Fundação Cidade das Artes

Notícias » Quantas cores tem o elefante?

Novembro de 2018

dia 19, Segunda

Quantas cores tem o elefante?

A expressão elefante branco, surgida no antigo Reino de Sião (atual Tailândia), descrevia um animal raro, sagrado, com alto custo de manutenção e de pouca utilidade prática. E o que a Cidade das Artes tem a ver com isso? No bojo da polêmica que rondou a sua construção, o carioca, com seu humor característico, logo associou aquele gigante que surgia na Barra da Tijuca ao tal elefante pálido e sem função. 

Havia certo exagero na comparação, mas não deixava de ser acertada a crítica de que a Cidade das Artes precisava ser mais inclusiva, diversificada, aberta, democrática e ativa na vida cultural e artística da cidade. Se tamanho é documento, era preciso refundar a identidade do espaço e montar uma programação à altura.

Desde 2017, mais de 1.500 atrações passaram pela Cidade das Artes, entre produções artísticas e eventos abertos a todas as pessoas. O elefante se levantou e passou a exibir um colorido cada vez mais vibrante. Em termos de público, ultrapassou a marca de 1 milhão de espectadores. Em 2018, mais 400 mil visitantes passaram pela casa, transformando-se num dos polos culturais do Rio. O ano de 2019 promete ser ainda mais intenso.

A agência de publicidade Mullenlowe Brasil percebeu a oportunidade de, através de uma parceria, criar uma campanha criativa utilizando a imagem do elefante agora colorido, como forma de se apropriar de um elemento outrora negativo.

Como um elefante atrai o outro, o pessoal que produz o Elephant Parade, exposição que trouxe ao Rio 60 esculturas que reproduzem filhotes do bicho em tamanho natural, também resolveu participar do projeto. Atualmente, dois elefantinhos pintados estão expostos, durante todo o mês de novembro, na esplanada da Cidade das Artes.

Um dos grandes orgulhos da casa foi ter conseguido criar projetos sociais que atendem a moradores do seu entorno. São realizados, semanalmente, oficinas, palestras, cursos e workshops gratuitos. Foi criado o Projeto Jovens Músicos, no qual  estudantes de comunidades como Gardênia Azul, Cidade de Deus e Anil, entre outras, têm aulas de violão e teclado de graça, com a possibilidade de levar os instrumentos emprestados para casa.  Um público que, antes, não se sentia convidado a entrar na Cidade da Artes mas hoje sente que esse  espaço público, único e enriquecedor, é dele.

Temos agora um lindo elefante colorido diariamente pelos cariocas.

A ficção já mostrou elefantes com poder de voar. Aqui, decolamos de verdade. Venham conosco!

Demais notícias

Janeiro de 2019

dia 17
Quinta

Cidade das Artes fecha para evento dia 24/01

  Informamos que na quinta-feira, dia 24/01/19, a Cidade das Artes estará fechada ao público devido ao evento da CONMEBOL – Sorteio da Copa América Brasil – 2019.   Espaços como Sala de Leitura, bilheteria, exposições e até o estacionamento estarão fechados durante todo o dia e retornarão as atividades no dia seguinte.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 09
Quarta

Brazilian Music Experience - Tour sobre a Cidade das Artes e Música Brasileira

  Brazilian Music Experience na Cidade das Artes Organizado pela Escola de Música da Associação dos Amigos da Cidade das Artes    A Brazilian Music Experience é uma oportunidade divertida de conhecer a Cidade das Artes e de aprender de forma interativa o melhor da música Brasileira.  Com duração de aproximadamente 3h, o "tour" conta com uma aula guiada sobre a Cidade das Artes, um Happy Coffee Break e uma workshop de música Brasileira.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 08
Terça

Roda de Samba com Oficina de Percussão DURIO

  O Carnaval do Rio de Janeiro é uma das maiores festividades do planeta e, ao longo dos últimos 10 anos, vem se reinventando de uma forma tipicamente carioca: na rua. Junto com esse fenômeno veio a valorização e a multiplicação das rodas de samba pela cidade.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 20
Quinta

A Cidade das Artes entra em manutenção preventiva de 23/12/2018 a 02/01/2019

      Informamos que, a partir do dia 23/12/2018, a Cidade das Artes entrará em período de manutenção preventiva, voltando ao funcionamento normal no dia 02/01/2019.   A bilheteria retornará suas atividades no dia 02/01/2019, das 13h às 17h.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 19
Quarta

Dia 20/12 O Diretor José Possi Neto fará leitura gratuita do Peter Pan na Cidade das Artes

  O diretor José Possi Neto realiza, nesta quinta (20), a partir das 15h, leitura do texto do musical Peter Pan, na Cidade das Artes, com entrada franca. Também participam da atividade, que tem por objetivo a formação de platéia, os atores Mateus Ribeiro (Peter Pan) e Kharina Matias (Wendy).

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 14
Sexta

Dezembro de 2018

dia 14
Sexta

Dia 18/12 teremos confecção de biscoitos de natal no Comida, Diversão & Arte

     Neste nosso encontro do programa Comida  Diversão e arte, da Cidade das Artes, vamos realizar uma confraternização. Vamos fazer a "Oficina de Noel" , confeccionando juntos biscoitos de Natal.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 12
Quarta

Edital de concessão de uso do Bistrô

FUNDAÇÃO CIDADE DAS ARTES AVISO DE SELEÇÃO Nº 03/2018     Processo Nº: 12/800. 364/2018 Data: 10/01/2019  Horário: 11h Objeto: Permissão de uso da área, denominada “Bistrô” no Complexo Cidade das Artes, para exploração comercial, conforme especificações constantes no Termo de Referência.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 11
Terça

Nota de Pesar

A Cidade das Artes lamenta profundamente o falecimento de Sérgio Knust, um dos nossos colaboradores mais queridos e presentes. Neste momento de dor imensa, nos colocamos ao lado dos familiares e amigos em solidariedade.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 10
Segunda

Dia 11/12 teremos Trufas no Comida, Diversão & Arte

Nosso Comida, Diversão e Arte dessa semana receberá um convidado que traz a alegria para nosso espaço da Cidade das Artes diariamente. Nesta terça-feira receberemos o Leonardo, funcionário da casa que produz doces e sobremesas variadas que alegram todos ao seu redor! Um pouco da história do Leo: Diante de tantos pedidos de tamanhos, formas e sabores diferentes e da dificuldade financeira para realizar todos esses desejos, lembrei das ocasiões que passei na casa da minha madrinha assistindo-a fazer os ovos e coelhinhos para suas encomendas de pascoa e pensei, também posso fazer!! E foi assim desde a primeira Páscoa, há 7 anos.

[+] leia mais