Fundação Cidade das Artes

Notícias » Quantas cores tem o elefante?

Novembro de 2018

dia 19, Segunda

Quantas cores tem o elefante?

A expressão elefante branco, surgida no antigo Reino de Sião (atual Tailândia), descrevia um animal raro, sagrado, com alto custo de manutenção e de pouca utilidade prática. E o que a Cidade das Artes tem a ver com isso? No bojo da polêmica que rondou a sua construção, o carioca, com seu humor característico, logo associou aquele gigante que surgia na Barra da Tijuca ao tal elefante pálido e sem função. 

Havia certo exagero na comparação, mas não deixava de ser acertada a crítica de que a Cidade das Artes precisava ser mais inclusiva, diversificada, aberta, democrática e ativa na vida cultural e artística da cidade. Se tamanho é documento, era preciso refundar a identidade do espaço e montar uma programação à altura.

Desde 2017, mais de 1.500 atrações passaram pela Cidade das Artes, entre produções artísticas e eventos abertos a todas as pessoas. O elefante se levantou e passou a exibir um colorido cada vez mais vibrante. Em termos de público, ultrapassou a marca de 1 milhão de espectadores. Em 2018, mais 400 mil visitantes passaram pela casa, transformando-se num dos polos culturais do Rio. O ano de 2019 promete ser ainda mais intenso.

A agência de publicidade Mullenlowe Brasil percebeu a oportunidade de, através de uma parceria, criar uma campanha criativa utilizando a imagem do elefante agora colorido, como forma de se apropriar de um elemento outrora negativo.

Como um elefante atrai o outro, o pessoal que produz o Elephant Parade, exposição que trouxe ao Rio 60 esculturas que reproduzem filhotes do bicho em tamanho natural, também resolveu participar do projeto. Atualmente, dois elefantinhos pintados estão expostos, durante todo o mês de novembro, na esplanada da Cidade das Artes.

Um dos grandes orgulhos da casa foi ter conseguido criar projetos sociais que atendem a moradores do seu entorno. São realizados, semanalmente, oficinas, palestras, cursos e workshops gratuitos. Foi criado o Projeto Jovens Músicos, no qual  estudantes de comunidades como Gardênia Azul, Cidade de Deus e Anil, entre outras, têm aulas de violão e teclado de graça, com a possibilidade de levar os instrumentos emprestados para casa.  Um público que, antes, não se sentia convidado a entrar na Cidade da Artes mas hoje sente que esse  espaço público, único e enriquecedor, é dele.

Temos agora um lindo elefante colorido diariamente pelos cariocas.

A ficção já mostrou elefantes com poder de voar. Aqui, decolamos de verdade. Venham conosco!

Demais notícias

Dezembro de 2018

dia 12
Quarta

Edital de concessão de uso do Bistrô

FUNDAÇÃO CIDADE DAS ARTES AVISO DE SELEÇÃO Nº 03/2018     Processo Nº: 12/800. 364/2018 Data: 26/12/2018 HORÁRIO: 12:00h.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 11
Terça

Nota de Pesar

A Cidade das Artes lamenta profundamente o falecimento de Sérgio Knust, um dos nossos colaboradores mais queridos e presentes. Neste momento de dor imensa, nos colocamos ao lado dos familiares e amigos em solidariedade.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 10
Segunda

Dia 11/12 teremos Trufas no Comida, Diversão & Arte

Nosso Comida, Diversão e Arte dessa semana receberá um convidado que traz a alegria para nosso espaço da Cidade das Artes diariamente. Nesta terça-feira receberemos o Leonardo, funcionário da casa que produz doces e sobremesas variadas que alegram todos ao seu redor! Um pouco da história do Leo: Diante de tantos pedidos de tamanhos, formas e sabores diferentes e da dificuldade financeira para realizar todos esses desejos, lembrei das ocasiões que passei na casa da minha madrinha assistindo-a fazer os ovos e coelhinhos para suas encomendas de pascoa e pensei, também posso fazer!! E foi assim desde a primeira Páscoa, há 7 anos.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 07
Sexta

Cidade das Artes apoia Campanha Natal do Bem

  CIDADE DAS ARTES APOIA CAMPANHA NATAL DO BEM A Cidade das Artes será um dos pontos de coleta de doações endereçadas à campanha Corrente do Bem, cujo objetivo é beneficiar centenas de famílias que vivem abaixo do nível de pobreza na região do Jardim Gramacho. Os interessados poderão doar brinquedos, leite em pó, garrafas de água, eletrodomésticos, fraldas, medicamentos e ração para gatos e cachorros.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 06
Quinta

Espetáculo King - Eu Tenho um Sonho celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Neste fim de semana, espetáculo King - Eu Tenho um Sonho celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos   No próximo final de semana, dias 08 e 09 de dezembro, o ator luso-brasileiro, Thiago Justino dará voz ao emblemático discurso Eu Tenho um Sonho, de Martin Luther King. O espetáculo nos mostra que o discurso proferido em Washington, em 1963, permanece vivo e, sobretudo, reflete liberdades fundamentais atemporais.

[+] leia mais

Novembro de 2018

dia 27
Terça

Dia 08/12 tem Lançamento do livro “Música como necessidade humana: Reflexões para a Educação” Comida, Diversão & Arte

     Nesta tarde de sábado, promoveremos um encontro de arte com a autora do livro “Música como necessidade humana: Reflexões para a Educação”, Eliete Gonçalves, com concerto musical, bate-papo sobre a temática e sessão de autógrafos. Refletir sobre o humano, cultura, vida e música se constitui a proposta desse livro, e a partir daí toma-se diversos caminhos que tem um único fim: Educação, ou seja, os caminhos da formação humana que sempre atravessam necessariamente a via poética da música.

[+] leia mais

Novembro de 2018

dia 26
Segunda

Dia 27/11 teremos panetone no Comida, Diversão & Arte

  Aula de gastronomia | Como fazer deliciosos sabores de Panetone   Em mais uma edição do Comida, Diversão & Arte, a Cidade das Artes apresenta, no dia 27, às 16h, mais uma receita interessante para enriquecer a gastronomia do dia-a-dia. Desta vez, aproveitando a proximidade das festas de final de ano, entraremos um pouco no clima natalino com receitas deliciosas.

[+] leia mais

Novembro de 2018

dia 20
Terça

Funcionamento da CDA durante o Feriado do dia 20/11

Dia 20 de novembro (feriado), a sala de leitura não funciona. A bilheteria está funcionando no horário normal de 13h às 19h.

[+] leia mais

Novembro de 2018

dia 06
Terça

Dia 13/11 teremos reaproveitamento de alimentos | Bolo de Casca de Banana no Comida, Diversão & Arte

  Na terça-feira dia 13/11/2018 receberemos a chef Adriana Almeida fundadora da empresa Tempero da Dri Refeições Saudáveis. Adriana está se especializando em cursos relativos a alimentação saudável e funcional.

[+] leia mais

Outubro de 2018

dia 30
Terça

Funcionamento da Cidade das Artes durante o feriado

A Cidade das Artes está com funcionamento alterado nos dias 02 a 04 de novembro devido aos eventos Hacktudo e Rio Desperta.   Durante esse período, de 02 a 04 de novembro, a sala de leitura estará reservada para alguns Workshops que fazem parte do Festival HACKTUDO.

[+] leia mais