Fundação Cidade das Artes

Notícias » Com instalações renovadas, teatros públicos se reinventam

Maio de 2018

dia 26, Sábado

Com instalações renovadas, teatros públicos se reinventam

Cidade das Artes - Marcos de Paula / Agência O Globo

Três casas de espetáculos da rede municipal do Rio se destacam positivamente em meio a cenário desolador

POR PAULA AUTRAN 26/05/2018 4:30
O GLOBO - Teatro e Dança
 

RIO - Nem só de dramas vivem os 19 teatros públicos da cidade do Rio de Janeiro. Em meio a um cenário muitas vezes desolador — por conta da escassez de recursos públicos e de casos como o do Villa Lobos, incendiado em 2011 e até hoje não reconstruído —, pelo menos três casas de espetáculos se destacam positivamente: Cidade das Artes (que, além da grande sala, tem um teatro de câmara e a sala eletroacústica), na Barra; o teatro do Centro Cultural João Nogueira (antigo Imperator), no Méier; e a Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, têm administrações diferenciadas, instalações renovadas e programação que vem conquistando público fiel.

Só a Cidade das Artes recebeu mais de 200 mil pessoas ao longo de 2017, segundo a Secretaria Municipal de Cultura.

— O espaço está tinindo e tem uma equipe maravilhosa. É um luxo, não no sentido de ostentação. Para encenarmos “O rei da vela”, só precisamos alugar microfones sem fio e uma mesa de luz a mais, apesar de eles terem uma maravilhosa, pois o espetáculo exigia duas — atesta a atriz Camila Mota, do grupo Oficina, que se apresentou na grande sala no mês passado.

Com cerca de 1400 lugares, sendo 695 na plateia, a grande sala não tem mais agenda aberta este ano, de acordo com o Subsecretário Municipal de Cultura e Presidente da Fundação Cidade das Artes, André Marini.


— No começo foi duro. Havia muita desconfiança. O primeiro a vir foi o Marcelo Serrado, com "Vilões de Shakespeare". Lotou todos os dias. Aí despertou atenção — conta ele, que com a diretora artística da casa, Bel Kutner, lutou para acabar com a fama de elefante branco do local, originalmente criado para ser um centro de música clássica.

No entanto, uma das armas usadas para atrair o público, os grandes eventos não diretamente ligados às artes, despertam críticas

— Esse tipo de evento acontece lá embaixo, fora das salas. E eles são complementares, atraem público. Nossa tentativa é de diminuir o aporte da prefeitura, que assim pode investir em outros teatros ou outras prioridades. Hoje temos 20% de receita própria. Quando chegamos aqui, este percentual não chegava a 5%. Queremos chegar a 50% em 2020 — defende Marini, lembrando que a Sala São Paulo também tem um espaço para eventos e o MAM aceita casamentos.

Já o teatro do Centro Cultural João Nogueira, segundo a produtora Aniela Jordan, à frente da gestão do espaço, é um exemplo de como pode dar certo uma parceria público-privada.

— O estado não sabe fazer, mas entrega para quem sabe e dá certo — diz ela, acrescentando que o teatro é muito bem equipado e tem excelente acústica, o que atrai os produtores. — Não é um espaço da prefeitura nem meu, é do público, que se apropriou dele. Você não vê um papel no chão, um risco na parede.

Outro bom exemplo é a sala Baden Powell, hoje Casa da Bossa Nova, administrada pelo músico João Donato.

— Fidelizou o público e também vive lotada — diz a Secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira.

Demais notícias

Novembro de 2019

dia 29
Sexta

Movimento cultural Fair Saturday, em resposta à Black Friday, chega ao Rio

Os capoeirista contramestre Amaz (com o berimbau) e Marmita, que participarão do evento Fair Saturday Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo   Evento na Cidade das Artes terá eventos infantis, exibição de séries, palestras, exposição e DJs Danilo Perelló 29/11/2019 - 17:47 / Atualizado em 29/11/2019 - 18:21 RIO — Paulinho da Viola já dizia que dinheiro na mão é vendaval, na letra do sucesso “Pecado capital”. Mas depois da tempestade (ou da gastança), vem sempre a bonança.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 12
Terça

As melhores peças em cartaz no Rio

Remontagem de "Roda viva" e musical da dupla Möeller e Botelho estão entre destaques da programação O Globo 12/11/2019 - 14:01 / Atualizado em 12/11/2019 - 14:02 Musical, comédia ou drama? Qualquer que seja a sua escolha, há boas opções em cartaz nos teatros cariocas. Lista inclui peça embalada por sucessos da bossa nova, espetáculo da dupla Charles Möller e Claudio Botelho e  remontagem do clássico "Roda viva", entre outros.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 11
Segunda

Depois dos 80, tem que acelerar, diz Francis Hime, que comemora aniversário com novo álbum

O compositor Francis Hime Foto: Divulgação/Nana Moraes Bolívar Torres O Globo - 11/11/2019 - 04:30 / Atualizado em 11/11/2019 - 09:38 RIO — Oitenta anos completados em agosto, Francis Hime não quer olhar para trás. É o momento presente que alimenta o seu mais novo álbum, “Hoje”, que será lançado nesta quarta-feira, às 20h, na Grande Sala da Cidade das Artes.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 07
Quinta

'Roda viva' volta ao Rio com o Grupo Oficina em esquema de guerrilha com crowdfunding e hospedagens improvisadas

Alvo de violência e censura quando estreou há meio século, o musical de Chico Buarque reestreia na cidade nesta sexta-feira Pedro Tinoco, Especial para O GLOBO Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo 07/11/2019 - 04:30 / Atualizado em 07/11/2019 - 11:08 RIO — Só podia ser 1968 . Nos tempos beligerantes de ditadura, a peça de estreia do jovem astro da MPB ganhou montagem provocadora, e militantes à direita sentiram-se à vontade para silenciar os atores na base do sarrafo.

[+] leia mais

Novembro de 2019

dia 07
Quinta

Exposição 'O dia seguinte' aborda emergência climática e futuro dos centros urbanos na Cidade das Artes

Mostra é gratuita e termina no domingo (10/11). Mais de 25 mil pessoas já passaram visitaram o evento gratuito.

[+] leia mais

Outubro de 2019

dia 25
Sexta

Funcionamento da Sala de Leitura durante o HACKTUDO

Devido às múltiplas atrações do festival HACKTUDO, nossa sala de leitura estará fechada neste final de semana (26 e 27/10).     O espaço volta à sua programação normal na próxima terça-feira (29/10), de 10h às 18h.

[+] leia mais

Outubro de 2019

dia 10
Quinta

Funcionamento da Sala de Leitura no Fim de Semana do Dia das Crianças

Informamos que a Sala de Leitura não funcionará nos dias 12/10 (Dia das Crianças) e 13/10. O funcionamento seguirá normalmente a partir de terça-feira 15/10 às 10h.

[+] leia mais

Setembro de 2019

dia 18
Quarta

Roda do Bem! Abrace o projeto que troca tampinhas de garrafas por cadeiras de rodas!

O Projeto Rodando com Tampinhas, lançado no dia 10 de julho numa parceria entre a Obra Social e Abrace o Rio, coordenada pela primeira-dama da cidade Sylvia Jane; a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Educação e a Subsecretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, além de contar com a participação da Reitoria do Cristo Redentor, quer incentivar a doação de tampas de garrafas e outros objetos como tampas de remédios, vitaminas, pasta de dentes e alimentos, que são depois vendidos para a reciclagem. O valor arrecadado serve para a compra de cadeiras de rodas, que serão destinadas à Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR).

[+] leia mais

Setembro de 2019

dia 02
Segunda

Musical 'A cor púrpura' estreia no Rio com temas que fazem pensar no Brasil de hoje

Elenco de 17 atores negros comanda texto que trata de violência contra a mulher e o poder de transformação do amor. Por Leonardo Lichote, O Globo 02/09/2019   RIO - Negra no sul dos Estados Unidos na primeira metade do século XX, Celie é constantemente humilhada pelo marido.

[+] leia mais

Junho de 2019

dia 19
Quarta

RIOH2K: Funcionamento da Sala de Leitura, Exposição Permanente da Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro e Bilheteria

Informamos que a Sala de Leitura não abrirá de 20 de junho (quinta-feira) a 24 de junho (segunda-feira) devido ao evento RIOH2K, voltando a funcionar normalmente na terça-feira, dia 25 de junho. A exposição de LEGO estará fechada para visitação no período de 20 de junho (quinta-feira) a 25 de junho (terça-feira), retornando na quarta-feira dia 26 de junho.

[+] leia mais