Fundação Cidade das Artes

Notícias » Fashion Revolution Week chega à Barra a fim de pensar o consumo desenfreado

Abril de 2018

dia 24, Terça

Fashion Revolution Week chega à Barra a fim de pensar o consumo desenfreado

Patrícia (à esquerda) e Manoela vão discutir sobre moda e sustentabilidade - Leo Martins / Leo Martins

Publicado no Jornal de Bairros do O Globo por Júlia Amin
24/04/2018 4:30 / Atualizado 24/04/2018 10:24

 

RIO — No dia 24 de abril de 2013, acontecia uma das maiores tragédias da indústria têxtil. O desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, onde estavam concentradas fábricas de vestuário que produziam em larga escala para grandes marcas, deixou 1.133 mortos, 2.500 feridos — a maioria jovens mulheres — e várias reflexões no mundo da moda. Quem faz as nossas roupas? A quais condições esses trabalhadores estão submetidos? Quanto eles ganham? Essas e outras perguntas foram formuladas por ativistas e membros da indústria da moda após o desastre. No ano seguinte, nesta mesma data, surgia o Fashion Revolution.


A campanha nasceu na Inglaterra com o objetivo conscientizar os consumidores sobre o impacto da moda durante todo o seu processo de produção, que envolve aproximadamente 75 milhões de pessoas — grande parte delas vivendo em condições de extrema pobreza. No Brasil, o evento é realizado há três anos, e, pela primeira vez, haverá programação na Barra, além da Zona Sul. A plataforma COMM, site sobre estilo de vida sustentável, criou para a Fashion Revolution Week uma série de atividades sobre moda e sustentabilidade que serão oferecidas gratuitamente na próxima sexta-feira, na Cidade das Artes.


— É um movimento que abrange o consumidor. Teremos vivências reflexivas e vamos trabalhar a consciência do consumo. O que cada consumidor pode fazer? 2018 é tempo de desacelerar, de consumir menos, até encontrarmos um meio-termo — conta a jornalista Manoela Castro, à frente da COMM.


A programação tem início às 14h, com uma palestra da psicóloga Mariana Innuzzi, que vai falar da roupa para a expressão da identidade visual. Às 16h, haverá uma oficina sobre tingimento natural com cúrcuma, com Fabiola Trinca, do Studio Trinca, em que os participantes, depois de conhecerem um pouco mais sobre a raiz, poderão tingir uma bandeira com a técnica aprendida. Às 18h, Manoela convidará para um papo sobre moda e sustentabilidade. Do painel participarão, além de Mariana e Fabiola, a jornalista Fernanda Cubianco; a engenheira têxtil e consultora de moda Manuella Antunes; Júlia Bedolo, cofundadora do site Mais Alma; e Patrícia Sant’Ana, designer e coordenadora do Fashion Revolution no Rio.


— A ideia é que o Fashion Revolution se espalhe. Eu me envolvi no projeto porque não via mais sentido na indústria da moda, na velocidade do consumo. Consegui entender o impacto global e social dessa indústria em todo o mundo. Estamos aqui para pensar sobre isso — resume Patrícia.


Qualquer pessoa interessada pode montar sua programação para a Fashion Revolution Week. A equipe do Rio vai avaliar se ela está de acordo com o propósito do projeto e, em caso afirmativo, a atividade será incluída no calendário da cidade.

 

Demais notícias

Maio de 2019

dia 08
Quarta

Dia das Mães com Duo Santoro e no Bistrô da Cidade das Artes

Quer fazer um programa especial com sua família no Dia das Mães? Então aproveite para proporcionar um dia inesquecível e convide a sua mãe para apreciar o lindo concerto "Duo Santoro para mães e filhos” e logo depois saborear um delicioso almoço no novo Bistrô Café das Artes.   O restaurante terá um cardápio especial e vai oferecer um desconto de 50% nos ingressos para o espetáculo.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 29
Segunda

Rio2C termina neste domingo e movimenta R$ 250 milhões em negócios

Por Matheus Rodrigues, G1 Rio 28/04/2019  Rafael Lazarini, CEO e criador da conferência, disse ao G1 que foram 7,5 terabytes de informação compartilhada nos seis dias de evento na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. No último dia da Rio2C neste domingo (28), a organização do maior evento de criatividade e inovação da América Latina divulgou que o volume de negócios fechados nos seis dias da conferência chegou a R$ 250 milhões.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 15
Segunda

Cidade das Artes modifica funcionamento durante o Rio2C

A Cidade das Artes vai receber, de 23 a 28 de abril de 2019, o Rio2C - Rio Creative Conference, maior encontro de criatividade e  inovação da América do Sul. Por conta da grandiosidade de um evento importantíssimo para a cidade, levando-se em conta a complexidade de montagem e desmontagem de tamanha engrenagem, alguns de nossos espaços estão fechados.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 05
Sexta

Cinema de Lars Von Trier é tema de debate e reflexão

CIDADE DAS ARTES PROMOVE DEBATE SOBRE OBRA DE LARS VON TRIER A Cidade das Artes promoverá, no dia 06/04, a partir das 18h30, uma atividade de reflexão sobre o filme Dogville, do cineasta dinamarquês Lars von Trier. O objetivo é realizar uma leitura psicanalítica acerca da identidade de suas densas e controversas personagens, bem como de um enredo repleto de ricas metáforas, abordando a incompatibilidade insustentável, entre natureza humana e a face impostora do processo civilizatório.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 02
Terça

Sala de Leitura terá workshop de Teatro para Autistas

Dentro da série de ações tendo como mote o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, a Cidade das Artes realiza um workshop de Teatro para Autistas e seus Cuidadores. A atividade acontecerá dia 06/04, entre 15h e 17h.

[+] leia mais

Fevereiro de 2019

dia 25
Segunda

A Cidade das Artes entra em manutenção preventiva no Carnaval.

Informamos que no período de 01/03/2019 a 06/03/2019 a Cidade das Artes estará fechada para manutenção preventiva, com exceção do dia 02/03/2019 que acontecerá um evento na área externa. A Sala de Leitura, Bilheteria e a Exposição Lego estarão fechadas durante este período e retornarão suas atividades a partir do dia 07/03/2019.

[+] leia mais

Fevereiro de 2019

dia 04
Segunda

Aviso para Projetos de Eficiência Energética - LIGHT

AVISO DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2019   Processo: 12/800. 032/2019 Objeto: Edital de Chamada Pública para SELEÇÃO de empresas especializadas em eficiência energética para desenvolver projetos para o Complexo Cidade das Artes, localizado na Av.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 17
Quinta

Cidade das Artes fecha para evento dia 24/01

  Informamos que na quinta-feira, dia 24/01/19, a Cidade das Artes estará fechada ao público devido ao evento da CONMEBOL – Sorteio da Copa América Brasil – 2019.   Espaços como Sala de Leitura, bilheteria, exposições e até o estacionamento estarão fechados durante todo o dia e retornarão as atividades no dia seguinte.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 09
Quarta

Brazilian Music Experience - Tour sobre a Cidade das Artes e Música Brasileira

  Brazilian Music Experience na Cidade das Artes Organizado pela Escola de Música da Associação dos Amigos da Cidade das Artes    A Brazilian Music Experience é uma oportunidade divertida de conhecer a Cidade das Artes e de aprender de forma interativa o melhor da música Brasileira.  Com duração de aproximadamente 3h, o "tour" conta com uma aula guiada sobre a Cidade das Artes, um Happy Coffee Break e uma workshop de música Brasileira.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 08
Terça

Roda de Samba com Oficina de Percussão DURIO

  O Carnaval do Rio de Janeiro é uma das maiores festividades do planeta e, ao longo dos últimos 10 anos, vem se reinventando de uma forma tipicamente carioca: na rua. Junto com esse fenômeno veio a valorização e a multiplicação das rodas de samba pela cidade.

[+] leia mais