Fundação Cidade das Artes

Notícias » Nova presidente da Cidade das Artes promete manter aposta em grandes musicais

Janeiro de 2020

dia 19, Domingo

Nova presidente da Cidade das Artes promete manter aposta em grandes musicais

A nova presidente da Fundação Cidade das Artes, Renata Monteiro. Antes, ela foi diretora da Casa de Cultura Laura Alvim. Foto: Paulo Cordeiro / Divulgação

Danilo Perelló
21/01/2020 - 08:00 / Atualizado em 21/01/2020 - 11:21

RIO — No último dia 6, Renata Monteiro assumiu a presidência da Fundação Cidade das Artes, em substituição a André Marini, que ficou no cargo por três anos e pediu demissão alegando motivos pessoais. Produtora cultural, ela trabalha há 15 anos com gestão pública e esteve à frente da Casa de Cultura Laura Alvim de 2015 a 2019. Para a Cidade das Artes, seu principal projeto é ter todos os espaços funcionando, incluindo os cinemas, além de produzir espetáculos próprios e aumentar equipe para possibilitar o incremento da operação. Renata também afirma que o que foi programado pela gestão anterior será mantido. Entre as próximas atrações estão o Beethoven Fest, um concerto da Orquestra Rio Sinfônica em homenagem ao compositor, o festival de dança X Dance e o musical infantil “Bloco do Bita”, todos para fevereiro, além do evento sobre criatividade e inovação Rio2C, para maio.

Como foi o convite para você assumir a presidência?
O André Marini (presidente anterior) é um grande amigo. Ele teve que sair por questões pessoais, me indicou e deu muita força para eu assumir.

Quais estão sendo as suas primeiras medidas?
Agora estou conhecendo mais a fundo o trabalho que foi feito e o que está em andamento. Para mim, o principal é tornar a Cidade das Artes um ativo pulsante na área cultural. Temos muitas possibilidades. Teatro, restaurante, lojas, cinemas. Quero botar tudo para funcionar, o que não acontece hoje. A ideia é que as pessoas possam ficar duas ou três horas aqui. Não só assistir a uma peça, mas ir ao bistrô, almoçar, assistir a um filme. E planejo ter atividades gratuitas e para toda a família. Estou buscando parceiros, empresas da área artística e de outros setores.

O que pensa de novidades para a programação?
Pretendemos fazer uma supercolônia de férias em julho e também trazer um festival de circo. Ainda estamos fechando a programação. Antes do carnaval, vamos lançá-la. Além disso, quero fazer apresentações produzidas por nós.

Em 2019, a programação foi marcada por grandes musicais, como “A cor púrpura” e “Roda viva”. Eles seguirão na programação?
Com certeza. Tendo um palco desses e 1.200 lugares, só podemos receber grandes espetáculos. E os musicais normalmente são. Temos contato com os produtores e queremos continuar assim.

Na gestão anterior, foi criado o cargo de diretor artístico, ocupado pela atriz Bel Kutner, que também deixou a Cidade das Artes. Essa função será mantida?
Não. Venho da área da cultura, como diretora de produção nas áreas de teatro, dança e música. Sempre fiz a parte de direção artística. Mas tenho comigo a Arlete Lima , que é gerente de programação e sugere e traz ideias. Nós estamos fazendo juntas.

Como encontrou a casa em termos de estrutura e organização?
Superjustinha. Fiquei impressionada. A equipe toda já está bem alinhada. Muita gente trabalha aqui desde a abertura, em 2013. Não pretendo mudar ninguém. Penso que, se está bom, não é para mexer. O que mudou foi só a diretoria: a presidência, a diretoria executiva, que está com o Diego Alves, e a Arlete. Inclusive estou tentando trazer mais gente, para a produção e a administração, por exemplo. Se quero colocar tudo funcionando, vamos precisar de mais profissionais.

Já se reuniu com a Associação de Amigos da Fundação Cidade das Artes?
Com certeza. Ainda não consegui encontrá-los, mas estão ativos e os queremos junto a nós. Tenho visto que os cursos que eles promovem estão indo superbem, como os de ioga, meditação e percussão. Temos público. Não faz sentido tirar isso da grade. Queremos é ter mais cursos, de cenografia e figurino, por exemplo, para nos tornarmos um polo cultural mesmo. Outra ideia é trabalhar muito com educação junto às escolas públicas também.

O que foi previsto pela gestão anterior está mantido?
Sim. No começo de maio, por exemplo, teremos o festival Rio2C.

Demais notícias

Setembro de 2020

dia 23
Quarta

Esclarecimento sobre ingressos para espetáculos cancelados durante a pandemia

Orientamos que os clientes que adquiriram ingressos para espetáculos na Cidade das Artes de março a junho de 2020 e que não foram realizados em razão da Pandemia do Covid-19 devem solicitar reembolso diretamente com a Ingresso Rápido no link ( https://site. ingressorapido.

[+] leia mais

Setembro de 2020

dia 21
Segunda

AVISO DE SELEÇÃO Nº 02/2020

AVISO DE SELEÇÃO Nº 02/2020   Processo Nº: 12/800. 172/2020 Data: 13/10/2020 HORÁRIO: 11:00h.

[+] leia mais

Agosto de 2020

dia 26
Quarta

Prefeitura do Rio promove ações com informes sobre a Lei Aldir Blanc junto aos artistas e trabalhadores de cultura da cidade

A Prefeitura do Rio,por meio da Secretaria Municipal de Cultura,realiza atividades para informar sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc na cidade.   Lei Aldir Blanc - Sancionada em junho deste ano e regulamentada pelo Governo Federal na última terça-feira (18), a Lei 14017/2020 Emergência Cultural irá beneficiar a cidade do Rio com R$39 milhões.

[+] leia mais

Agosto de 2020

dia 18
Terça

AVISO DE SELEÇÃO Nº 01/2020

Processo Nº: 12/800. 110/2020 Data: 08/09/2020 Horário: 11h ACESSE O EDITAL (republicado em 08/09/2020) Aviso de Republicação Esclarecimento 1 Esclarecimento 2 Esclarecimento 3 Esclarecimento 4 Esclarecimento 5 Esclarecimento 6 Esclarecimento 7 Objeto: Permissão de uso do estacionamento do Complexo Cidade das Artes, localizado na Av.

[+] leia mais

Agosto de 2020

dia 16
Domingo

Shows, sushi em cabines, rapel, subida em balão: Cidade das Artes lança novidades após flexibilização

De grandes shows a passeio em balão, Cidade das Artes reinventa programação na pandemia Foto: Luiza Moraes / Agência O Globo O Globo Barra - 16/08/2020 - 07:00 Jardim das Artes será inaugurado em setembro. Concurso musical terá transmissão on-line RIO — Como tantos outros espaços dedicados à cultura, a Cidade das Artes viu sua agenda para 2020 ir por água abaixo em consequência da pandemia de Covid-19.

[+] leia mais

Julho de 2020

dia 20
Segunda

Orquestra Petrobras transmite concertos ao vivo pela internet

Clássico. O maestro Felipe Prazeres à frente da orquestra: desta vez, número de músicos foi reduzido quase à metade e eles terão de manter distanciamento, além de usarem máscara Foto: Divulgação/Renato Mangolin Newsletters Bruno Calixto - 18/07/2020 - 00:01 - O GLOBO Com peças de Beethoven, Piazzolla, Tchaikovsky e Villa-Lobos, série é conduzida por Felipe Prazeres da Cidade das Artes.

[+] leia mais

Julho de 2020

dia 02
Quinta

Faça o Cadastro Municipal Carioca

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, criou o Cadastro Municipal Carioca, que vai fazer o mapeamento de profissionais, espaços, grupos, instituições e coletivos que integram a cadeia produtiva da Cultura no Município do Rio de Janeiro. Em atendimento à necessidade de construção do Mapeamento Cultural Carioca, em consonância ao Sistema Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – Lei Nº 6.

[+] leia mais

Junho de 2020

dia 17
Quarta

Nota de pesar | Celina Affonseca Andrade Monteiro de Souza

A Fundação Cidade das Artes lamenta profundamente o falecimento de Celina Affonseca Andrade Monteiro de Souza, mãe da nossa presidente Renata Monteiro, que nos deixou nesta quarta-feira (17). Desejamos os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos e que Deus os conforte neste momento tão difícil.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema 'Drive-in' será montado na Cidade das Artes

Por Francini Augusto, às 11:59 - 06/05/2020 | Atualizado às 16:15 - 06/05/2020 Band. com.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema drive-in na Cidade das Artes terá 'pegada anos 1970'

Ricardo Ferreira 06/05/2020 - 16:14 / Atualizado em 06/05/2020 - 16:24 OGlobo. com Segundo Renata Monteiro, estreia está prevista para o fim deste mês, com homenagens ao cinema brasileiro no início da programação Com estreia prevista para o fim deste mês, como adiantou o colunista Ancelmo Gois, o cinema drive-in da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, tem tudo para ser um alento aos que clamam por entretenimento seguro na cidade em meio à pandemia do novo coronavírus.

[+] leia mais