Fundação Cidade das Artes

Notícias » Movimento cultural Fair Saturday, em resposta à Black Friday, chega ao Rio

Novembro de 2019

dia 29, Sexta

Movimento cultural Fair Saturday, em resposta à Black Friday, chega ao Rio

Os capoeirista contramestre Amaz (com o berimbau) e Marmita, que participarão do evento Fair Saturday Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo

 

Evento na Cidade das Artes terá eventos infantis, exibição de séries, palestras, exposição e DJs

Danilo Perelló
29/11/2019 - 17:47 / Atualizado em 29/11/2019 - 18:21

RIO — Paulinho da Viola já dizia que dinheiro na mão é vendaval, na letra do sucesso “Pecado capital”. Mas depois da tempestade (ou da gastança), vem sempre a bonança. É o que acontece com o movimento Fair Saturday , que ocorre sempre no dia seguinte à tsunami consumista da Black Friday , deixando o mar favorável para artistas e produtores reagirem com ações culturais e de impacto social.

Este é o primeiro ano em que o Rio estará incluído entre as mais de 180 cidades que participam do evento mundo afora. A edição de estreia carioca será hoje, com programação gratuita, das 13h à meia-noite, na Cidade das Artes .

— A ideia é fazermos uma reflexão. Se o consumo mobiliza tantas pessoas, outras bandeiras podem fazer o mesmo. Inclusive como impacto econômico. A cultura movimenta dinheiro também — diz André Marini, presidente da Fundação Cidade das Artes, que trouxe o evento para o Rio.

O Fair Saturday começou em 2014, em Bilbao, na Espanha, e vem se espalhando rapidamente pelo mundo. Este ano, a estimativa é que o movimento reúna 1.200 eventos e atraia mais de 200 mil espectadores, gerando um impacto econômico de um milhão de euros. Para Marini, o crescimento reflete uma tendência planetária:

— O Fair Saturday vem crescendo da mesma maneira que a consciência das pessoas a respeito dos aspectos sociais. É para pensarmos se precisamos mesmo daquele produto da Black Friday. As questões que levanta são as da humanidade, por isso a adesão rápida. Como um centro cultural público, a Cidade das Artes tem esse papel de promover debates. É uma provocação mesmo.

Em outros lugares do mundo, há atividades em vários pontos das cidades participantes. Marini diz que a intenção é que em 2020 o Rio também tenha mais locais com eventos no Fair Saturday.

Como cabe a um evento que pensa o futuro, foi programada uma série de atividades para o público infantil, envolvendo música, teatro e brincadeiras.

— Vou contar histórias baseadas na capoeira e na cultura afrobrasileira, usando instrumentos, músicas, movimentos da capoeira e dos animais — diz o contramestre Marmita, que vai interagir com as crianças às 16h. — É sempre muito bom apoiar causas como essa. E poderemos expor a nossa cultura, que nem sempre é valorizada aqui, em um evento mundialmente conhecido.

Estão previstos ainda projetos como o Lixarte, em que artistas visuais vão pintar as lixeiras da Cidade das Artes. Durante todo o evento, haverá arrecadação de livros para a sala de leitura do projeto Ligação Cultural, da Cidade de Deus .

— Aqui na região de Barra e Recreio não há biblioteca pública. A sala de leitura da Cidade das Artes funciona muitas vezes com essa função. Na Cidade de Deus, foi criada uma sala inspirada na nossa, e resolvemos abraçar a causa com eles — explica Marini.

Confira os destaques da programação
13h às 18h — Atividades infantis (teatro, música, brincadeiras) e Projeto Lixarte.
13h às 20h — Espaço Mover e Rio Web Fest: palestras sobre transformação por meio da cultura e da sustentabilidade e exibição de webséries.
15h — Tia Gê: show infantil.
16h — Os contramestres Marmita e Amaz fazem narração de histórias sobre a capoeira e a cultura afrobrasileira.
20h — Visual Sonoro: exposição de obras dos artistas visuais Noberto Noschang e Paulo Vivacqua ao som de DJs que tocam de jazz a house music.

Demais notícias

Fevereiro de 2025

dia 24
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes no período de Carnaval 2025

O estacionamento da Cidade das Artes estará fechado ao público a partir de 24 de fevereiro, segunda-feira, até 5 de março, quarta-feira de Cinzas, para a realização do evento CarnaRildy . Durante esse período, fica liberado o acesso apenas para embarque e desembarque, exclusivamente, pela entrada da Avenida das Américas

[+] leia mais

Fevereiro de 2025

dia 04
Terça

Inscrições para Formação de Plateia

PROGRAMA FORMAÇÃO DE PLATEIA  O Programa de FORMAÇÃO DE PLATEIA da Fundação Cidade das Artes tem por objetivo democratizar o acesso aos espetáculos e atividades culturais do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, promovendo a cidadania e a inclusão social .   DO CREDENCIAMENTO E DOCUMENTAÇÃO - Poderá participar do Programa Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos

[+] leia mais

Dezembro de 2024

dia 16
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes | Fim de Ano 2024/2025

Atenção! Informamos que os espaços internos e externos da Cidade das Artes estarão fechados de 23 de dezembro de 2024 a 05 de janeiro de 2025 . Lembramos que os ensaios fotográficos também estarão suspensos nesse período

[+] leia mais

Novembro de 2024

dia 01
Sexta

Programação especial em comemoração ao Novembro Negro

A Cidade das Artes está com uma programação especial para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11) . As ações comemorativas do mês Novembro Negro, de valorização dos movimentos sociais antirracistas, incluem peça teatral, lançamento de livro, apresentação de canto e dança ambientada com o tema África, espetáculos de companhia de dança afro contemporânea, show dos Golden Boys – Pais e Filhos e evento multicultural de performance com artistas drags e negras do Rio de Janeiro

[+] leia mais

Junho de 2024

dia 24
Segunda

Programação especial para o Dia do Orgulho LGBTQIA+

A Cidade das Artes reforça o compromisso em defesa da diversidade, inclusão e igualdade e prepara uma programação especial para comemorar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado no dia 28 de junho . Para marcar a data, a Sala de Leitura recebe a advogada, psicanalista, escritora, especialista em mestre em Direito das Famílias e Sucessões”, Tânia Nigri, para um encontro sobre as conquistas fundamentais do público LGBTQIA+

[+] leia mais

Maio de 2024

dia 27
Segunda

Funcionamento durante os eventos Rio2C e Energy Summit

A Cidade das Artes Bibi Ferreira suspende as atividades de atendimento ao público, a partir desta segunda-feira (27/05), para a realização dos eventos Rio2C e Energy Summit . A Sala de Leitura, a exposição da maquete Lego, as galerias e a bilheteria ficam fechadas temporariamente

[+] leia mais

Abril de 2024

dia 25
Quinta

Resultado do Edital inédito para a ocupação dos espaços da Cidade das Artes

R E S U L T A D O CLIQUE AQUI e veja se o seu projeto foi habilitado no edital de cessão de pauta 2024 da Cidade das Artes . Se o seu nome estiver na lista, aguarde o contato da equipe

[+] leia mais

Março de 2024

dia 07
Quinta

Informações para participação do Programa Formação de Plateia

A FUNDAÇÃO CIDADE DAS ARTES torna público o Programa de FORMAÇÃO DE PLATEIA que tem por objetivo democratizar o acesso aos espetáculos e atividades culturais do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, promovendo a cidadania e a inclusão social .   1- DO CREDENCIAMENTO E DOCUMENTAÇÃO 1

[+] leia mais

Março de 2024

dia 06
Quarta

Semana da Mulher é comemorada na Cidade das Artes

A Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, está com uma programação especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08/03 . A agenda comemorativa inclui um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) em homenagem as mulheres na música, a realização do Prêmio Nise da Silveira, que é um reconhecimento a mulheres inspiradoras, bate-papo gratuito sobre maturidade feminina, evento com alunos da Secretaria Municipal de Educação e uma exposição de arte itinerante sobre diversas situações da vida feminina

[+] leia mais

Fevereiro de 2024

dia 20
Terça

Cidade das Artes vence o prêmio “Musical.Rio Destaques 2023”

A Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (SMC), venceu o prêmio “Musical . Rio Destaques 2023” na categoria de Teatro Favorito, com 28,8% dos votos

[+] leia mais