Fundação Cidade das Artes

Notícias » Orquestra Petrobras transmite concertos ao vivo pela internet

Julho de 2020

dia 20, Segunda

Orquestra Petrobras transmite concertos ao vivo pela internet

Clássico. O maestro Felipe Prazeres à frente da orquestra: desta vez, número de músicos foi reduzido quase à metade e eles terão de manter distanciamento, além de usarem máscara Foto: Divulgação/Renato Mangolin
Newsletters

Bruno Calixto - 18/07/2020 - 00:01 - O GLOBO


Com peças de Beethoven, Piazzolla, Tchaikovsky e Villa-Lobos, série é conduzida por Felipe Prazeres da Cidade das Artes.

Desde o último concerto com plateia, na Sala Cecília Meireles, em 5 de março, os músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica (Opes) vêm estudando, ensaiando e se comunicando pela internet, pensando numa forma de voltarem a se encontrar e, claro, tocar. A solução foi reduzir o efetivo (de 65 para 35), convocar apenas integrantes com menos de 60 anos, usar máscaras de segurança com trocas constantes e manter o distanciamento de 1,5m a 2m, seguindo recomendações da Fiocruz e da OMS. Diante da nova configuração, o grupo optou pela retomada, promovendo uma série de concertos gratuitos transmitidos ao vivo pelo YouTube (/OPESinf), diretamente da Grande Sala da Cidade das Artes, na Barra.

— É um grande panorama da história da música, contemplando todos os períodos, desde o Barroco até o século XX, passando pelos 250 anos de nascimento de Beethoven, com a “Sinfonia nº 1” na íntegra, e Piazzolla, cujo centenário vai ser celebrado no ano que vem, além de Tchaikovsky e Villa-Lobos — adianta o maestro Felipe Prazeres, contando que tanto os integrantes da orquestra quanto os 15 profissionais da captação fizeram testes para Covid-19. — Tocar com todos tão distantes será um desafio, em especial para mim.

Ele conta que a ideia do festival on-line foi da direção da orquestra, para se reaproximar do público carente de concertos.

Hoje e amanhã, serão apresentadas duas tradicionais séries batizadas em homenagem a dois grandes pintores brasileiros, “Djanira” (“Beethoven”, “Século XX” e “Piazzolla”) e “Portinari” (“Barroco”, “Clássico” e “Brasil”). Ambas com início às 11h30.

— Não tem nada inédito, mas são peças bem curiosas, entre elas os concertos com músicas do século XX, reunindo compositores como Béla Bartók e César Guerra-Peixe. Deste último, tem uma peça muito interessante, “Roda de amigos”, para quatro solistas de sopros e orquestra de cordas. Além disso, tem outra efeméride, os 70 anos de Ernani Aguiar (no dia 30 de agosto), com duas peças dele, “Quatro momentos” e “Instantes 2” — cita Prazeres.

A estreia foi ontem, com duas apresentações: a série “Convidados clássicos” — com direito a uma peça rara de Ravel, com uma formação maior (flauta, clarineta e cordas) e a participação da harpista Cristina Braga — e o concerto “Bohemian Rhapsody (Queen)”.

— Queen, por exemplo, é um concerto-show que a Petrobras Sinfônica já faz há um tempo e, por onde passa, é sucesso absoluto. Tem uma força imensa — comenta o maestro. — Não faz parte da música de concerto, mas é um jeito diferente de apresentar a orquestra.

Sobre o último concerto com plateia presencial, que teve regência do diretor artístico e regente titular da Opes, Isaac Karabtchevsky, Felipe Prazeres diz que foi uma “situação sui generis”:

— Logo depois, começaríamos os festejos pelos 250 anos de nascimento de Beethoven. O primeiro concerto seria 14 de março, e um dia antes recebemos a notícia de que o Teatro Municipal já estaria fechado. Fizemos todos os ensaios, apresentaríamos a “Sinfonia nº 5”, e o concerto para violino com um violinista alemão que veio especialmente para isto. Foi bem frustrante, mas não tinha o que fazer naquela momento.

Ele conta que tinha planejado tocar as nove sinfonias e muita música de câmara:

— Mas obviamente ainda vamos homenagear o compositor alemão. Não precisa de efeméride para tocar Beethoven.


Reinvenção

Aos 85 anos, Karabtchevsky fará uma participação especial nesta nova série, também de forma remota. O maestro é responsável pelo prelúdio dos concertos, contando curiosidades das obras que serão executadas.

— As orquestras estão se reinventando para migrar para este campo da internet. Mas claro que a gente torce para voltar ao que era antes, porque isso faz parte da nossa vida e missão como músicos e artistas — diz Karabtchevsky.

A Opes aproveita para arrecadar doações para três instituições, o Retiro dos Artistas, a Cesta SomLidária e a Escola de Música da Rocinha.

Demais notícias

Outubro de 2020

dia 20
Terça

A Sala de Leitura e a Maquete de Lego foram reabertas

Seguindo todos os protocolos e recomendações da Prefeitura do Rio de Janeiro, a Sala de Leitura e a Exposição da Maquete de Lego já estão em funcionamento.   Para acesso aos espaços é obrigatório o uso de máscara e o aferimento de temperatura.

[+] leia mais

Setembro de 2020

dia 23
Quarta

Esclarecimento sobre ingressos para espetáculos cancelados durante a pandemia

Orientamos que os clientes que adquiriram ingressos para espetáculos na Cidade das Artes de março a junho de 2020 e que não foram realizados em razão da Pandemia do Covid-19 devem solicitar reembolso diretamente com a Ingresso Rápido no link ( https://site. ingressorapido.

[+] leia mais

Setembro de 2020

dia 21
Segunda

AVISO DE SELEÇÃO Nº 02/2020

AVISO DE SELEÇÃO Nº 02/2020   Processo Nº: 12/800. 172/2020 Data: 13/10/2020 HORÁRIO: 11:00h.

[+] leia mais

Agosto de 2020

dia 26
Quarta

Prefeitura do Rio promove ações com informes sobre a Lei Aldir Blanc junto aos artistas e trabalhadores de cultura da cidade

A Prefeitura do Rio,por meio da Secretaria Municipal de Cultura,realiza atividades para informar sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc na cidade.   Lei Aldir Blanc - Sancionada em junho deste ano e regulamentada pelo Governo Federal na última terça-feira (18), a Lei 14017/2020 Emergência Cultural irá beneficiar a cidade do Rio com R$39 milhões.

[+] leia mais

Agosto de 2020

dia 18
Terça

AVISO DE SELEÇÃO Nº 01/2020

Processo Nº: 12/800. 110/2020 Data: 08/09/2020 Horário: 11h ACESSE O EDITAL (republicado em 08/09/2020) Aviso de Republicação Esclarecimento 1 Esclarecimento 2 Esclarecimento 3 Esclarecimento 4 Esclarecimento 5 Esclarecimento 6 Esclarecimento 7 Esclarecimento 8 Julgamento de recurso Objeto: Permissão de uso do estacionamento do Complexo Cidade das Artes, localizado na Av.

[+] leia mais

Agosto de 2020

dia 16
Domingo

Shows, sushi em cabines, rapel, subida em balão: Cidade das Artes lança novidades após flexibilização

De grandes shows a passeio em balão, Cidade das Artes reinventa programação na pandemia Foto: Luiza Moraes / Agência O Globo O Globo Barra - 16/08/2020 - 07:00 Jardim das Artes será inaugurado em setembro. Concurso musical terá transmissão on-line RIO — Como tantos outros espaços dedicados à cultura, a Cidade das Artes viu sua agenda para 2020 ir por água abaixo em consequência da pandemia de Covid-19.

[+] leia mais

Julho de 2020

dia 02
Quinta

Faça o Cadastro Municipal Carioca

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, criou o Cadastro Municipal Carioca, que vai fazer o mapeamento de profissionais, espaços, grupos, instituições e coletivos que integram a cadeia produtiva da Cultura no Município do Rio de Janeiro. Em atendimento à necessidade de construção do Mapeamento Cultural Carioca, em consonância ao Sistema Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – Lei Nº 6.

[+] leia mais

Junho de 2020

dia 17
Quarta

Nota de pesar | Celina Affonseca Andrade Monteiro de Souza

A Fundação Cidade das Artes lamenta profundamente o falecimento de Celina Affonseca Andrade Monteiro de Souza, mãe da nossa presidente Renata Monteiro, que nos deixou nesta quarta-feira (17). Desejamos os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos e que Deus os conforte neste momento tão difícil.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema 'Drive-in' será montado na Cidade das Artes

Por Francini Augusto, às 11:59 - 06/05/2020 | Atualizado às 16:15 - 06/05/2020 Band. com.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema drive-in na Cidade das Artes terá 'pegada anos 1970'

Ricardo Ferreira 06/05/2020 - 16:14 / Atualizado em 06/05/2020 - 16:24 OGlobo. com Segundo Renata Monteiro, estreia está prevista para o fim deste mês, com homenagens ao cinema brasileiro no início da programação Com estreia prevista para o fim deste mês, como adiantou o colunista Ancelmo Gois, o cinema drive-in da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, tem tudo para ser um alento aos que clamam por entretenimento seguro na cidade em meio à pandemia do novo coronavírus.

[+] leia mais