Fundação Cidade das Artes

Programação » MULHERES IN RIO NO MUNDO INFANTIL | Roda de Conversa

Evento Encerrado

MULHERES IN RIO NO MUNDO INFANTIL | Roda de Conversa



Encontro dedicado ao público infanto-juvenil com uma programação de oficinas, arte, cultura, contação de histórias, roda de conversa com artistas mirins, leitura, encontro com autores e muita diversão.

CONVIDADAS: Sheyla Baum, Roberta Ferreira, Cecília Albuquerque, Fabi Lara, Denise Bandeira de Mello, Priscilla Zanatelli, Karoline Fernandes e Sophie Blanchard.

 

SOBRE MULHERES IN RIO 
Somos um HUB de empreendedorismo com foco em integrar, compartilhar conhecimento e desenvolver negócios inovadores e sustentáveis para a jornada feminina. Criamos e implementamos programas e projetos inovadores com marcas e empresas que querem apoiar o empreendedorismo feminino. Conectamos empreendedores e agentes de transformação através de nossa Comunidade, realizamos eventos e promovemos conteúdos relevantes em nossa plataforma on-line.


Marcia Thimóteo e Veronique Sales são as fundadoras do projeto e farão a mediação da Roda de Conversa Mulheres na MÚSICA & DANÇA.
Samira Estrella da Shiningstar e Luiza Xavier são parceiras e apoiam as convidadas.


PROGRAMAÇÃO

Sheyla Baum
, psicopedagoga especialista em neuroaprendizagem oferecerá duas Oficinas: uma para crianças a partir de 8 anos, com o Baralho da Trilha do Diálogo e outra para os adolescentes - o Baralho Roda de Conversa com questões atuais que inquietam os jovens, além de uma contação de hitórias.

Roberta Ferreira, especialista em consciência corporal, postural, atividades laborais, acrobáticas, rítmicas e expressivas, oferecerá aos jovens, oficinas de percepção do corpo, descoberta de movimentos, sensibilização musical, expressão corporal, processos criativos e composições coreográficas.

As atrizes mirins Cecília Albuquerque, Fabi Lara, Karoline Fernandes e Sophie Blanchard participarão de um “GirlsTalks” (roda de conversa) com o tema Emponderamento de Meninas.

Denise Bandeira de Mello, autora do livro “Ele não era meu amigo” que traz no tema as relações das crianças com a pandemia, estará vendendo e autografando o livro.

Priscilla Zanatelli, autora do livro: “Monstrinho Taboo em Descobrindo as Emoções”, aborda inteligência emocional, empatia, autocontrole, amizade, reflexão e meditação.


SOBRE AS CONVIDADAS

Sheyla Baum é Professora, Psicopedagoga Especialista em Neuroaprendizagem, Cognição e Psicomotricidade. Palestrante e Autora de livros infantis e Criadora de jogos e roda de conversa para crianças e adolescentes. Cursou Neurociências Translacional no IDOR-RJ com foco na Educação e Intervenção e Diagnostico Precoce de crianças no TEA na PUC-RJ e TCC Infância e Adolescência – Santa Casa de Misericórdia –RJ. Com vasta experiência em sala de aula, dedicou-se ao atendimento psicopedagógico, trabalhando com crianças com dificuldades de aprendizagem. Elaborou um Projeto de Inclusão publicado no livro Coordenador Pedagógico: Subsídios para a atuação na realidade escolar ISBN 9788529010885. Autora dos livros infantis Dicionário Amoroso de Valores, WAK editora ISBN 978-65-86095-42-5 e A caixinha da Vovó, Ed. Planeta Azul. ISBN:  786586180350. Autora do capitulo "A Educação infantil para além da Neurociência" no livro Entretecendo saberes - Ed. Artesã é organizadora do livro "Contribuições da Neurociência para uma Educação Integradora" isbn 978-65-86095-74-6. Criou os jogos Baralho das Chaves, Roda de Conversa para crianças e Roda de Conversa para adolescentes. Palestrante no Congresso Brain Connection 2018 e 2019. Palestrante no SIEEESP em 2021. Palestrante e autora nos blogs da Fly Educação, Core- Reinventando a Educação e Eurekandooficial. Mentora no Grupo Gerando Falcões em 2021.

 

Roberta Ferreira é Profissional de Educação Física com mais de 10 anos de atuação na área acadêmica, experiência significativa com exercícios de Consciência Corporal, Postural, atividades Laborais, acrobáticas, rítmicas e expressivas. Destaca-se pela sua capacidade de transmitir esses conhecimentos com carisma, alegria e criatividade ao se expressar. Iniciou seus estudos de Ballet e Dança Moderna em Uberaba (Minas Gerais) desde 1993 e ao longo da sua trajetória artística valorizava fazer dos seus gestos, mensageiros de comunicação das suas emoções. Nesse sentido, buscou investigar a concepção de corpo e ensino da dança através de uma pesquisa de mestrado realizada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, comprometida com estudos sobre pedagogia do movimento, formação humana, corporeidade e fenomenologia da existência. Trabalhou na Universidade de Uberaba ao longo de 10 anos, onde teve a oportunidade de ensinar aos acadêmicos do curso de Educação Física uma forma de pensar e agir compatível com sua filosofia de vida. Diante da pluralidade dos modos de perceber o mundo, cada pessoa tem uma história que é subjetiva e única. Nessa identificação que é singular, apresenta-se algo que vem sendo construído ao longo da história de vida dessa bailarina, artista, coreógrafa, profissional de Educação Física, acrobata, corredora entre tantas vivências corporais, só é possível alimentando sua alma de um Espírito que te enche de esperança para acreditar que poderá ir muito além na cidade do Rio de Janeiro se Deus quiser. 

 

Cecília Albuquerque tem 11 anos, estuda teatro desde os 5 anos e desde os 6 decidiu que queria isso como profissão para sua vida.  Passou a fazer parte de cias profissionais, ainda muito pequena. Dedica grande parte do seu envolvimento artístico também para dança, com grande ênfase no ballet clássico, hip hop, jazz, danças comerciais, sapateado e contemporâneo. Destaca-se por sua responsabilidade, generosidade, estudo e dedicação. Foi premiada no festival Fera virtual com um curta, escrito, produzido, dirigido e atuado por ela mesma, vem defendendo seu espaço no campo do audiovisual independente. Uma das suas maiores inspirações na arte é Frida Khalo, que consegue emocionar Cecília com o seu feminismo e suas obras.  Hoje, Cecília é presidente da Comunidade escolar da região de Jacarepaguá e Barra da Tijuca, representando a Sétima CRE. E vem estreitando laços com a Secretaria de Cultura do Rio, que sonha gerir um dia. Ela já tem a aprovação¨do secretário Marcus Faustini e a subsecretária Éricka Gavinho, que apoiam a menina desde que a conheceram. Apesar de tantas responsabilidades, ela é extremamente criança, adora brincar de boneca, de dar aula e de miniaturas.

 

Fabi Lara tem 10 anos, é Atriz Mirim, aos 6 anos de idade a escola sinalizou que ela tinha vocação para trabalhar com algo que fosse ligado a Arte e a partir daí ela começou um Curso de Oficina de Atores (que faz esse curso até hoje) e já fez muitos testes e alguns trabalhos na TV através desse Curso. Em 2019 aos 8 anos iniciou sua carreira no Teatro passou numa audição sem nunca ter feito Teatro e ganhou um papel de Protagonista no Espetáculo Era uma vez ... Princesinha Sofia, a partir daí o Teatro se tornou uma das coisas mais importantes da vida dela e ela já está na oitava peça profissional. Após a Princesa Sofia em abril de 2019 ela não parou mais no Teatro e com peças profissionais ganhando cachê (embora o cachê do Teatro seja para o Ator 5% da bilheteria) ela juntou o dinheirinho dela e no final de 2019 comprou um iphone que ela tanto sonhava em ter. Fabi é muito determinada, focada, é uma menina muito extrovertida que apoia o Feminismo e inclusive é um dos melhores assuntos que ela gosta de conversar. Tem como musa inspiradora a Atriz Fernanda Montenegro (Fabi já teve a honra de gravar um comercial com ela) e embora muito pequena na idade, é gigante nos pensamentos atuais e diz que já está decidida nas Faculdades que quer fazer: Arte Cênica, Cinema e Direção. Fabi diz que o importante para ela é trabalhar com Arte e não vai em busca da fama ela sabe que a fama pode acontecer ou não. Ela diz que o importante é trabalhar com Arte e é isso que deixa ela feliz.

Denise Mello é arquiteta, urbanista e paisagista. Autora do livro “ Ele não era meu amigo” que tem a intenção de esclarecer às crianças sobre a época em que vivemos a pandemia do coronavírus. Um fato histórico e inusitado, inclusive para o público adulto. São fatos que inquietam e aguçam a curiosidade dos pequenos que fazem perguntas muito concernentes ao momento da crise. O livro busca dar uma visão tranquilizadora para diversas perguntas e questionamentos. Tem 63 anos e casada com 2 filhos adultos. Durante a Pandemia esteve fazendo muitos cursos on-Line, voltados para crianças, como: Técnicas de ilustração para desbloquear a criatividade. Introdução para ilustração para crianças. Ilustração botânica em aquarela. Técnicas de aquarela para iniciantes. Técnicas narrativas para ilustração de histórias etc. Pensou em fazer algo presente e atual e aproveitou o assunto da nossa maior crise sanitária global e veio a ideia do livro. O livro original foi pintado por ela com técnica de aquarela e, contém dobraduras. O que não foi permitido na hora da publicação.

Karoline Fernandes conhecida como Karol Hope, tem 14 anos, canta desde que aprendeu as primeiras palavras e nunca mais parou. Ela canta porque é a forma que se comunica com o mundo. Expressa através da música sua essência, sua arte e sua força, e sempre busca músicas com uma mensagem a ser passada. Quase tudo que sabe sobre música aprendeu sozinha. Está presente em rodas de voz e violão, e sempre que tem uma oportunidade pede o microfone para cantar com os músicos. Hoje ela participa de um núcleo de arte na escola Albert Einstein no qual tem se desenvolvido. Karol já fez teatro, participou de espetáculos, de 2 curta-metragem no EPA (Espaço de Pesquisa Artística) e tem iniciado as escritas das suas poesias e composições. Ela é muito determinada em seus objetivos. Carismática, espontânea e muito bem-humorada. É o tipo de pessoa que faz amigos fácil, desde os mais velhos aos mais jovens. Já tem um conhecimento sobre a importância do sagrado feminino, se conecta com a natureza, com o céu e com os animais. Buscar se aceitar, se amar do jeito que é e melhorar a cada dia. Tem uma personalidade marcante que cativa a todos.


Sophie Blanchard é encantada pelas artes desde bebê. Tem 11 anos e é estudante, fascinada por livros, gosta de escrever em seu tempo livre além de desenhar e pintar telas. Faz atualmente cursos de teatro, figurino, violão, desenho, artes plásticas e inglês. Gosta muito de andar de skate, ler (é uma curiosa sobre todas as coisas), andar de bicicleta, dançar com os irmãos, viajar, passear na natureza com a família, brincar ao ar livre, fazer trilha, ir em eventos com a mãe e fazer novos amigos. Seu maior sonho é fazer um intercâmbio de moda na França, escrever um livro sobre a riqueza da arte e artesanato no Brasil e ser reconhecida pela sua arte. Seu propósito de vida é viver a arte.


Priscilla Zanatelli é Mestre em educação pela na Universidade da Pensilvânia nos EUA com tese e estudos publicados sobre como a tecnologia afetará a forma com que ensinamos e aprendemos no futuro. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho. Diretora de operações na empresa canadense Lightouch ( https://lightouch.ca ). Casada, mãe de dois filhos, cidadã do mundo, fã da diversidade, Priscilla Zanatelli atualmente se dedica a trabalhar com seu sonho: levar às pessoas o conhecimento sobre a importância das competências socioemocionais na vida de cada indivíduo. Hoje, divide seu tempo empreendendo na área de educação, ministrando palestras e dando consultoria em empresas e instituições de ensino. Respirar antes de agir. Esse é a principal mensagem do livro para crianças, "Monstrinho Taboo em Descobrindo as Emoções", da escritora, especialista em educação, Priscilla Zanatelli, que foi lançado no dia 09 de julho (sexta-feira), pela internet. “A história de Monstrinho Taboo em Descobrindo as Emoções ajuda a criança a entender mais sobre suas emoções. Muitas vezes, até se enxergar no exagero do monstrinho Taboo. Aos poucos, ela percebe que não é errado sentir qualquer emoção, mas para cada escolha de como reagir, uma consequência. É neste ponto que quero enfatizar no livro”, explica a autora. O livro “Monstrinho Taboo em Descobrindo as Emoções”, aborda inteligência emocional, empatia, autocontrole, amizade, reflexão e meditação. E o canal de venda será pelo Portal da Amazon.




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

04/09/21

Horários

Sábado, de 15h às 17h.

Evento GRATUITO e aberto ao público limitado à lotação da sala. Inscreva-se AQUI

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Série OSB 85 anos | Concerto 20/09 a 21/09 Música Ministério da Cultura apresenta Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta na Cidade das Artes, dias 20 e 21 de setembro No repertório, “Abertura Festiva”, de Dmitri Shostakovich, e “Uma vida de herói”, de Richard Strauss. A regência fica a cargo de Marcelo Lehninger. Em mais um espetáculo da Série OSB 85 Anos, que celebra a excelência de seu conjunto e revisita obras monumentais de sua trajetória, a Orquestra Sinfônica Brasileira sobe ao palco da Cidade das Artes para interpretar a “Abertura Festiva” de Dmitri Shostakovich, e “Uma vida de herói”, de Richard Strauss. Sob regência do maestro convidado Marcelo Lehninger, os concertos acontecem nos dias 20 e 21 de setembro. A Série OSB destaca composições que desafiam os músicos não apenas tecnicamente, mas sobretudo em seu aspecto interpretativo, demandando uma profunda compreensão musical de cada instrumentista. PROGRAMA: DMITRI SHOSTAKOVICH – Abertura Festiva  RICHARD STRAUSS - Uma vida de heróis [+] saiba mais Orquestra Ouro Preto: Hilda Furacão, a Ópera 27/09 a 28/09 Teatro Uma das personagens mais icônicas da literatura e da teledramaturgia brasileiras ganhou versão operística com direito a turnê nacional, que já passou por São Paulo, Belo Horizonte e agora desembarca no Rio de Janeiro. O projeto, que ainda prevê apresentações em Curitiba e Boa Vista, conta com o patrocínio da Petrobras, que há mais de 40 anos investe na cultura como força transformadora, apoiando iniciativas em todo o país que promovem a diversidade, valorizam a identidade nacional e ampliam o acesso à produção artística brasileira. A Orquestra Ouro Preto leva aos palcos brasileiros Hilda Furacão, a Ópera, adaptação do aclamado romance de Roberto Drummond, ambientado em Belo Horizonte e imortalizado na célebre minissérie dos anos 1990. Com música original de Tim Rescala e direção de cena de Julliano Mendes, a montagem é regida pelo maestro Rodrigo Toffolo e vem emocionando plateias por todo o Brasil. Com libreto em português e dividida em dois atos, a ópera celebra a riqueza da cultura brasileira e mergulha nos dilemas éticos, sociais e religiosos de uma época marcada por contradições. A turnê nacional chega ao Rio de Janeiro nos dias 27 e 28 de setembro, às 20h e 18h, respectivamente, na Cidade das Artes, após o sucesso da temporada de estreia em 2024, quando as duas récitas realizadas na cidade tiveram ingressos esgotados. Atendendo a muitos pedidos, a produção retorna ao palco carioca. Os ingressos já estão à venda no site Eventim e na bilheteria do teatro. A protagonista é vivida pela mezzo-soprano Carla Rizzi, que retorna à cena com a Orquestra após sua atuação em Auto da Compadecida, a Ópera. Ao seu lado, o tenor Jabez Lima interpreta Frei Malthus, trazendo ao palco a intensidade do conflito entre desejo e fé. Completam o elenco de solistas Marília Vargas (Loló Ventura), Marcelo Coutinho (Nelson Sarmento), Johnny França (Aramel) e Fernando Portari, que assume o papel de narrador e do próprio autor, Roberto Drummond. A montagem conta ainda com a participação de um coro com 16 vozes, que contribui para a densidade dramática e musical da obra. Nos bastidores, Luiz Abreu assina a direção de arte; Paula Gascon, os figurinos; Tiça Camargo, o visagismo; Carol Gomes, a cenografia; e Bruno Corrêa, a engenharia de som. A época em que a história se passa ganha vida com as cores e a ousadia da Orquestra Ouro Preto, que imprime sua identidade visual e cênica à montagem. O resultado são cenas impactantes, cheias de surpresas, que ampliam o drama e a potência narrativa da ópera. Na partitura original, Tim Rescala incorporou elementos do universo musical popular da época retratada no romance, como músicas brasileiras, boleros e sucessos radiofônicos, ao discurso operístico tradicional, criando uma obra híbrida entre ópera e musical. O romance do escritor mineiro conta a história de Hilda, uma jovem bela e rebelde que rompe com as expectativas ao abandonar sua vida de prestígio e refugiar-se na zona boêmia da capital mineira. Sua jornada se entrelaça com a de Frei Malthus, um jovem religioso determinado a transformar a vida dos habitantes da região. Esse encontro desencadeia uma série de conflitos éticos e sociais, em um confronto entre desejo e dever, liberdade e moralidade. Uma narrativa que encontra na ópera a linguagem perfeita para seu desenvolvimento dramático, somando-se ao panteão de grandes heroínas do gênero, como Carmen e Aída, e consolidando o caminho para a criação de uma ópera nacional que dialoga com nossa história, cores e sons. “Hilda tem todos os elementos para se tornar uma ópera: uma trama instigante e trágica, personagens fortes e uma grande carga emocional”, afirma o compositor Tim Rescala. Para o maestro Rodrigo Toffolo, “Hilda é uma protagonista perfeita para esse ciclo de óperas brasileiras que a Orquestra Ouro Preto vem desenvolvendo. É uma personagem feminina forte, com reflexões profundas sobre liberdade, destino e imposições sociais.” Com esta produção, a Orquestra reafirma seu compromisso com a criação de um repertório operístico brasileiro, acessível, contemporâneo e enraizado na identidade cultural do país. Sobre a Petrobras A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável e uma transição energética justa. A cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando, há mais de 40 anos, projetos que contribuem para a cultura brasileira e estão presentes em todos os estados do Brasil. [+] saiba mais Diário de Pilar na Grécia | Teatro Infantil 04/10 Teatro Sucesso de público e crítica, “Diário de Pilar na Grécia” já foi visto por cerca de 40 mil pessoas e acumula 15 indicações, além de diversos prêmios ao longo de sua trajetória nos palcos, incluindo Melhor Espetáculo, Melhor Texto Adaptado, Melhor Atriz e Melhor Ator pelo CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude), além dos prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Ator pelo Botequim Cultural. Pilar é uma menina muito esperta e bem-humorada. Ela mora com a mãe e o avô Pedro. Não conheceu o próprio pai, que “misteriosamente” saiu de sua vida, antes mesmo dela nascer. Um dia seu avô parte para uma viagem rumo à Grécia, e ela morrendo de saudades, resolve viajar também. Mas logo depois recebe a notícia de que seu avô não voltará mais de lá... Inconformada e decidida, Pilar encontra um presente deixado por ele: uma rede mágica que pode levá-la a qualquer lugar que desejar. Junto com o gato Samba e o seu grande amigo Breno, Pilar embarca em busca do avô, e  descobre alguns dos maiores mistérios da vida e o fascinante mundo da mitologia grega, repleto de deuses e heróis. [+] saiba mais Diário de Pilar na Amazônia | Teatro Infantil 05/10 Teatro Indicada aos prêmios APTR-RJ e IPCA-SP, Diário De Pilar Na Amazônia leva o público a uma imersão no coração da Floresta Amazônica. Com canções originais e personagens da cultura e mitologia dos povos originários, o espetáculo celebra a riqueza da fauna, da flora e do conhecimento ancestral da maior floresta tropical do planeta. Preocupados com o desmatamento e a destruição da floresta, a menina Pilar, seu amigo Breno e o gato Samba se transportam para a Amazônia onde, ao lado da indígena Maiara, enfrentam um perigoso grupo de madeireiros que depreda sem dó a floresta traficando madeira rio abaixo. Navegando pelo rio Amazonas, os amigos têm encontros surpreendentes com seres encantados da floresta como Iara e Curupira, que se tornam fortes aliados na empreitada das crianças. [+] saiba mais Balé Nacional da China | Guonian 09/10 a 12/10 Dança O Balé Nacional da China apresenta uma fusão deslumbrante de tradição e inovação que captura o coração do público global The New York Times Uma vitrine espetacular da cultura chinesa, combinando graça e técnica impecável em cada performance The Guardian Cada apresentação do Balé Nacional da China é uma experiência mágica que transcende fronteiras culturais Le Monde Balé Nacional da China celebra o Ano Novo Chinês no novo espetáculo em turnê pelo Brasil A tradicional Companhia Chinesa transforma o clássico “O Quebra-Nozes” de Tchaikovsky em uma grande celebração do Ano Novo Chinês O Balé Nacional da China, uma das mais prestigiadas companhias de dança da atualidade, retorna ao Brasil em outubro com a grandiosa produção GuoNian, uma celebração do ano novo chinês, embalado pela emblemática música composta por Tchaikovsky sob encomenda do coreógrafo Marius Petipa, em 1892. Com coreografia e direção de Zhao Ming, GuoNian é uma celebração visual que une a tradição do balé clássico europeu à riqueza simbólica da cultura chinesa. Reconhecido por sua habilidade em integrar linguagens coreográficas do Oriente e do Ocidente, Zhao Ming imprime à obra uma assinatura artística refinada e contemporânea. Sua abordagem inventiva e delicada é essencial para o impacto estético de GuoNian — uma explosão de cores, formas e movimentos que promete encantar tanto os admiradores da dança quanto o grande público, de todas as idades. Com mais de 60 bailarinos em cena, figurinos exuberantes e cenários grandiosos, o espetáculo transforma o Natal europeu em uma celebração vibrante do Ano Novo Chinês. Nesta montagem única, a história é conduzida pela trilha original de Tchaikovsky, agora ambientada em uma tradicional feira de Pequim, na véspera do Ano Novo Lunar. Símbolos como os doze animais do zodíaco, lanternas vermelhas e criaturas do folclore chinês transformam o clássico em uma jornada encantada entre realidade e sonho. Um dos momentos mais especiais de GuoNian acontece no segundo ato, quando 13 pequenas bailarinas brasileiras, entre cinco e oito anos, participam do espetáculo como convidadas, interpretando os personagens “Jin Yuanbao” (símbolo de sorte e prosperidade) e a “Fada das Flores” (que traz bons augúrios). Para essas crianças, em início de formação, o contato direto com os professores e bailarinos de uma grande companhia de dança representa uma experiência de aprendizado e inspiração que se guarda para toda a vida. No Rio de Janeiro, as convidadas são alunas da IT Ballerina (@itballerina). Em turnês realizadas nos Estados Unidos, Europa e Ásia, a mesma cena também contou com a participação de crianças locais e sempre encanta o público. A companhia atua como embaixadora cultural da China, promovendo sua arte em palcos internacionais e levando ao mundo a riqueza e a sensibilidade da estética chinesa. A missão do grupo é a fusão do clássico com o contemporâneo, e o diálogo entre o Oriente e o Ocidente através da dança. A turnê brasileira é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela CTG Brasil, com patrocínio da SPIC Brasil, produção da Dellarte e realização da Gaia e do Ministério da Cultura – União e Reconstrução, com o apoio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais. Turnê brasileira será Carbon Free Uma das novidades desta turnê é que ela será Carbono Neutro (Carbon Free), em uma iniciativa da CTG Brasil. As emissões geradas pelas apresentações em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo serão compensadas por meio da compra de créditos de carbono em programas reconhecidos internacionalmente, como o Verified Carbon Standard (VCS), administrado pela Verra (verra.org/). Esses créditos, provenientes de projetos certificados de reflorestamento, preservação ambiental e energias renováveis, asseguram a neutralização do impacto ambiental da turnê [+] saiba mais MPB4 – 60 Anos de MPB | Música 18/10 Música O SHOW DO MPB4 NA CIDADE DAS ARTES TERÁ A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO GRUPO CASUARINA  Logo após o golpe militar de 1964, prestes a lançar seu primeiro compacto, o grupo Quarteto do CPC, formado em Niterói, precisou mudar de nome. Nascia ali o MPB4 e, com ele, a sigla MPB, até então desconhecida e que nos anos seguintes passaria a designar um dos mais abrangentes gêneros musicais brasileiros. Para comemorar os 60 anos do MPB4 e da MPB, o biênio 2024 / 2025 é marcado pelo lançamento de álbum comemorativo via gravadora Biscoito Fino. Pela primeira vez na história do grupo, um trabalho todo com convidados especiais, compositores que marcaram as seis décadas do MPB4: Chico Buarque, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Dori Caymmi, Edu Lobo, Toquinho, Ivan Lins, Kleiton & Kledir, João Bosco, Alceu Valença, Francis Hime e Guinga cantam ao lado de Aquiles Reis, Dalmo Medeiros, Miltinho e Paulo Malaguti Pauleira. O repertório é de canções desses compositores, a grande maioria inédita nas vozes do MPB4. O álbum já está disponível em todos os aplicativos de música. O show de lançamento traz algumas das canções do álbum, completadas por outras que marcaram a trajetória do MPB4, traçando, assim, um amplo panorama da MPB que, assim como o MPB4, completa 60 anos este ano. A direção do show é de Hugo Sukman. No palco com o MPB4 a banda que os acompanha há mais de 30 anos, com João Faria (baixo), Pedro Reis (guitarra e bandolim) e Marcos Feijão (bateria). [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 24/08 a 14/12 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Língua Viva 2025 | O que é (o ou um) pai ? 17/09 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua. A arte intriga, faz enigma e provoca. À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. TEMA: O que é (o ou um) pai ? DATA: 17/09/25 O que é (o ou um) pai? “O pai”, acompanhado do artigo definido, pode conotar uma norma ou identidade conferida ao ideal do pai. “Um pai”, acompanhado do artigo indefinido, pode nos sugerir não uma norma estabelecida, mas a ocorrência singular de um pai enquanto função que inscreve e nomeia um sujeito na ordem simbólica do mundo. Logo, “o pai” pode ser o progenitor ou aquele que confere filiação ao filho na certidão. Contudo, “um pai” é uma função que não está restrita a pessoa ou responsabilidade civil de alguém formalmente nomeado. Um pai é o efeito de uma nomeação que funcionará para o sujeito como medida para o desejo, uma nomeação que abre a possibilidade para o sujeito frente ao desamparo real ou frente à devoração de um capricho desmedido de um Outro devorador. Na obra de Valter Hugo Mãe, Filho de mil homens, podemos explorar a narrativa poética e singular da ocorrência de “um pai” na vida daquela que advirá como um filho: “Quando se conhece alguém, pensou Crisóstomo, procuram-se as exuberâncias dos gestos, como para fazer exuberar o amor, mas o amor é uma pacificação com as nossas naturezas e deve conduzir ao sossego”. [+] saiba mais R.E.P.I. Move | Bate-Papo 25/09 Arte e Conhecimento Tema: Seja você líder da sua Felicidade: liderança feminina Será um evento com enfoque na Ciência da Felicidade, trazendo ferramentas e práticas para o autoconhecimento e desenvolvimento da felicidade feminina; Maria Albuquerque é especialista em vendas com base na Ciência da Felicidade, autora best-seller do livro Venda com a Ciência da Felicidade e criadora do Método REPI —um modelo inovador que ensina empreendedores a vender com mais leveza, autenticidade e resultados consistentes. Palestrante internacional, apresentou-se em Harvard em 2023 e é fundadora do REPI MOVE, evento que já impactou mais de mil mulheres, conectando propósito, vendas e realização pessoal de forma transformadora. Com mais de 20 anos de experiência como empresária no setor de educação, Maria orienta mulheres empreendedoras e profissionais liberais a se posicionarem com segurança, atraírem os clientes certos e transformarem seus negócios em motores de prosperidade, visibilidade e realização.   Dra. Karla Assed (@karlaassed) Dermatologista referência em rejuvenescimento facial, com atuação nacional e internacional. Empresária, membro das principais sociedades médicas do mundo e à frente de uma clínica de excelência no Rio de Janeiro. Cynthia Veit (@dracynthiaveit) Dentista e empresária com 30 anos de experiência na reabilitação oral. Fundadora da Clínica DrVeit, parceira da marca VeitSmile e idealizadora do projeto social Natal Azul. Palestrante internacional e apaixonada por arte e esportes. [+] saiba mais O Vento Veio e Falou Comigo | Lançamento de Livro 27/09 Arte e Conhecimento O Vento Veio e Falou Comigo — A criatividade como jornada de transformação às margens da Floresta Amazônica Em um mundo saturado de estímulos e empobrecido de sentido, O Vento Veio e Falou Comigo chega como um sopro. Mais do que um livro sobre criatividade, é uma jornada de transformação interior vivida às margens da Floresta Amazônica. Escrito por um artista e pesquisador imerso na escuta dos ritmos da floresta, o livro propõe uma travessia que resgata o valor simbólico da criação, rompendo com a lógica produtivista e reconectando o leitor ao gesto sensível de criar. Inspirado por conversas com ribeirinhos ancestrais da Floresta, silêncios compartilhados com a natureza e o fluxo do rio Tapajós, o autor nos convida a repensar o tempo, a escuta e a potência de se esvaziar como origem do ato criativo. Com linguagem poética e um ritmo que respeita o tempo da floresta, O Vento Veio e Falou Comigo é mais do que uma leitura — é um ritual de presença. Um convite para os que buscam reencontrar o sagrado no simples e acessar a alma do mundo por meio da arte, da contemplação e da escuta. SOBRE O LIVRO “O Vento Veio e Falou Comigo” é um livro-experiência que convida o leitor a uma travessia sensível pelos caminhos da criatividade, tendo a Floresta Amazônica como cenário real e simbólico. Em tempos de excesso, pressa e métricas, este relato emerge como um sopro de reencontro com o silêncio, a escuta e a potência poética da vida. A partir de uma imersão às margens do rio Tapajós, o autor — artista e pesquisador — compartilha conversas com a floresta, encontros com saberes ancestrais e aprendizados que revelam a criatividade não como técnica, mas como escuta profunda: da natureza, da ancestralidade e do invisível. Criar, aqui, é tornar-se permeável ao mundo. Mais do que um livro sobre criatividade, esta obra é um chamado à presença e à transformação interior. Um lembrete de que, se estivermos abertos, também poderemos ouvir o vento — e deixar que ele nos mova de volta à essência. SOBRE O AUTOR Daniel Mira é um pensador da arte. Atuando como artista, pesquisador e empreendedor criativo. Graduou-se em artes pela Universidade de Brasília, especializando-se em Poéticas Visuais, como mestre em Design e doutor em processos criativos inspirados na natureza pela Universidade de Brasília. Atua no contexto das pesquisas “poiéticas” inspiradas na Natureza, tendo como abordagem a interseção entre o sensível e o lógico para formação do pensamento humano e suas expressões. Como contexto mergulha na biodiversidade brasileira, orientando suas temáticas criativas para expressões centradas na vida, como o caminho para regeneração nos âmbitos culturais, sociais e de inovação. Seu processo artístico é um mergulho na poética da natureza e sua impermanência. Tem como base a escrita visual, mas busca na fenomenologia natural os cinco sentidos da imagem. O processo, a vivência e a escuta são a inspiração para o fazer artístico; onde consciência e inconsciência se misturam; e obra em si é um rastro destes encontros. A frente NOUS Ecossistema, é fundador do NOUS Instituto, constituído desde 2007, da NOUS escola e de sua consultoria de design regenerativo; fomentando ações nas áreas de Humanidades, Natureza e Cultura. Leciona como professor universitário a mais de quinze anos, coordenado ações de comunicação da causa através de projetos como núcleo de extensão Humanizate. Partilha sua criatividade nas áreas de artes visuais, fotografia, curadoria de arte e design visual há mais de 20 anos. Trabalhando junto ao governo brasileiro, museus e várias instituições culturais. Em sua carreira artística, exibiu suas obras no Brasil, Nova York, Barcelona, Berlim e Slovenia. [+] saiba mais Palhaço de Ferro | Teatro 27/09 a 05/10 Teatro Debaixo de uma antiga lona, transformada em um ferro velho, no sertão paraibano, um homem tenta fugir do próprio destino: ser palhaço, como o pai que nunca conheceu. Em meio a reflexões, memórias e solidão, ele constrói um espetáculo imaginário — onde a poesia nasce do abandono. Palhaço de Ferro é um mergulho sensível na poética nordestina, onde real e imaginário se embaralham num espetáculo visualmente forte, tragicômico e cheio de alma. Um convite à delicadeza da força que só um palhaço é capaz de ter. Prepare-se para rir, chorar e se reconhecer no espelho desse picadeiro de ferro velho e memórias. “Todo PALHAço precisa ser de palha para incendiar o picadeiro e de AÇO para resistir ao circo pegando fogo”. [+] saiba mais Sambalelê vai à Loja do Mestre André | Contação de História Musicada 05/10 Outros Sambalelê vai à Loja do Mestre André é um texto autoral voltado para o público infantil, que une dois personagens bastante conhecidos das cantigas de roda: Sambalelê e Mestre André. Sambalelê é um menino que conhece o violão por intermédio do Pai Francisco e fica completamente apaixonado pelo poder da música. Assim, parte rumo a uma viagem cheia de aventuras para conhecer a famosa e musical Loja do Mestre André! Nessa contação de história gratuita (com duração de 30 min e com a presença de 1 contadora de história e 1 interprete de LIBRAS), que é interativa e repleta de canções, são usados instrumentos musicais, adereços e fantoches.  Após a contação haverá o momento da oficina (cerca de 30 min), quando as crianças irão desenhar e/ou escrever (à escolha de cada um) a parte da história que mais gostaram. Essa é uma história de autoria da proponente e ainda não publicada, pois foi elaborada na forma oral. Por isso, na oficina, as crianças irão criar os primeiros registros documentais dela. Os desenhos do público irão ser digitalizados e inseridos num banco de dados com o devido crédito e autorização dos responsáveis. Após a execução das 3 ações, os registros serão unidos e irá compor um caderno virtual que terá acesso e download gratuito. A contação de história, criada em 2013, por Beatriz Bessa e Maurice Assis (in memorian) já foi apresentada no formato teatral em diversas escolas e, na pandemia, executada de forma remota em LIVES. [+] saiba mais O Pequeno Príncipe | Teatro Infantil 11/10 a 12/10 Teatro Recontar O Pequeno Príncipe, uma história tão familiar e preciosa ao imaginário popular, é um desafio inspirador. Riquíssima em signos e metáforas, essa história é um vasto universo a conhecer. A nós interessou investigar, de forma especial, o resgate da infância, a relação que se estabelece na história entre o adulto e sua criança interior. Débora Normandes e Vinícius Oliveira brincam a cena entre cantigas populares e a dramaturgia musical conduzida pelo pianista Thomás Medeiros, com obras de Bach, Beethoven, Villa-Lobos e Erik Satie (ao vivo).  [+] saiba mais 46 ª Ciranda de Poesias do Rio de Janeiro | 2025 18/10 Arte e Conhecimento 46ª Edição do evento anual em celebração ao Dia do Poeta e aniversário de 35 anos da Casa do Poeta do Rio de Janeiro. Tema: Celebração ao Dia do Poeta e Aniversário de 35 anos da Casa do Poeta do Rio de Janeiro. Recital com apresentações dos poetas finalistas do concurso anual de poemas, premiações, apresentações poéticas e musicais de artistas convidados, sorteios de livros ao público e tarde de autógrafos com os poetas Mano Melo e Costa Senna. JACKESON LACERDA é Poeta, Escritor, Jornalista e Advogado. Presidente da Casa do Poeta do Rio de Janeiro. Presidente da Comissão de Cultura da OAB Barra da Tijuca. Membro da Academia Irajaense de Letras e Artes. Ex-diretor do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro. 11 obras solo publicadas entre livros e 1 DVD. Concorreu à Academia Brasileira de Letras. Lançou seu mais recente livro de poemas em 19/10/2023, na Sala de Leitura da Cidade das Artes, atual Biblioteca Municipal Ziraldo. @jackeson_lacerda [+] saiba mais A Mágica com Gabriel Montenegro 18/10 a 19/10 Outros Prepare-se para viver o impossível! Você já imaginou voar, ler pensamentos ou até se teletransportar diante dos seus próprios olhos? Chegou a hora de transformar o impossível em realidade! A MÁGICA – O espetáculo de ilusionismo mais aguardado da década – desembarca na América Latina para levar você a uma experiência que vai desafiar sua lógica, mexer com suas emoções e expandir os limites da sua imaginação. Criado e estrelado por Gabriel Montenegro, um dos maiores ilusionistas do mundo, com mais de 20 anos de carreira internacional, presença marcante em novelas, séries e programas de TV, este show não é apenas entretenimento — é uma verdadeira viagem sensorial pelo universo da magia moderna. Gabriel se fez uma pergunta: “O que é a mágica, de verdade?” E a resposta está neste espetáculo que reúne mais de 30 mágicas inéditas e revolucionárias, criadas para te deixar sem palavras. Em A MÁGICA, cada pessoa se torna parte essencial de um show intimista, interativo e absolutamente inesquecível. É mais do que um show. É a noite em que você vai acreditar no inacreditável. Garanta seu lugar agora e venha descobrir por que A MÁGICA está encantando plateias ao redor do mundo. Ingressos limitados. Uma única temporada. Um fim de semana. Uma chance de viver a magia como você nunca viu antes.   [+] saiba mais Canta o Brasil - Temas Especiais | Corais 19/10 Música  O Projeto Canta o Brasil idealizado pelo Maestro Luiz Lima, arranjador, Pianista, cantor Lírico e Regente de importantes coros, no Rio de Janeiro, reúne todos os seus corais para uma única e especial apresentação. Direção Geral do Maestro Luiz Lima, Direção Musical do Maestro Leandro Campanate, Direção Coreografica da Professora Marta Coelho e Coordenação de Produção de Meg Menezes. Em parceria com a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, da Escola de Música ECO (Espaço Cultural Oficial) e da Cia de Canto e Dança Rosa de Fogo (Coreógrafa Marta Coelho), fazem do projeto um grande e agradável espetáculo. Ressaltando que, o Projeto Canta o Brasil trabalha com a inclusão social, de diversos segmentos sociais, tais como: Idosos, portadores de necessidades especiais e etc desenvolvendo a capacitação e acolhendo com muito respeito a diversidade brasileira.Aproposta para este ano de 2025, terá o desenvolvimento de temas distintos, divididos em 04 atos. Entre eles o sucesso da Óperas e Musicais, do "Vozes da África" ( em homenagem ao Dia da Consciência Negra), de Dança e, por fim, uma grande festa com o tema "Anos 60", com o melhor da música popular brasileira, também, os clássicos, incluindo as lindas e imortais composições de temas de filmes internacionais, entre outras surpresas. Além disso, todo o espetáculo será produzido nos mínimos detalhes para melhor representar cada tema desenvolvido, desde de o repertório, como também, na ambientação, figurinos, orquestra e outras equipes de produção. [+] saiba mais Tango Genuine | Dança 08/11 a 09/11 Dança O tango nasceu na fricção: entre culturas, classes, desejos. Saiu das bordas de Buenos Aires para ocupar o centro — dos salões, das partituras, das grandes vozes. Feito de tensão e beleza, ele carrega a cidade no corpo. Neste espetáculo, a música de Piazzolla e outros mestres ganha novo fôlego: denso, teatral, irresistível. Uma noite para quem quer revisitar a história do tango portenho! [+] saiba mais The Platters – Experience – Love Tour 2025 14/11 Música THE PLATTERS EXPERIENCE SE APRESENTAM NO RIO DE JANEIRO EM SHOW HISTÓRICO NA CIDADE DAS ARTES Grupo vocal americano, ícone do soul e do doo-wop, sobe ao palco em 14 de novembro com seus maiores sucessos O lendário grupo vocal The Platters Experience, um dos nomes mais emblemáticos da música americana do século 20, fará uma apresentação única na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro. Com mais de sete décadas de história, o grupo promete uma noite nostálgica, embalada por sucessos que marcaram gerações e atravessaram fronteiras. Formado originalmente na década de 1950, The Platters Experience foram pioneiros na mistura do rhythm and blues com harmonias vocais refinadas, abrindo caminho para o surgimento do soul e do pop moderno. Com hits como “Only You (And You Alone)”, “The Great Pretender”, “Smoke Gets in Your Eyes”, “Twilight Time” e “My Prayer”, o grupo conquistou as paradas de sucesso ao redor do mundo e tornou-se uma das bandas vocais mais populares da história da música. Ao longo de sua carreira, The Platters Experience venderam milhões de discos e foram incluídos no prestigiado Rock and Roll Hall of Fame. Mesmo após diversas formações ao longo dos anos, o grupo continua encantando plateias com interpretações cheias de emoção, técnica vocal apurada e uma sonoridade atemporal. O show na Cidade das Artes será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a elegância, o romantismo e a força vocal que tornaram The Platters Experience um fenômeno global. Fãs de todas as idades poderão reviver clássicos imortais e testemunhar de perto a performance de um grupo que influenciou artistas ao redor do mundo. Prepare-se para uma noite inesquecível com um dos maiores nomes da música mundial. [+] saiba mais