Fundação Cidade das Artes

Programação » Ambientalize-se | Evento Ambiental

Evento Encerrado

Ambientalize-se | Evento Ambiental



Antecipando as comemorações do Dia do Meio Ambiente (05 de junho), e com o intuito de estimular e sensibilizar o público para as questões ambientais, tornando-o multiplicador, o setor de Arte e Conhecimento da Cidade das Artes, em parceria com a empresa VIVAMAR CURSOS LIVRES, promoverá um dia repleto de atividades.

 

O evento é gratuito e aberto ao público, em especial aos interessados pelos temas: biologia marinha, mergulho, preservação e educação ambiental. Entre as instituições participantes, estarão presentes a ONG Focinhos de Luz e a Equipe Renan Alves, que trabalham em prol de cães e gatos abandonados e/ou que sofreram maus tratos.


 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

 

13h às 14h - Oficina com Horta das Artes

14h às 15h30 - Oficina de reciclagem - Tema: “Garrafas que Falam” e contação de história

15h às 20h - Exposições de Projetos Ambientais

16h30 às 17h30 - Oficina de yoga para a família - Tema:  “Um momento de conexão entre a família”

18h às 20h – Roda de conversa

 

OFICINAS

 

OFICINA com HORTA DAS ARTES


 

Oficineiros: Fábio Mehlem e Mateus Siniscalchi

 

Horário: 13h às 14h

Local: Esplanada

O projeto Horta das Artes é um programa de educação socioambiental para jovens e adultos, que consiste no ensino de teorias e práticas agroecológicas em uma horta comunitária, localizada no jardim da Cidade das Artes.

A ativação pedagógica desta horta orgânica e biodiversa como um ambiente de aprendizado dinâmico e interdisciplinar, possibilita a abordagem de diferentes temas e questões contemporâneas, desde os desafios ambientais que vivenciamos no nosso cotidiano, até as alternativas sustentáveis para uma vida mais harmônica e saudável. Através de ações locais, buscamos respostas para as transformações globais que estão em curso.  A ideia é promover essa troca a partir da conscientização socioambiental e do despertar da curiosidade coletiva com atividades lúdicas variadas. Ao mesmo tempo, promovendo a capacitação necessária para a formação de agricultores urbanos de diferentes idades, gêneros e classes sociais.

Convidamos um dos fundadores do Horta das Artes, o engenheiro ambiental Fábio Percia Mehlem, para falar um pouco sobre o projeto e ensinar a fazer sua horta em casa. Nos dias de hoje precisamos cada vez mais nos conectar com a natureza, mesmo dentro dos grandes centros urbanos. A experiência promete ser inovadora e contribuir com ideias para que possamos intervir cada vez mais de maneira positiva em nosso ambiente.

 

 

OFICINA DE RECICLAGEM
TEMA: “GARRAFAS QUE FALAM” E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA.
 



 

Oficineira: Andrezza Borges, fotógrafa, ambientalista e educadora ambiental, fundadora do movimento ReciclaSurf

Horário: 14h às 15h30

Local: SALA DE LEITURA 

 

A atividade consiste na reutilização de garrafas pet, tecidos e revistas antigas. Vamos mostrar na oficina que nossos resíduos podem ser totalmente reutilizados, diminuindo o impacto pelo descarte em aterros sanitários.

 

As garrafas serão doadas pela água alcalina Hay UP, fazendo assim a compensação ambiental, e trarão mensagens em sua decoração, levando informações ou temas. E os tecidos, serão oferecidos por costureiras parceiras do projeto ReciclaSurf.

 

A contação de histórias será com os livros “O livro do Planeta Terra”, do autor Todd Parr, e “O Que é Engraçado?”, de Etan Boritzer.

 

OFICINA DE YOGA PARA A FAMÍLIA
TEMA:  UM MOMENTO DE CONEXÃO ENTRE A FAMÍLIA


Oficineiras: Ana Corazza e Nadia Peletti 
Horário: 16h30 às 17h30

Local: Esplanada

Público-alvo: crianças de todas as idades, acompanhadas de seus pais.

 

Através de muitas brincadeiras, jogos, músicas e histórias, criamos uma atmosfera lúdica onde a criança e seus familiares poderão vivenciar a Yoga, fluindo entre posturas, praticando a respiração consciente e a meditação para, ao final, experimentarem juntos um momento em silêncio de relaxamento e aconchego.

 

 

EXPOSIÇÃO
Horário: 15h às 18h

Local: espaço ao lado da Sala de Leitura

Público alvo: geral

 

Atividade: Exposições de Projetos Ambientais

Os expositores levarão livros, materiais didáticos, banners e informativos educacionais com o intuito de expor seus projetos e atividades socioambientais e sensibilizar as pessoas para as questões ambientais.

 

 

Os expositores:

 

CORAL VIVO: O Projeto Coral Vivo foi fundado em 2003 e atua para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos recifes de coral e ambientes coralíneos do Brasil, por meio dos eixos temáticos principais: pesquisa, educação, formulação e acompanhamento de políticas públicas, comunicação e sensibilização da sociedade, incluindo ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais), como coordenador executivo.

EXPOSIÇÃO: INFORMATIVOS, LIVROS, VÍDEOS, BANNERS EDUCACIONAIS;

 

PROJETO UÇÁ: O Projeto Uçá iniciou suas atividades em julho de 2012 e objetiva disseminar informações de forma coloquial, aumentando o conhecimento sobre a espécie e seu ecossistema, promovendo a sustentabilidade, visando assim, contribuir para a melhoria da qualidade ambiental na região leste da Baía de Guanabara e seu entorno.

EXPOSIÇÃO: COLEÇÃO ZOOLÓGICA IN VITRO COM ANIMAIS DA BAÍA DE GUANABARA, BANNERS, FOLDERS, JOGOS EDUCATIVOS;

 

INSTITUTO MAR URBANO: O Instituto Mar Urbano é uma organização não governamental que trabalha com o propósito de gerar e compartilhar conhecimento sobre o ambiente marinho, com foco no bem-estar humano e nos recursos naturais de que a vida depende. O intuito é difundir práticas mais sustentáveis e popularizar a ciência, promovendo assim, a conservação da biodiversidade marinha. A partir de atividades de educação ambiental somadas à divulgação de produtos audiovisuais, busca inspirar, conscientizar e mobilizar a sociedade.

EXPOSIÇÃO: BANNERS, INFORMATIVOS, DEMONSTRAÇÃO DE LIXO RETIRADO DAS PRAIAS EM SUAS AÇÕES AMBIENTAIS;

 

ECOSURF: O Instituto Ecosurf - IE é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) brasileira, criado em 2000, com a missão de empoderar os surfistas e proteger os oceanos, ambiente essencial para a qualidade de vida e o bem-estar dos seres vivos.   

EXPOSIÇÃO: BANNERS, INFORMATIVOS, DEMONSTRAÇÃO DE LIXO RETIRADO DAS PRAIAS EM SUAS AÇÕES AMBIENTAIS;

 

UIRAPURU: A Uirapuru nasceu da necessidade de divulgar a diversidade da fauna e flora brasileira, a partir da associação da natureza e design. A proposta da Uirapuru é retratar de forma única, com qualidade gráfica e científica, permitindo que a ciência seja incorporada ao cotidiano do público leigo de forma suave e lúdica, como forma de ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira.

EXPOSIÇÃO PARA VENDA: LIVROS DA ÁREA AMBIENTAL, CANECAS, CHINELOS, PORTA COPOS, MOUSE PAD, LIXEIRINHA DE CARRO, MARCADORES DE LIVRO, CAMISETAS. TODOS OS ITENS REMETEM AO TEMA AMBIENTAL.

 

FOCINHOS DE LUZ: A Associação Focinhos de Luz é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, cujos objetivos são: defesa dos direitos dos animais, conservação socioambiental e educação para prevenção de zoonoses.

 

EXPOSIÇÃO PARA VENDA PARA ARRECADAR FUNDOS PARA A ONG: CAMISETAS, CANECAS, AGENDAS, ADESIVOS, QUADRINHOS.

 

 

Roda de Conversa

Horário: 18h às 20h

Local: Sala de leitura
Público alvo: jovens, universitários e adultos

 

Assuntos que serão abordados: problemática do lixo, poluição, reciclagem, desenvolvimento sustentável, empreendedorismo, consumo consciente, preservação de ecossistemas costeiros, mudanças climáticas, dentre outros.  

 

 

Palestrantes

 

 

Pedro Belga

Em 1998 funda a Associação dos Protetores do Mar – ONG Guardiões do Mar. Desde 1998 atua como articulador socioambiental de lideranças comunitárias e da pesca na bacia contribuinte da Guanabara, envolvendo catadores de caranguejo e pescadores artesanais. A partir de 2013, estende a ação ao litoral norte de São Paulo e Florianópolis (SC), passando a atuar também com quilombolas e caiçaras. Idealizador e gestor de 25 projetos Socioambientais (2000 a 2012), incluindo os mais recentes: Projeto Uçá e Projeto EDUC (2012/2019). Atua em 10 municípios da bacia contribuinte da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Teresópolis e Cachoeiras de Macacu e, ainda, em Maricá). Integrante do Conselho Gestor do Projeto – Conexões Éticas do Terceiro Setor. Parceria entre a Petrobras e UNESCO, que visa a capacitação de líderes e gestores de 180 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em todo o Brasil; Criador das ações Moeda Verde e Operação LIMPAOCA, consideradas referência nacional pela plataforma EduCares do Ministério do Meio Ambiente em 2014. 2017 – sob sua coordenação, o Projeto UÇÁ recebe o prêmio Hugo Werneck, como melhor exemplo nacional na categoria Biodiversidade; 2018 – Recebe no Senado Federal da Argentina o título de: Líderes para el Dessarollo Integral de Latinoamérica. Criador em parceria com o Museu Natural do Mangue/CE, da primeira Rede Nacional de Manguezais – RENAMAN – que congrega 35 instituições e pesquisadores em 11 estados. Atual presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador nacional do Projeto UÇÁ.

 

 

Helen Rodrigues

Fundadora da Mentah!, primeira empresa brasileira de canudos reutilizáveis, é farmacêutica e mestre em Saúde Pública. Largou a carreira para fundar a empresa depois de uma viagem sozinha para Bali, na Indonésia. Despertar a conexão com a natureza e impulsionar o consumo consciente foram os propósitos para desenvolver os canudos, que são duráveis, reutilizáveis, livres de BPA, inertes e termoresistentes.

Recentemente lançou o canudo de silicone para trazer mais acessibilidade ao mercado sustentável e atender ao público que possui dificuldade em se adaptar ao de vidro (crianças, portadores de necessidades especiais, idosos).

 

 

Caio Salles

Jornalista, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, instrutor de mergulho e ambientalista. Atualmente faz parte da diretoria do Instituto Mar Urbano e do Conselho Diretor do Instituto Mar Adentro. Trabalhou por mais de dez anos em canais de televisão como repórter e editor. Dirigiu séries de documentários e participou da cobertura de Jogos Olímpicos e Copas do Mundo. A partir de 2014, criou e passou a se dedicar ao Projeto Verde Mar, incialmente com o objetivo de divulgar outras iniciativas de conservação marinha através de documentários e séries de vídeo e, a partir de 2016, por meio das ações ambientais locais, especificamente na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, com foco em lixo marinho. Nestas ações, o projeto reúne mergulhadores para coletar resíduos sólidos do fundo do mar e voluntários para os mutirões de limpeza na praia. Desde 2018, realiza pesquisa sobre lixo marinho em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO. 

 

 

Bruno Mais

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela (UGF/Rio), Mestre em Ecologia e Recursos Naturais (UENF), Doutor em Ecologia e Recursos Naturais (UENF/IEAPM) e Pós Doutorando no Programa Antártico Brasileiro (CAPES). Especialista em Ecologia Marinha Bêntica, desenvolve estudos descritivos e experimentais geralmente abordando a sucessão ecológica, tema particularmente adequado para tratar de preocupações sobre perda de biodiversidade, mudança climática, espécies invasoras e restauração ecológica. 

 

 

DOAÇÕES

Os interessados em participar do evento, poderão contribuir com a ONG Focinhos de Luz e Equipe Renan Alves Resgate Animal levando doações como: medicamentos e ração e/ou brinquedos para os cães e gatos que estão sob seus cuidados.

 

 

REALIZAÇÃO:

CIDADE DAS ARTES

VIVAMAR CURSOS LIVRES

 

 

CONVIDADOS: 

ECOSURF

EQUIPE RENAN ALVES

FOCINHOS DE LUZ

INSTITUTO MAR URBANO

MENTAH!

PROJETO CORAL VIVO

PROJETO UÇÁ

PROJETO VERDE MAR

RECICLA SURF

UIRAPURU

NAMASTÊ KIDS YOGA

 




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

01/06/19

Horários

Sábado - 13h 

Local

Cidade das Artes

Sala

Cidade das Artes

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Tango Genuine | Dança 08/11 a 09/11 Dança Espetáculo argentino que celebra o patrimônio cultural imaterial da humanidade chega pela primeira vez ao Brasil para uma turnê por cinco cidades Um espetáculo vibrante que percorre a história do tango portenho — desde suas origens nos subúrbios de Buenos Aires até sua consagração como símbolo cultural da Argentina —, Tango Genuine chega pela primeira vez aos palcos brasileiros. O espetáculo combina dança e música ao vivo para conduzir o público por uma jornada que celebra a força, a elegância e a transformação do tango ao longo do tempo, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Apresentado em grandes palcos internacionais como o Sadler’s Wells de Londres, o Teatro Bolshoi e a Ópera de Sydney, Tango Genuine já encantou plateias em diferentes partes do mundo e agora desembarca no Brasil para compartilhar toda a emoção e intensidade dessa arte portenha. Com apresentações em diversas cidades, Tango Genuine reúne dez bailarinos e quatro músicos em cena, em uma montagem envolvente que celebra o tango em sua forma mais autêntica e emocionante. O espetáculo conta com direção geral de Roberto Santocono e direção musical de Fernando Marzan, pianista e maestro reconhecido internacionalmente por sua trajetória no tango argentino. A coreografia e a direção artística são assinadas por Karina Piazza, primeira bailarina da companhia e um dos principais nomes do tango na Argentina, indicada ao Tony Awards na categoria Melhor Coreografia da produção Forever Tango na Broadway. A iluminação tem a assinatura de Aníbal Corrado, que completa a equipe responsável por traduzir em movimento, som e luz a força e a paixão dessa dança universal. Tango Genuine é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, com o apoio da LeiRouanet - Incentivos a Projetos Culturais, e a turnê é uma realização da Dellarte, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro. [+] saiba mais The Platters – Experience – Love Tour 2025 14/11 Música THE PLATTERS EXPERIENCE SE APRESENTAM NO RIO DE JANEIRO EM SHOW HISTÓRICO NA CIDADE DAS ARTES Grupo vocal americano, ícone do soul e do doo-wop, sobe ao palco em 14 de novembro com seus maiores sucessos O lendário grupo vocal The Platters Experience, um dos nomes mais emblemáticos da música americana do século 20, fará uma apresentação única na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro. Com mais de sete décadas de história, o grupo promete uma noite nostálgica, embalada por sucessos que marcaram gerações e atravessaram fronteiras. Formado originalmente na década de 1950, The Platters Experience foram pioneiros na mistura do rhythm and blues com harmonias vocais refinadas, abrindo caminho para o surgimento do soul e do pop moderno. Com hits como “Only You (And You Alone)”, “The Great Pretender”, “Smoke Gets in Your Eyes”, “Twilight Time” e “My Prayer”, o grupo conquistou as paradas de sucesso ao redor do mundo e tornou-se uma das bandas vocais mais populares da história da música. Ao longo de sua carreira, The Platters Experience venderam milhões de discos e foram incluídos no prestigiado Rock and Roll Hall of Fame. Mesmo após diversas formações ao longo dos anos, o grupo continua encantando plateias com interpretações cheias de emoção, técnica vocal apurada e uma sonoridade atemporal. O show na Cidade das Artes será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a elegância, o romantismo e a força vocal que tornaram The Platters Experience um fenômeno global. Fãs de todas as idades poderão reviver clássicos imortais e testemunhar de perto a performance de um grupo que influenciou artistas ao redor do mundo. Prepare-se para uma noite inesquecível com um dos maiores nomes da música mundial. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Interlocuções | Literatura, Arte e Psicanálise 02/05 a 14/11 Arte e Conhecimento Tema central: Laços que Ferem Proposta: articulação entre literatura e clínica psicanalítica Condução: Marília Rossetto e Gilda Pitombo A roda de conversa “Laços que Ferem” busca criar um espaço de reflexão sobre as marcas subjetivas dos vínculos que, em vez de nutrirem, produzem dor e aprisionamento. A proposta articula literatura e clínica psicanalítica como vias de elaboração simbólica: a escrita de Clarice Lispector e Sylvia Plath oferece imagens e metáforas para que as participantes possam nomear e elaborar experiências que frequentemente permanecem silenciadas. • Roda de Conversa: espaço horizontal, circular, de fala e escuta. • Leitura de trechos literários: fragmentos de Clarice Lispector e Sylvia Plath como disparadores simbólicos. • Articulação clínica: conceitos psicanalíticos apresentados em linguagem acessível (compulsão à repetição, desamparo, voz feminina, renascimento). • Exercícios simbólicos: escrita breve, silêncio, leitura coletiva. • Fechamento afetivo: elaboração conjunta, ritual coletivo de encerramento.   Encontro 1 – 03 de outubro de 2025 Título: O Estranhamento do Laço Objetivo: reconhecer como vínculos podem nascer do desamparo, da repetição e da esperança que fere. Literatura: Clarice Lispector – Laços de Família; Sylvia Plath – A Redoma de Vidro. Pontos clínicos: • Compulsão à repetição nos vínculos. • O desamparo como origem dos laços. • Diferença entre vínculo vivo e laço aprisionante. Proposta prática: • Leitura breve de Clarice. • Pergunta disparadora: “Quando foi a primeira vez que você percebeu que um vínculo também podia ferir?” • Escuta circular. • Escrita simbólica: “O laço que mais me prende é...”. Encontro 2 – 14 de novembro de 2025 Título: A Ferida e o Renascimento Objetivo: elaborar como a dor se inscreve no corpo e pode ser transformada em palavra, criação e escolha. Literatura: Clarice Lispector – A Paixão Segundo G.H.; Sylvia Plath – Ariel. Pontos clínicos: • O corpo falante e o sintoma como linguagem. • A voz feminina: da ferida ao dizer. • Romper com a repetição: o laço consigo mesma. Proposta prática: • Leitura de poema de Plath (Lady Lazarus). • Pergunta disparadora: “O que em você pode nascer quando um laço morre?” • Escrita de carta a si mesma como “novo começo”. • Leitura coletiva de um verso de Plath como encerramento. Resultados esperados • Favorecer a elaboração simbólica das experiências de dor nos vínculos. • Estimular a apropriação da voz feminina como espaço de resistência e criação. • Promover um ambiente de escuta clínica e literária, fortalecendo a subjetividade e o laço coletivo. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 24/08 a 14/12 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Concerto de Integração OSB e Alunos da Baixada Fluminense 01/11 Música Ministério da Cultura e NTS – Nova Transportadora do Sudeste apresentam Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto gratuito na Cidade das Artes com alunos da Baixada Fluminense A apresentação contará com a participação de alunos do Coral Conexões Musicais, formado por crianças de escolas públicas da Baixada Fluminense, e jovens estudantes de música de projetos sociais da região No sábado, dia 1 de novembro, às 17h, a Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentará na Cidade das Artes em concerto gratuito, dividindo o palco com crianças e jovens da Baixada Fluminense que tiveram aulas de instrumentos e de canto coral promovidas pelo Conexões Musicais, o programa de educação musical da Fundação OSB. Sob a regência do maestro e violinista Daniel Guedes, que também participa como solista, o espetáculo trará obras diversas da música popular brasileira e grandes composições do repertório sinfônico. As ações do Conexões Musicais na Baixada Fluminense têm o apoio da NTS – Nova Transportadora do Sudeste. Ao longo de 2025, alunos de 8 escolas públicas de Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu e Paracambi vem tendo aulas de canto coral promovidas pelo programa da OSB. Agora, 151 crianças com idades entre 8 e 15 anos formam o Coral Conexões Musicais, que se apresentará ao lado da orquestra na Cidade das Artes e vai colocar em prática o que aprendeu nos últimos meses. Quem também se une ao concerto são os jovens estudantes de música oriundos de cinco polos parceiros da OSB na Baixada Fluminense, que tiveram aulas de instrumentos com músicos da orquestra durante o ano. Ao total, 28 alunos dos projetos Orquestra Popular Ariano Suassuna, Universo da Música e Fundec - Polo de Música Ricardo Eugênio Boechat, de Duque de Caxias; do Instituto Pastor Augustinho Valério, de Japeri; e do Serra do Mar, de Paracambi, terão a oportunidade única de tocar com uma orquestra profissional do tamanho da Orquestra Sinfônica Brasileira. Além de estudar música orquestral e aprimorar a prática sinfônica com renomados instrumentistas, ao longo do ano esses polos também recebem oficinas de arranjo, aprendendo a compor novas peças musicais. No evento do dia 1º, uma dessas composições será estreada: um arranjo de “Andar com Fé”, do compositor Gilberto Gil.   [+] saiba mais Concerto Amizade | OSB Jovem 02/11 Música Ministério da Cultura e Shell apresentam OSB Jovem apresenta Concerto Amizade na Cidade das Artes A maestra Vilane Trindade conduz o espetáculo. A Shell é a mantenedora da OSB Jovem. No dia 2 de novembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem sobe ao palco da Grande Sala, na Cidade das Artes para apresentar o concerto Amizade, mais um espetáculo da Temporada Diversidade. Na ocasião, os músicos da OSB Gabriela Queiroz (violino) e Samuel Passos (viola) serão os solistas na execução da Sinfonia Concertante, de Mozart, sob regência da maestra Vilane Trindade. O programa conta ainda com obras de Giovanni Gabrieli, Zivkovic e Joseph Haydn. [+] saiba mais Série Músicos da OSB | Cordas 08/11 Música Ministério da Cultura apresenta Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto da Série Músicos da OSB na Cidade das Artes Apresentação dá ênfase aos instrumentos de corda A Orquestra Sinfônica Brasileira destaca a família das cordas na próxima apresentação da Série Músicos da OSB, dia 8 de novembro, no palco do Teatro de Câmara da Cidade das Artes. No repertório, obras de Joseph Haydn e Heitor Villa-Lobos. [+] saiba mais Série OSB 85 anos | Concerto 15/11 a 16/11 Música Ministério da Cultura apresenta Orquestra Sinfônica Brasileira leva espetáculo da Série OSB 85 anos à Cidade das Artes Concertos contam com a regência da maestra Nathalie Marin e com o trombonista Eduardo Machado como solista Nos dias 15 e 16 de novembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira leva mais um espetáculo da Série OSB 85 anos ao palco da Grande Sala da Cidade das Artes. Sob regência da maestra francesa Nathalie Marin, o repertório conta com obras de Louise Farrenc, Henri Tomasi e Maurice Ravel. O trombonista da OSB Eduardo Machado é o solista das apresentações. [+] saiba mais Tardezinha Hanoi Kids | Contação de História 22/11 Arte e Conhecimento Venha curtir uma tarde divertida com contação de histórias e atividades de desenho a partir do nosso catálogo de livro infantis: https://loja.hanoieditora.com.br/buscar?q=kids SOBRE A EDITORA A Hanoi Editora é uma empresa que nasceu com a missão de publicar livros que vão além do entretenimento. Nosso catálogo é formado por obras que promovem a espiritualidade, o autoconhecimento e a reflexão filosófica, criando experiências de leitura que inspiram a transformação interior. Mais do que livros, a Hanoi oferece ao público convites para uma jornada de crescimento pessoal e conexão com a sabedoria. Atuando em diferentes gêneros — como filosofia, espiritualidade, poesia, desenvolvimento pessoal, ficção e não ficção —, a editora preserva sempre um mesmo fio condutor: o de apresentar literatura com propósito. Dentro desse espírito surgiu o selo Hanoi Kids, dedicado ao público infantil e juvenil. Os livros publicados nesse selo procuram despertar desde cedo a criatividade, a sensibilidade e o senso de valores nas crianças, oferecendo histórias que dialogam com a contemplação e a descoberta do mundo interior. Obras como Silêncio, estou ouvindo você, Abayomi: A Menina de Trança e O que você está cultivando? exemplificam esse cuidado, combinando narrativas acessíveis e poéticas com projetos gráficos de grande delicadeza. Assim, o selo estabelece-se como um espaço onde literatura, ilustração e reflexão se unem para formar leitores mais atentos, conscientes e imaginativos. [+] saiba mais RIO WEBFEST 2025 | Abertura Oficial 28/11 Festival Gigante das WebSéries Convidados Internacionais, Rodadas de Negócios e muitas Séries Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, trará palestras, painéis, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro de 2025, com programação gratuita, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Quatro dias de Festival, onde o público poderá desfrutar de uma sala de cinema na qual serão exibidos os mais de 300 conteúdos que compõem a mostra competitiva. Os convidados internacionais e nacionais estarão em contato com o público no Estúdio Petrobras, que vai receber palestras e painéis de 10:00 às 20:00. No Estúdio Rio WebFest teremos as Oficinas de Roteiro para comédia, Escrita criativa, e Coprodução internacional. No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. Jon representa os Produtores Independentes do Canadá e é especialista em séries de orçamento reduzido, onde o objetivo é contar novas histórias de grupos que não se sentem representados na mídia tradicional. Ned Donovan é ator americano e criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção, formato que ganhou força no mundo durante e depois da pandemia e que representa hoje o que há de mais novo na contação digital de histórias. Csongor é fundador do Webfest mais antigo da Alemanha e vai lançar no seu festival, ano que vem, um foco na indústria brasileira. É a sua primeira vez no Brasil e seu interesse é fechar negócios e trazer oportunidades. Ainda teremos na programação convidados da Korea do Sul, Estados Unidos, São Paulo, Maringá, Rio Grande do Sul, Cuiabá, enfim, será um encontro muito legal! - conta Leandro Silva, fundador do evento. O evento, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro. A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade do Rio de Janeiro. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. Importante para recebermos com segurança todo público, e funcional quando falamos de acessibilidade. E para quem esteve no festival no ano passado, já foi possível sentir os reflexos da chegada da Petrobras como patrocinadora exclusiva do evento, temos hoje potencial para dar oportunidades a muitos criadores independentes de todo Brasil, e ofertar ao nosso público uma programação extremamente rica em pluralidade e  representatividade, a edição de 2025 terá a melhor e maior programação que já organizamos - comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo. Fonte de desejo de todos os criadores que participam da mostra competitiva, os prêmios do festival são entregues no último dia, na gala mais aguardada do evento, o Rio WebFest Awards, no teatro da Grande Sala da Cidade das Artes. Este ano serão distribuídos troféus para 80 categorias e muitas chancelas para os festivais internacionais. Além dos diretores, produtores e elenco, muitos fãs das séries prestigiam o Awards torcendo pelos conteúdos que mais gostam. O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. [+] saiba mais RIO WEBFEST Awards 2025 | Premiação 01/12 Festival Gigante das WebSéries Convidados Internacionais, Rodadas de Negócios e muitas Séries Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, trará palestras, painéis, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro de 2025, com programação gratuita, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Quatro dias de Festival, onde o público poderá desfrutar de uma sala de cinema na qual serão exibidos os mais de 300 conteúdos que compõem a mostra competitiva. Os convidados internacionais e nacionais estarão em contato com o público no Estúdio Petrobras, que vai receber palestras e painéis de 10:00 às 20:00. No Estúdio Rio WebFest teremos as Oficinas de Roteiro para comédia, Escrita criativa, e Coprodução internacional. No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. Jon representa os Produtores Independentes do Canadá e é especialista em séries de orçamento reduzido, onde o objetivo é contar novas histórias de grupos que não se sentem representados na mídia tradicional. Ned Donovan é ator americano e criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção, formato que ganhou força no mundo durante e depois da pandemia e que representa hoje o que há de mais novo na contação digital de histórias. Csongor é fundador do Webfest mais antigo da Alemanha e vai lançar no seu festival, ano que vem, um foco na indústria brasileira. É a sua primeira vez no Brasil e seu interesse é fechar negócios e trazer oportunidades. Ainda teremos na programação convidados da Korea do Sul, Estados Unidos, São Paulo, Maringá, Rio Grande do Sul, Cuiabá, enfim, será um encontro muito legal! - conta Leandro Silva, fundador do evento. O evento, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro. A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade do Rio de Janeiro. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. Importante para recebermos com segurança todo público, e funcional quando falamos de acessibilidade. E para quem esteve no festival no ano passado, já foi possível sentir os reflexos da chegada da Petrobras como patrocinadora exclusiva do evento, temos hoje potencial para dar oportunidades a muitos criadores independentes de todo Brasil, e ofertar ao nosso público uma programação extremamente rica em pluralidade e  representatividade, a edição de 2025 terá a melhor e maior programação que já organizamos - comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo. Fonte de desejo de todos os criadores que participam da mostra competitiva, os prêmios do festival são entregues no último dia, na gala mais aguardada do evento, o Rio WebFest Awards, no teatro da Grande Sala da Cidade das Artes. Este ano serão distribuídos troféus para 80 categorias e muitas chancelas para os festivais internacionais. Além dos diretores, produtores e elenco, muitos fãs das séries prestigiam o Awards torcendo pelos conteúdos que mais gostam. O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.   [+] saiba mais