Fundação Cidade das Artes

Notícias » Nova presidente da Cidade das Artes promete manter aposta em grandes musicais

Janeiro de 2020

dia 19, Domingo

Nova presidente da Cidade das Artes promete manter aposta em grandes musicais

A nova presidente da Fundação Cidade das Artes, Renata Monteiro. Antes, ela foi diretora da Casa de Cultura Laura Alvim. Foto: Paulo Cordeiro / Divulgação

Danilo Perelló
21/01/2020 - 08:00 / Atualizado em 21/01/2020 - 11:21

RIO — No último dia 6, Renata Monteiro assumiu a presidência da Fundação Cidade das Artes, em substituição a André Marini, que ficou no cargo por três anos e pediu demissão alegando motivos pessoais. Produtora cultural, ela trabalha há 15 anos com gestão pública e esteve à frente da Casa de Cultura Laura Alvim de 2015 a 2019. Para a Cidade das Artes, seu principal projeto é ter todos os espaços funcionando, incluindo os cinemas, além de produzir espetáculos próprios e aumentar equipe para possibilitar o incremento da operação. Renata também afirma que o que foi programado pela gestão anterior será mantido. Entre as próximas atrações estão o Beethoven Fest, um concerto da Orquestra Rio Sinfônica em homenagem ao compositor, o festival de dança X Dance e o musical infantil “Bloco do Bita”, todos para fevereiro, além do evento sobre criatividade e inovação Rio2C, para maio.

Como foi o convite para você assumir a presidência?
O André Marini (presidente anterior) é um grande amigo. Ele teve que sair por questões pessoais, me indicou e deu muita força para eu assumir.

Quais estão sendo as suas primeiras medidas?
Agora estou conhecendo mais a fundo o trabalho que foi feito e o que está em andamento. Para mim, o principal é tornar a Cidade das Artes um ativo pulsante na área cultural. Temos muitas possibilidades. Teatro, restaurante, lojas, cinemas. Quero botar tudo para funcionar, o que não acontece hoje. A ideia é que as pessoas possam ficar duas ou três horas aqui. Não só assistir a uma peça, mas ir ao bistrô, almoçar, assistir a um filme. E planejo ter atividades gratuitas e para toda a família. Estou buscando parceiros, empresas da área artística e de outros setores.

O que pensa de novidades para a programação?
Pretendemos fazer uma supercolônia de férias em julho e também trazer um festival de circo. Ainda estamos fechando a programação. Antes do carnaval, vamos lançá-la. Além disso, quero fazer apresentações produzidas por nós.

Em 2019, a programação foi marcada por grandes musicais, como “A cor púrpura” e “Roda viva”. Eles seguirão na programação?
Com certeza. Tendo um palco desses e 1.200 lugares, só podemos receber grandes espetáculos. E os musicais normalmente são. Temos contato com os produtores e queremos continuar assim.

Na gestão anterior, foi criado o cargo de diretor artístico, ocupado pela atriz Bel Kutner, que também deixou a Cidade das Artes. Essa função será mantida?
Não. Venho da área da cultura, como diretora de produção nas áreas de teatro, dança e música. Sempre fiz a parte de direção artística. Mas tenho comigo a Arlete Lima , que é gerente de programação e sugere e traz ideias. Nós estamos fazendo juntas.

Como encontrou a casa em termos de estrutura e organização?
Superjustinha. Fiquei impressionada. A equipe toda já está bem alinhada. Muita gente trabalha aqui desde a abertura, em 2013. Não pretendo mudar ninguém. Penso que, se está bom, não é para mexer. O que mudou foi só a diretoria: a presidência, a diretoria executiva, que está com o Diego Alves, e a Arlete. Inclusive estou tentando trazer mais gente, para a produção e a administração, por exemplo. Se quero colocar tudo funcionando, vamos precisar de mais profissionais.

Já se reuniu com a Associação de Amigos da Fundação Cidade das Artes?
Com certeza. Ainda não consegui encontrá-los, mas estão ativos e os queremos junto a nós. Tenho visto que os cursos que eles promovem estão indo superbem, como os de ioga, meditação e percussão. Temos público. Não faz sentido tirar isso da grade. Queremos é ter mais cursos, de cenografia e figurino, por exemplo, para nos tornarmos um polo cultural mesmo. Outra ideia é trabalhar muito com educação junto às escolas públicas também.

O que foi previsto pela gestão anterior está mantido?
Sim. No começo de maio, por exemplo, teremos o festival Rio2C.

Demais notícias

Março de 2020

dia 20
Sexta

Informações sobre o funcionamento de nossa Bilheteria

A partir de amanhã (21/03/2020) a Bilheteria da Cidade das Artes fecha por tempo indeterminado devido ao devido às medidas de prevenção e contenção ao contágio do novo CORONAVÍRUS. Dúvidas e informações relacionadas a ingressos, favor entrar em contato diretamente com a Ingresso Rápido: SAC apenas whatsapp (11) 94925-7737 e-mail: sac@ingressorapido.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 19
Quinta

Ingresso Rápido - Aviso Importante

Como é de conhecimento de todos, estamos passando por um momento de emergência de saúde pública e temos a obrigação de zelar pela segurança de nossos clientes, colaboradores e artistas. Por esse motivo, os eventos que ocorreriam nas próximas semanas estão sendo adiados até que a situação seja completamente controlada.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 13
Sexta

Programação na Cidade das Artes durante Estágio de Atenção

Diante do comunicado oficial do Centro de Operações da Prefeitura do Rio de que a cidade entrou em Estágio de Atenção às 16h desta sexta-feira (13), devido às medidas de prevenção e contenção ao contágio do novo CORONAVÍRUS, a Fundação Cidade das Artes informa: A) Estão CANCELADOS todos os grandes shows, eventos e espetáculos com aglomeração de pessoas e que possam contribuir para a disseminação do Coronavírus; B) O show “MART’NÁLIA CANTA VINICIUS DE MORAES”, que aconteceria no sábado, dia 14 de março, às 21h, será ADIADO para o dia 16 DE MAIO; C) Fica CANCELADO o evento “SALVE GUANABARA”, que aconteceria no sábado, dia 14 de março, às 23h; D) Fica CANCELADO o concerto da ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA, que aconteceria no domingo, dia 15 de março, às 18h. .

[+] leia mais

Fevereiro de 2020

dia 20
Quinta

Funcionamento da Cidade das Artes no Período de Carnaval

INFORMAMOS que a Sala de Leitura, a Exposição de Lego e a Bilheteria estarão FECHADAS entre os dias 21 e 26/02, retornando suas atividades no dia 27/02. Ensaios fotográficos também não serão autorizados neste período.

[+] leia mais

Janeiro de 2020

dia 29
Quarta

Sala de Leitura da Cidade das Artes atrai estudantes e pesquisadores

Lauren Poliana comanda a Sala de Leitura da Cidade das Artes Foto: / Roberto Moreyra / Agência O Globo Matéria: Danilo Perelló Sem biblioteca pública na região, espaço absorve demanda RIO — Homenagens a grandes escritores não faltam pelas ruas da Barra. Quem mora na região fatalmente já passou pelas avenidas Erico Verissimo ou Rachel de Queiroz, por exemplo.

[+] leia mais

Janeiro de 2020

dia 15
Quarta

Rio2C 2020 vai discutir leitura e educação no século XXI

Rafael Lazarini, idealizador do Rio2C, apresenta as novidades do evento para 2020 Foto: Fernando Souza / Divulgação No evento, escritores poderão fazer pitching de suas obras para produção de filmes e séries de TV Luiza Barros 15/01/2020 - 14:09 / Atualizado em 15/01/2020 - 20:03 / O GLOBO   RIO — O Rio2C, um dos principais eventos de criatividade da América Latina, divulgou nesta quarta-feira as primeiras informações sobre a sua edição de 2020. A conferência acontece entre 5 e 10 de maio na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

[+] leia mais

Dezembro de 2019

dia 19
Quinta

A Cidade das Artes entra em manutenção preventiva 2019/2020

Informamos que, a partir do dia 21/12/2019, a Cidade das Artes entrará em período de manutenção preventiva, voltando ao funcionamento normal no dia 06/01/2020. SALA DE LEITURA E MAQUETE DE LEGO A Sala de Leitura e a Exposição Maquete de LEGO do Rio de Janeiro estarão fechadas durante este período, retornando suas atividades no dia 07 de janeiro (Sala de Leitura) e no dia 08 de janeiro (LEGO) de 2020.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 29
Sexta

Movimento cultural Fair Saturday, em resposta à Black Friday, chega ao Rio

Os capoeirista contramestre Amaz (com o berimbau) e Marmita, que participarão do evento Fair Saturday Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo   Evento na Cidade das Artes terá eventos infantis, exibição de séries, palestras, exposição e DJs Danilo Perelló 29/11/2019 - 17:47 / Atualizado em 29/11/2019 - 18:21 RIO — Paulinho da Viola já dizia que dinheiro na mão é vendaval, na letra do sucesso “Pecado capital”. Mas depois da tempestade (ou da gastança), vem sempre a bonança.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 12
Terça

As melhores peças em cartaz no Rio

Remontagem de "Roda viva" e musical da dupla Möeller e Botelho estão entre destaques da programação O Globo 12/11/2019 - 14:01 / Atualizado em 12/11/2019 - 14:02 Musical, comédia ou drama? Qualquer que seja a sua escolha, há boas opções em cartaz nos teatros cariocas. Lista inclui peça embalada por sucessos da bossa nova, espetáculo da dupla Charles Möller e Claudio Botelho e  remontagem do clássico "Roda viva", entre outros.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 11
Segunda

Depois dos 80, tem que acelerar, diz Francis Hime, que comemora aniversário com novo álbum

O compositor Francis Hime Foto: Divulgação/Nana Moraes Bolívar Torres O Globo - 11/11/2019 - 04:30 / Atualizado em 11/11/2019 - 09:38 RIO — Oitenta anos completados em agosto, Francis Hime não quer olhar para trás. É o momento presente que alimenta o seu mais novo álbum, “Hoje”, que será lançado nesta quarta-feira, às 20h, na Grande Sala da Cidade das Artes.

[+] leia mais