Antecipando as comemorações do Dia do Meio Ambiente (05 de junho), e com o intuito de estimular e sensibilizar o público para as questões ambientais, tornando-o multiplicador, o setor de Arte e Conhecimento da Cidade das Artes, em parceria com a empresa VIVAMAR CURSOS LIVRES, promoverá um dia repleto de atividades.
O evento é gratuito e aberto ao público, em especial aos interessados pelos temas: biologia marinha, mergulho, preservação e educação ambiental. Entre as instituições participantes, estarão presentes a ONG Focinhos de Luz e a Equipe Renan Alves, que trabalham em prol de cães e gatos abandonados e/ou que sofreram maus tratos.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
13h às 14h - Oficina com Horta das Artes
14h às 15h30 - Oficina de reciclagem - Tema: “Garrafas que Falam” e contação de história
15h às 20h - Exposições de Projetos Ambientais
16h30 às 17h30 - Oficina de yoga para a família - Tema: “Um momento de conexão entre a família”
18h às 20h – Roda de conversa
OFICINAS
OFICINA com HORTA DAS ARTES
Oficineiros: Fábio Mehlem e Mateus Siniscalchi
Horário: 13h às 14h
Local: Esplanada
O projeto Horta das Artes é um programa de educação socioambiental para jovens e adultos, que consiste no ensino de teorias e práticas agroecológicas em uma horta comunitária, localizada no jardim da Cidade das Artes.
A ativação pedagógica desta horta orgânica e biodiversa como um ambiente de aprendizado dinâmico e interdisciplinar, possibilita a abordagem de diferentes temas e questões contemporâneas, desde os desafios ambientais que vivenciamos no nosso cotidiano, até as alternativas sustentáveis para uma vida mais harmônica e saudável. Através de ações locais, buscamos respostas para as transformações globais que estão em curso. A ideia é promover essa troca a partir da conscientização socioambiental e do despertar da curiosidade coletiva com atividades lúdicas variadas. Ao mesmo tempo, promovendo a capacitação necessária para a formação de agricultores urbanos de diferentes idades, gêneros e classes sociais.
Convidamos um dos fundadores do Horta das Artes, o engenheiro ambiental Fábio Percia Mehlem, para falar um pouco sobre o projeto e ensinar a fazer sua horta em casa. Nos dias de hoje precisamos cada vez mais nos conectar com a natureza, mesmo dentro dos grandes centros urbanos. A experiência promete ser inovadora e contribuir com ideias para que possamos intervir cada vez mais de maneira positiva em nosso ambiente.
OFICINA DE RECICLAGEM
TEMA: “GARRAFAS QUE FALAM” E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA.
Oficineira: Andrezza Borges, fotógrafa, ambientalista e educadora ambiental, fundadora do movimento ReciclaSurf
Horário: 14h às 15h30
Local: SALA DE LEITURA
A atividade consiste na reutilização de garrafas pet, tecidos e revistas antigas. Vamos mostrar na oficina que nossos resíduos podem ser totalmente reutilizados, diminuindo o impacto pelo descarte em aterros sanitários.
As garrafas serão doadas pela água alcalina Hay UP, fazendo assim a compensação ambiental, e trarão mensagens em sua decoração, levando informações ou temas. E os tecidos, serão oferecidos por costureiras parceiras do projeto ReciclaSurf.
A contação de histórias será com os livros “O livro do Planeta Terra”, do autor Todd Parr, e “O Que é Engraçado?”, de Etan Boritzer.
OFICINA DE YOGA PARA A FAMÍLIA
TEMA: UM MOMENTO DE CONEXÃO ENTRE A FAMÍLIA
Oficineiras: Ana Corazza e Nadia Peletti
Horário: 16h30 às 17h30
Local: Esplanada
Público-alvo: crianças de todas as idades, acompanhadas de seus pais.
Através de muitas brincadeiras, jogos, músicas e histórias, criamos uma atmosfera lúdica onde a criança e seus familiares poderão vivenciar a Yoga, fluindo entre posturas, praticando a respiração consciente e a meditação para, ao final, experimentarem juntos um momento em silêncio de relaxamento e aconchego.
EXPOSIÇÃO
Horário: 15h às 18h
Local: espaço ao lado da Sala de Leitura
Público alvo: geral
Atividade: Exposições de Projetos Ambientais
Os expositores levarão livros, materiais didáticos, banners e informativos educacionais com o intuito de expor seus projetos e atividades socioambientais e sensibilizar as pessoas para as questões ambientais.
Os expositores:
CORAL VIVO: O Projeto Coral Vivo foi fundado em 2003 e atua para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos recifes de coral e ambientes coralíneos do Brasil, por meio dos eixos temáticos principais: pesquisa, educação, formulação e acompanhamento de políticas públicas, comunicação e sensibilização da sociedade, incluindo ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais), como coordenador executivo.
EXPOSIÇÃO: INFORMATIVOS, LIVROS, VÍDEOS, BANNERS EDUCACIONAIS;
PROJETO UÇÁ: O Projeto Uçá iniciou suas atividades em julho de 2012 e objetiva disseminar informações de forma coloquial, aumentando o conhecimento sobre a espécie e seu ecossistema, promovendo a sustentabilidade, visando assim, contribuir para a melhoria da qualidade ambiental na região leste da Baía de Guanabara e seu entorno.
EXPOSIÇÃO: COLEÇÃO ZOOLÓGICA IN VITRO COM ANIMAIS DA BAÍA DE GUANABARA, BANNERS, FOLDERS, JOGOS EDUCATIVOS;
INSTITUTO MAR URBANO: O Instituto Mar Urbano é uma organização não governamental que trabalha com o propósito de gerar e compartilhar conhecimento sobre o ambiente marinho, com foco no bem-estar humano e nos recursos naturais de que a vida depende. O intuito é difundir práticas mais sustentáveis e popularizar a ciência, promovendo assim, a conservação da biodiversidade marinha. A partir de atividades de educação ambiental somadas à divulgação de produtos audiovisuais, busca inspirar, conscientizar e mobilizar a sociedade.
EXPOSIÇÃO: BANNERS, INFORMATIVOS, DEMONSTRAÇÃO DE LIXO RETIRADO DAS PRAIAS EM SUAS AÇÕES AMBIENTAIS;
ECOSURF: O Instituto Ecosurf - IE é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) brasileira, criado em 2000, com a missão de empoderar os surfistas e proteger os oceanos, ambiente essencial para a qualidade de vida e o bem-estar dos seres vivos.
EXPOSIÇÃO: BANNERS, INFORMATIVOS, DEMONSTRAÇÃO DE LIXO RETIRADO DAS PRAIAS EM SUAS AÇÕES AMBIENTAIS;
UIRAPURU: A Uirapuru nasceu da necessidade de divulgar a diversidade da fauna e flora brasileira, a partir da associação da natureza e design. A proposta da Uirapuru é retratar de forma única, com qualidade gráfica e científica, permitindo que a ciência seja incorporada ao cotidiano do público leigo de forma suave e lúdica, como forma de ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira.
EXPOSIÇÃO PARA VENDA: LIVROS DA ÁREA AMBIENTAL, CANECAS, CHINELOS, PORTA COPOS, MOUSE PAD, LIXEIRINHA DE CARRO, MARCADORES DE LIVRO, CAMISETAS. TODOS OS ITENS REMETEM AO TEMA AMBIENTAL.
FOCINHOS DE LUZ: A Associação Focinhos de Luz é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, cujos objetivos são: defesa dos direitos dos animais, conservação socioambiental e educação para prevenção de zoonoses.
EXPOSIÇÃO PARA VENDA PARA ARRECADAR FUNDOS PARA A ONG: CAMISETAS, CANECAS, AGENDAS, ADESIVOS, QUADRINHOS.
Roda de Conversa
Horário: 18h às 20h
Local: Sala de leitura
Público alvo: jovens, universitários e adultos
Assuntos que serão abordados: problemática do lixo, poluição, reciclagem, desenvolvimento sustentável, empreendedorismo, consumo consciente, preservação de ecossistemas costeiros, mudanças climáticas, dentre outros.
Palestrantes
Pedro Belga
Em 1998 funda a Associação dos Protetores do Mar – ONG Guardiões do Mar. Desde 1998 atua como articulador socioambiental de lideranças comunitárias e da pesca na bacia contribuinte da Guanabara, envolvendo catadores de caranguejo e pescadores artesanais. A partir de 2013, estende a ação ao litoral norte de São Paulo e Florianópolis (SC), passando a atuar também com quilombolas e caiçaras. Idealizador e gestor de 25 projetos Socioambientais (2000 a 2012), incluindo os mais recentes: Projeto Uçá e Projeto EDUC (2012/2019). Atua em 10 municípios da bacia contribuinte da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Teresópolis e Cachoeiras de Macacu e, ainda, em Maricá). Integrante do Conselho Gestor do Projeto – Conexões Éticas do Terceiro Setor. Parceria entre a Petrobras e UNESCO, que visa a capacitação de líderes e gestores de 180 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em todo o Brasil; Criador das ações Moeda Verde e Operação LIMPAOCA, consideradas referência nacional pela plataforma EduCares do Ministério do Meio Ambiente em 2014. 2017 – sob sua coordenação, o Projeto UÇÁ recebe o prêmio Hugo Werneck, como melhor exemplo nacional na categoria Biodiversidade; 2018 – Recebe no Senado Federal da Argentina o título de: Líderes para el Dessarollo Integral de Latinoamérica. Criador em parceria com o Museu Natural do Mangue/CE, da primeira Rede Nacional de Manguezais – RENAMAN – que congrega 35 instituições e pesquisadores em 11 estados. Atual presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador nacional do Projeto UÇÁ.
Helen Rodrigues
Fundadora da Mentah!, primeira empresa brasileira de canudos reutilizáveis, é farmacêutica e mestre em Saúde Pública. Largou a carreira para fundar a empresa depois de uma viagem sozinha para Bali, na Indonésia. Despertar a conexão com a natureza e impulsionar o consumo consciente foram os propósitos para desenvolver os canudos, que são duráveis, reutilizáveis, livres de BPA, inertes e termoresistentes.
Recentemente lançou o canudo de silicone para trazer mais acessibilidade ao mercado sustentável e atender ao público que possui dificuldade em se adaptar ao de vidro (crianças, portadores de necessidades especiais, idosos).
Caio Salles
Jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, instrutor de mergulho e ambientalista. Atualmente faz parte da diretoria do Instituto Mar Urbano e do Conselho Diretor do Instituto Mar Adentro. Trabalhou por mais de dez anos em canais de televisão como repórter e editor. Dirigiu séries de documentários e participou da cobertura de Jogos Olímpicos e Copas do Mundo. A partir de 2014, criou e passou a se dedicar ao Projeto Verde Mar, incialmente com o objetivo de divulgar outras iniciativas de conservação marinha através de documentários e séries de vídeo e, a partir de 2016, por meio das ações ambientais locais, especificamente na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, com foco em lixo marinho. Nestas ações, o projeto reúne mergulhadores para coletar resíduos sólidos do fundo do mar e voluntários para os mutirões de limpeza na praia. Desde 2018, realiza pesquisa sobre lixo marinho em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO.
Bruno Mais
Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela (UGF/Rio), Mestre em Ecologia e Recursos Naturais (UENF), Doutor em Ecologia e Recursos Naturais (UENF/IEAPM) e Pós Doutorando no Programa Antártico Brasileiro (CAPES). Especialista em Ecologia Marinha Bêntica, desenvolve estudos descritivos e experimentais geralmente abordando a sucessão ecológica, tema particularmente adequado para tratar de preocupações sobre perda de biodiversidade, mudança climática, espécies invasoras e restauração ecológica.
DOAÇÕES
Os interessados em participar do evento, poderão contribuir com a ONG Focinhos de Luz e Equipe Renan Alves Resgate Animal levando doações como: medicamentos e ração e/ou brinquedos para os cães e gatos que estão sob seus cuidados.
REALIZAÇÃO:
CIDADE DAS ARTES
VIVAMAR CURSOS LIVRES
CONVIDADOS:
ECOSURF
EQUIPE RENAN ALVES
FOCINHOS DE LUZ
INSTITUTO MAR URBANO
MENTAH!
PROJETO CORAL VIVO
PROJETO UÇÁ
PROJETO VERDE MAR
RECICLA SURF
UIRAPURU
NAMASTÊ KIDS YOGA
