Fundação Cidade das Artes

Notícias » Bel Kutner anuncia a vinda de ‘O Rei da Vela’ ao Rio, fala sobre o papel na novela e o autismo do filho

Março de 2018

dia 26, Segunda

Bel Kutner anuncia a vinda de ‘O Rei da Vela’ ao Rio, fala sobre o papel na novela e o autismo do filho

Publicado no Jornal O Globo I Blog da Marina Caruso
POR FERNANDA PONTES 26/03/2018 07:45

Ela perdeu a mãe, a atriz Dina Sfat, aos 18 anos. Há 30, acompanha o pai, o ator Paulo José, na luta contra o Parkinson. E, há 12, ajuda o filho Davi a ser feliz convivendo com as consequências de uma síndrome rara e ainda pouco conhecida no Brasil. Além disso, Bel Kutner, 46, é atriz, diretora artística da Cidade das Artes, escreve e produz peças de teatro. Como se não bastasse, faz mediação de debates, estuda o autismo e está sempre no maior alto astral. Na sexta (23), ela conversou com a repórter Fernanda Pontes.

Como foi essa negociação para trazer “O Rei da Vela” para o Rio?

“O Rei da vela” entrou em cartaz no ano passado, no aniversário de 50 anos (da montagem original do Teatro Oficina), em São Paulo. E o Zé Celso, que não consegue ficar parado, disse “temos que levar isso para o Rio logo porque a cidade está precisando de luz!”. Então, eu disse “vem para a Cidade das Artes” (risos). O palco é enorme, tem espaço para o cenário do Hélio Eichbauer, que é lindo de morrer. Mas eles não têm patrocínio nem dinheiro. É um teatro de guerrilha. Aliás, isso é fazer cultura no Brasil. Um desespero. As pessoas armam tudo na cara e na coragem. Nunca tivemos uma política cultural decente. E não existe país sem cultura, sem educação.
 

Como vai ser o financiamento?

Vamos abrir um crowdfunding hoje, e várias pessoas bacanas já estão se mobilizando. Teremos violões assinados por Caetano e Gil, obras de Chico Buarque, Adriana Varejão e Hamilton Vaz Pereira, entre outros... E a peça é pra já. Será no dia 14 de abril, numa curtíssima temporada de duas semanas.
 

Por que acha que esse é o momento de a peça vir para o Rio?

Porque é atual. Mostra como as coisas estão tortas, as pessoas ligadas nos seus interesses. Fala muito sobre violência também. Não só das pessoas que morrem diariamente, no caso do Rio, mas da violência moral e social. Dá até vontade de chorar (emociona-se). A morte de Marielle veio de forma avassaladora. Foi a coisa mais absurda que poderia acontecer. Um ato de ódio, de preconceito. Que imbecil comete uma atrocidade assim? A peça fala dessas pessoas desmascaradas. O Rei da Vela é um escroto.
 

O que achou da discussão dos ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes?

Admiro muito o Barroso já há algum tempo. Ele botou para fora tudo aquilo que eu queria falar para o Gilmar Mendes, mas não posso porque tomaria um processo tão grande que ele ia arrancar de mim um dinheiro que eu não tenho.


Você está há um ano na Cidade das Artes. Qual seu maior desafio?

Fazer as pessoas frequentarem este lugar incrível, esse centro cultural no meio da Barra que tem qualidades técnicas sem igual. Foram mais de 50 espetáculos.
 

Também está na novela “O outro lado do paraíso”...

É só uma participação. A Diva, minha personagem, veio resolver uma questão do passado. A Fernanda Montenegro é maravilhosa, tem uma intensidade incomparável. E esse papel é muito forte, comovente. Lendo os capítulos me peguei chorando.


Já disseram que você está a cara da sua mãe?

Tá todo mundo falando isso. Mas acho que tem uma produção também, o olho pintado, o cabelo com volume. É o estilo dela, uma coisa meio perua. Eu sou mais low profile.


A comparação a incomoda?

Não. Às vezes é engraçada. Em outras, desconcertante. Sou uma geminiana louca, né? Mas é um elogio maravilhoso. Ela era linda, excelente atriz, uma deusa, me dá um orgulho louco.


E está envolvida em outros projetos?

Numa peça infantil que vai estrear em São Paulo, “Missão supersecreta”. Estou germinando uma peça sobre autismo. Aliás, vou mediar uma mesa importantíssima no Dia Mundial do Autismo com o (neuropediatra) Carlos Gadia, referência no assunto.


Por que autismo?

Meu filho Davi (com o músico Fábio Mondengo) sofre de esclerose tuberosa, uma síndrome rara, que provocou o que chamamos de autismo secundário. Ele tem 12 anos, estuda numa escola acompanhado de uma mediadora. Vive uma fase instável e grudado comigo, só quer dormir junto. Quando saio à noite, é um horror. E não estou indo pra balada, é para o teatro mesmo. A vantagem é que ele adora a Cidade das Artes e Orquestra de Câmara.


De onde tira força para aguentar tudo isso?

Fazer exercício para mim é fundamental. Corro, caminho, danço, faço musculação. Já lutei até kung fu, sou adepta da medicina chinesa e adoro acupuntura. Também sou casada com Pedro (De Lamare, dono do Gula Gula) há quase nove anos, mas cada um na sua casa. Moderno né? Tem hora que sinto falta de alguém do meu lado para dar uma aporrinhada, mas é bom ter a novidade, a saudade... E tem dias que acordo com a macaca e me pergunto “o que esse homem está fazendo na minha cama?”


E como está seu pai?

Ele tá bem. Trata há de Parkinson há 30 anos. Acabou de fazer 81 anos. Escreve, sai comigo e, certamente, vai estar na estreia do “O Rei da vela" na Cidade das Artes. Já estou pensando em qual cadeira ele vai sentar.

Demais notícias

Maio de 2019

dia 08
Quarta

Dia das Mães com Duo Santoro e no Bistrô da Cidade das Artes

Quer fazer um programa especial com sua família no Dia das Mães? Então aproveite para proporcionar um dia inesquecível e convide a sua mãe para apreciar o lindo concerto "Duo Santoro para mães e filhos” e logo depois saborear um delicioso almoço no novo Bistrô Café das Artes.   O restaurante terá um cardápio especial e vai oferecer um desconto de 50% nos ingressos para o espetáculo.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 29
Segunda

Rio2C termina neste domingo e movimenta R$ 250 milhões em negócios

Por Matheus Rodrigues, G1 Rio 28/04/2019  Rafael Lazarini, CEO e criador da conferência, disse ao G1 que foram 7,5 terabytes de informação compartilhada nos seis dias de evento na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. No último dia da Rio2C neste domingo (28), a organização do maior evento de criatividade e inovação da América Latina divulgou que o volume de negócios fechados nos seis dias da conferência chegou a R$ 250 milhões.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 15
Segunda

Cidade das Artes modifica funcionamento durante o Rio2C

A Cidade das Artes vai receber, de 23 a 28 de abril de 2019, o Rio2C - Rio Creative Conference, maior encontro de criatividade e  inovação da América do Sul. Por conta da grandiosidade de um evento importantíssimo para a cidade, levando-se em conta a complexidade de montagem e desmontagem de tamanha engrenagem, alguns de nossos espaços estão fechados.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 05
Sexta

Cinema de Lars Von Trier é tema de debate e reflexão

CIDADE DAS ARTES PROMOVE DEBATE SOBRE OBRA DE LARS VON TRIER A Cidade das Artes promoverá, no dia 06/04, a partir das 18h30, uma atividade de reflexão sobre o filme Dogville, do cineasta dinamarquês Lars von Trier. O objetivo é realizar uma leitura psicanalítica acerca da identidade de suas densas e controversas personagens, bem como de um enredo repleto de ricas metáforas, abordando a incompatibilidade insustentável, entre natureza humana e a face impostora do processo civilizatório.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 02
Terça

Sala de Leitura terá workshop de Teatro para Autistas

Dentro da série de ações tendo como mote o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, a Cidade das Artes realiza um workshop de Teatro para Autistas e seus Cuidadores. A atividade acontecerá dia 06/04, entre 15h e 17h.

[+] leia mais

Fevereiro de 2019

dia 25
Segunda

A Cidade das Artes entra em manutenção preventiva no Carnaval.

Informamos que no período de 01/03/2019 a 06/03/2019 a Cidade das Artes estará fechada para manutenção preventiva, com exceção do dia 02/03/2019 que acontecerá um evento na área externa. A Sala de Leitura, Bilheteria e a Exposição Lego estarão fechadas durante este período e retornarão suas atividades a partir do dia 07/03/2019.

[+] leia mais

Fevereiro de 2019

dia 04
Segunda

Aviso para Projetos de Eficiência Energética - LIGHT

AVISO DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2019   Processo: 12/800. 032/2019 Objeto: Edital de Chamada Pública para SELEÇÃO de empresas especializadas em eficiência energética para desenvolver projetos para o Complexo Cidade das Artes, localizado na Av.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 17
Quinta

Cidade das Artes fecha para evento dia 24/01

  Informamos que na quinta-feira, dia 24/01/19, a Cidade das Artes estará fechada ao público devido ao evento da CONMEBOL – Sorteio da Copa América Brasil – 2019.   Espaços como Sala de Leitura, bilheteria, exposições e até o estacionamento estarão fechados durante todo o dia e retornarão as atividades no dia seguinte.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 09
Quarta

Brazilian Music Experience - Tour sobre a Cidade das Artes e Música Brasileira

  Brazilian Music Experience na Cidade das Artes Organizado pela Escola de Música da Associação dos Amigos da Cidade das Artes    A Brazilian Music Experience é uma oportunidade divertida de conhecer a Cidade das Artes e de aprender de forma interativa o melhor da música Brasileira.  Com duração de aproximadamente 3h, o "tour" conta com uma aula guiada sobre a Cidade das Artes, um Happy Coffee Break e uma workshop de música Brasileira.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 08
Terça

Roda de Samba com Oficina de Percussão DURIO

  O Carnaval do Rio de Janeiro é uma das maiores festividades do planeta e, ao longo dos últimos 10 anos, vem se reinventando de uma forma tipicamente carioca: na rua. Junto com esse fenômeno veio a valorização e a multiplicação das rodas de samba pela cidade.

[+] leia mais