Fundação Cidade das Artes

Notícias » As melhores peças em cartaz no Rio

Novembro de 2019

dia 12, Terça

As melhores peças em cartaz no Rio

Remontagem de "Roda viva" e musical da dupla Möeller e Botelho estão entre destaques da programação

O Globo

12/11/2019 - 14:01 / Atualizado em 12/11/2019 - 14:02

Musical, comédia ou drama? Qualquer que seja a sua escolha, há boas opções em cartaz nos teatros cariocas. Lista inclui peça embalada por sucessos da bossa nova, espetáculo da dupla Charles Möller e Claudio Botelho e  remontagem do clássico "Roda viva", entre outros.

OS DESTAQUES DE TEATRO EM CARTAZ NO RIO

'3 maneiras de tocar no assunto'
O espetáculo com texto e atuação de Leonardo Netto, sob direção de Fabiano de Freitas, aborda, em três solos, a homofobia: na escola, crianças sofrem com o preconceito e a intolerância; na Nova York de 1969, frequentadores do bar LGBT Stonewall Inn reagem a mais uma batida policial; no Congresso Nacional, um deputado gay enfrenta o ambiente machista.
 

'Amor é química'
Por um lance do acaso, dois casais se conectam de repente: um deles leva a vida de modo nada convencional, num relacionamento pautado por harmonia; o outro é amargo e competitivo — e quando se depara com a felicidade alheia faz de tudo para destruí-la. Comédia de David França Mendes e Maria Clara Mattos, a peça faz graça com assuntos sobre romance e desejo em trama leve, que também brinca com temáticas da atualidade.
 

'O amor em tempos de bossa nova'
Embalada por canções da bossa nova, a comédia musical dirigida por Walter Lima Júnior acompanha um casal durante um embate em que ambos revelam as diferentes facetas do amor: do primeiro encontro à paixão, do desencontro à desilusão. Aloisio de Abreu e Iza Eirado dividem a cena. 


'O despertar da primavera'
Charles Möeller e Claudio Botelho dirigem uma nova versão deo espetáculo da Broadway, dez anos após a estreia da primeira montagem do musical. A história acompanha as descobertas de um grupo de adolescentes.


'Embarque imediato'
Antonio Pitaga celebra seus 80 anos de vida ao lado dos filhos — Rocco Pitanga e Camila Pitanga (em participação em vídeo) — na peça com texto de Aldri Anunciação. A história acompanha o encontro de um homem mais velho africano e um jovem pesquisador brasileiro, ambos negros. Na sala de um aeroporto, eles conversam sobre História, identidade e cultura.


'Fim de caso'
Isio Ghelman, Vanesssa Gerbelli e Eriberto Leão vivem um triângulo amoroso nesta adaptação do romance publicado por Graham Greene em 1951. Com direção de Guilherme Piva, a trama foca nos diferentes pontos de vista dos personagens quando um relacionamento extraconjugal é interrompido de maneira misteriosa. 


'A Mandrágora'
A Cia Ensaio Aberto estreia — em temporada gratuita — a adaptação do texto escrito por Maquiavel. Comédia publicada em 1524, a peça faz uma sátira à hipocrisia da sociedade.


'Maratona de Nova York'
Walter Lima Júnior dirige a montagem encenada pelos atores Ricardo Martins e Roger Gobeth, com texto do italiano Edoardo Erba. A narrativa gira em torno das revelações e intimidades de dois atletas, amigos de longa data, que se preparam para uma maratona. Ao longo dos 60 minutos de peça, a dupla corre sobre os tablados. 


'Nastácia'
Com texto de Pedro Brício, o espetáculo dirigido por Miwa Yanagizawa estabelece um recorte em determinada passagem na vida da personagem do romance "O idiota", de Dostoiévski, uma mulher oprimida desde a infância. A atriz Flávia Pyramo assume o papel principal, e divide o elenco com Julio Adrião e Odilon Esteves. 


'Olho por olho'
Numa aldeia em guerra, um homem vê o filho morrer em seus braços. O assassino é capturado e, enquanto aguarda o julgamento da tribo, recebe a visita do pai em luto. Está aí o mote da trama com texto e atuação de Rohan Baruck, sob direção de Rogério Fanju, um ensaio sobre a relação entre o mal e a justiça


'Quando as pessoas andam em círculos'
O espetáculo da Artesanal Cia. de Teatro acompanha jovens que, durante uma festa, precisam enfrentar questões pessoais. Dirigida por Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalvez, a fábula teatral tem como temas centrais o medo e a angústia no mundo contemporâneo, num ensaio sobre as incertezas e inseguranças que a modernidade propõe.


'Roda viva'
Montagem encenada pela companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona, o espetáculo atualiza a obra original — apresentada, pela primeira vez, há 51 anos — ao narrar a ascensão e a queda de um ídolo popular, Benedito Silva/Ben Silver. 


'Solano, vento forte africano'
Dirigido por Geovana Pires, o espetáculo apresenta a trajetória de Solano Trindade (1908-1974), poeta pernambucano que manteve o olhar voltado para a realidade do negro no país — e que é o grande homenageado na Festa Literária das Periferias (Flup) deste ano. O elenco é composto por oito atores, e inclui nomes conhecidos, como Val Perré, Elisa Lucinda e Valéria Monã.


'Teatro para quem não gosta de teatro'
Marcelo Médici e Ricardo Rathsam repassam parte da história do teatro no espetáculo com texto e direção de ambos. Sem didatismos, a peça traça um panorama cômico dos gregos antigos à atualidade marcada pelo sucesso de youtubers. A dupla se reveza em 32 personagens, com rápidas trocas.
 

Demais notícias

Novembro de 2019

dia 29
Sexta

Movimento cultural Fair Saturday, em resposta à Black Friday, chega ao Rio

Os capoeirista contramestre Amaz (com o berimbau) e Marmita, que participarão do evento Fair Saturday Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo   Evento na Cidade das Artes terá eventos infantis, exibição de séries, palestras, exposição e DJs Danilo Perelló 29/11/2019 - 17:47 / Atualizado em 29/11/2019 - 18:21 RIO — Paulinho da Viola já dizia que dinheiro na mão é vendaval, na letra do sucesso “Pecado capital”. Mas depois da tempestade (ou da gastança), vem sempre a bonança.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 11
Segunda

Depois dos 80, tem que acelerar, diz Francis Hime, que comemora aniversário com novo álbum

O compositor Francis Hime Foto: Divulgação/Nana Moraes Bolívar Torres O Globo - 11/11/2019 - 04:30 / Atualizado em 11/11/2019 - 09:38 RIO — Oitenta anos completados em agosto, Francis Hime não quer olhar para trás. É o momento presente que alimenta o seu mais novo álbum, “Hoje”, que será lançado nesta quarta-feira, às 20h, na Grande Sala da Cidade das Artes.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 07
Quinta

'Roda viva' volta ao Rio com o Grupo Oficina em esquema de guerrilha com crowdfunding e hospedagens improvisadas

Alvo de violência e censura quando estreou há meio século, o musical de Chico Buarque reestreia na cidade nesta sexta-feira Pedro Tinoco, Especial para O GLOBO Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo 07/11/2019 - 04:30 / Atualizado em 07/11/2019 - 11:08 RIO — Só podia ser 1968 . Nos tempos beligerantes de ditadura, a peça de estreia do jovem astro da MPB ganhou montagem provocadora, e militantes à direita sentiram-se à vontade para silenciar os atores na base do sarrafo.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 07
Quinta

Exposição 'O dia seguinte' aborda emergência climática e futuro dos centros urbanos na Cidade das Artes

Mostra é gratuita e termina no domingo (10/11). Mais de 25 mil pessoas já passaram visitaram o evento gratuito.

[+] leia mais

Outubro de 2019

dia 25
Sexta

Funcionamento da Sala de Leitura durante o HACKTUDO

Devido às múltiplas atrações do festival HACKTUDO, nossa sala de leitura estará fechada neste final de semana (26 e 27/10).     O espaço volta à sua programação normal na próxima terça-feira (29/10), de 10h às 18h.

[+] leia mais

Outubro de 2019

dia 10
Quinta

Funcionamento da Sala de Leitura no Fim de Semana do Dia das Crianças

Informamos que a Sala de Leitura não funcionará nos dias 12/10 (Dia das Crianças) e 13/10. O funcionamento seguirá normalmente a partir de terça-feira 15/10 às 10h.

[+] leia mais

Setembro de 2019

dia 18
Quarta

Roda do Bem! Abrace o projeto que troca tampinhas de garrafas por cadeiras de rodas!

O Projeto Rodando com Tampinhas, lançado no dia 10 de julho numa parceria entre a Obra Social e Abrace o Rio, coordenada pela primeira-dama da cidade Sylvia Jane; a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação e a Subsecretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, além de contar com a participação da Reitoria do Cristo Redentor, quer incentivar a doação de tampas de garrafas e outros objetos como tampas de remédios, vitaminas, pasta de dentes e alimentos, que são depois vendidos para a reciclagem. O valor arrecadado serve para a compra de cadeiras de rodas, que serão destinadas à Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR).

[+] leia mais

Setembro de 2019

dia 02
Segunda

Musical 'A cor púrpura' estreia no Rio com temas que fazem pensar no Brasil de hoje

Elenco de 17 atores negros comanda texto que trata de violência contra a mulher e o poder de transformação do amor. Por Leonardo Lichote, O Globo 02/09/2019   RIO - Negra no sul dos Estados Unidos na primeira metade do século XX, Celie é constantemente humilhada pelo marido.

[+] leia mais

Junho de 2019

dia 19
Quarta

RIOH2K: Funcionamento da Sala de Leitura, Exposição Permanente da Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro e Bilheteria

Informamos que a Sala de Leitura não abrirá de 20 de junho (quinta-feira) a 24 de junho (segunda-feira) devido ao evento RIOH2K, voltando a funcionar normalmente na terça-feira, dia 25 de junho. A exposição de LEGO estará fechada para visitação no período de 20 de junho (quinta-feira) a 25 de junho (terça-feira), retornando na quarta-feira dia 26 de junho.

[+] leia mais

Maio de 2019

dia 08
Quarta

Dia das Mães com Duo Santoro e no Bistrô da Cidade das Artes

Quer fazer um programa especial com sua família no Dia das Mães? Então aproveite para proporcionar um dia inesquecível e convide a sua mãe para apreciar o lindo concerto "Duo Santoro para mães e filhos” e logo depois saborear um delicioso almoço no novo Bistrô Café das Artes.   O restaurante terá um cardápio especial e vai oferecer um desconto de 50% nos ingressos para o espetáculo.

[+] leia mais