Fundação Cidade das Artes

Notícias » Espetáculo na Cidade das Artes investiga a trajetória de crimes notórios

Fevereiro de 2018

dia 26, Segunda

Espetáculo na Cidade das Artes investiga a trajetória de crimes notórios

Publicado no Jornal O Globo - Bairros
POR RODRIGO BERTHONE
26/02/2018 4:30

O que leva uma pessoa a chegar ao ponto de praticar um crime? Como era a vida de um indivíduo antes de tornar-se um criminoso? 

Esta e outras questões sobre a natureza humana, tendo a violência como fio condutor fazem parte de uma nova montagem teatral em cartaz na Cidade das Artes. Intitulada “Iter kriminis”, em alusão à expressão latina iter criminis, ou “caminho do crime”, a peça — que também pode ser considerada uma instalação de arte — se inspira na literatura de grandes autores, assim como em crimes reais que se tornaram icônicos, para fazer o espectador penetrar na mente destes personagens momentos antes de eles praticarem assassinatos. Com isso, o público poderá refletir sobre os impulsos que levam ao crime.
 

— É perturbador à medida em que, de alguma forma, nós nos percebemos na vida dessas pessoas. Há momentos de incompreensão familiar, depressão, trauma, injustiça social. Constatamos que estamos mais próximos deles do que gostaríamos — ressalta Julia Carrera, diretora da peça, cujo título também se relaciona a uma expressão jurídica que define o caminho percorrido até a prática do delito, do início da ideia à sua consumação.

 

— Todos nós já pensamos, em algum momento da vida, na possibilidade de matar alguém. Mas o que passa na cabeça de quem realmente cruza essa linha? — indaga o produtor da peça, Manoel Freire.

 

Os 11 atores do elenco interpretam autores de crimes conhecidos, reais ou ficcionais. Entre eles estão a shakespeariana Lady Macbeth e o atormentado Raskólnikov, do clássico russo “Crime e castigo”, de Dostoiévski. Tirados da realidade há o casal de célebres assassinos da Rua do Arvoredo, na Porto Alegre do século XIX, e a italiana Leonarda Cianciulli, que, na década de 1940, tornou-se conhecida como a Saboneteira de Correggio após ser acusada de fazer sabão com os restos mortais de suas vítimas e usar sangue no preparo de seus bolos.

 

Durante a peça, os atores ficam dispostos pelo cenário como obras em um museu. A escolha da Cidade das Artes para encenar “Iter kriminis” não foi casual, uma vez que era necessário fugir do modelo tradicional de palco.

 

— O espectador fica livre para caminhar no cenário, que remete a uma galeria de arte. É como num zoológico, com seus animais em cativeiros; como num reality show, onde é possível se aproximar dos atores. Alguns deles podem falar com o público para contar particularidades de uma história; outros não dizem nada. Não existe uma linearidade narrativa — detalha Julia.

 

Com texto de Geovana Metzger, “Iter kriminis”, fica em cartaz até 25 de março, na Sala Vip da Cidade das Artes, sempre com apresentações aos sábados e domingos. A classificação etária é de 16 anos, e o ingresso custa R$ 50.

Demais notícias

Dezembro de 2018

dia 12
Quarta

Edital de concessão de uso do Bistrô

FUNDAÇÃO CIDADE DAS ARTES AVISO DE SELEÇÃO Nº 03/2018     Processo Nº: 12/800. 364/2018 Data: 26/12/2018 HORÁRIO: 12:00h.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 11
Terça

Nota de Pesar

A Cidade das Artes lamenta profundamente o falecimento de Sérgio Knust, um dos nossos colaboradores mais queridos e presentes. Neste momento de dor imensa, nos colocamos ao lado dos familiares e amigos em solidariedade.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 10
Segunda

Dia 11/12 teremos Trufas no Comida, Diversão & Arte

Nosso Comida, Diversão e Arte dessa semana receberá um convidado que traz a alegria para nosso espaço da Cidade das Artes diariamente. Nesta terça-feira receberemos o Leonardo, funcionário da casa que produz doces e sobremesas variadas que alegram todos ao seu redor! Um pouco da história do Leo: Diante de tantos pedidos de tamanhos, formas e sabores diferentes e da dificuldade financeira para realizar todos esses desejos, lembrei das ocasiões que passei na casa da minha madrinha assistindo-a fazer os ovos e coelhinhos para suas encomendas de pascoa e pensei, também posso fazer!! E foi assim desde a primeira Páscoa, há 7 anos.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 07
Sexta

Cidade das Artes apoia Campanha Natal do Bem

  CIDADE DAS ARTES APOIA CAMPANHA NATAL DO BEM A Cidade das Artes será um dos pontos de coleta de doações endereçadas à campanha Corrente do Bem, cujo objetivo é beneficiar centenas de famílias que vivem abaixo do nível de pobreza na região do Jardim Gramacho. Os interessados poderão doar brinquedos, leite em pó, garrafas de água, eletrodomésticos, fraldas, medicamentos e ração para gatos e cachorros.

[+] leia mais

Dezembro de 2018

dia 06
Quinta

Espetáculo King - Eu Tenho um Sonho celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Neste fim de semana, espetáculo King - Eu Tenho um Sonho celebra os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos   No próximo final de semana, dias 08 e 09 de dezembro, o ator luso-brasileiro, Thiago Justino dará voz ao emblemático discurso Eu Tenho um Sonho, de Martin Luther King. O espetáculo nos mostra que o discurso proferido em Washington, em 1963, permanece vivo e, sobretudo, reflete liberdades fundamentais atemporais.

[+] leia mais

Novembro de 2018

dia 27
Terça

Dia 08/12 tem Lançamento do livro “Música como necessidade humana: Reflexões para a Educação” Comida, Diversão & Arte

     Nesta tarde de sábado, promoveremos um encontro de arte com a autora do livro “Música como necessidade humana: Reflexões para a Educação”, Eliete Gonçalves, com concerto musical, bate-papo sobre a temática e sessão de autógrafos. Refletir sobre o humano, cultura, vida e música se constitui a proposta desse livro, e a partir daí toma-se diversos caminhos que tem um único fim: Educação, ou seja, os caminhos da formação humana que sempre atravessam necessariamente a via poética da música.

[+] leia mais

Novembro de 2018

dia 26
Segunda

Dia 27/11 teremos panetone no Comida, Diversão & Arte

  Aula de gastronomia | Como fazer deliciosos sabores de Panetone   Em mais uma edição do Comida, Diversão & Arte, a Cidade das Artes apresenta, no dia 27, às 16h, mais uma receita interessante para enriquecer a gastronomia do dia-a-dia. Desta vez, aproveitando a proximidade das festas de final de ano, entraremos um pouco no clima natalino com receitas deliciosas.

[+] leia mais

Novembro de 2018

dia 20
Terça

Funcionamento da CDA durante o Feriado do dia 20/11

Dia 20 de novembro (feriado), a sala de leitura não funciona. A bilheteria está funcionando no horário normal de 13h às 19h.

[+] leia mais

Novembro de 2018

dia 19
Segunda

Quantas cores tem o elefante?

A expressão elefante branco, surgida no antigo Reino de Sião (atual Tailândia), descrevia um animal raro, sagrado, com alto custo de manutenção e de pouca utilidade prática. E o que a Cidade das Artes tem a ver com isso? No bojo da polêmica que rondou a sua construção, o carioca, com seu humor característico, logo associou aquele gigante que surgia na Barra da Tijuca ao tal elefante pálido e sem função.

[+] leia mais

Novembro de 2018

dia 06
Terça

Dia 13/11 teremos reaproveitamento de alimentos | Bolo de Casca de Banana no Comida, Diversão & Arte

  Na terça-feira dia 13/11/2018 receberemos a chef Adriana Almeida fundadora da empresa Tempero da Dri Refeições Saudáveis. Adriana está se especializando em cursos relativos a alimentação saudável e funcional.

[+] leia mais