Fundação Cidade das Artes

Notícias » Espetáculo na Cidade das Artes investiga a trajetória de crimes notórios

Fevereiro de 2018

dia 26, Segunda

Espetáculo na Cidade das Artes investiga a trajetória de crimes notórios

Publicado no Jornal O Globo - Bairros
POR RODRIGO BERTHONE
26/02/2018 4:30

O que leva uma pessoa a chegar ao ponto de praticar um crime? Como era a vida de um indivíduo antes de tornar-se um criminoso? 

Esta e outras questões sobre a natureza humana, tendo a violência como fio condutor fazem parte de uma nova montagem teatral em cartaz na Cidade das Artes. Intitulada “Iter kriminis”, em alusão à expressão latina iter criminis, ou “caminho do crime”, a peça — que também pode ser considerada uma instalação de arte — se inspira na literatura de grandes autores, assim como em crimes reais que se tornaram icônicos, para fazer o espectador penetrar na mente destes personagens momentos antes de eles praticarem assassinatos. Com isso, o público poderá refletir sobre os impulsos que levam ao crime.
 

— É perturbador à medida em que, de alguma forma, nós nos percebemos na vida dessas pessoas. Há momentos de incompreensão familiar, depressão, trauma, injustiça social. Constatamos que estamos mais próximos deles do que gostaríamos — ressalta Julia Carrera, diretora da peça, cujo título também se relaciona a uma expressão jurídica que define o caminho percorrido até a prática do delito, do início da ideia à sua consumação.

 

— Todos nós já pensamos, em algum momento da vida, na possibilidade de matar alguém. Mas o que passa na cabeça de quem realmente cruza essa linha? — indaga o produtor da peça, Manoel Freire.

 

Os 11 atores do elenco interpretam autores de crimes conhecidos, reais ou ficcionais. Entre eles estão a shakespeariana Lady Macbeth e o atormentado Raskólnikov, do clássico russo “Crime e castigo”, de Dostoiévski. Tirados da realidade há o casal de célebres assassinos da Rua do Arvoredo, na Porto Alegre do século XIX, e a italiana Leonarda Cianciulli, que, na década de 1940, tornou-se conhecida como a Saboneteira de Correggio após ser acusada de fazer sabão com os restos mortais de suas vítimas e usar sangue no preparo de seus bolos.

 

Durante a peça, os atores ficam dispostos pelo cenário como obras em um museu. A escolha da Cidade das Artes para encenar “Iter kriminis” não foi casual, uma vez que era necessário fugir do modelo tradicional de palco.

 

— O espectador fica livre para caminhar no cenário, que remete a uma galeria de arte. É como num zoológico, com seus animais em cativeiros; como num reality show, onde é possível se aproximar dos atores. Alguns deles podem falar com o público para contar particularidades de uma história; outros não dizem nada. Não existe uma linearidade narrativa — detalha Julia.

 

Com texto de Geovana Metzger, “Iter kriminis”, fica em cartaz até 25 de março, na Sala Vip da Cidade das Artes, sempre com apresentações aos sábados e domingos. A classificação etária é de 16 anos, e o ingresso custa R$ 50.

Demais notícias

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema 'Drive-in' será montado na Cidade das Artes

Por Francini Augusto, às 11:59 - 06/05/2020 | Atualizado às 16:15 - 06/05/2020 Band. com.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Cinema drive-in na Cidade das Artes terá 'pegada anos 1970'

Ricardo Ferreira 06/05/2020 - 16:14 / Atualizado em 06/05/2020 - 16:24 OGlobo. com Segundo Renata Monteiro, estreia está prevista para o fim deste mês, com homenagens ao cinema brasileiro no início da programação Com estreia prevista para o fim deste mês, como adiantou o colunista Ancelmo Gois, o cinema drive-in da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, tem tudo para ser um alento aos que clamam por entretenimento seguro na cidade em meio à pandemia do novo coronavírus.

[+] leia mais

Maio de 2020

dia 06
Quarta

Em tempos de Covid-19, o cine drive-in volta com força

Por Ancelmo Gois OGlobo. com 06/05/2020 • 08:30 A Cidade das Artes vai montar, no fim do mês, um cinema drive-in com capacidade para 150 carros.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 20
Sexta

Informações sobre o funcionamento de nossa Bilheteria

A partir de amanhã (21/03/2020) a Bilheteria da Cidade das Artes fecha por tempo indeterminado devido ao devido às medidas de prevenção e contenção ao contágio do novo CORONAVÍRUS. Dúvidas e informações relacionadas a ingressos, favor entrar em contato diretamente com a Ingresso Rápido: SAC apenas whatsapp (11) 94925-7737 e-mail: sac@ingressorapido.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 19
Quinta

Ingresso Rápido - Aviso Importante

Como é de conhecimento de todos, estamos passando por um momento de emergência de saúde pública e temos a obrigação de zelar pela segurança de nossos clientes, colaboradores e artistas. Por esse motivo, os eventos que ocorreriam nas próximas semanas estão sendo adiados até que a situação seja completamente controlada.

[+] leia mais

Março de 2020

dia 13
Sexta

Programação na Cidade das Artes durante Estágio de Atenção

Diante do comunicado oficial do Centro de Operações da Prefeitura do Rio de que a cidade entrou em Estágio de Atenção às 16h desta sexta-feira (13), devido às medidas de prevenção e contenção ao contágio do novo CORONAVÍRUS, a Fundação Cidade das Artes informa: A) Estão CANCELADOS todos os grandes shows, eventos e espetáculos com aglomeração de pessoas e que possam contribuir para a disseminação do Coronavírus; B) O show “MART’NÁLIA CANTA VINICIUS DE MORAES”, que aconteceria no sábado, dia 14 de março, às 21h, será ADIADO para o dia 16 DE MAIO; C) Fica CANCELADO o evento “SALVE GUANABARA”, que aconteceria no sábado, dia 14 de março, às 23h; D) Fica CANCELADO o concerto da ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA, que aconteceria no domingo, dia 15 de março, às 18h. .

[+] leia mais

Fevereiro de 2020

dia 20
Quinta

Funcionamento da Cidade das Artes no Período de Carnaval

INFORMAMOS que a Sala de Leitura, a Exposição de Lego e a Bilheteria estarão FECHADAS entre os dias 21 e 26/02, retornando suas atividades no dia 27/02. Ensaios fotográficos também não serão autorizados neste período.

[+] leia mais

Janeiro de 2020

dia 29
Quarta

Sala de Leitura da Cidade das Artes atrai estudantes e pesquisadores

Lauren Poliana comanda a Sala de Leitura da Cidade das Artes Foto: / Roberto Moreyra / Agência O Globo Matéria: Danilo Perelló Sem biblioteca pública na região, espaço absorve demanda RIO — Homenagens a grandes escritores não faltam pelas ruas da Barra. Quem mora na região fatalmente já passou pelas avenidas Erico Verissimo ou Rachel de Queiroz, por exemplo.

[+] leia mais

Janeiro de 2020

dia 19
Domingo

Nova presidente da Cidade das Artes promete manter aposta em grandes musicais

A nova presidente da Fundação Cidade das Artes, Renata Monteiro. Antes, ela foi diretora da Casa de Cultura Laura Alvim.

[+] leia mais

Janeiro de 2020

dia 15
Quarta

Rio2C 2020 vai discutir leitura e educação no século XXI

Rafael Lazarini, idealizador do Rio2C, apresenta as novidades do evento para 2020 Foto: Fernando Souza / Divulgação No evento, escritores poderão fazer pitching de suas obras para produção de filmes e séries de TV Luiza Barros 15/01/2020 - 14:09 / Atualizado em 15/01/2020 - 20:03 / O GLOBO   RIO — O Rio2C, um dos principais eventos de criatividade da América Latina, divulgou nesta quarta-feira as primeiras informações sobre a sua edição de 2020. A conferência acontece entre 5 e 10 de maio na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

[+] leia mais