Fundação Cidade das Artes

Notícias » Com instalações renovadas, teatros públicos se reinventam

Maio de 2018

dia 26, Sábado

Com instalações renovadas, teatros públicos se reinventam

Cidade das Artes - Marcos de Paula / Agência O Globo

Três casas de espetáculos da rede municipal do Rio se destacam positivamente em meio a cenário desolador

POR PAULA AUTRAN 26/05/2018 4:30
O GLOBO - Teatro e Dança
 

RIO - Nem só de dramas vivem os 19 teatros públicos da cidade do Rio de Janeiro. Em meio a um cenário muitas vezes desolador — por conta da escassez de recursos públicos e de casos como o do Villa Lobos, incendiado em 2011 e até hoje não reconstruído —, pelo menos três casas de espetáculos se destacam positivamente: Cidade das Artes (que, além da grande sala, tem um teatro de câmara e a sala eletroacústica), na Barra; o teatro do Centro Cultural João Nogueira (antigo Imperator), no Méier; e a Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, têm administrações diferenciadas, instalações renovadas e programação que vem conquistando público fiel.

Só a Cidade das Artes recebeu mais de 200 mil pessoas ao longo de 2017, segundo a Secretaria Municipal de Cultura.

— O espaço está tinindo e tem uma equipe maravilhosa. É um luxo, não no sentido de ostentação. Para encenarmos “O rei da vela”, só precisamos alugar microfones sem fio e uma mesa de luz a mais, apesar de eles terem uma maravilhosa, pois o espetáculo exigia duas — atesta a atriz Camila Mota, do grupo Oficina, que se apresentou na grande sala no mês passado.

Com cerca de 1400 lugares, sendo 695 na plateia, a grande sala não tem mais agenda aberta este ano, de acordo com o Subsecretário Municipal de Cultura e Presidente da Fundação Cidade das Artes, André Marini.


— No começo foi duro. Havia muita desconfiança. O primeiro a vir foi o Marcelo Serrado, com "Vilões de Shakespeare". Lotou todos os dias. Aí despertou atenção — conta ele, que com a diretora artística da casa, Bel Kutner, lutou para acabar com a fama de elefante branco do local, originalmente criado para ser um centro de música clássica.

No entanto, uma das armas usadas para atrair o público, os grandes eventos não diretamente ligados às artes, despertam críticas

— Esse tipo de evento acontece lá embaixo, fora das salas. E eles são complementares, atraem público. Nossa tentativa é de diminuir o aporte da prefeitura, que assim pode investir em outros teatros ou outras prioridades. Hoje temos 20% de receita própria. Quando chegamos aqui, este percentual não chegava a 5%. Queremos chegar a 50% em 2020 — defende Marini, lembrando que a Sala São Paulo também tem um espaço para eventos e o MAM aceita casamentos.

Já o teatro do Centro Cultural João Nogueira, segundo a produtora Aniela Jordan, à frente da gestão do espaço, é um exemplo de como pode dar certo uma parceria público-privada.

— O estado não sabe fazer, mas entrega para quem sabe e dá certo — diz ela, acrescentando que o teatro é muito bem equipado e tem excelente acústica, o que atrai os produtores. — Não é um espaço da prefeitura nem meu, é do público, que se apropriou dele. Você não vê um papel no chão, um risco na parede.

Outro bom exemplo é a sala Baden Powell, hoje Casa da Bossa Nova, administrada pelo músico João Donato.

— Fidelizou o público e também vive lotada — diz a Secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira.

Demais notícias

Abril de 2019

dia 15
Segunda

Cidade das Artes modifica funcionamento durante o Rio2C

A Cidade das Artes vai receber, de 23 a 28 de abril de 2019, o Rio2C - Rio Creative Conference, maior encontro de criatividade e  inovação da América do Sul. Por conta da grandiosidade de um evento importantíssimo para a cidade, levando-se em conta a complexidade de montagem e desmontagem de tamanha engrenagem, alguns de nossos espaços estão fechados.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 05
Sexta

Cinema de Lars Von Trier é tema de debate e reflexão

CIDADE DAS ARTES PROMOVE DEBATE SOBRE OBRA DE LARS VON TRIER A Cidade das Artes promoverá, no dia 06/04, a partir das 18h30, uma atividade de reflexão sobre o filme Dogville, do cineasta dinamarquês Lars von Trier. O objetivo é realizar uma leitura psicanalítica acerca da identidade de suas densas e controversas personagens, bem como de um enredo repleto de ricas metáforas, abordando a incompatibilidade insustentável, entre natureza humana e a face impostora do processo civilizatório.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 02
Terça

Sala de Leitura terá workshop de Teatro para Autistas

Dentro da série de ações tendo como mote o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, a Cidade das Artes realiza um workshop de Teatro para Autistas e seus Cuidadores. A atividade acontecerá dia 06/04, entre 15h e 17h.

[+] leia mais

Fevereiro de 2019

dia 25
Segunda

A Cidade das Artes entra em manutenção preventiva no Carnaval.

Informamos que no período de 01/03/2019 a 06/03/2019 a Cidade das Artes estará fechada para manutenção preventiva, com exceção do dia 02/03/2019 que acontecerá um evento na área externa. A Sala de Leitura, Bilheteria e a Exposição Lego estarão fechadas durante este período e retornarão suas atividades a partir do dia 07/03/2019.

[+] leia mais

Fevereiro de 2019

dia 04
Segunda

Aviso para Projetos de Eficiência Energética - LIGHT

AVISO DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2019   Processo: 12/800. 032/2019 Objeto: Edital de Chamada Pública para SELEÇÃO de empresas especializadas em eficiência energética para desenvolver projetos para o Complexo Cidade das Artes, localizado na Av.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 17
Quinta

Cidade das Artes fecha para evento dia 24/01

  Informamos que na quinta-feira, dia 24/01/19, a Cidade das Artes estará fechada ao público devido ao evento da CONMEBOL – Sorteio da Copa América Brasil – 2019.   Espaços como Sala de Leitura, bilheteria, exposições e até o estacionamento estarão fechados durante todo o dia e retornarão as atividades no dia seguinte.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 09
Quarta

Brazilian Music Experience - Tour sobre a Cidade das Artes e Música Brasileira

  Brazilian Music Experience na Cidade das Artes Organizado pela Escola de Música da Associação dos Amigos da Cidade das Artes    A Brazilian Music Experience é uma oportunidade divertida de conhecer a Cidade das Artes e de aprender de forma interativa o melhor da música Brasileira.  Com duração de aproximadamente 3h, o "tour" conta com uma aula guiada sobre a Cidade das Artes, um Happy Coffee Break e uma workshop de música Brasileira.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 08
Terça

Roda de Samba com Oficina de Percussão DURIO

  O Carnaval do Rio de Janeiro é uma das maiores festividades do planeta e, ao longo dos últimos 10 anos, vem se reinventando de uma forma tipicamente carioca: na rua. Junto com esse fenômeno veio a valorização e a multiplicação das rodas de samba pela cidade.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 20
Quinta

A Cidade das Artes entra em manutenção preventiva de 23/12/2018 a 02/01/2019

      Informamos que, a partir do dia 23/12/2018, a Cidade das Artes entrará em período de manutenção preventiva, voltando ao funcionamento normal no dia 02/01/2019.   A bilheteria retornará suas atividades no dia 02/01/2019, das 13h às 17h.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 19
Quarta

Dia 20/12 O Diretor José Possi Neto fará leitura gratuita do Peter Pan na Cidade das Artes

  O diretor José Possi Neto realiza, nesta quinta (20), a partir das 15h, leitura do texto do musical Peter Pan, na Cidade das Artes, com entrada franca. Também participam da atividade, que tem por objetivo a formação de platéia, os atores Mateus Ribeiro (Peter Pan) e Kharina Matias (Wendy).

[+] leia mais