Fundação Cidade das Artes

Notícias » Adriana Calcanhotto grava 'Margem' quando show voltar a aportar no Rio

Outubro de 2019

dia 31, Quinta

Adriana Calcanhotto grava 'Margem' quando show voltar a aportar no Rio

Adriana Calcanhotto está em cena desde agosto de 2019 com o show 'Margem' — Foto: Murilo Alvesso / Divulgação
Registro audiovisual do espetáculo marinho está programado para 14 de dezembro.
G1


31/10/2019 16h01  Atualizado há um mês
Por Mauro Ferreira, Jornalista carioca que escreve sobre música desde 1987, com passagens em 'O Globo' e 'Bizz'. Faz um guia para todas as tribos

Adriana Calcanhotto escolheu a cidade do Rio de Janeiro (RJ) para fazer o registro audiovisual do show Margem. A gravação será feita em 14 de dezembro, quando o espetáculo aportar na Grande Sala da Cidade das Artes.


Em cena desde agosto de 2019, o último show da trilogia marinha da artista já ultrapassou inclusive os mares do Brasil, tendo sido apresentado neste mês de outubro nos Estados Unidos, de onde parte para a Europa.

O roteiro inclui Futuros amantes (Chico Buarque, 1993), música gravada pela cantora para ser faixa-bônus da edição japonesa do álbum Margem, lançado no Brasil em junho. O disco, aliás, originou o show. Mas o espetáculo Margem balança em onda diferente.

Com a palavra, Calcanhotto, capitã da embarcação tripulada pelos músicos Bem Gil (guitarra e synth), Bruno Di Lullo (baixo e synth) e Rafael Rocha (mpc, bateria, percussão, Handsonic e assovio): “No primeiro ensaio olhei para a banda e falei 'vamos fazer um luau'. Esse foi o primeiro sentimento. Luaus dependem da força do vento, do tempo que ele sopra numa só direção, da maré, e esse show é assim; completamente dependente do mar. Com os ensaios, porém, fui percebendo que o emaranhado de textos do roteiro, que tem muitos ecos e referências literárias, foi se superpondo à ideia de luau, que é a princípio menos complexo. Os arquétipos marinhos foram dando as caras, a meu ver em função da sonoridade que alcançamos tocando juntos tanto tempo depois das gravações do disco. O som do show não quis ser o som do disco, o universo timbrístico teve que se expandir pra conter as canções da trilogia e mais as outras todas, e isso era previsto, mas o som do show resultou mais relaxado, mais vagabundo. Interessante foi notar as ligações que as canções começaram a fazer entre si independentemente da minha ação. De certa forma, fui observando o roteiro se fazer a si próprio, maneira inteiramente nova pra mim de conceber um espetáculo", relata Adriana Calcanhotto.

Demais notícias

Julho de 2020

dia 02
Quinta

Faça o Cadastro Municipal Carioca

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, criou o Cadastro Municipal Carioca, que vai fazer o mapeamento de profissionais, espaços, grupos, instituições e coletivos que integram a cadeia produtiva da Cultura no Município do Rio de Janeiro. Em atendimento à necessidade de construção do Mapeamento Cultural Carioca, em consonância ao Sistema Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – Lei Nº 6.

[+] leia mais

Junho de 2020

dia 17
Quarta

Nota de pesar | Celina Affonseca Andrade Monteiro de Souza

A Fundação Cidade das Artes lamenta profundamente o falecimento de Celina Affonseca Andrade Monteiro de Souza, mãe da nossa presidente Renata Monteiro, que nos deixou nesta quarta-feira (17). Desejamos os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos e que Deus os conforte neste momento tão difícil.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema 'Drive-in' será montado na Cidade das Artes

Por Francini Augusto, às 11:59 - 06/05/2020 | Atualizado às 16:15 - 06/05/2020 Band. com.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema drive-in na Cidade das Artes terá 'pegada anos 1970'

Ricardo Ferreira 06/05/2020 - 16:14 / Atualizado em 06/05/2020 - 16:24 OGlobo. com Segundo Renata Monteiro, estreia está prevista para o fim deste mês, com homenagens ao cinema brasileiro no início da programação Com estreia prevista para o fim deste mês, como adiantou o colunista Ancelmo Gois, o cinema drive-in da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, tem tudo para ser um alento aos que clamam por entretenimento seguro na cidade em meio à pandemia do novo coronavírus.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Em tempos de Covid-19, o cine drive-in volta com força

Por Ancelmo Gois OGlobo. com 06/05/2020 • 08:30 A Cidade das Artes vai montar, no fim do mês, um cinema drive-in com capacidade para 150 carros.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 20
Sexta

Informações sobre o funcionamento de nossa Bilheteria

A partir de amanhã (21/03/2020) a Bilheteria da Cidade das Artes fecha por tempo indeterminado devido ao devido às medidas de prevenção e contenção ao contágio do novo CORONAVÍRUS. Dúvidas e informações relacionadas a ingressos, favor entrar em contato diretamente com a Ingresso Rápido: SAC apenas whatsapp (11) 94925-7737 e-mail: sac@ingressorapido.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 19
Quinta

Ingresso Rápido - Aviso Importante

Como é de conhecimento de todos, estamos passando por um momento de emergência de saúde pública e temos a obrigação de zelar pela segurança de nossos clientes, colaboradores e artistas. Por esse motivo, os eventos que ocorreriam nas próximas semanas estão sendo adiados até que a situação seja completamente controlada.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 13
Sexta

Programação na Cidade das Artes durante Estágio de Atenção

Diante do comunicado oficial do Centro de Operações da Prefeitura do Rio de que a cidade entrou em Estágio de Atenção às 16h desta sexta-feira (13), devido às medidas de prevenção e contenção ao contágio do novo CORONAVÍRUS, a Fundação Cidade das Artes informa: A) Estão CANCELADOS todos os grandes shows, eventos e espetáculos com aglomeração de pessoas e que possam contribuir para a disseminação do Coronavírus; B) O show “MART’NÁLIA CANTA VINICIUS DE MORAES”, que aconteceria no sábado, dia 14 de março, às 21h, será ADIADO para o dia 16 DE MAIO; C) Fica CANCELADO o evento “SALVE GUANABARA”, que aconteceria no sábado, dia 14 de março, às 23h; D) Fica CANCELADO o concerto da ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA, que aconteceria no domingo, dia 15 de março, às 18h. .

[+] leia mais

Fevereiro de 2020

dia 20
Quinta

Funcionamento da Cidade das Artes no Período de Carnaval

INFORMAMOS que a Sala de Leitura, a Exposição de Lego e a Bilheteria estarão FECHADAS entre os dias 21 e 26/02, retornando suas atividades no dia 27/02. Ensaios fotográficos também não serão autorizados neste período.

[+] leia mais

Janeiro de 2020

dia 29
Quarta

Sala de Leitura da Cidade das Artes atrai estudantes e pesquisadores

Lauren Poliana comanda a Sala de Leitura da Cidade das Artes Foto: / Roberto Moreyra / Agência O Globo Matéria: Danilo Perelló Sem biblioteca pública na região, espaço absorve demanda RIO — Homenagens a grandes escritores não faltam pelas ruas da Barra. Quem mora na região fatalmente já passou pelas avenidas Erico Verissimo ou Rachel de Queiroz, por exemplo.

[+] leia mais