Gerais - Acessibilidade total: Prática 100% democrática — não é necessária experiência prévia com yoga nem alto nível de flexibilidade. - Ambiente multigeracional: Trilha sonora envolvente e espaço planejado para acolher diferentes idades com conforto acústico e térmico. - Vestimenta e materiais: Roupas confortáveis que facilitem o movimento; quem tiver tapetinho (mat) pessoal pode levar, mas haverá suporte para todos.  Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.  SOBRE A PROFESSORA Gabriela  Grasel é advogada desde 2016 e formada em Yoga desde 2021, obtendo o título de Yogacharini em 2022. Ministra aulas de yoga desde 2021, e leciona para alunos de vários níveis.  Instagram: @viento.yoga    [+] saiba mais Contação de histórias infantis com Silvia Castro 18/10 Arte e Conhecimento O projeto se fundamenta na contação de histórias como prática educativa, cultural e social que contribui para a formação de cidadão criativos, críticos e sensíveis. Com a apresentação de elementos lúdicos, pretendemos estabelecer um encontro encantador unindo entretenimento e reflexão. Por meio das narrativas, as crianças ampliam seu repertório linguístico, desenvolvem a escuta atenta e exercitam a criatividade. Além disso, as histórias possibilitam a transmissão de valores como solidariedade, respeito e empatia, fundamentais para a formação socioemocional  Contação das seguintes histórias infantis: - A SEREIA DE COPACABANA - uma lenda moderna, escrita por Silvia Castro que conta uma história de uma Sereia japonesa, que ao chegar à praia de Copacabana, encontra o lixo da praia. - ESTRELAS - de Júlio Emílio Braz é uma narrativa que mostra como um menino venceu o medo do escuro. - O PIQUENIQUE DAS ANAS - quantas ANAS podem caber em outros nomes MariANA, EmiliANA, LuciANA, etc. Nesta brincadeira deliciosa, neste jogo de palavras vamos encontrando uma história muito divertida. - BOM DIA TODAS AS CORES - de Ruth Rocha. Imagine o que poderia acontecer se todos os bichos da floresta resolvessem escolher uma cor para o Camaleão.  [+] saiba mais Língua Viva 2026 | Ver, ser visto, dar a ver - O objeto olhar 21/10 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua. A arte intriga, faz enigma e provoca. À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. TEMA: Ver, ser visto, dar a ver  -  O objeto olhar  DATA: 21/10/2026 A pulsão escópica, hiperturbinada na atualidade, conjuga a "sociedade do espetáculo", nomeada por Guy Debord, com a "sociedade disciplinar" pensada por Foucault, cujos imperativos de transparência, vigilância, fama e exibição vão até a intimidade sexual. Para a psicanálise o olhar é um objeto que olha o sujeito, despertando o desejo, mas também angústia e exigência de medidas protetivas. No próximo encontro do Língua Viva o mundo "tele-visão" será o tema da nossa roda de conversa.   [+] saiba mais Ópera-Monólogo Santos Dumont: 120 anos do voo 23/10 a 24/10 Teatro Ópera-Monólogo Santos Dumont é uma obra cênico-musical de câmara, com música e libreto de Cyro Delvizio, criada para celebrar os 120 anos do histórico voo do 14-bis. Em uma oportunidade única, o espetáculo será apresentado nos dias 23 e 24 de outubro, sendo a primeira sessão realizada exatamenteno aniversário de 120 anos do voo que consagrou Alberto Santos Dumont como pioneiro da aviação. Em formato de monólogo operístico, a obra conduz o público por uma emocionante viagem pela vida, pelas invenções e pelos conflitos humanos de Santos Dumont, inspirando-se em seus escritos autobiográficos. Em cena, um tenor solista, acompanhado por conjunto instrumental, une música, teatro e projeções audiovisuais em uma experiência sensível e imersiva. A cenografia modular transforma um único elemento cênico em diferentes invenções do aviador, enquanto projeções em hélice holográfica ampliam a dimensão visual da narrativa. A trilha sonora dialoga com a tradição operística e incorpora referências da música brasileira em linguagem contemporânea, criando uma obra acessível, emocionante e de grande impacto visual. Mais do que uma homenagem ao inventor do 14-bis, o espetáculo convida o público a conhecer o homem por trás do mito, refletindo sobre sonho, inovação, memória e os dilemas humanos de uma das maiores personalidades da história do Brasil. [+] saiba mais 47ª Ciranda de Poesias do Rio de Janeiro 24/10 Arte e Conhecimento Celebração ao Dia do Poeta, Aniversário de 36 anos da Casa do Poeta do Rio de Janeiro, sarau com poetas finalistas do concurso de poemas e artistas convidados.   Recital com apresentações dos poetas finalistas do concurso anual de poemas, premiações, apresentações poéticas e musicais de artistas convidados, sorteios de livros ao público e tarde de autógrafos com os poetas convidados.  A Casa do Poeta do Rio de Janeiro nasceu da união de poetas frequentadores da Biblioteca Popular Municipal de Jacarepaguá – Cecília Meireles (extinta), no ano de 1990. Desde então passou a gerir a realização da CIRANDA DE POESIAS, evento anual em celebração ao Dia do Poeta (20 de outubro), com concurso de poemas e fomentando incentivo à leitura, poesia, produção literária e revelação de novos talentos poéticos e artísticos.   [+] saiba mais Summit Press Rio 2026 | O Futuro da Comunicação e Inteligência Artificial 06/11 Festival Summit Press celebra 14 anos com edição especial no Rio de Janeiro e abordará o Futuro da Comunicação e Inteligência Artificial O evento acontecerá no dia 06 de novembro, na Cidade das Artes e reunirá jornalistas, assessores, agências, profissionais do setor público e privado e veículos de imprensa para debater o impacto da IA e o futuro da comunicação. O Summit Press, consolidado como um dos principais e mais respeitados eventos de comunicação do Brasil, celebra sua trajetória histórica de 14 anos com a realização de uma edição nacional especial em solo carioca.  No dia 06 de novembro, a icônica Cidade das Artes, localizada na Barra da Tijuca, será o palco de intensos debates, networking estratégico e análises profundas sobre as transformações do ecossistema da comunicação. Desde sua fundação em 2012, o evento destaca-se por seu formato único e exclusivo, desenhado para integrar todos os profissionais do mercado. Em um momento de disrupção tecnológica sem precedentes, o Summit Press traz como tema central para este ano ”O Futuro da Comunicação e Inteligência Artificial”. A edição provocará uma reflexão urgente e necessária sobre como a IA está remodelando a produção de notícias, a gestão de crises, a criação de conteúdo e o diálogo diário entre fontes, assessorias e redações no ambiente multiplataforma. Programação Dinâmica e Painéis Estratégicos Com uma agenda robusta que se estende ao longo de todo o dia, o evento contará com vários painéis liderados por grandes nomes da comunicação nacional, especialistas em tecnologia, jornalistas, executivos de mídia e influenciadores do setor. As discussões abordarão desde o uso ético e prático de ferramentas de IA Generativa nas redações e agências, até o combate à desinformação, a personalização de conteúdo em escala e as novas dinâmicas de relacionamento com a mídia na era dos algoritmos. A jornada de conhecimento tem início logo pela manhã. O credenciamento oficial começará rigorosamente às 9h, permitindo que os participantes realizem as primeiras conexões na área de networking. A abertura oficial ocorrerá às 10h, dando início a uma maratona de aprendizado e troca de experiências que se estenderá até o encerramento, previsto para às 20h. [+] saiba mais A Bela Adormecida | Ballet Clássico de São Petersburgo 07/11 Dança BALLET CLÁSSICO DE SÃO PETERSBURGO TRAZ AO BRASIL “A BELA ADORMECIDA” Referência mundial no repertório clássico, o Ballet Clássico de São Petersburgo desembarca no Brasil em novembro de 2026 para uma turnê por cinco capitais, apresentando pela primeira vez no país a sua aclamada rodução de “A BELA ADORMECIDA”, em dois atos, com participação especial dos astros Alexander Volchkov - premier do Ballet Bolshoi e Maria Tomilova – primeira bailarina do Ballet Grigorovich. Turnê passará por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília entre os dias 07 e 14 de Novembro. Com coreografia fiel à tradição russa e figurinos deslumbrantes, “A Bela Adormecida", uma joia do repertório clássico composta pelo genial Piotr Ilitch Tchaikovsky, narra a história da princesa Aurora, vítima de um feitiço que a mergulha em um sono profundo, do qual só poderá despertar com o beijo do amor verdadeiro. Uma narrativa mágica onde beleza, destino e redenção se entrelaçam. A presença dos astros do ballet mundial Alexander Volchkov e Maria Tomilova, adiciona brilho extra à apresentação, elevando a experiência a um patamar raríssimo nos palcos brasileiros. Esta produção de A Bela Adormecida promete ser uma experiência inesquecível para todos os amantes do balé e de contos que despertam a alma [+] saiba mais Educação Infantil - contextos, práticas e potencialidades das infâncias 07/11 Arte e Conhecimento Tema: Potencialidades das infâncias nos diferentes territórios  Promoveremos interações e embasamentos sobre as práticas pedagógicas, saberes e ludicidade na Educação Infantil, visando um diálogo com profissionais da Educação e pais interessados no desenvolvimento infantil.  SOBRE AS PALESTRANTES Léia Luizetto - Professora  da Educação Infantil e Especialista em Desempenho Escolar, 39 anos de experiência na Educação Infantil @leialuizeto  Tainara Vianna - Professora da Educação Infantil e Psicopedagoga, mais de 10 anos de experiência na Educação Infantil  @psicopedagogatainaravianna  [+] saiba mais Turnê Dominguinho com João Gomes, Jota.pê e Mestrinho | Show 14/11 a 15/11 Música Após sucesso global, João Gomes, Jota.pê e Mestrinho anunciam chegada da turnê “Dominguinho” ao Rio de Janeiro Depois de conquistar o Brasil e alcançar o mundo com o projeto“Dominguinho”, João Gomes, Jota.pê e Mestrinho anunciam agora a segunda etapa da turnê “Dominguinho”, que aporta no Rio de Janeiro dia 14 de novembro levando ao palco toda a atmosfera intimista, afetiva e nordestina que transformou o projeto em um fenômeno nas plataformas digitais. A nova fase da turnê chega impulsionada pelo enorme sucesso do repertório, que colocou o forró brasileiroem evidência mundial com faixas como“Deusa Minha”e o medley “Meu Cenário/Numa Sala de Reboco”, destaques no Top Global do Spotify e responsáveis por reforçar a força da cultura nordestina em escala internacional. No palco, o público poderá viver de perto a conexão musical entre os três artistas em um espetáculo pensado para emocionar, celebrar as raízes brasileiras e transformar cada apresentação em uma grande roda de música e sentimento. Com arranjos orgânicos, repertório afetivo e interpretações marcadas pela autenticidade, a turnê promete recriar ao vivo a essência que tornou “Dominguinho”um dos projetos mais elogiados e comentados do ano. Misturando tradição e modernidade, a segunda etapa da turnê “Dominguinho” reafirma o forró como uma linguagem universal e fortalece ainda mais o encontro entre gerações, ritmos e histórias.O novo ciclo de apresentações consolida o projeto como um dos maiores movimentos da música nacional na atualidade. [+] saiba mais Canta o Brasil | Corais 15/11 Música O Projeto Canta o Brasil idealizado pelo Maestro Luiz Lima, arranjador, Pianista, cantor Lírico e Regente de importantes coros do Rio de Janeiro, que neste projeto reúne todos os seus corais para uma única e especial apresentação. O Projeto Canta o Brasil em parceria com a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, da Escola de Música ECO (Espaço Cultural Oficial), o evento conta tb dançarinos . Como o Projeto Canta o Brasil trabalha com a inclusão social de diversos segmentos, tais como: Idosos, portadores de necessidades especiais e etc  desenvolvendo a capacitação e acolhendo com muito respeito a diversidade brasileira.   A proposta para este ano de 2026, é enaltecer a nossa cultura, trazendo no repertório somente músicas brasileiras, imortais e em sua maioria de compositores ou cantores negros que transformaram de alguma forma o nosso país e a nossa cultura.   Será dividido em 04 atos, num passeio musical desde os clássicos, aos pop rock, os sambas, serestas e a alegria dos Anos 60, tudo com muita dança, colorido e alegria.   Além disso, todo o espetáculo será produzido nos mínimos detalhes para representar a importância e valorização da música brasileira, com instrumentação e trajes típicos e suas danças O espetáculo será apresentado em 04 ( quatro) atos, mesclandos canto e dança, numa alegria de cores.   Corais participantes:   Coral da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Coral do Clube de Regatas do Flamengo, Coral Mater Nostra, Coral Encanta Rio2, Coral Ramatis, Coral do MAP, Coral da ECO e Grupo Vocal Clave de Sol e o Coral de canto e dança Encanto Livre. [+] saiba mais