Fundação Cidade das Artes

Notícias » Jorge Larrosa na Cidade das Artes

Setembro de 2016

dia 12, Segunda

Jorge Larrosa na Cidade das Artes

No dia 26 de setembro, o espanhol Jorge Larrosa, professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona, apresenta na Cidade das Artes a conferência gratuita “Um Saber Realmente Útil”, sobre o que pode significar o aprendizado de artes no ensino básico, com participação do artista visual Carlos Vergara. Nos dias seguintes, de 27 a 29 de setembro, o prestigiado acadêmico ministra o curso “Tempos, espaços, materialidades e sujeitos no trabalho artístico e educacional”, sobre a arte e a educação na construção de sujeitos.

O título da conferência “Um Saber Realmente Útil” foi uma apropriação feita por Larrosa do nome de uma exposição do Museu Reina Sofía, na Espanha, cujo tema era um debate que ocorreu na Inglaterra, durante a Revolução Industrial. Operários defendiam que seus filhos aprendessem o mesmo que as crianças burguesas na escola – incluindo artes e outros assuntos que não eram considerados “úteis” para o trabalho.

Quase dois séculos depois, num ponto de virada para o ensino no Brasil com a definição da Base Nacional Comum Curricular, Larrosa quer retomar o debate e ressaltar como a formação do sujeito também se dá no campo simbólico. A conferência tem, entre seus tópicos, a importância do ensino da arte e da postura em relação a esse aprendizado, visto muitas vezes como supérfluo, ou complementar, no currículo escolar.

Já no curso “Tempos, espaços, materialidades e sujeitos no trabalho artístico e educacional”, o educador levanta a questão da construção de sujeitos em um ambiente tão hostil quanto o espaço urbano, onde a constante capitalização destrói os fatores fundamentais para esta tarefa: tempo, espaço e subjetividade. E vai além: questiona como construir sujeitos a partir de uma perspectiva de igualdade. Para isto, o acadêmico se baseia em textos de Michel Foucault, Iván Illich, Vilém Flusser e Martí Peran.

Jorge Larrosa
O extenso currículo de Larrosa inclui um doutorado realizado na Universidade Paris-Sorbonne e no Instituto de Educação da Universidade de Londres. Para entender a relação entre experiência e linguagem, subjetividade e educação – tema central de sua pesquisa –, o acadêmico trabalha frequentemente com expoentes das artes visuais e cênicas, além de mediadores culturais. Os projetos artísticos e culturais de que participou no Brasil incluem a 29ª e a 31ª Bienais de São Paulo, além de montagens teatrais como “Ensaios Ignorantes”, no SESC Interlagos (2011), e “Palavra Muda” (2013), nos quais participou da curadoria, e da direção do Laboratório Mais Diferenças de Experimentação e Educação e Cultura Inclusiva, em São Paulo desde 2013.

Além de quase uma centena de artigos em revistas, o acadêmico tem livros publicados na Espanha, França e em vários países da América Latina. Como editor, dirige três coleções de livros: “Pedagogia”, na editora Laertes (Barcelona, Espanha); “Educacão: novas  linguagens”, da editora Miño y Dávila (Buenos Aires, Argentina); e “Educação e experiência”, na editora Autêntica (Belo Horizonte, Brasil).

Serviço:

Conferência “Um Saber Realmente Útil”

Data e hora: segunda-feira, 26/09, das 15h às 17h
Local: Sala de Leitura da Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300
Evento gratuito. Inscrições pelo e-mail saladeleitura@cidadedasartes.org ou pelo telefone (21) 3325.0448 (terça a domingo, das 10h às 18h) 

Curso “Tempos, espaços, materialidades e sujeitos no trabalho artístico e educacional”

Data e hora: terça, quarta e quinta-feira, 27 a 29/09, das 1h às 17h
Local: Sala de Leitura da Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300
Custo: R$300,00 – Vagas limitadas

Inscrições pelo e-mail saladeleitura@cidadedasartes.org ou pelo telefone (21) 3325.0448 (terça a domingo, das 10h às 18h)

Fonte: Sopa Cultural

Demais notícias

Fevereiro de 2018

dia 16
Sexta

Quinteto Lorenzo Fernandez faz única apresentação na Cidade das Artes

A Cidade das Artes recebe, no dia 10, a partir das 20h, espetáculo com o Quinteto Lorenzo Fernandez, no Teatro de Câmara. O grupo, formado desde 2011, nasceu como resultado do trabalho desenvolvido no Quinteto Experimental de Sopros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação do professor Aloysio Fagerlande, nos anos de 2009 e 2010 é o retrato da nova geração da música de concerto brasileira.

[+] leia mais

Fevereiro de 2018

dia 05
Segunda

Funcionamento de Carnaval

A Cidade das Artes vai dar uma pausa em suas atividades durante o período de Carnaval, entre os dias 9 e 14 de fevereiro.   Lembramos que todos os espaços permanecem fechados.

[+] leia mais

Fevereiro de 2018

dia 01
Quinta

Cidade das Artes recebe montagem baseada na Ópera La Serva Padrona

A Cidade das Artes recebe, nos dias 17 e 18 de março, no Teatro de Câmara, montagem da Atlantis Opera Orchestra baseada na ópera La Serva Padrona, de Giovanni Battista Pergolesi. A obra, dividida em dois intermezzi, é uma comédia romântica, importante título do teatro lírico, um dos mais antigos a serem ainda hoje representados em todo o mundo.

[+] leia mais

Janeiro de 2018

dia 30
Terça

Quatro coisas que você não sabe sobre a Cidade das Artes

Você sabia?  Que temos uma Sala de Leitura com inúmeros títulos de livros para empréstimo? Que o nosso Teatro de Câmara  é referência da modalidade no Brasil? Que a Grande Sala possui uma acústica impecável para receber grandes espetáculos e uma beleza incrível? Que as nossas galerias recebem exposições gratuitas para o público? Agende uma visita guiada no maior complexo cultural do Rio.     Contato: Para mais informações TEL: 3325-0681  E-mail para agendamento da visita: receptivo.

[+] leia mais

Janeiro de 2018

dia 24
Quarta

Cidade das Artes promove curso de roteiro e produção

A Cidade das Artes promoverá, durante o mês de março, o curso de Mentoria de Roteiro, ministrado pela roteirista e publicitária Ingrid Zavarezzi. Serão oito encontros, entre os dias 1 e 30, onde os interessados vão aprender não somente a criar e desenvolver textos criativos, mas também a entender sobre este segmento, como a relação com a direção e a produção do produto em questão.

[+] leia mais

Janeiro de 2018

dia 23
Terça

Vida e obra do ''Rei do Baião'' no palco da Grande Sala

Visto por mais de 100 mil pessoas, o musical infantil Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças volta aos palcos cariocas, no dia 27 de janeiro, somente para duas apresentações, na Cidade das Artes. O espetáculo faz parte do projeto ‘Grandes Músicos para Pequenos’, criado com o objetivo de levar para os palcos nomes importantes da cultura brasileira em montagens que mesclam biografia e canções do artista escolhido.

[+] leia mais

Janeiro de 2018

dia 22
Segunda

Cidade das Artes receberá Ano Novo Chinês com atração inédita

A Cidade das Artes será palco, entre os dias 15 e 25 de fevereiro (logo após o carnaval), da segunda edição do Ano Novo Chinês (Ano do Cachorro) no Rio de Janeiro e da celebração da Semana da Cultura Chinesa. Um grupo formado por 20 artistas de Guiyang, da província de Guizhou, no sudoeste da China, participará do evento com exibições especiais inéditas no Brasil.

[+] leia mais

Janeiro de 2018

dia 19
Sexta

Cidade das Artes irá promover curso sobre Youtube

A Cidade das Artes apresenta, dentro projeto Comida, Diversão e Arte de Verão, uma semana inteiramente dedicado aos meios digitais, com aula para que cada pessoa possa criar seu próprio cal de Youtube. O curso acontecerá entre os dias 23 e 25, das 16h às 18h, e a entrada é franca.

[+] leia mais

Janeiro de 2018

dia 18
Quinta

FutParódias na Cidade das Artes

Cidade das Artes recebe primeiro FutParódias in Rio Os yotubers Dezão e Leon, criadores do canal FutParódias, dedicado a paródias musicais dos principais acontecimentos ocorridos no futebol em todo mundo, se apresentarão pela primeira vez ao vivo, na Cidade das Artes. Um dos maiores sucessos nas redes sociais de 2017, o FutParódias somou mais de 480 milhões de visualizações e conquistou quase 2,5 milhões de inscrições.

[+] leia mais

Janeiro de 2018

dia 17
Quarta

Musical sobre Milton Nascimento chega à Cidade das Artes

Depois de três bem-sucedidas temporadas, com sessões lotadas e elogios de público e crítica, o musical infantil Bituca – Milton Nascimento para Crianças chega à Barra da Tijuca, para apresentações na Cidade das Artes, nos dias 20 e 21 de janeiro. A peça integra o premiado projeto ‘Grandes Músicos para Pequenos’, que objetiva homenagear e preservar a memória de grandes nomes da música popular brasileira.

[+] leia mais