Fundação Cidade das Artes

Notícias » Com instalações renovadas, teatros públicos se reinventam

Maio de 2018

dia 26, Sábado

Com instalações renovadas, teatros públicos se reinventam

Cidade das Artes - Marcos de Paula / Agência O Globo

Três casas de espetáculos da rede municipal do Rio se destacam positivamente em meio a cenário desolador

POR PAULA AUTRAN 26/05/2018 4:30
O GLOBO - Teatro e Dança
 

RIO - Nem só de dramas vivem os 19 teatros públicos da cidade do Rio de Janeiro. Em meio a um cenário muitas vezes desolador — por conta da escassez de recursos públicos e de casos como o do Villa Lobos, incendiado em 2011 e até hoje não reconstruído —, pelo menos três casas de espetáculos se destacam positivamente: Cidade das Artes (que, além da grande sala, tem um teatro de câmara e a sala eletroacústica), na Barra; o teatro do Centro Cultural João Nogueira (antigo Imperator), no Méier; e a Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, têm administrações diferenciadas, instalações renovadas e programação que vem conquistando público fiel.

Só a Cidade das Artes recebeu mais de 200 mil pessoas ao longo de 2017, segundo a Secretaria Municipal de Cultura.

— O espaço está tinindo e tem uma equipe maravilhosa. É um luxo, não no sentido de ostentação. Para encenarmos “O rei da vela”, só precisamos alugar microfones sem fio e uma mesa de luz a mais, apesar de eles terem uma maravilhosa, pois o espetáculo exigia duas — atesta a atriz Camila Mota, do grupo Oficina, que se apresentou na grande sala no mês passado.

Com cerca de 1400 lugares, sendo 695 na plateia, a grande sala não tem mais agenda aberta este ano, de acordo com o Subsecretário Municipal de Cultura e Presidente da Fundação Cidade das Artes, André Marini.


— No começo foi duro. Havia muita desconfiança. O primeiro a vir foi o Marcelo Serrado, com "Vilões de Shakespeare". Lotou todos os dias. Aí despertou atenção — conta ele, que com a diretora artística da casa, Bel Kutner, lutou para acabar com a fama de elefante branco do local, originalmente criado para ser um centro de música clássica.

No entanto, uma das armas usadas para atrair o público, os grandes eventos não diretamente ligados às artes, despertam críticas

— Esse tipo de evento acontece lá embaixo, fora das salas. E eles são complementares, atraem público. Nossa tentativa é de diminuir o aporte da prefeitura, que assim pode investir em outros teatros ou outras prioridades. Hoje temos 20% de receita própria. Quando chegamos aqui, este percentual não chegava a 5%. Queremos chegar a 50% em 2020 — defende Marini, lembrando que a Sala São Paulo também tem um espaço para eventos e o MAM aceita casamentos.

Já o teatro do Centro Cultural João Nogueira, segundo a produtora Aniela Jordan, à frente da gestão do espaço, é um exemplo de como pode dar certo uma parceria público-privada.

— O estado não sabe fazer, mas entrega para quem sabe e dá certo — diz ela, acrescentando que o teatro é muito bem equipado e tem excelente acústica, o que atrai os produtores. — Não é um espaço da prefeitura nem meu, é do público, que se apropriou dele. Você não vê um papel no chão, um risco na parede.

Outro bom exemplo é a sala Baden Powell, hoje Casa da Bossa Nova, administrada pelo músico João Donato.

— Fidelizou o público e também vive lotada — diz a Secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira.

Demais notícias

Dezembro de 2018

dia 10
Segunda

Dia 11/12 teremos Trufas no Comida, Diversão & Arte

Nosso Comida, Diversão e Arte dessa semana receberá um convidado que traz a alegria para nosso espaço da Cidade das Artes diariamente. Nesta terça-feira receberemos o Leonardo, funcionário da casa que produz doces e sobremesas variadas que alegram todos ao seu redor! Um pouco da história do Leo: Diante de tantos pedidos de tamanhos, formas e sabores diferentes e da dificuldade financeira para realizar todos esses desejos, lembrei das ocasiões que passei na casa da minha madrinha assistindo-a fazer os ovos e coelhinhos para suas encomendas de pascoa e pensei, também posso fazer!! E foi assim desde a primeira Páscoa, há 7 anos.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 07
Sexta

Cidade das Artes apoia Campanha Natal do Bem

  CIDADE DAS ARTES APOIA CAMPANHA NATAL DO BEM A Cidade das Artes será um dos pontos de coleta de doações endereçadas à campanha Corrente do Bem, cujo objetivo é beneficiar centenas de famílias que vivem abaixo do nível de pobreza na região do Jardim Gramacho. Os interessados poderão doar brinquedos, leite em pó, garrafas de água, eletrodomésticos, fraldas, medicamentos e ração para gatos e cachorros.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 06
Quinta

Espetáculo King - Eu Tenho um Sonho celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Neste fim de semana, espetáculo King - Eu Tenho um Sonho celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos   No próximo final de semana, dias 08 e 09 de dezembro, o ator luso-brasileiro, Thiago Justino dará voz ao emblemático discurso Eu Tenho um Sonho, de Martin Luther King. O espetáculo nos mostra que o discurso proferido em Washington, em 1963, permanece vivo e, sobretudo, reflete liberdades fundamentais atemporais.

[+] leia mais

Novembro de 2018

dia 27
Terça

Dia 08/12 tem Lançamento do livro “Música como necessidade humana: Reflexões para a Educação” Comida, Diversão & Arte

     Nesta tarde de sábado, promoveremos um encontro de arte com a autora do livro “Música como necessidade humana: Reflexões para a Educação”, Eliete Gonçalves, com concerto musical, bate-papo sobre a temática e sessão de autógrafos. Refletir sobre o humano, cultura, vida e música se constitui a proposta desse livro, e a partir daí toma-se diversos caminhos que tem um único fim: Educação, ou seja, os caminhos da formação humana que sempre atravessam necessariamente a via poética da música.

[+] leia mais

Novembro de 2018

dia 26
Segunda

Dia 27/11 teremos panetone no Comida, Diversão & Arte

  Aula de gastronomia | Como fazer deliciosos sabores de Panetone   Em mais uma edição do Comida, Diversão & Arte, a Cidade das Artes apresenta, no dia 27, às 16h, mais uma receita interessante para enriquecer a gastronomia do dia-a-dia. Desta vez, aproveitando a proximidade das festas de final de ano, entraremos um pouco no clima natalino com receitas deliciosas.

[+] leia mais

Novembro de 2018

dia 20
Terça

Funcionamento da CDA durante o Feriado do dia 20/11

Dia 20 de novembro (feriado), a sala de leitura não funciona. A bilheteria está funcionando no horário normal de 13h às 19h.

[+] leia mais

Novembro de 2018

dia 19
Segunda

Quantas cores tem o elefante?

A expressão elefante branco, surgida no antigo Reino de Sião (atual Tailândia), descrevia um animal raro, sagrado, com alto custo de manutenção e de pouca utilidade prática. E o que a Cidade das Artes tem a ver com isso? No bojo da polêmica que rondou a sua construção, o carioca, com seu humor característico, logo associou aquele gigante que surgia na Barra da Tijuca ao tal elefante pálido e sem função.

[+] leia mais

Novembro de 2018

dia 06
Terça

Dia 13/11 teremos reaproveitamento de alimentos | Bolo de Casca de Banana no Comida, Diversão & Arte

  Na terça-feira dia 13/11/2018 receberemos a chef Adriana Almeida fundadora da empresa Tempero da Dri Refeições Saudáveis. Adriana está se especializando em cursos relativos a alimentação saudável e funcional.

[+] leia mais

Outubro de 2018

dia 30
Terça

Funcionamento da Cidade das Artes durante o feriado

A Cidade das Artes está com funcionamento alterado nos dias 02 a 04 de novembro devido aos eventos Hacktudo e Rio Desperta.   Durante esse período, de 02 a 04 de novembro, a sala de leitura estará reservada para alguns Workshops que fazem parte do Festival HACKTUDO.

[+] leia mais

Outubro de 2018

dia 29
Segunda

Dia 30/10 teremos lasanha de legumes no Comida, Diversão & Arte

Essa semana o Comida Diversão e Arte vai novamente proporcionar uma experiência diferenciada dos nossos sabores de costume. Desta vez vamos receber nosso funcionário apaixonado por culinária para apresentar mais uma receita deliciosa, a lasanha de legumes.

[+] leia mais