Fundação Cidade das Artes

Notícias » No ano de seu centenário, Bibi Ferreira ganha biografia e passa a batizar a Cidade das Artes

Maio de 2022

dia 31, Terça

No ano de seu centenário, Bibi Ferreira ganha biografia e passa a batizar a Cidade das Artes

Por Gustavo Cunha — Rio de Janeiro
O Globo - Cultura - 31/05/2022

 

Bibi Ferreira amou demais. Apesar de o trabalho nos palcos ter sido prioridade máxima em sua vida — foram 93 anos de carreira e mais de 170 espetáculos encenados em 96 anos de vida —, a artista sempre encontrou tempo para abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim. Apaixonou-se muito. Casou-se oito vezes. E era namoradeira desde jovem, como entrega a amiga de escola Renée Groissman, num dos trechos do livro “Bibi Ferreira, a saga de uma diva”, que será lançado nesta quarta (1), em razão das comemorações pelo centenário da atriz. Não à toa, amor e sexo foram temas abordados com naturalidade por ela nos sete longos depoimentos inéditos que embasaram a obra. A atriz — que, aos 11 anos, foi obrigada a vestir uma fita de algodão para esconder os seios — lamentava o fato de “não ter mais idade para amar”. Os amigos retrucavam.

— Eu falava que ela só não amava porque não queria, já que sempre tinha homem na porta dela. A cada trabalho, apareciam duas ou três pessoas que ela refutava, porque achava que, aos 90 anos, não devia mais se apaixonar — revela Jalusa Barcellos, autora do livro e grande amiga da atriz, com quem trabalhou por 46 anos. — Bibi não reclamava, mas pontuava que a vida era irreversivelmente finita ao ponto de tirar, principalmente das mulheres, atrativos que nos fazem mais sedutoras.

Com lançamento nesta quarta (1) no Teatro Cesgranrio — em evento, às 19h30, com apresentação das atrizes Izabella Bicalho, Stella Maria Rodrigues e Cláudia Netto, que interpretarão canções de “Gota d’água”, “Piaf” e “O homem de La Mancha”, espetáculos importantes na trajetória de Bibi —, o livro lança luz para aspectos curiosos (e demasiado humanos) na vida de uma mulher que foi moldada para o trabalho desde a infância.

Dedicação

Na adolescência, enquanto as amigas saíam para tomar sorvete e olhar os rapazes, Abigail Izquierdo Ferreira voltava-se para os livros, dedicada a aprender cinco idiomas. A jovem nunca teve tempo para diversão: nas horas vagas, estudava balé, piano e violão. Para contribuir na renda doméstica, ela repassava os ensinamentos de música para os filhos das clientes da mãe, a espanhola Aída Izquierdo, que trabalhava como esteticista.

A disciplina rígida gerou talentos múltiplos. Até hoje, pouca gente sabe que Bibi mantinha habilidades com artes plásticas. Aos 13 anos, enquanto ouvia os musicais da Broadway por meio dos discos do pai, o ator Procópio Ferreira, ela imaginava os cenários dos espetáculos e criava desenhos em nanquim. Um deles é exposto ao público só agora.

— O deleite de Bibi era sempre produzir algo, e a mãe não dava folga. Na juventude, ela encontrou no desenho uma válvula de escape — diz Jalusa, que entrevistou cerca de cem pessoas para a obra. — Bibi Ferreira era uma pessoa solene. Quando ela chegava, tudo parava. Mas por trás daqueles óculos gigantescos, havia uma pessoa espirituosa, divertida.

E também existia uma mulher de hábitos inusitados, como mostra a biografia. A artista, que adorava dobradinha, feijoada, Coca-Cola e jujuba, ficava brava ao ver um ator com um cigarro nos dedos. Em função do trabalho com a voz, não bebia água gelada e não consumia álcool.

Tadeu Aguiar, diretor do espetáculo “Bibi, uma vida em musical”, considera que o nome da artista — que passa, a partir desta quarta (1), a batizar a Cidade das Artes, na Barra — precisa ser apresentado às novas gerações. O musical com texto de Artur Xexéo e Luanna Guimarães, que reestreia sexta-feira (3) no Teatro Riachuelo, foi a última peça vista por Bibi, em 2018 (ela morreu no ano seguinte). Na ocasião, os espectadores só perceberam que ela estava na plateia quando a própria entoou Piaf dali.

— Artistas que dominam seu trabalho desse jeito estão desaparecendo... As pessoas estão cada vez mais superficiais, preocupadas com as quatro linhas que vão escrever no Instagram — afirma Aguiar.

Demais notícias

Julho de 2025

dia 10
Quinta

Você conhece o Programa Carioca de Fomento à Integridade Pública ?

FIP . Rio PROGRAMA CARIOCA DE FOMENTO À INTEGRIDADE PÚBLICA O FIP

[+] leia mais

Julho de 2025

dia 09
Quarta

Está com um dilema sobre CONDUTA ÉTICA ?

Você pode consultar a Comissão de Integridade Pública - CIP da Prefeitura do Rio ! A CIP é o órgão consultivo responsável por orientar agentes públicos sobre condutas éticas em tema como conflito de interesses, nomeações, participação em eventos e outros Não sabe como agir em uma situação delicada? Faça sua consulta à CIP .

[+] leia mais

Julho de 2025

dia 08
Terça

Integridade | Conheça o código de integridade dos agentes públicos da Prefeitura do Rio

  INTEGRIDADE É AGIR COM ÉTICA TODOS OS DIAS  Veja como colocar isso em prática: -  Trate todas as pessoas com respeito e cortesia -  Evite qualquer conflito de interesse - Não aceite presentes, favores ou vantagens indevidas - Use os recursos públicos com responsabilidade e zelo - Combata o assédio e outras condutas abusivas - Seja transparente e preste contas das suas ações - Mantenha uma conduta ética também nas redes sociais     .

[+] leia mais

Junho de 2025

dia 18
Quarta

Funcionamento da Cidade das Artes durante o Energy Summit

A Biblioteca Municipal Ziraldo e a Bilheteria estarão temporariamente fechadas ao público de 18/06 a 27/06/25 Retornamos com nossas atividades no dia 28/06/25 .   Agradecemos pela compreensão

[+] leia mais

Junho de 2025

dia 10
Terça

Jovens de Santa Cruz participam de visita guiada à Cidade das Artes

A Cidade das Artes recebeu, nesta terça-feira (10/06), cerca de 40 jovens de Santa Cruz, na Zona Oeste, para participarem do projeto Visita Guiada, que conta a história do maior complexo cultural do Rio . A atividade teve o apoio da Ternium (maior siderúrgica da América Latina) e foi voltada para um grupo de alunos do Colégio Estadual Erich Walter Heine, que participa dos projetos de música e dança da escola, e para os integrantes do grupo de teatro da ONG Ser Cidadão

[+] leia mais

Maio de 2025

dia 12
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes durante o RIO2C

A partir de segunda-feira, 26/05, devido à realização do Rio2c, a Cidade das Artes terá acesso restrito exclusivamente aos participantes do evento, mediante credenciamento ou ingresso . Retornamos com nossas atividades no dia 05/06/2025 A Biblioteca Municipal Ziraldo também estará temporariamente fechada ao público

[+] leia mais

Fevereiro de 2025

dia 24
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes no período de Carnaval 2025

O estacionamento da Cidade das Artes estará fechado ao público a partir de 24 de fevereiro, segunda-feira, até 5 de março, quarta-feira de Cinzas, para a realização do evento CarnaRildy . Durante esse período, fica liberado o acesso apenas para embarque e desembarque, exclusivamente, pela entrada da Avenida das Américas

[+] leia mais

Fevereiro de 2025

dia 04
Terça

Inscrições para Formação de Plateia

PROGRAMA FORMAÇÃO DE PLATEIA  O Programa de FORMAÇÃO DE PLATEIA da Fundação Cidade das Artes tem por objetivo democratizar o acesso aos espetáculos e atividades culturais do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, promovendo a cidadania e a inclusão social .   DO CREDENCIAMENTO E DOCUMENTAÇÃO - Poderá participar do Programa Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos

[+] leia mais

Dezembro de 2024

dia 16
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes | Fim de Ano 2024/2025

Atenção! Informamos que os espaços internos e externos da Cidade das Artes estarão fechados de 23 de dezembro de 2024 a 05 de janeiro de 2025 . Lembramos que os ensaios fotográficos também estarão suspensos nesse período

[+] leia mais

Novembro de 2024

dia 01
Sexta

Programação especial em comemoração ao Novembro Negro

A Cidade das Artes está com uma programação especial para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11) . As ações comemorativas do mês Novembro Negro, de valorização dos movimentos sociais antirracistas, incluem peça teatral, lançamento de livro, apresentação de canto e dança ambientada com o tema África, espetáculos de companhia de dança afro contemporânea, show dos Golden Boys – Pais e Filhos e evento multicultural de performance com artistas drags e negras do Rio de Janeiro

[+] leia mais