Fundação Cidade das Artes

Notícias » 'O Rei da Vela' volta ao Rio, 50 anos depois, em noite histórica

Abril de 2018

dia 15, Domingo

'O Rei da Vela' volta ao Rio, 50 anos depois, em noite histórica

José Celso Martinez Corrêa em cena de 'O Rei da Vela', na Cidade das Artes: financiamento via crowdfunding - Foto: Divulgação


Publicado no SEGUNDO CADERNO
POR FÁTIMA SÁ 15/04/2018 19:07 / atualizado 16/04/2018 13:28


RIO — “A cultura teatral brasileira está no fundo de um precipício", desabafou Fernanda Montenegro, emocionada, ao fim da estreia carioca de “O Rei da Vela”, na noite de sábado.


“Há muito tempo os nossos palcos não apresentam nada igual. Há uma comoção geral na plateia, silenciosa, porque há uma necessidade de renascermos. Nós temos que renascer nos nossos palcos.” Da oitava fileira, voz empostada, dirigindo-se a José Celso Martinez Corrêa e ao elenco do Teatro Oficina, que permaneciam no palco, a maior dama do teatro brasileiro resumiu o sentimento geral que tomou a Grande Sala da Cidade das Artes.


Logo, arrumaram-lhe um microfone. E a atriz, que começara falando que “o Brasil está numa hora triste, e o Rio de Janeiro, numa hora tristíssima”, seguiu chamando a noite de “cerimônia” para retomar a vida.


“Temos que renascer, com grupos que realmente saiam dos monólogos, dos diálogos. Quando se trata de um triálogo, já é uma multidão. Zé, estamos vivendo numa catacumba em matéria de teatro. Mas vamos sair do buraco da catacumba. E uma noite como esta é uma esperança absoluta.”


Foi histórico, sim. E não só porque era “O Rei da Vela” 50 anos depois. Nem porque a plateia reunia, além de Fernanda Montenegro, nomes como Marieta Severo, Paulo José, Rosamaria Murtinho e Helio Eichbauer, criador dos icônicos cenários da montagem original e que voltam à cena agora.


Teve também a lamentável constatação de que a alegoria de Brasil escrita por Oswald de Andrade em 1933 e exposta no palco pela primeira vez em 1967 em São Paulo continua encontrando eco no Brasil de hoje.


E teve Zé Celso, 81 anos, atuando como a aristocrática Dona Poloca, cantando, dançando, discursando e incluindo no texto referências atuais e ironias a Silvio Santos, João Doria, Geraldo Alckmin, Marcelo Crivella, Janaína Paschoal e até à série “O mecanismo”.


“Marielle, presente. Hoje e sempre!”, grito-clamor dos palcos e plateias da cidade, também se fez ouvir ali. Contando os três atos do espetáculo (com dois intervalos), os desabafos e discursos de noite de estreia, foram quatro horas em que o tempo parou. Até se soltar na farra final do Oficina, com todos cantando os versos de José Miguel Wisnik que pareciam escritos para a noite: “A primavera é quando ninguém mais espera/ E desespera tudo em flor/ A primavera é quando ninguém acredita/ E ressuscita por amor”.


“O Rei da Vela” , não custa lembrar, só está aqui por insistência. A turnê carioca nasceu de uma campanha de crowdfunding movida por artistas como Fernanda Torres, Julia Lemmertz e a produtora Paula Lavigne (“Que agora é uma mulher completamente doida, maravilhosa. Ela sempre foi chata, mas agora tá ma-ra-vi-lho-sa”, brincou Zé Celso).


Não fosse assim, não haveria peça no Rio, onde ainda há seis sessões nos próximos finais de semana. Os ingressos, aliás, estão acabando rápido. Mas o sonho da trupe é levar a peça, com elenco encabeçado por Marcelo Drummond, Tulio Starling, Sylvia Prado e Camila Mota, ao Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, onde o Oficina apresentou “O Rei...” em 1968.

Demais notícias

Fevereiro de 2019

dia 25
Segunda

A Cidade das Artes entra em manutenção preventiva no Carnaval.

Informamos que no período de 01/03/2019 a 06/03/2019 a Cidade das Artes estará fechada para manutenção preventiva, com exceção do dia 02/03/2019 que acontecerá um evento na área externa. A Sala de Leitura, Bilheteria e a Exposição Lego estarão fechadas durante este período e retornarão suas atividades a partir do dia 07/03/2019.

[+] leia mais

Fevereiro de 2019

dia 04
Segunda

Aviso para Projetos de Eficiência Energética - LIGHT

AVISO DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2019   Processo: 12/800. 032/2019 Objeto: Edital de Chamada Pública para SELEÇÃO de empresas especializadas em eficiência energética para desenvolver projetos para o Complexo Cidade das Artes, localizado na Av.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 17
Quinta

Cidade das Artes fecha para evento dia 24/01

  Informamos que na quinta-feira, dia 24/01/19, a Cidade das Artes estará fechada ao público devido ao evento da CONMEBOL – Sorteio da Copa América Brasil – 2019.   Espaços como Sala de Leitura, bilheteria, exposições e até o estacionamento estarão fechados durante todo o dia e retornarão as atividades no dia seguinte.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 09
Quarta

Brazilian Music Experience - Tour sobre a Cidade das Artes e Música Brasileira

  Brazilian Music Experience na Cidade das Artes Organizado pela Escola de Música da Associação dos Amigos da Cidade das Artes    A Brazilian Music Experience é uma oportunidade divertida de conhecer a Cidade das Artes e de aprender de forma interativa o melhor da música Brasileira.  Com duração de aproximadamente 3h, o "tour" conta com uma aula guiada sobre a Cidade das Artes, um Happy Coffee Break e uma workshop de música Brasileira.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 08
Terça

Roda de Samba com Oficina de Percussão DURIO

  O Carnaval do Rio de Janeiro é uma das maiores festividades do planeta e, ao longo dos últimos 10 anos, vem se reinventando de uma forma tipicamente carioca: na rua. Junto com esse fenômeno veio a valorização e a multiplicação das rodas de samba pela cidade.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 20
Quinta

A Cidade das Artes entra em manutenção preventiva de 23/12/2018 a 02/01/2019

      Informamos que, a partir do dia 23/12/2018, a Cidade das Artes entrará em período de manutenção preventiva, voltando ao funcionamento normal no dia 02/01/2019.   A bilheteria retornará suas atividades no dia 02/01/2019, das 13h às 17h.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 19
Quarta

Dia 20/12 O Diretor José Possi Neto fará leitura gratuita do Peter Pan na Cidade das Artes

  O diretor José Possi Neto realiza, nesta quinta (20), a partir das 15h, leitura do texto do musical Peter Pan, na Cidade das Artes, com entrada franca. Também participam da atividade, que tem por objetivo a formação de platéia, os atores Mateus Ribeiro (Peter Pan) e Kharina Matias (Wendy).

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 14
Sexta

Dezembro de 2018

dia 14
Sexta

Dia 18/12 teremos confecção de biscoitos de natal no Comida, Diversão & Arte

     Neste nosso encontro do programa Comida  Diversão e arte, da Cidade das Artes, vamos realizar uma confraternização. Vamos fazer a "Oficina de Noel" , confeccionando juntos biscoitos de Natal.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 12
Quarta

Edital de concessão de uso do Bistrô

FUNDAÇÃO CIDADE DAS ARTES AVISO DE SELEÇÃO Nº 03/2018     Processo Nº: 12/800. 364/2018 Data: 10/01/2019  Horário: 11h Objeto: Permissão de uso da área, denominada “Bistrô” no Complexo Cidade das Artes, para exploração comercial, conforme especificações constantes no Termo de Referência.

[+] leia mais