Fundação Cidade das Artes

Notícias » Movimento cultural Fair Saturday, em resposta à Black Friday, chega ao Rio

Novembro de 2019

dia 29, Sexta

Movimento cultural Fair Saturday, em resposta à Black Friday, chega ao Rio

Os capoeirista contramestre Amaz (com o berimbau) e Marmita, que participarão do evento Fair Saturday Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

 

Evento na Cidade das Artes terá eventos infantis, exibição de séries, palestras, exposição e DJs

Danilo Perelló
29/11/2019 - 17:47 / Atualizado em 29/11/2019 - 18:21

RIO — Paulinho da Viola já dizia que dinheiro na mão é vendaval, na letra do sucesso “Pecado capital”. Mas depois da tempestade (ou da gastança), vem sempre a bonança. É o que acontece com o movimento Fair Saturday , que ocorre sempre no dia seguinte à tsunami consumista da Black Friday , deixando o mar favorável para artistas e produtores reagirem com ações culturais e de impacto social.

Este é o primeiro ano em que o Rio estará incluído entre as mais de 180 cidades que participam do evento mundo afora. A edição de estreia carioca será hoje, com programação gratuita, das 13h à meia-noite, na Cidade das Artes .

— A ideia é fazermos uma reflexão. Se o consumo mobiliza tantas pessoas, outras bandeiras podem fazer o mesmo. Inclusive como impacto econômico. A cultura movimenta dinheiro também — diz André Marini, presidente da Fundação Cidade das Artes, que trouxe o evento para o Rio.

O Fair Saturday começou em 2014, em Bilbao, na Espanha, e vem se espalhando rapidamente pelo mundo. Este ano, a estimativa é que o movimento reúna 1.200 eventos e atraia mais de 200 mil espectadores, gerando um impacto econômico de um milhão de euros. Para Marini, o crescimento reflete uma tendência planetária:

— O Fair Saturday vem crescendo da mesma maneira que a consciência das pessoas a respeito dos aspectos sociais. É para pensarmos se precisamos mesmo daquele produto da Black Friday. As questões que levanta são as da humanidade, por isso a adesão rápida. Como um centro cultural público, a Cidade das Artes tem esse papel de promover debates. É uma provocação mesmo.

Em outros lugares do mundo, há atividades em vários pontos das cidades participantes. Marini diz que a intenção é que em 2020 o Rio também tenha mais locais com eventos no Fair Saturday.

Como cabe a um evento que pensa o futuro, foi programada uma série de atividades para o público infantil, envolvendo música, teatro e brincadeiras.

— Vou contar histórias baseadas na capoeira e na cultura afrobrasileira, usando instrumentos, músicas, movimentos da capoeira e dos animais — diz o contramestre Marmita, que vai interagir com as crianças às 16h. — É sempre muito bom apoiar causas como essa. E poderemos expor a nossa cultura, que nem sempre é valorizada aqui, em um evento mundialmente conhecido.

Estão previstos ainda projetos como o Lixarte, em que artistas visuais vão pintar as lixeiras da Cidade das Artes. Durante todo o evento, haverá arrecadação de livros para a sala de leitura do projeto Ligação Cultural, da Cidade de Deus .

— Aqui na região de Barra e Recreio não há biblioteca pública. A sala de leitura da Cidade das Artes funciona muitas vezes com essa função. Na Cidade de Deus, foi criada uma sala inspirada na nossa, e resolvemos abraçar a causa com eles — explica Marini.

Confira os destaques da programação
13h às 18h — Atividades infantis (teatro, música, brincadeiras) e Projeto Lixarte.
13h às 20h — Espaço Mover e Rio Web Fest: palestras sobre transformação por meio da cultura e da sustentabilidade e exibição de webséries.
15h — Tia Gê: show infantil.
16h — Os contramestres Marmita e Amaz fazem narração de histórias sobre a capoeira e a cultura afrobrasileira.
20h — Visual Sonoro: exposição de obras dos artistas visuais Noberto Noschang e Paulo Vivacqua ao som de DJs que tocam de jazz a house music.

Demais notícias

Novembro de 2019

dia 12
Terça

As melhores peças em cartaz no Rio

Remontagem de "Roda viva" e musical da dupla Möeller e Botelho estão entre destaques da programação O Globo 12/11/2019 - 14:01 / Atualizado em 12/11/2019 - 14:02 Musical, comédia ou drama? Qualquer que seja a sua escolha, há boas opções em cartaz nos teatros cariocas. Lista inclui peça embalada por sucessos da bossa nova, espetáculo da dupla Charles Möller e Claudio Botelho e  remontagem do clássico "Roda viva", entre outros.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 11
Segunda

Depois dos 80, tem que acelerar, diz Francis Hime, que comemora aniversário com novo álbum

O compositor Francis Hime Foto: Divulgação/Nana Moraes Bolívar Torres O Globo - 11/11/2019 - 04:30 / Atualizado em 11/11/2019 - 09:38 RIO — Oitenta anos completados em agosto, Francis Hime não quer olhar para trás. É o momento presente que alimenta o seu mais novo álbum, “Hoje”, que será lançado nesta quarta-feira, às 20h, na Grande Sala da Cidade das Artes.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 07
Quinta

'Roda viva' volta ao Rio com o Grupo Oficina em esquema de guerrilha com crowdfunding e hospedagens improvisadas

Alvo de violência e censura quando estreou há meio século, o musical de Chico Buarque reestreia na cidade nesta sexta-feira Pedro Tinoco, Especial para O GLOBO Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo 07/11/2019 - 04:30 / Atualizado em 07/11/2019 - 11:08 RIO — Só podia ser 1968 . Nos tempos beligerantes de ditadura, a peça de estreia do jovem astro da MPB ganhou montagem provocadora, e militantes à direita sentiram-se à vontade para silenciar os atores na base do sarrafo.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 07
Quinta

Exposição 'O dia seguinte' aborda emergência climática e futuro dos centros urbanos na Cidade das Artes

Mostra é gratuita e termina no domingo (10/11). Mais de 25 mil pessoas já passaram visitaram o evento gratuito.

[+] leia mais

Outubro de 2019

dia 25
Sexta

Funcionamento da Sala de Leitura durante o HACKTUDO

Devido às múltiplas atrações do festival HACKTUDO, nossa sala de leitura estará fechada neste final de semana (26 e 27/10).     O espaço volta à sua programação normal na próxima terça-feira (29/10), de 10h às 18h.

[+] leia mais

Outubro de 2019

dia 10
Quinta

Funcionamento da Sala de Leitura no Fim de Semana do Dia das Crianças

Informamos que a Sala de Leitura não funcionará nos dias 12/10 (Dia das Crianças) e 13/10. O funcionamento seguirá normalmente a partir de terça-feira 15/10 às 10h.

[+] leia mais

Setembro de 2019

dia 18
Quarta

Roda do Bem! Abrace o projeto que troca tampinhas de garrafas por cadeiras de rodas!

O Projeto Rodando com Tampinhas, lançado no dia 10 de julho numa parceria entre a Obra Social e Abrace o Rio, coordenada pela primeira-dama da cidade Sylvia Jane; a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação e a Subsecretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, além de contar com a participação da Reitoria do Cristo Redentor, quer incentivar a doação de tampas de garrafas e outros objetos como tampas de remédios, vitaminas, pasta de dentes e alimentos, que são depois vendidos para a reciclagem. O valor arrecadado serve para a compra de cadeiras de rodas, que serão destinadas à Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR).

[+] leia mais

Setembro de 2019

dia 02
Segunda

Musical 'A cor púrpura' estreia no Rio com temas que fazem pensar no Brasil de hoje

Elenco de 17 atores negros comanda texto que trata de violência contra a mulher e o poder de transformação do amor. Por Leonardo Lichote, O Globo 02/09/2019   RIO - Negra no sul dos Estados Unidos na primeira metade do século XX, Celie é constantemente humilhada pelo marido.

[+] leia mais

Junho de 2019

dia 19
Quarta

RIOH2K: Funcionamento da Sala de Leitura, Exposição Permanente da Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro e Bilheteria

Informamos que a Sala de Leitura não abrirá de 20 de junho (quinta-feira) a 24 de junho (segunda-feira) devido ao evento RIOH2K, voltando a funcionar normalmente na terça-feira, dia 25 de junho. A exposição de LEGO estará fechada para visitação no período de 20 de junho (quinta-feira) a 25 de junho (terça-feira), retornando na quarta-feira dia 26 de junho.

[+] leia mais

Maio de 2019

dia 08
Quarta

Dia das Mães com Duo Santoro e no Bistrô da Cidade das Artes

Quer fazer um programa especial com sua família no Dia das Mães? Então aproveite para proporcionar um dia inesquecível e convide a sua mãe para apreciar o lindo concerto "Duo Santoro para mães e filhos” e logo depois saborear um delicioso almoço no novo Bistrô Café das Artes.   O restaurante terá um cardápio especial e vai oferecer um desconto de 50% nos ingressos para o espetáculo.

[+] leia mais