Fundação Cidade das Artes

Notícias » Violinista Daniel Auner traz todo o seu talento à Cidade das Artes

Dezembro de 2015

dia 04, Sexta

Violinista Daniel Auner traz todo o seu talento à Cidade das Artes

Fonte: Blog do Julio Amado 

Daniel Auner é o que pode-se definir como menino prodígio da música. Nascido em Viena,  começou a estudar violino aos 5 anos de idade e aos 6 anos já tocava acompanhado de orquestra . Hoje, aos 28 anos, é professor de música na The Vienna Music Academy.  Auner está em breve turnê pelo Brasil, 1º de dezembro se apresenta em Brasilia, e, nos dias 8 e 9 de dezembro será a vez do Rio de Janeiro receber pela primeira vez o músico, com apresentações na Cidade das Artes e na Sala Cecilia Meireles. Confira a entrevista exclusiva que o “jovem mestre violinista de Viena”, como definiu o Jornal austríaco Di Presse, concedeu ao blog.

Qual foi sua motivação para estudar música e por que a escolha pelo violino?

Daniel Auner: Meus pais são músicos. Meu pai é um violoncelista e minha mãe uma pianista. O primeiro instrumento que eu toquei quando criança foi um violoncelo, eu tinha 3 anos de idade. – Infelizmente, não existem violoncelos para crianças de três anos, de modo que Luthier teve que improvisar – ele pegou uma viola e fez um um arco para que eu pudesse segurar como um cello; era meu brinquedo favorito. Mais tarde, meus pais começaram a tocar piano trio (conjunto composto de piano, cello e violino) , e eles ensaiavam em casa. Portanto, esta foi a primeira vez que eu vi o violino, e eu imediatamente quis tocar violino, e não o violoncelo.

Quais foram seus principais mestres do violino?

Daniel Auner: Meus principais professores de violino foram Christian Altenburger da Universidade de Música de Viena e Igor Ozim da Mozarteum Salzburg. Através de meus estudos, sempre tive violinistas que eu sempre admirei. De David Oistrach, Janine Jansen, Joshua Bell, Fritz Kreisler à Jascha Heifetz.

Como foi a sua estreia profissional no violino?

Daniel Auner: Ela foi gradual. Eu tinha seis anos de idade quando toquei meus primeiros concertos como solista em orquestra, mas não se pode considerar uma estreia profissional apresentações nessa idade. Eu fui sendo convidado para tocar em concertos com mais frequência, isso vem sendo um desenvolvimento constante.

Você tem preferência por algum período específico de música para violino ?

Daniel Auner: Mozart. Eu estudei em Salzburg; Eu passava todo meu tempo debruçado nos manuscritos de Mozart. Cheguei a algumas conclusões que mudaram completamente minha maneira de interpreter o instrumento – Eu tocava com os arcos de Mozart para experimentá-lo quando eu estudava lá,etc

Como foi seu primeiro encontro com a música de Mozart?

Daniel Auner: Meus pais fundaram em 1990 o Trio Vienna Mozart, um trio de piano que existe até hoje. Eles falam que quando eu era pequeno, no jardim de infância, já assobiava de cor o concerto para violino e orquestra em Ré Maior de Mozart , antes mesmo de eu começar a falar. Eles tocavam Mozart o tempo todo quando eu era bebê, eu realmente cresci com sua música.

Você tem uma preferência por alguma música para violino de Mozart?

Daniel Auner: O Mozart tardio. Infelizmente os concertos para violino de Mozart foram compostos quando ele era muito jovem ainda. Então eles são bem alegres, muito agradáveis, talvez um pouco ingênuos às vezes. Mas a qualidade dos últimos trabalhos de Mozart e a quantidade de emoções que ele colocou em suas últimas sonatas para violino ou concertos para piano são incomparáveis em relação aos seus concertos para violino. São muito mais profundos…

O que difere o Daniel Auner do álbum “Caprice Viennois” (2010) para o Daniel Auner de “Dialog Mit Mozart” (2014)?

Daniel Auner: Caprice Viennois foi uma coleção de obras compostas por violinistas famosos. A ideia era dizer ” Quem conhece seu instrumento melhor que o próprio violinista?” – de modo que esse compositor será capaz de usar todos os benefícios do instrumento até melhor que outros compositores.

O CD Dialog Mit Mozart foi um longo projeto. Quando eu comecei a estudar as partituras, os manuscritos em Salzburgo, e quando eu fui para o apartamento de Mozart e vi sua mesa próxima do piano, reparei claramente que ele compôs todas as suas obras sentado ao piano e escrevendo na sua mesinha mais próxima. Por exemplo, tornou-se evidente que as partes de violino também tinham sido compostas no piano. Se você desempenhar a parte de violino solo de uma sonata para piano, você irá frasear e articular diferentemente, já que o instrumento tem uma abordagem completamente diferente. Você vai levantar suas mãos após cada ligadura, separando e articulando mais claramente, etc

Ao tocar com o arco de Mozart ( Se referindo ao tipo de arco usado por Mozart), sente-se muita diferença no som. Tocando notas rápidas faz-se o arco soltar no ar, sem que você faça qualquer trabalho extra. Assim todas as notas rápidas tendem a saltar, etc… Comparando o manuscrito, a primeira edição e a impressão moderna observa-se muitos erros nas atuais edições, que eu queria mudar. Despois de tudo isso, eu quis fazer a gravação!

Qual é a sua análise da música composta para violino atualmente?

Daniel Auner: Há duas idéias – as convencionais e não convencionais. Eu prefiro a música onde eu possa mostrar a beleza do meu som mais do que efeitos percussivos – mas ambos podem ser muito interessantes. A peça que eu irei tocar no Rio é convencional e vai pelo estilo de música para filmes na minha opinião.

Que tipo de conselho você daria para os jovens estudantes de violino?

Daniel Auner: Pratique muitas escalas, arpejos e bastante paradas-duplas. A literatura de violino consiste principalmente nos dois primeiros, por vezes também as paradas-duplas. É importante praticar em um ambiente controlado, sem nenhum tipo de música. Somente então, eles podem se tornar suas ferramentas para produzir música de alta qualidade. Se você praticar escalas, a primeira vez que você tocar o Concerto para Violino de Beethoven, que será indiscutivelmente mais difícil de tocá-lo no palco se você estiver perdendo a confiança nas escalas e arpejos (e este concerto é composto 100% de escalas e arpejos), cada nota será perfeita.

Qual é o próximo passo em sua carreira? Há novos projetos em mente, como a gravação de um novo CD?

Daniel Auner: Sim. Eu quero gravar meu próximo CD com obras compostas em Viena entre 1900 e 1930. O período romântico tardio, Richard Strauss, Erich Wolfgang Korngold, Alexander Ziemlinsky, Gustav Mahler, Schönberg Arnold etc.

Demais notícias

Agosto de 2025

dia 18
Segunda

Cidade das Artes seleciona OSC para captar recursos para Projeto Culturais da Lei Rouanet

As propostas e os documentos de habilitação devem ser entregues em setembro, na Cidade das Artes A Fundação Cidade das Artes está com um edital de chamamento público aberto para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que elabore projetos e capte recursos, através da Lei Rouanet, para os projetos do maior complexo cultural do Rio . Essa parceria entre o poder público e a OSC apoiará as atividades culturais e de infraestrutura do espaço e permitirá a promoção da democratização do acesso da população à cultura

[+] leia mais

Agosto de 2025

dia 18
Segunda

Cidade das Artes está com edital aberto para o uso de espaços gastronômicos

Seleção para empresa interessada na utilização de “Bistrô” e “Cafeteria da Grande Sala” está aberta até 18/09 A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, está em busca de um novo restaurante, que ofereça uma experiência gastronômica especial aos seus visitantes, para ocupar o Bistrô e a Cafeteria da Grande Sala . O edital para o uso desses locais está aberto até o dia 18/09

[+] leia mais

Julho de 2025

dia 10
Quinta

Você conhece o Programa Carioca de Fomento à Integridade Pública ?

FIP . Rio PROGRAMA CARIOCA DE FOMENTO À INTEGRIDADE PÚBLICA O FIP

[+] leia mais

Julho de 2025

dia 09
Quarta

Está com um dilema sobre CONDUTA ÉTICA ?

Você pode consultar a Comissão de Integridade Pública - CIP da Prefeitura do Rio ! A CIP é o órgão consultivo responsável por orientar agentes públicos sobre condutas éticas em tema como conflito de interesses, nomeações, participação em eventos e outros Não sabe como agir em uma situação delicada? Faça sua consulta à CIP .

[+] leia mais

Julho de 2025

dia 08
Terça

Integridade | Conheça o código de integridade dos agentes públicos da Prefeitura do Rio

  INTEGRIDADE É AGIR COM ÉTICA TODOS OS DIAS  Veja como colocar isso em prática: -  Trate todas as pessoas com respeito e cortesia -  Evite qualquer conflito de interesse - Não aceite presentes, favores ou vantagens indevidas - Use os recursos públicos com responsabilidade e zelo - Combata o assédio e outras condutas abusivas - Seja transparente e preste contas das suas ações - Mantenha uma conduta ética também nas redes sociais     .

[+] leia mais

Junho de 2025

dia 18
Quarta

Funcionamento da Cidade das Artes durante o Energy Summit

A Biblioteca Municipal Ziraldo e a Bilheteria estarão temporariamente fechadas ao público de 18/06 a 27/06/25 Retornamos com nossas atividades no dia 28/06/25 .   Agradecemos pela compreensão

[+] leia mais

Junho de 2025

dia 10
Terça

Jovens de Santa Cruz participam de visita guiada à Cidade das Artes

A Cidade das Artes recebeu, nesta terça-feira (10/06), cerca de 40 jovens de Santa Cruz, na Zona Oeste, para participarem do projeto Visita Guiada, que conta a história do maior complexo cultural do Rio . A atividade teve o apoio da Ternium (maior siderúrgica da América Latina) e foi voltada para um grupo de alunos do Colégio Estadual Erich Walter Heine, que participa dos projetos de música e dança da escola, e para os integrantes do grupo de teatro da ONG Ser Cidadão

[+] leia mais

Maio de 2025

dia 12
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes durante o RIO2C

A partir de segunda-feira, 26/05, devido à realização do Rio2c, a Cidade das Artes terá acesso restrito exclusivamente aos participantes do evento, mediante credenciamento ou ingresso . Retornamos com nossas atividades no dia 05/06/2025 A Biblioteca Municipal Ziraldo também estará temporariamente fechada ao público

[+] leia mais

Fevereiro de 2025

dia 24
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes no período de Carnaval 2025

O estacionamento da Cidade das Artes estará fechado ao público a partir de 24 de fevereiro, segunda-feira, até 5 de março, quarta-feira de Cinzas, para a realização do evento CarnaRildy . Durante esse período, fica liberado o acesso apenas para embarque e desembarque, exclusivamente, pela entrada da Avenida das Américas

[+] leia mais

Fevereiro de 2025

dia 04
Terça

Inscrições para Formação de Plateia

PROGRAMA FORMAÇÃO DE PLATEIA  O Programa de FORMAÇÃO DE PLATEIA da Fundação Cidade das Artes tem por objetivo democratizar o acesso aos espetáculos e atividades culturais do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, promovendo a cidadania e a inclusão social .   DO CREDENCIAMENTO E DOCUMENTAÇÃO - Poderá participar do Programa Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos

[+] leia mais