De grandes shows a passeio em balão, Cidade das Artes reinventa programação na pandemia Foto: Luiza Moraes / Agência O Globo
O Globo Barra - 16/08/2020 - 07:00
Jardim das Artes será inaugurado em setembro. Concurso musical terá transmissão on-line
RIO — Como tantos outros espaços dedicados à cultura, a Cidade das Artes viu sua agenda para 2020 ir por água abaixo em consequência da pandemia de Covid-19. Agora, quando a flexibilização estabelecida pelo governo municipal permite um pouco mais de ousadia, começa a botar em prática novos planos, que vão além do incremento de sua programação on-line. Entre os projetos estão subidas de balão e rapel pelas paredes do complexo da Barra da Tijuca, atividades que deverão ser oferecidas gratuitamente nos fins de semana, mediante agendamento, a partir de setembro.
Foram três meses sem receber público até o lançamento, em 18 de junho, do Cine Drive-in das Artes, que já atraiu oito mil pessoas e oferece, além de filmes, apresentações musicais e teatro: um espetáculo de stand up comedy com Leandro Hassum e uma apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica (realizada numa sala de concerto do complexo e transmitida pelo telão) tiveram lotação máxima, ou seja, cem carros por sessão.
Há dez dias, foi a vez do início das operações do Sushi das Artes, um restaurante à beira do lago do centro cultural, no qual os clientes se acomodam em cabines e que já tem reservas fechadas até setembro. O próximo passo será a inauguração, no mês que vem, do Jardim das Artes, mais uma opção em ambiente externo, em que os vistantes poderão se reunir para fazer piqueniques ou aproveitar opções gastronômicas, além de atividades culturais. Grandes apresentações musicais também voltarão a ser realizadas.
Presidente da Cidade das Artes desde 27 de novembro do ano passado, Renata Monteiro conta que, tão logo assumiu o cargo, precisou organizar rapidamente a programação para 2020 e começar a disponibilizá-la. E aí veio o novo coronavírus.
— Assim que começamos, tivemos que fechar. Foi uma frustração, mas a cultura vive se reinventando; não seria a primeira vez que teríamos que fazer isso — conta.
— Nosso objetivo, agora, é fazer da Cidade das Artes um complexo de entretenimento seguro. É uma visão em 360 graus das artes, incluindo outras experiências. Renata Monteiro, Presidente da Cidade das Artes
Jardim das Artes terá pedalinhos e atividades como ioga e contação de histórias
A boa recepção ao drive-in animou a equipe. Segundo Renata, o Sushi das Artes vem tendo o mesmo sucesso. Fruto de uma parceria com a empresa Qbaar, ele é composto por 30 casinhas com armação de madeira e teto de acrílico transparente, que comportam até quatro pessoas, todas da mesma família. Cumins são encarregados de entregar os pedidos, feitos pelo aplicativo Rappi. Se quer ir ao banheiro, o cliente é transportado em um carrinho de golfe. A operação deve funcionar até dezembro.
— Ficou bem chique, e é um programa agradável. Contratamos um violinista que toca para os clientes — conta Renata.
Grupos de até quatro pessoas se instalam em cabines separadas e pedem jantar por aplicativo no Sushi das Artes
A próxima empreitada, o Jardim das Artes, deve ser inaugurada em 5 de setembro. Na área externa do centro cultural, serão delimitados cerca de 80 espaços, divididos para receber grupos de até seis pessoas e equipados com ombrelones para proteção contra o sol. O lago terá pedalinhos, e serão oferecidos ainda aulas de atividades físicas como ioga, sessões de narração de histórias, bar e atrações musicais. Os visitantes poderão também praticar rapel numa parede com 32 metros de altura, fazer escalada num muro que será instalado com este fim e andar num balão, que ficará preso ao solo mas subirá o suficiente para proporcionar aos visitantes uma vista panorâmica da Barra da Tijuca e dos arredores. Todas as reservas serão feitas por um aplicativo.
Parcerias com grandes gravadoras estão sendo costuradas para a realização de shows, que serão transmitidos numa plataforma digital própria, atualmente em desenvolvimento.
— Os artistas precisam trabalhar, e aqui nós temos toda a estrutura. Vamos vender ingressos físicos, caso seja possível, e on-line. Até gente de fora do Brasil poderá ver; os shows terão alcance mundial. É um projeto que pensamos em manter mesmo após o fim da pandemia. A transmissão será em 4K, em alto nível — adianta a executiva.
Público se organizará em espaços delimitados, que poderão ganhar mesas e cadeiras, dependendo da programação.
A Cidade das Artes também está promovendo o Festival de Música On-line, um concurso para músicos com composições autorais. As inscrições, gratuitas, vão até 6 de setembro. Serão selecionados 20 candidatos, e os três finalistas, escolhidos por três jurados, vão receber prêmios de R$ 10 mil, R$ 5 mil e R$ 3 mil, além da chance de se apresentarem no local. Todas as etapas serão filmadas e transmitidas pelas redes sociais do complexo. O investimento nelas, aliás, foi fundamental durante a fase mais aguda da quarentena.
— Foi importante nos virarmos para esse canal, que durante a pandemia se tornou o único possível de comunicação. Hoje, são mais de 565 mil pessoas nos acompanhando on-line. Não deixamos de produzir programas, lives, vídeos e outros conteúdos um momento sequer — orgulha-se Renata.
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