Fundação Cidade das Artes

Notícias » As melhores peças em cartaz no Rio

Novembro de 2019

dia 12, Terça

As melhores peças em cartaz no Rio

Remontagem de "Roda viva" e musical da dupla Möeller e Botelho estão entre destaques da programação

O Globo

12/11/2019 - 14:01 / Atualizado em 12/11/2019 - 14:02

Musical, comédia ou drama? Qualquer que seja a sua escolha, há boas opções em cartaz nos teatros cariocas. Lista inclui peça embalada por sucessos da bossa nova, espetáculo da dupla Charles Möller e Claudio Botelho e  remontagem do clássico "Roda viva", entre outros.

OS DESTAQUES DE TEATRO EM CARTAZ NO RIO

'3 maneiras de tocar no assunto'
O espetáculo com texto e atuação de Leonardo Netto, sob direção de Fabiano de Freitas, aborda, em três solos, a homofobia: na escola, crianças sofrem com o preconceito e a intolerância; na Nova York de 1969, frequentadores do bar LGBT Stonewall Inn reagem a mais uma batida policial; no Congresso Nacional, um deputado gay enfrenta o ambiente machista.
 

'Amor é química'
Por um lance do acaso, dois casais se conectam de repente: um deles leva a vida de modo nada convencional, num relacionamento pautado por harmonia; o outro é amargo e competitivo — e quando se depara com a felicidade alheia faz de tudo para destruí-la. Comédia de David França Mendes e Maria Clara Mattos, a peça faz graça com assuntos sobre romance e desejo em trama leve, que também brinca com temáticas da atualidade.
 

'O amor em tempos de bossa nova'
Embalada por canções da bossa nova, a comédia musical dirigida por Walter Lima Júnior acompanha um casal durante um embate em que ambos revelam as diferentes facetas do amor: do primeiro encontro à paixão, do desencontro à desilusão. Aloisio de Abreu e Iza Eirado dividem a cena. 


'O despertar da primavera'
Charles Möeller e Claudio Botelho dirigem uma nova versão deo espetáculo da Broadway, dez anos após a estreia da primeira montagem do musical. A história acompanha as descobertas de um grupo de adolescentes.


'Embarque imediato'
Antonio Pitaga celebra seus 80 anos de vida ao lado dos filhos — Rocco Pitanga e Camila Pitanga (em participação em vídeo) — na peça com texto de Aldri Anunciação. A história acompanha o encontro de um homem mais velho africano e um jovem pesquisador brasileiro, ambos negros. Na sala de um aeroporto, eles conversam sobre História, identidade e cultura.


'Fim de caso'
Isio Ghelman, Vanesssa Gerbelli e Eriberto Leão vivem um triângulo amoroso nesta adaptação do romance publicado por Graham Greene em 1951. Com direção de Guilherme Piva, a trama foca nos diferentes pontos de vista dos personagens quando um relacionamento extraconjugal é interrompido de maneira misteriosa. 


'A Mandrágora'
A Cia Ensaio Aberto estreia — em temporada gratuita — a adaptação do texto escrito por Maquiavel. Comédia publicada em 1524, a peça faz uma sátira à hipocrisia da sociedade.


'Maratona de Nova York'
Walter Lima Júnior dirige a montagem encenada pelos atores Ricardo Martins e Roger Gobeth, com texto do italiano Edoardo Erba. A narrativa gira em torno das revelações e intimidades de dois atletas, amigos de longa data, que se preparam para uma maratona. Ao longo dos 60 minutos de peça, a dupla corre sobre os tablados. 


'Nastácia'
Com texto de Pedro Brício, o espetáculo dirigido por Miwa Yanagizawa estabelece um recorte em determinada passagem na vida da personagem do romance "O idiota", de Dostoiévski, uma mulher oprimida desde a infância. A atriz Flávia Pyramo assume o papel principal, e divide o elenco com Julio Adrião e Odilon Esteves. 


'Olho por olho'
Numa aldeia em guerra, um homem vê o filho morrer em seus braços. O assassino é capturado e, enquanto aguarda o julgamento da tribo, recebe a visita do pai em luto. Está aí o mote da trama com texto e atuação de Rohan Baruck, sob direção de Rogério Fanju, um ensaio sobre a relação entre o mal e a justiça


'Quando as pessoas andam em círculos'
O espetáculo da Artesanal Cia. de Teatro acompanha jovens que, durante uma festa, precisam enfrentar questões pessoais. Dirigida por Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalvez, a fábula teatral tem como temas centrais o medo e a angústia no mundo contemporâneo, num ensaio sobre as incertezas e inseguranças que a modernidade propõe.


'Roda viva'
Montagem encenada pela companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona, o espetáculo atualiza a obra original — apresentada, pela primeira vez, há 51 anos — ao narrar a ascensão e a queda de um ídolo popular, Benedito Silva/Ben Silver. 


'Solano, vento forte africano'
Dirigido por Geovana Pires, o espetáculo apresenta a trajetória de Solano Trindade (1908-1974), poeta pernambucano que manteve o olhar voltado para a realidade do negro no país — e que é o grande homenageado na Festa Literária das Periferias (Flup) deste ano. O elenco é composto por oito atores, e inclui nomes conhecidos, como Val Perré, Elisa Lucinda e Valéria Monã.


'Teatro para quem não gosta de teatro'
Marcelo Médici e Ricardo Rathsam repassam parte da história do teatro no espetáculo com texto e direção de ambos. Sem didatismos, a peça traça um panorama cômico dos gregos antigos à atualidade marcada pelo sucesso de youtubers. A dupla se reveza em 32 personagens, com rápidas trocas.
 

Demais notícias

Janeiro de 2020

dia 19
Domingo

Nova presidente da Cidade das Artes promete manter aposta em grandes musicais

A nova presidente da Fundação Cidade das Artes, Renata Monteiro. Antes, ela foi diretora da Casa de Cultura Laura Alvim.

[+] leia mais

Janeiro de 2020

dia 15
Quarta

Rio2C 2020 vai discutir leitura e educação no século XXI

Rafael Lazarini, idealizador do Rio2C, apresenta as novidades do evento para 2020 Foto: Fernando Souza / Divulgação No evento, escritores poderão fazer pitching de suas obras para produção de filmes e séries de TV Luiza Barros 15/01/2020 - 14:09 / Atualizado em 15/01/2020 - 20:03 / O GLOBO   RIO — O Rio2C, um dos principais eventos de criatividade da América Latina, divulgou nesta quarta-feira as primeiras informações sobre a sua edição de 2020. A conferência acontece entre 5 e 10 de maio na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

[+] leia mais

Dezembro de 2019

dia 19
Quinta

A Cidade das Artes entra em manutenção preventiva 2019/2020

Informamos que, a partir do dia 21/12/2019, a Cidade das Artes entrará em período de manutenção preventiva, voltando ao funcionamento normal no dia 06/01/2020. SALA DE LEITURA E MAQUETE DE LEGO A Sala de Leitura e a Exposição Maquete de LEGO do Rio de Janeiro estarão fechadas durante este período, retornando suas atividades no dia 07 de janeiro (Sala de Leitura) e no dia 08 de janeiro (LEGO) de 2020.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 29
Sexta

Movimento cultural Fair Saturday, em resposta à Black Friday, chega ao Rio

Os capoeirista contramestre Amaz (com o berimbau) e Marmita, que participarão do evento Fair Saturday Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo   Evento na Cidade das Artes terá eventos infantis, exibição de séries, palestras, exposição e DJs Danilo Perelló 29/11/2019 - 17:47 / Atualizado em 29/11/2019 - 18:21 RIO — Paulinho da Viola já dizia que dinheiro na mão é vendaval, na letra do sucesso “Pecado capital”. Mas depois da tempestade (ou da gastança), vem sempre a bonança.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 11
Segunda

Depois dos 80, tem que acelerar, diz Francis Hime, que comemora aniversário com novo álbum

O compositor Francis Hime Foto: Divulgação/Nana Moraes Bolívar Torres O Globo - 11/11/2019 - 04:30 / Atualizado em 11/11/2019 - 09:38 RIO — Oitenta anos completados em agosto, Francis Hime não quer olhar para trás. É o momento presente que alimenta o seu mais novo álbum, “Hoje”, que será lançado nesta quarta-feira, às 20h, na Grande Sala da Cidade das Artes.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 07
Quinta

'Roda viva' volta ao Rio com o Grupo Oficina em esquema de guerrilha com crowdfunding e hospedagens improvisadas

Alvo de violência e censura quando estreou há meio século, o musical de Chico Buarque reestreia na cidade nesta sexta-feira Pedro Tinoco, Especial para O GLOBO Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo 07/11/2019 - 04:30 / Atualizado em 07/11/2019 - 11:08 RIO — Só podia ser 1968 . Nos tempos beligerantes de ditadura, a peça de estreia do jovem astro da MPB ganhou montagem provocadora, e militantes à direita sentiram-se à vontade para silenciar os atores na base do sarrafo.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 07
Quinta

Exposição 'O dia seguinte' aborda emergência climática e futuro dos centros urbanos na Cidade das Artes

Mostra é gratuita e termina no domingo (10/11). Mais de 25 mil pessoas já passaram visitaram o evento gratuito.

[+] leia mais

Outubro de 2019

dia 31
Quinta

Adriana Calcanhotto grava 'Margem' quando show voltar a aportar no Rio

Adriana Calcanhotto está em cena desde agosto de 2019 com o show 'Margem' — Foto: Murilo Alvesso / Divulgação Registro audiovisual do espetáculo marinho está programado para 14 de dezembro. G1 31/10/2019 16h01  Atualizado há um mês Por Mauro Ferreira, Jornalista carioca que escreve sobre música desde 1987, com passagens em 'O Globo' e 'Bizz'.

[+] leia mais

Outubro de 2019

dia 25
Sexta

Funcionamento da Sala de Leitura durante o HACKTUDO

Devido às múltiplas atrações do festival HACKTUDO, nossa sala de leitura estará fechada neste final de semana (26 e 27/10).     O espaço volta à sua programação normal na próxima terça-feira (29/10), de 10h às 18h.

[+] leia mais

Outubro de 2019

dia 10
Quinta

Funcionamento da Sala de Leitura no Fim de Semana do Dia das Crianças

Informamos que a Sala de Leitura não funcionará nos dias 12/10 (Dia das Crianças) e 13/10. O funcionamento seguirá normalmente a partir de terça-feira 15/10 às 10h.

[+] leia mais