A Commédia Dell' Arte seguia o improviso. A partir de um roteiro, o canovaccio, os atores interpretavam seus personagens e contavam uma história, com muitos elementos de comédia e acrobacias. Surgiu na Itália, no século XV e se desenvolveu na França e foi sempre muito popular até o século XVIII. Não se sabe ao certo qual foi a sua origem, mas ela era assimilada às Festas Atellanas, que aconteciam em Atella, também na Itália, para homenagear o deus Baco. Apesar das características parecidas, nunca se achou registros que confirmassem uma verdadeira ligação ou influência das Festas Atellanas sobre a Commédia Dell' Arte.
Cada ator tinha seu personagem fixo e era comum que os representassem durante toda a vida. As principais figuras das peças eram: Arlequin, Brighella, Colombina, Dottore, Pagliaccio e Pantalone. Ainda assim as peças não eram repetitivas pois em cada apresentação a peça se renovava, já que os atores usavam sua criatividade para improvisar, pois não havia texto. Os atores representavam de máscaras que caracterizavam os personagens. Os locais de exibição também eram improvisados nas ruas e praças públicas, em cima de carroças ou em palcos feitos na hora com o material que encontrassem disponível, com o tempo encontraram lugar nos palácios e castelos.
Como as peças da Commédia Dell’ Arte utilizavam sempre um mesmo número de atores, surgiram as companhias de teatro. A primeira companhia conhecida foi a I Gelosi (Os Ciumentos), fundada em 1545 por oito atores que obtiveram sucesso em sua carreira artística e conseguiam viver exclusivamente do teatro, surgiram os atores profissionais. São deste período os primeiros personagens caracterizados, criados por Angelo Beolco que foi um dos grandes escritores deste estilo, suas peças foram adaptadas e reutilizadas após muitos anos. Ele também foi um grande ator, fazia o papel de Ruzzatane, um camponês gordo, preguiçoso e grosseiro.
Carlos Goldoni, no século XVIII, tentou recuperar a Commédia Dell’ Arte que entrou em declínio e começou a ser considerada vulgar. Para isso introduziu nas peças elementos da vida real e textos escritos para cada um dos atores, isto impulsionou as grandes Companhias, que passaram a viajar pela Europa, levando seus espetáculos a vários países. Esta forma de teatro influenciou drasticamente a forma com que os personagens eram vistos e criados.
De acordo com as medidas de proteção à vida e ao sistema de saúde definidos pela Prefeitura do Rio: INFORMAMOS - O posto de vacinação ( COVID-19 ) na Cidade das Artes funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h no segundo andar, no foyer da Grande Sala. - O ponto de coleta de alimentos para a campanha "Rio contra a fome" funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h no segundo andar, na Galeria ao lado da Sala de Leitura.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugura nesta quarta-feira, dia 31, mais um ponto de vacinação (PV) para facilitar o acesso da população, desta vez na Cidade das Artes. Na semana em que o calendário de vacinação para os idosos foi antecipado, com a inclusão de novas faixas etárias, a SMS já havia inaugurado três PVs extras, no Jockey Club Brasileiro (Gávea), no Hotel Fairmont Copacabana e no Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (Centro).
De acordo com as medidas de proteção à vida e ao sistema de saúde definidos pela Prefeitura do Rio: INFORMAMOS - Exposição de Lego está FECHADA a partir do dia 26/03 com reabertura prevista para o dia 07/04 (quarta-feira). - A Sala de Leitura está fechada a partir do dia 26/03 com reabertura prevista para o dia 06/04 (terça-feira).
Querido público, Em virtude do agravamento da pandemia por todo o país, o Beethoven Fest teve de ser temporariamente suspenso. No segundo semestre, de acordo com as possibilidades, o festival será reprogramado.
Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc apresentam A MELHOR VERSÃO Texto inédito de Julia Spadaccini escrito na pandemia aborda os segredos e a angústia que muitas pessoas passam na busca desmedida para serem aceitas “A melhor versão”, texto inédito de Julia Spadaccini, foi concebido para ser exibido de forma remota e conta com dois diretores, Luis Felipe Sá, com larga experiência no audiovisual, e Daniel Herz, consagrado diretor de teatro e fundador da Cia Atores de Laura - eles repetem a parceria iniciada no final do ano passado, quando dirigiram juntos o espetáculo ‘Fronteiras Invisíveis’ -. No elenco, Ana Paula Secco, Armando Babaioff e Michel Blois, idealizador do projeto, contemplado pelo edital Retomada Cultural RJ, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Aldir Blanc.
O GLOBO, ANCELMO GOIS. 21 de janeiro de 2021 Marcelo Serrado, 53 anos, carioca, ator, autor e produtor é o novo diretor artístico da Cidade das Artes, indicado pela gestão de Eduardo Paes.
INFORMAMOS - Exposição de Lego estará FECHADA a partir do dia 23/12, reabrindo somente dia 06/01 (quarta-feira). - A Sala de Leitura estará fechada a partir do dia 24/12, reabrindo somente dia 04/01.
ATENÇÃO! ⠀ ⠀ Vocês já sabem da novidade?⠀ ⠀ O novo site para acompanhar todos os informes da Lei Aldir Blanc está AR! Confira Aqui . .
Nesta sexta feira, dia 30/10, a nossa sala de leitura e nossa maquete de LEGO estarão fechadas. .
Orientamos que os clientes que adquiriram ingressos para espetáculos na Cidade das Artes de março a junho de 2020 e que não foram realizados em razão da Pandemia do Covid-19 devem solicitar reembolso diretamente com a Ingresso Rápido no link ( https://site. ingressorapido.