Carolina Maria de Jesus nasceu em Sacramento, numa comunidade rural de Minas Gerais, em 1914, filha de meeiros. Por ser filha ilegítima, sempre foi marginalizada pelo pai. Sua mãe fora expulsa da Igreja por sua gravidez fora do casamento, embora tenha permanecido católica fervorosa por toda a vida.
Quando um casal de fazendeiros ricos pagou a escola das crianças na região, Carolina aprendeu a ler e escrever. Seu temperamento forte e muitas vezes agressivo, no entanto, fez a jovem abandonar os estudos.
Em 1937, após a morte de sua mãe, Carolina migrou para São Paulo, em busca de melhores condições. Lá, trabalhou como empregada doméstica e catadora de papel. Quando encontrava cadernos antigos, guardava-os para escrever em suas páginas. Aos poucos, foi registrando o seu cotidiano e o daqueles da favela.
A poeta nunca casou, embora tenha vivido vários romances. Ela sempre se manteve receosa em relação ao casamento após ter presenciado tantos casos de violência doméstica.
Em abril de 58, o jornalista Audálio Dantas cobria a abertura de um parque municipal quando, após o fim do evento, um grupo tomou o lugar e expulsou as crianças que lá brincavam. O jornalista viu, então, Carolina correr ameaçando pô-los em seu livro caso não deixassem as crianças em paz. Os homens partiram.
Impressionado, Dantas interpelou Carolina que, mesmo tímida, acabou por mostrar seus escritos que, em 1960, foram publicados com o nome de “Quarto de Despejo” e se tornaram um fenômeno.
Traduzido para 13 idiomas, o livro se tornou um best seller nos EUA e na Europa. Seus vizinhos, no entanto, nada gostaram de verem suas vidas tornando-se uma atração para a elite. A poeta foi muito hostilizada, inclusive quando resolveu se mudar para o subúrbio com os ganhos iniciais da publicação.
Dentro do país, o fenômeno logo se esgotou. O exotismo de uma obra vinda de uma mulher da favela fora muito mais impactante do que a inegável qualidade da literatura. Desiludida com o fracasso de suas obras posteriores, Carolina tentou ainda uma carreira na música, sem sucesso.
Em 1977, Carolina Maria de Jesus morreu aos 62 anos. Na década de 90, sua obra foi redescoberta e a importância da autora – mulher, negra e pobre adentrando no mundo da literatura, dominado por homens brancos e eruditos. Sua obra, essa sim, é de uma riqueza que ultrapassa qualquer barreira.
A Festa Literária da Zona Oeste -FLIZO- estará na Cidade das Artes dias 13 e 14 de setembro, homenageando Carolina Maria de Jesus e Paulo Lins (autor do livro “Cidade de Deus”. As atrações começam às 10h ,no sábado, e às 11h, no domingo, e o evento vai até 17h. Não perca!
FIP . Rio PROGRAMA CARIOCA DE FOMENTO À INTEGRIDADE PÚBLICA O FIP
Você pode consultar a Comissão de Integridade Pública - CIP da Prefeitura do Rio ! A CIP é o órgão consultivo responsável por orientar agentes públicos sobre condutas éticas em tema como conflito de interesses, nomeações, participação em eventos e outros Não sabe como agir em uma situação delicada? Faça sua consulta à CIP .
INTEGRIDADE É AGIR COM ÉTICA TODOS OS DIAS Veja como colocar isso em prática: - Trate todas as pessoas com respeito e cortesia - Evite qualquer conflito de interesse - Não aceite presentes, favores ou vantagens indevidas - Use os recursos públicos com responsabilidade e zelo - Combata o assédio e outras condutas abusivas - Seja transparente e preste contas das suas ações - Mantenha uma conduta ética também nas redes sociais .
A Biblioteca Municipal Ziraldo e a Bilheteria estarão temporariamente fechadas ao público de 18/06 a 27/06/25 Retornamos com nossas atividades no dia 28/06/25 . Agradecemos pela compreensão
A Cidade das Artes recebeu, nesta terça-feira (10/06), cerca de 40 jovens de Santa Cruz, na Zona Oeste, para participarem do projeto Visita Guiada, que conta a história do maior complexo cultural do Rio . A atividade teve o apoio da Ternium (maior siderúrgica da América Latina) e foi voltada para um grupo de alunos do Colégio Estadual Erich Walter Heine, que participa dos projetos de música e dança da escola, e para os integrantes do grupo de teatro da ONG Ser Cidadão
A partir de segunda-feira, 26/05, devido à realização do Rio2c, a Cidade das Artes terá acesso restrito exclusivamente aos participantes do evento, mediante credenciamento ou ingresso . Retornamos com nossas atividades no dia 05/06/2025 A Biblioteca Municipal Ziraldo também estará temporariamente fechada ao público
O estacionamento da Cidade das Artes estará fechado ao público a partir de 24 de fevereiro, segunda-feira, até 5 de março, quarta-feira de Cinzas, para a realização do evento CarnaRildy . Durante esse período, fica liberado o acesso apenas para embarque e desembarque, exclusivamente, pela entrada da Avenida das Américas
PROGRAMA FORMAÇÃO DE PLATEIA O Programa de FORMAÇÃO DE PLATEIA da Fundação Cidade das Artes tem por objetivo democratizar o acesso aos espetáculos e atividades culturais do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, promovendo a cidadania e a inclusão social . DO CREDENCIAMENTO E DOCUMENTAÇÃO - Poderá participar do Programa Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos
Atenção! Informamos que os espaços internos e externos da Cidade das Artes estarão fechados de 23 de dezembro de 2024 a 05 de janeiro de 2025 . Lembramos que os ensaios fotográficos também estarão suspensos nesse período
A Cidade das Artes está com uma programação especial para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11) . As ações comemorativas do mês Novembro Negro, de valorização dos movimentos sociais antirracistas, incluem peça teatral, lançamento de livro, apresentação de canto e dança ambientada com o tema África, espetáculos de companhia de dança afro contemporânea, show dos Golden Boys – Pais e Filhos e evento multicultural de performance com artistas drags e negras do Rio de Janeiro