Projeto Interlocuções | O que diz a Psicanálise sobre as mulheres

Sobre o Projeto Interlocuções: Há seis anos a psicanalista Gilda Pitombo Mesquita, desenvolve o projeto “Interlocuções: Psicanálise e Literatura”, dentro da Cidade das Artes com a finalidade de dialogar com os outros saberes e transmitir a Psicanálise para quem desejar.
Nomes que já passaram pelo projeto: Elisabeth da Rocha Miranda, Marli Bastos, Sandra Edler, Deonísio da Silva, Alexandre B. Balbi, Denise Erse Andrade, Conceição Rios, Adriana Bastos.
Temas já abordados: “Literatura e Psicanálise”, “Hamlet e a Melancolia”, “Hamlet e Dom Casmurro”, “O Ciúme em Proust”, “O estranho nas meninas de Velázquez”, “Arte do Inconsciente”, “A inquietante estranheza nos contos fantásticos”.
Nesse retorno do projeto, trazemos a discussão sobre o que diz a psicanálise sobre as mulheres, com a proposta de fazer articulações sobre a diferença sexual na teoria psicanalítica, enfatizando o que disse Freud e Lacan sobre as mulheres, levando-nos a uma diferenciação entre o conceito do feminino na psicanalise e a feminilidade defendida pelos movimentos feministas ao longo dos séculos. Destes movimentos ressaltamos o pioneirismo de Simone de Beauvoir na França em meados do Século XX, o qual tomaremos como referência inicialmente.
Em paralelo com a escrita de Beauvoir, seguiremos os passos da psicanálise com a leitura de textos de Freud e Lacan que dissertam sobre o tema.
Coordenação: Gilda Pitombo e Graça Soares
Sobre Gilda Pitombo: Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade. Doutoranda em Arte e Psicanálise pela UERJ. Publicação na Revista Concinnitas no: 27/2016 – www.e publicacoes.uerj.br-index.php/concinnitas/issue/view/1204/showtoc. Ato poético: Entusiasmo no Amor. In: Elizabeth Rocha Miranda, Georgina Cerquise (Org) A Clínica do Ato. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013 v.p81-85. O Romance Familiar Trágico de Édipo, Tempo Psicanalítico. JCR, 2009. Participação na Pesquisa em Arte Contemporânera do Professor Alexandre Sá. Estudos de Literatura e Psicanálise com a leitura da primeira parte do poema “A Divina Comédia” de Dante Alighiere, denominado “Inferno” na Sala de Leitura na Cidade das Artes, RJ. Aérea de interesse em Literatura, Arte e Psicanálise. Link: http://lattes.cnpq.br/6945718026055695. Página pessoal: https://www.youtube.com/channel/UC2zRi4JZfZPMYOjaWpUkA6A/.
Sobre Graça Soares: É psicanalista, participante da Escola Letra Freudiana – RJ, com um percurso de mais de 20 anos tanto no atendimento clinico como na produção de alguns textos sobre variados temas psicanalíticos, apresentados em jornadas, encontros e publicados em revistas especializadas em psicanálise.