Fundação Cidade das Artes

Notícias » Tomie Ohtake

Julho de 2014

dia 05, Sábado

Tomie Ohtake

Tomie Ohtake nasceu em 21 de novembro de 1913, na cidade de Quioto, no Japão. Em 1936, aos 23 anos, veio ao Brasil visitar um irmão em São Paulo. Nesse momento, no entanto, estourou a Segunda Guerra Mundial, impossibilitando a jovem de retornar ao Japão. Ela estabelece moradia na cidade, onde se casa e tem dois filhos.

Em 1951, um tempo após o fim da Guerra, Tomie pôde enfim retornar ao Japão e no ano seguinte começa a produzir suas primeiras pinturas. Segundo a própria artista, os 15 anos convivendo com a cultura ocidental, especificamente a brasileira, direcionou sua obra para um ponto estilístico que, apesar de carregar suas influências japonesas, se distanciava da origem oriental. A partir de 1952, suas telas serão exibidas no Salão Paulista de Arte Moderna.

Aos poucos, as figuras dão lugar a formas abstratas. Suas telas são construídas através de cores contrastantes. Essa será a constante de sua arte durante a década de 60. Em 68, naturaliza-se brasileira e em 69 se nega a participar da X Bienal Internacional de São Paulo, em protesto à Ditadura Militar.

Na década seguinte, seus estudos de cores vão ganhando contornos mais definidos, trazendo a linha e finalmente a forma geométrica à sua obra. Será nos anos 70 também que Tomie diversificará seus instrumentais de trabalho, utilizando, além das pinceladas, a serigrafia, a litogravura e a gravura em metal.

Nos anos 80, seu trabalho será influenciado por diversos artistas de diversas tendências estéticas, como os pioneiros e novos abstracionistas, os neoconcretistas, entre outros. Em 83, após uma retrospectiva de sua obra no MASP, Tomie Ohtake é reconhecida também pelo grande público. É nesse ano também que sua primeira escultura pública é realizada, em São Paulo. Durante a década, seu trabalho com esculturas e intervenção urbana vai ganhar destaque. Essa tendência será desenvolvida durante os anos 90.

É na década de 90 também que a artista retoma o pincel como instrumento. A profundidade e a fluidez das telas as diferem de seus trabalhos anteriores. Suas grandes esculturas, muitas vezes em espaço público, ganham reconhecimento e em 96 Tomie participa da XXIII Bienal Internacional de São Paulo, na sala de esculturas. Em 2001, é inaugurado o Instituto Tomie Othake dedicado à arte contemporânea, arquitetura e design.  Ao completar 100 anos, em 2013, a trajetória da artista foi homenageada em diversas exposições pelo país. Mesmo após um século de vida, sua obra continua atual, impressionando e tocando todas as gerações.

Tomie Ohtake está presente na exposição O Artista e A Bola, aqui na cidade das Artes.

Mais informações, aqui: http://cidadedasartes.org/programacao/interna/216

Demais notícias

Agosto de 2025

dia 18
Segunda

Cidade das Artes seleciona OSC para captar recursos para Projeto Culturais da Lei Rouanet

As propostas e os documentos de habilitação devem ser entregues em setembro, na Cidade das Artes A Fundação Cidade das Artes está com um edital de chamamento público aberto para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que elabore projetos e capte recursos, através da Lei Rouanet, para os projetos do maior complexo cultural do Rio . Essa parceria entre o poder público e a OSC apoiará as atividades culturais e de infraestrutura do espaço e permitirá a promoção da democratização do acesso da população à cultura

[+] leia mais

Agosto de 2025

dia 18
Segunda

Cidade das Artes está com edital aberto para o uso de espaços gastronômicos

Seleção para empresa interessada na utilização de “Bistrô” e “Cafeteria da Grande Sala” está aberta até 18/09 A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, está em busca de um novo restaurante, que ofereça uma experiência gastronômica especial aos seus visitantes, para ocupar o Bistrô e a Cafeteria da Grande Sala . O edital para o uso desses locais está aberto até o dia 18/09

[+] leia mais

Julho de 2025

dia 10
Quinta

Você conhece o Programa Carioca de Fomento à Integridade Pública ?

FIP . Rio PROGRAMA CARIOCA DE FOMENTO À INTEGRIDADE PÚBLICA O FIP

[+] leia mais

Julho de 2025

dia 09
Quarta

Está com um dilema sobre CONDUTA ÉTICA ?

Você pode consultar a Comissão de Integridade Pública - CIP da Prefeitura do Rio ! A CIP é o órgão consultivo responsável por orientar agentes públicos sobre condutas éticas em tema como conflito de interesses, nomeações, participação em eventos e outros Não sabe como agir em uma situação delicada? Faça sua consulta à CIP .

[+] leia mais

Julho de 2025

dia 08
Terça

Integridade | Conheça o código de integridade dos agentes públicos da Prefeitura do Rio

  INTEGRIDADE É AGIR COM ÉTICA TODOS OS DIAS  Veja como colocar isso em prática: -  Trate todas as pessoas com respeito e cortesia -  Evite qualquer conflito de interesse - Não aceite presentes, favores ou vantagens indevidas - Use os recursos públicos com responsabilidade e zelo - Combata o assédio e outras condutas abusivas - Seja transparente e preste contas das suas ações - Mantenha uma conduta ética também nas redes sociais     .

[+] leia mais

Junho de 2025

dia 18
Quarta

Funcionamento da Cidade das Artes durante o Energy Summit

A Biblioteca Municipal Ziraldo e a Bilheteria estarão temporariamente fechadas ao público de 18/06 a 27/06/25 Retornamos com nossas atividades no dia 28/06/25 .   Agradecemos pela compreensão

[+] leia mais

Junho de 2025

dia 10
Terça

Jovens de Santa Cruz participam de visita guiada à Cidade das Artes

A Cidade das Artes recebeu, nesta terça-feira (10/06), cerca de 40 jovens de Santa Cruz, na Zona Oeste, para participarem do projeto Visita Guiada, que conta a história do maior complexo cultural do Rio . A atividade teve o apoio da Ternium (maior siderúrgica da América Latina) e foi voltada para um grupo de alunos do Colégio Estadual Erich Walter Heine, que participa dos projetos de música e dança da escola, e para os integrantes do grupo de teatro da ONG Ser Cidadão

[+] leia mais

Maio de 2025

dia 12
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes durante o RIO2C

A partir de segunda-feira, 26/05, devido à realização do Rio2c, a Cidade das Artes terá acesso restrito exclusivamente aos participantes do evento, mediante credenciamento ou ingresso . Retornamos com nossas atividades no dia 05/06/2025 A Biblioteca Municipal Ziraldo também estará temporariamente fechada ao público

[+] leia mais

Fevereiro de 2025

dia 24
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes no período de Carnaval 2025

O estacionamento da Cidade das Artes estará fechado ao público a partir de 24 de fevereiro, segunda-feira, até 5 de março, quarta-feira de Cinzas, para a realização do evento CarnaRildy . Durante esse período, fica liberado o acesso apenas para embarque e desembarque, exclusivamente, pela entrada da Avenida das Américas

[+] leia mais

Fevereiro de 2025

dia 04
Terça

Inscrições para Formação de Plateia

PROGRAMA FORMAÇÃO DE PLATEIA  O Programa de FORMAÇÃO DE PLATEIA da Fundação Cidade das Artes tem por objetivo democratizar o acesso aos espetáculos e atividades culturais do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, promovendo a cidadania e a inclusão social .   DO CREDENCIAMENTO E DOCUMENTAÇÃO - Poderá participar do Programa Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos

[+] leia mais