Fundação Cidade das Artes

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Agosto de 2014

dia 12, Terça

O modernismo na música brasileira

O modernismo no Brasil e no mundo não foi apenas um movimento artístico. Antes, foi sintoma de toda uma gama de mudanças que vinham acontecendo gradualmente na sociedade. A velocidade e as características principais dessas mudanças variaram, logicamente, de lugar para lugar.

A definição brasileira dos músicos – artistas, no geral – modernistas cai na formalidade de sua proximidade aos ideais Semana de Arte Moderna de 22, considerada o pontapé inicial do movimento no país. Essa definição, no entanto, limita a inclusão de outros artistas que já se aproximavam dessas ideias modernistas.

O modernismo, em todos os campos, propunha o diálogo entre o antigo e o novo. A arte feita em referência ao passado tradicional perde seu espaço para uma arte que traga elementos de inventividade, em sintonia com o espírito de novidade da época. Na arte brasileira, essa busca se confundiu com o projeto de criação de uma identidade nacional, até então inexistente. Dentro dessa lógica, destaca-se o trabalho de Heitor Villa-Lobos.

A busca pelas expressões musicais próprias do povo brasileiro e a inserção delas no cenário da música erudita marcou esse momento, e causou estranhamento em muitos que viam a arte popular como inferior. Aos poucos, essa proposta nacional de arte foi ganhando mais importância e Villa-Lobos inclusive fez parte da elaboração, junto ao governo, de um projeto educacional que valorizasse a brasilidade.

Essa fusão de elementos também mostra a abertura que a forma tem na arte moderna. As antigas limitações de estrutura são superadas por formas inovadoras de arte. É interessante perceber que nas artes plásticas e na literatura a brasilidade aparece muito na temática, despida de ufanismos,  nacionalista, embora a forma seja derivada das vanguardas europeias. No caso da música, as estruturas das canções populares são absorvidas pelo artista, gerando uma arte nova em termos de conteúdo e forma.

 

O modernismo influenciou inúmeras gerações posteriores de compositores, como Chico Buarque de Hollanda e a Tropicália. Entre os nomes mais influentes do movimento vale destacar, além de Heitor Villa-Lobos, os músicos Guiomar Novaes e Ernani Braga.


Não perca o espetáculo Villa-Lobos in Jazz, que trará a obra do compositor para um espaço de improvisação e experimentação. A atração será gratuita, e acontece às 14h do dia 21 de agosto, no Teatro de Câmara.

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