Fundação Cidade das Artes

Notícias » Depois dos 80, tem que acelerar, diz Francis Hime, que comemora aniversário com novo álbum

Novembro de 2019

dia 11, Segunda

Depois dos 80, tem que acelerar, diz Francis Hime, que comemora aniversário com novo álbum

O compositor Francis Hime Foto: Divulgação/Nana Moraes

Bolívar Torres
O Globo - 11/11/2019 - 04:30 / Atualizado em 11/11/2019 - 09:38

RIO — Oitenta anos completados em agosto, Francis Hime não quer olhar para trás. É o momento presente que alimenta o seu mais novo álbum, “Hoje”, que será lançado nesta quarta-feira, às 20h, na Grande Sala da Cidade das Artes. Com participação de Zé Renato , Olivia Hime , Leila Pinheiro e a Jazz Sinfônica Brasil , o show abre o 57º Festival Villa-Lobos , do qual o compositor e pianista é um dos homenageados. Embora promova alguns reencontros (leia crítica abaixo), o disco mostra um Hime em busca de novos caminhos.

— O negócio é estar vivo, com muito carinho e muito amor — diz ele. — Depois dos 80, tem que acelerar, aproveitar o tempo, que passa tão depressa. Gosto de trabalhar como se não tivesse feito nada antes disso. Porque quando você olha para o passado, fica nostálgico, e isso pode te aprisionar.

A pressa também fez parte da produção de “Hoje”, concebido a toque de caixa para poder ser lançado no festival. À princípio, Hime não planejava gravar disco para marcar os seus 80 anos. Mas eis que, na metade de 2019, o compositor acordou certa noite de sonhos inspirados, com uma melodia na cabeça. Ainda semidesperto, registrou a epifania no celular, virou para o lado, dormiu de novo. Dias depois, recebeu do além-mar alguns versos do poeta e amigo português Tiago Torres da Silva. Mágica do acaso, o poema casava perfeitamente com a melodia. Abracadabra: fez-se “O tempo e a vida”, a primeira das 12 composições do novo álbum.

No show de quarta, ele apresenta seis músicas do novo trabalho. No palco, terá a companhia da Jazz Sinfônica Brasil, de São Paulo, que completa 30 anos e participa pela primeira vez do Festival Villa-Lobos. O programa ainda reserva lugar para clássicos do compositor (como “Atrás da porta” e “Trocando em miúdos”) e alguns movimentos da sua “Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião”.

No concerto inaugural, a Jazz Sinfônica também vai executar obras do compositor e regente Claudio Santoro (1919- 1989), outro homenageado do festival, que vai até domingo (veja os destaques da programação ao lado). Santoro viveu na Alemanha entre 1970 e 1978 e lá conquistou renome internacional, além de lecionar na Escola Superior de Música de Heidelberg-Mannheim. De volta ao Brasil, fundou a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília.

— Santoro é considerado um dos maiores sinfonistas do país, além do artista brasileiro mais importante no exterior depois de Villa-Lobos — diz Marcelo Rodolfo, diretor artístico do festival.


Crítica

O rei do ‘feat’, avant la lettre

Por Bernardo Araujo

O feat está na moda, o mundo aplaudiu. É um barato, é um sucesso, dentro e fora do Brasil, mas Francis Hime há décadas já gravava discos com canjas de mil parceiros, amigos, companheiros e da patroa Olivia Hime. Francis não recebe Maluma nem tem produção de Papatinho em faixas deste “Hoje”, mas sabe bem que não é um cantor, mas um compositor, harmonizador e melodista raro, capaz de pensar em pérolas como “Desdenhosa” (pelo nome já se entende que é um choro), deliciosa abertura do disco, com letra igualmente saborosa de Hermínio Bello de Carvalho.

O time de parceiros, como se pode esperar do disco em que Francis comemora 80 anos, é da pesada: Chico Buarque canta a bela “Laura”, sinuosa colaboração dos dois caros amigos (a dupla que deu ao mundo “Pivete”, “Passaredo”, “Trocando em miúdos”...); Lenine empresta dramaticidade a “O tempo e a vida” (Francis e Tiago Torres da Silva); Adriana Calcanhotto faz dueto com o dono da bola em “Floresta pra ficar”, dos dois; e Olivia usa sua técnica em “Pietá” (Francis e Silvana Gontijo).

Demais notícias

Março de 2020

dia 20
Sexta

Informações sobre o funcionamento de nossa Bilheteria

A partir de amanhã (21/03/2020) a Bilheteria da Cidade das Artes fecha por tempo indeterminado devido ao devido às medidas de prevenção e contenção ao contágio do novo CORONAVÍRUS. Dúvidas e informações relacionadas a ingressos, favor entrar em contato diretamente com a Ingresso Rápido: SAC apenas whatsapp (11) 94925-7737 e-mail: sac@ingressorapido.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 19
Quinta

Ingresso Rápido - Aviso Importante

Como é de conhecimento de todos, estamos passando por um momento de emergência de saúde pública e temos a obrigação de zelar pela segurança de nossos clientes, colaboradores e artistas. Por esse motivo, os eventos que ocorreriam nas próximas semanas estão sendo adiados até que a situação seja completamente controlada.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 13
Sexta

Programação na Cidade das Artes durante Estágio de Atenção

Diante do comunicado oficial do Centro de Operações da Prefeitura do Rio de que a cidade entrou em Estágio de Atenção às 16h desta sexta-feira (13), devido às medidas de prevenção e contenção ao contágio do novo CORONAVÍRUS, a Fundação Cidade das Artes informa: A) Estão CANCELADOS todos os grandes shows, eventos e espetáculos com aglomeração de pessoas e que possam contribuir para a disseminação do Coronavírus; B) O show “MART’NÁLIA CANTA VINICIUS DE MORAES”, que aconteceria no sábado, dia 14 de março, às 21h, será ADIADO para o dia 16 DE MAIO; C) Fica CANCELADO o evento “SALVE GUANABARA”, que aconteceria no sábado, dia 14 de março, às 23h; D) Fica CANCELADO o concerto da ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA, que aconteceria no domingo, dia 15 de março, às 18h. .

[+] leia mais

Fevereiro de 2020

dia 20
Quinta

Funcionamento da Cidade das Artes no Período de Carnaval

INFORMAMOS que a Sala de Leitura, a Exposição de Lego e a Bilheteria estarão FECHADAS entre os dias 21 e 26/02, retornando suas atividades no dia 27/02. Ensaios fotográficos também não serão autorizados neste período.

[+] leia mais

Janeiro de 2020

dia 29
Quarta

Sala de Leitura da Cidade das Artes atrai estudantes e pesquisadores

Lauren Poliana comanda a Sala de Leitura da Cidade das Artes Foto: / Roberto Moreyra / Agência O Globo Matéria: Danilo Perelló Sem biblioteca pública na região, espaço absorve demanda RIO — Homenagens a grandes escritores não faltam pelas ruas da Barra. Quem mora na região fatalmente já passou pelas avenidas Erico Verissimo ou Rachel de Queiroz, por exemplo.

[+] leia mais

Janeiro de 2020

dia 19
Domingo

Nova presidente da Cidade das Artes promete manter aposta em grandes musicais

A nova presidente da Fundação Cidade das Artes, Renata Monteiro. Antes, ela foi diretora da Casa de Cultura Laura Alvim.

[+] leia mais

Janeiro de 2020

dia 15
Quarta

Rio2C 2020 vai discutir leitura e educação no século XXI

Rafael Lazarini, idealizador do Rio2C, apresenta as novidades do evento para 2020 Foto: Fernando Souza / Divulgação No evento, escritores poderão fazer pitching de suas obras para produção de filmes e séries de TV Luiza Barros 15/01/2020 - 14:09 / Atualizado em 15/01/2020 - 20:03 / O GLOBO   RIO — O Rio2C, um dos principais eventos de criatividade da América Latina, divulgou nesta quarta-feira as primeiras informações sobre a sua edição de 2020. A conferência acontece entre 5 e 10 de maio na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

[+] leia mais

Dezembro de 2019

dia 19
Quinta

A Cidade das Artes entra em manutenção preventiva 2019/2020

Informamos que, a partir do dia 21/12/2019, a Cidade das Artes entrará em período de manutenção preventiva, voltando ao funcionamento normal no dia 06/01/2020. SALA DE LEITURA E MAQUETE DE LEGO A Sala de Leitura e a Exposição Maquete de LEGO do Rio de Janeiro estarão fechadas durante este período, retornando suas atividades no dia 07 de janeiro (Sala de Leitura) e no dia 08 de janeiro (LEGO) de 2020.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 29
Sexta

Movimento cultural Fair Saturday, em resposta à Black Friday, chega ao Rio

Os capoeirista contramestre Amaz (com o berimbau) e Marmita, que participarão do evento Fair Saturday Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo   Evento na Cidade das Artes terá eventos infantis, exibição de séries, palestras, exposição e DJs Danilo Perelló 29/11/2019 - 17:47 / Atualizado em 29/11/2019 - 18:21 RIO — Paulinho da Viola já dizia que dinheiro na mão é vendaval, na letra do sucesso “Pecado capital”. Mas depois da tempestade (ou da gastança), vem sempre a bonança.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 12
Terça

As melhores peças em cartaz no Rio

Remontagem de "Roda viva" e musical da dupla Möeller e Botelho estão entre destaques da programação O Globo 12/11/2019 - 14:01 / Atualizado em 12/11/2019 - 14:02 Musical, comédia ou drama? Qualquer que seja a sua escolha, há boas opções em cartaz nos teatros cariocas. Lista inclui peça embalada por sucessos da bossa nova, espetáculo da dupla Charles Möller e Claudio Botelho e  remontagem do clássico "Roda viva", entre outros.

[+] leia mais