Fundação Cidade das Artes

Notícias » Orquestra Petrobras transmite concertos ao vivo pela internet

Julho de 2020

dia 20, Segunda

Orquestra Petrobras transmite concertos ao vivo pela internet

Clássico. O maestro Felipe Prazeres à frente da orquestra: desta vez, número de músicos foi reduzido quase à metade e eles terão de manter distanciamento, além de usarem máscara Foto: Divulgação/Renato Mangolin
Newsletters

Bruno Calixto - 18/07/2020 - 00:01 - O GLOBO


Com peças de Beethoven, Piazzolla, Tchaikovsky e Villa-Lobos, série é conduzida por Felipe Prazeres da Cidade das Artes.

Desde o último concerto com plateia, na Sala Cecília Meireles, em 5 de março, os músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica (Opes) vêm estudando, ensaiando e se comunicando pela internet, pensando numa forma de voltarem a se encontrar e, claro, tocar. A solução foi reduzir o efetivo (de 65 para 35), convocar apenas integrantes com menos de 60 anos, usar máscaras de segurança com trocas constantes e manter o distanciamento de 1,5m a 2m, seguindo recomendações da Fiocruz e da OMS. Diante da nova configuração, o grupo optou pela retomada, promovendo uma série de concertos gratuitos transmitidos ao vivo pelo YouTube (/OPESinf), diretamente da Grande Sala da Cidade das Artes, na Barra.

— É um grande panorama da história da música, contemplando todos os períodos, desde o Barroco até o século XX, passando pelos 250 anos de nascimento de Beethoven, com a “Sinfonia nº 1” na íntegra, e Piazzolla, cujo centenário vai ser celebrado no ano que vem, além de Tchaikovsky e Villa-Lobos — adianta o maestro Felipe Prazeres, contando que tanto os integrantes da orquestra quanto os 15 profissionais da captação fizeram testes para Covid-19. — Tocar com todos tão distantes será um desafio, em especial para mim.

Ele conta que a ideia do festival on-line foi da direção da orquestra, para se reaproximar do público carente de concertos.

Hoje e amanhã, serão apresentadas duas tradicionais séries batizadas em homenagem a dois grandes pintores brasileiros, “Djanira” (“Beethoven”, “Século XX” e “Piazzolla”) e “Portinari” (“Barroco”, “Clássico” e “Brasil”). Ambas com início às 11h30.

— Não tem nada inédito, mas são peças bem curiosas, entre elas os concertos com músicas do século XX, reunindo compositores como Béla Bartók e César Guerra-Peixe. Deste último, tem uma peça muito interessante, “Roda de amigos”, para quatro solistas de sopros e orquestra de cordas. Além disso, tem outra efeméride, os 70 anos de Ernani Aguiar (no dia 30 de agosto), com duas peças dele, “Quatro momentos” e “Instantes 2” — cita Prazeres.

A estreia foi ontem, com duas apresentações: a série “Convidados clássicos” — com direito a uma peça rara de Ravel, com uma formação maior (flauta, clarineta e cordas) e a participação da harpista Cristina Braga — e o concerto “Bohemian Rhapsody (Queen)”.

— Queen, por exemplo, é um concerto-show que a Petrobras Sinfônica já faz há um tempo e, por onde passa, é sucesso absoluto. Tem uma força imensa — comenta o maestro. — Não faz parte da música de concerto, mas é um jeito diferente de apresentar a orquestra.

Sobre o último concerto com plateia presencial, que teve regência do diretor artístico e regente titular da Opes, Isaac Karabtchevsky, Felipe Prazeres diz que foi uma “situação sui generis”:

— Logo depois, começaríamos os festejos pelos 250 anos de nascimento de Beethoven. O primeiro concerto seria 14 de março, e um dia antes recebemos a notícia de que o Teatro Municipal já estaria fechado. Fizemos todos os ensaios, apresentaríamos a “Sinfonia nº 5”, e o concerto para violino com um violinista alemão que veio especialmente para isto. Foi bem frustrante, mas não tinha o que fazer naquela momento.

Ele conta que tinha planejado tocar as nove sinfonias e muita música de câmara:

— Mas obviamente ainda vamos homenagear o compositor alemão. Não precisa de efeméride para tocar Beethoven.


Reinvenção

Aos 85 anos, Karabtchevsky fará uma participação especial nesta nova série, também de forma remota. O maestro é responsável pelo prelúdio dos concertos, contando curiosidades das obras que serão executadas.

— As orquestras estão se reinventando para migrar para este campo da internet. Mas claro que a gente torce para voltar ao que era antes, porque isso faz parte da nossa vida e missão como músicos e artistas — diz Karabtchevsky.

A Opes aproveita para arrecadar doações para três instituições, o Retiro dos Artistas, a Cesta SomLidária e a Escola de Música da Rocinha.

Demais notícias

Julho de 2020

dia 02
Quinta

Faça o Cadastro Municipal Carioca

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, criou o Cadastro Municipal Carioca, que vai fazer o mapeamento de profissionais, espaços, grupos, instituições e coletivos que integram a cadeia produtiva da Cultura no Município do Rio de Janeiro. Em atendimento à necessidade de construção do Mapeamento Cultural Carioca, em consonância ao Sistema Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – Lei Nº 6.

[+] leia mais

Junho de 2020

dia 17
Quarta

Nota de pesar | Celina Affonseca Andrade Monteiro de Souza

A Fundação Cidade das Artes lamenta profundamente o falecimento de Celina Affonseca Andrade Monteiro de Souza, mãe da nossa presidente Renata Monteiro, que nos deixou nesta quarta-feira (17). Desejamos os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos e que Deus os conforte neste momento tão difícil.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema 'Drive-in' será montado na Cidade das Artes

Por Francini Augusto, às 11:59 - 06/05/2020 | Atualizado às 16:15 - 06/05/2020 Band. com.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema drive-in na Cidade das Artes terá 'pegada anos 1970'

Ricardo Ferreira 06/05/2020 - 16:14 / Atualizado em 06/05/2020 - 16:24 OGlobo. com Segundo Renata Monteiro, estreia está prevista para o fim deste mês, com homenagens ao cinema brasileiro no início da programação Com estreia prevista para o fim deste mês, como adiantou o colunista Ancelmo Gois, o cinema drive-in da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, tem tudo para ser um alento aos que clamam por entretenimento seguro na cidade em meio à pandemia do novo coronavírus.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Em tempos de Covid-19, o cine drive-in volta com força

Por Ancelmo Gois OGlobo. com 06/05/2020 • 08:30 A Cidade das Artes vai montar, no fim do mês, um cinema drive-in com capacidade para 150 carros.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 20
Sexta

Informações sobre o funcionamento de nossa Bilheteria

A partir de amanhã (21/03/2020) a Bilheteria da Cidade das Artes fecha por tempo indeterminado devido ao devido às medidas de prevenção e contenção ao contágio do novo CORONAVÍRUS. Dúvidas e informações relacionadas a ingressos, favor entrar em contato diretamente com a Ingresso Rápido: SAC apenas whatsapp (11) 94925-7737 e-mail: sac@ingressorapido.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 19
Quinta

Ingresso Rápido - Aviso Importante

Como é de conhecimento de todos, estamos passando por um momento de emergência de saúde pública e temos a obrigação de zelar pela segurança de nossos clientes, colaboradores e artistas. Por esse motivo, os eventos que ocorreriam nas próximas semanas estão sendo adiados até que a situação seja completamente controlada.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 13
Sexta

Programação na Cidade das Artes durante Estágio de Atenção

Diante do comunicado oficial do Centro de Operações da Prefeitura do Rio de que a cidade entrou em Estágio de Atenção às 16h desta sexta-feira (13), devido às medidas de prevenção e contenção ao contágio do novo CORONAVÍRUS, a Fundação Cidade das Artes informa: A) Estão CANCELADOS todos os grandes shows, eventos e espetáculos com aglomeração de pessoas e que possam contribuir para a disseminação do Coronavírus; B) O show “MART’NÁLIA CANTA VINICIUS DE MORAES”, que aconteceria no sábado, dia 14 de março, às 21h, será ADIADO para o dia 16 DE MAIO; C) Fica CANCELADO o evento “SALVE GUANABARA”, que aconteceria no sábado, dia 14 de março, às 23h; D) Fica CANCELADO o concerto da ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA, que aconteceria no domingo, dia 15 de março, às 18h. .

[+] leia mais

Fevereiro de 2020

dia 20
Quinta

Funcionamento da Cidade das Artes no Período de Carnaval

INFORMAMOS que a Sala de Leitura, a Exposição de Lego e a Bilheteria estarão FECHADAS entre os dias 21 e 26/02, retornando suas atividades no dia 27/02. Ensaios fotográficos também não serão autorizados neste período.

[+] leia mais

Janeiro de 2020

dia 29
Quarta

Sala de Leitura da Cidade das Artes atrai estudantes e pesquisadores

Lauren Poliana comanda a Sala de Leitura da Cidade das Artes Foto: / Roberto Moreyra / Agência O Globo Matéria: Danilo Perelló Sem biblioteca pública na região, espaço absorve demanda RIO — Homenagens a grandes escritores não faltam pelas ruas da Barra. Quem mora na região fatalmente já passou pelas avenidas Erico Verissimo ou Rachel de Queiroz, por exemplo.

[+] leia mais