Fundação Cidade das Artes

Notícias » Movimento cultural Fair Saturday, em resposta à Black Friday, chega ao Rio

Novembro de 2019

dia 29, Sexta

Movimento cultural Fair Saturday, em resposta à Black Friday, chega ao Rio

Os capoeirista contramestre Amaz (com o berimbau) e Marmita, que participarão do evento Fair Saturday Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

 

Evento na Cidade das Artes terá eventos infantis, exibição de séries, palestras, exposição e DJs

Danilo Perelló
29/11/2019 - 17:47 / Atualizado em 29/11/2019 - 18:21

RIO — Paulinho da Viola já dizia que dinheiro na mão é vendaval, na letra do sucesso “Pecado capital”. Mas depois da tempestade (ou da gastança), vem sempre a bonança. É o que acontece com o movimento Fair Saturday , que ocorre sempre no dia seguinte à tsunami consumista da Black Friday , deixando o mar favorável para artistas e produtores reagirem com ações culturais e de impacto social.

Este é o primeiro ano em que o Rio estará incluído entre as mais de 180 cidades que participam do evento mundo afora. A edição de estreia carioca será hoje, com programação gratuita, das 13h à meia-noite, na Cidade das Artes .

— A ideia é fazermos uma reflexão. Se o consumo mobiliza tantas pessoas, outras bandeiras podem fazer o mesmo. Inclusive como impacto econômico. A cultura movimenta dinheiro também — diz André Marini, presidente da Fundação Cidade das Artes, que trouxe o evento para o Rio.

O Fair Saturday começou em 2014, em Bilbao, na Espanha, e vem se espalhando rapidamente pelo mundo. Este ano, a estimativa é que o movimento reúna 1.200 eventos e atraia mais de 200 mil espectadores, gerando um impacto econômico de um milhão de euros. Para Marini, o crescimento reflete uma tendência planetária:

— O Fair Saturday vem crescendo da mesma maneira que a consciência das pessoas a respeito dos aspectos sociais. É para pensarmos se precisamos mesmo daquele produto da Black Friday. As questões que levanta são as da humanidade, por isso a adesão rápida. Como um centro cultural público, a Cidade das Artes tem esse papel de promover debates. É uma provocação mesmo.

Em outros lugares do mundo, há atividades em vários pontos das cidades participantes. Marini diz que a intenção é que em 2020 o Rio também tenha mais locais com eventos no Fair Saturday.

Como cabe a um evento que pensa o futuro, foi programada uma série de atividades para o público infantil, envolvendo música, teatro e brincadeiras.

— Vou contar histórias baseadas na capoeira e na cultura afrobrasileira, usando instrumentos, músicas, movimentos da capoeira e dos animais — diz o contramestre Marmita, que vai interagir com as crianças às 16h. — É sempre muito bom apoiar causas como essa. E poderemos expor a nossa cultura, que nem sempre é valorizada aqui, em um evento mundialmente conhecido.

Estão previstos ainda projetos como o Lixarte, em que artistas visuais vão pintar as lixeiras da Cidade das Artes. Durante todo o evento, haverá arrecadação de livros para a sala de leitura do projeto Ligação Cultural, da Cidade de Deus .

— Aqui na região de Barra e Recreio não há biblioteca pública. A sala de leitura da Cidade das Artes funciona muitas vezes com essa função. Na Cidade de Deus, foi criada uma sala inspirada na nossa, e resolvemos abraçar a causa com eles — explica Marini.

Confira os destaques da programação
13h às 18h — Atividades infantis (teatro, música, brincadeiras) e Projeto Lixarte.
13h às 20h — Espaço Mover e Rio Web Fest: palestras sobre transformação por meio da cultura e da sustentabilidade e exibição de webséries.
15h — Tia Gê: show infantil.
16h — Os contramestres Marmita e Amaz fazem narração de histórias sobre a capoeira e a cultura afrobrasileira.
20h — Visual Sonoro: exposição de obras dos artistas visuais Noberto Noschang e Paulo Vivacqua ao som de DJs que tocam de jazz a house music.

Demais notícias

Setembro de 2020

dia 23
Quarta

Esclarecimento sobre ingressos para espetáculos cancelados durante a pandemia

Orientamos que os clientes que adquiriram ingressos para espetáculos na Cidade das Artes de março a junho de 2020 e que não foram realizados em razão da Pandemia do Covid-19 devem solicitar reembolso diretamente com a Ingresso Rápido no link ( https://site. ingressorapido.

[+] leia mais

Setembro de 2020

dia 21
Segunda

AVISO DE SELEÇÃO Nº 02/2020

AVISO DE SELEÇÃO Nº 02/2020   Processo Nº: 12/800. 172/2020 Data: 13/10/2020 HORÁRIO: 11:00h.

[+] leia mais

Agosto de 2020

dia 26
Quarta

Prefeitura do Rio promove ações com informes sobre a Lei Aldir Blanc junto aos artistas e trabalhadores de cultura da cidade

A Prefeitura do Rio,por meio da Secretaria Municipal de Cultura,realiza atividades para informar sobre a aplicação da Lei Aldir Blanc na cidade.   Lei Aldir Blanc - Sancionada em junho deste ano e regulamentada pelo Governo Federal na última terça-feira (18), a Lei 14017/2020 Emergência Cultural irá beneficiar a cidade do Rio com R$39 milhões.

[+] leia mais

Agosto de 2020

dia 18
Terça

AVISO DE SELEÇÃO Nº 01/2020

Processo Nº: 12/800. 110/2020 Data: 08/09/2020 Horário: 11h ACESSE O EDITAL (republicado em 08/09/2020) Aviso de Republicação Esclarecimento 1 Esclarecimento 2 Esclarecimento 3 Esclarecimento 4 Esclarecimento 5 Esclarecimento 6 Esclarecimento 7 Objeto: Permissão de uso do estacionamento do Complexo Cidade das Artes, localizado na Av.

[+] leia mais

Agosto de 2020

dia 16
Domingo

Shows, sushi em cabines, rapel, subida em balão: Cidade das Artes lança novidades após flexibilização

De grandes shows a passeio em balão, Cidade das Artes reinventa programação na pandemia Foto: Luiza Moraes / Agência O Globo O Globo Barra - 16/08/2020 - 07:00 Jardim das Artes será inaugurado em setembro. Concurso musical terá transmissão on-line RIO — Como tantos outros espaços dedicados à cultura, a Cidade das Artes viu sua agenda para 2020 ir por água abaixo em consequência da pandemia de Covid-19.

[+] leia mais

Julho de 2020

dia 20
Segunda

Orquestra Petrobras transmite concertos ao vivo pela internet

Clássico. O maestro Felipe Prazeres à frente da orquestra: desta vez, número de músicos foi reduzido quase à metade e eles terão de manter distanciamento, além de usarem máscara Foto: Divulgação/Renato Mangolin Newsletters Bruno Calixto - 18/07/2020 - 00:01 - O GLOBO Com peças de Beethoven, Piazzolla, Tchaikovsky e Villa-Lobos, série é conduzida por Felipe Prazeres da Cidade das Artes.

[+] leia mais

Julho de 2020

dia 02
Quinta

Faça o Cadastro Municipal Carioca

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, criou o Cadastro Municipal Carioca, que vai fazer o mapeamento de profissionais, espaços, grupos, instituições e coletivos que integram a cadeia produtiva da Cultura no Município do Rio de Janeiro. Em atendimento à necessidade de construção do Mapeamento Cultural Carioca, em consonância ao Sistema Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – Lei Nº 6.

[+] leia mais

Junho de 2020

dia 17
Quarta

Nota de pesar | Celina Affonseca Andrade Monteiro de Souza

A Fundação Cidade das Artes lamenta profundamente o falecimento de Celina Affonseca Andrade Monteiro de Souza, mãe da nossa presidente Renata Monteiro, que nos deixou nesta quarta-feira (17). Desejamos os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos e que Deus os conforte neste momento tão difícil.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema 'Drive-in' será montado na Cidade das Artes

Por Francini Augusto, às 11:59 - 06/05/2020 | Atualizado às 16:15 - 06/05/2020 Band. com.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema drive-in na Cidade das Artes terá 'pegada anos 1970'

Ricardo Ferreira 06/05/2020 - 16:14 / Atualizado em 06/05/2020 - 16:24 OGlobo. com Segundo Renata Monteiro, estreia está prevista para o fim deste mês, com homenagens ao cinema brasileiro no início da programação Com estreia prevista para o fim deste mês, como adiantou o colunista Ancelmo Gois, o cinema drive-in da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, tem tudo para ser um alento aos que clamam por entretenimento seguro na cidade em meio à pandemia do novo coronavírus.

[+] leia mais