Fundação Cidade das Artes

Notícias » O Teatro Grego

Junho de 2014

dia 21, Sábado

O Teatro Grego

O modelo do teatro como o conhecemos hoje, no ocidente, vem da Grécia Antiga, onde o teatro desempenhava um importante papel.  Primeiramente religiosos, nas celebrações ao deus Dionísio, de onde ele nasceu, e mais tarde teve uma importante função social e cívica. As peças eram apresentadas em teatros ao ar livre, as arenas, e a acústica desses teatros, ainda hoje, é impressionante.

Apenas os homens representavam, este é um dos motivos do uso de pesados figurinos e máscaras, os atores usavam ainda os coturnos, sapatos de plataformas que os deixavam muito altos, perucas extravagantes e cores, era preciso que se afastassem ao máximo de figuras cotidianas.

O Teatro Grego

O modelo do teatro que conhecemos hoje no ocidente, vem da Grécia Antiga, onde o teatro desempenhava um importante papel.  Primeiramente religiosos, nas celebrações ao deus Dionísio, de onde ele nasceu, e mais tarde teve uma importante função social e cívica. As peças eram apresentadas em teatros ao ar livre, as arenas, e a acústica desses teatros, ainda hoje, é impressionante.

Apenas os homens representavam, este é um dos motivos do uso de pesados figurinos e máscaras, os atores usavam ainda os coturnos, sapatos de plataformas que os deixavam muito altos, perucas extravagantes e cores, era preciso que se afastassem ao máximo de figuras cotidianas.

A Tragédia

Tragédia vem do grego “tragoídia” que quer dizer “canto ao bode”. Nos primórdios um bode era sacrificado a Dionísio antes das apresentações e o altar do sacrifício foi o que deu origem ao palco.

Despertava o terror e a piedade do público, mostrava o que acontecia de ruim com aqueles que não aceitavam o destino que os deuses haviam traçado para a sua vida, ou ainda aos que tentavam se igualar aos deuses .

A peça era dividida em cinco atos, além dos atores havia o coro que proferia as vozes do bom senso, da harmonia e da moderação. As vozes se manifestavam de acordo com as expressões dos protagonistas.

A tragédia era considerada o mais nobre dos gêneros pelos autores clássicos. Ésquilo, Sófocles e Eurípedes escreveram cerca de 300 peças, somente 10% de todo o material chegou até nós. Eles são considerados os maiores tragediógrafos de sua época.

A comédia

“Komoidía”, que foi originada da palavra “procissão”, pois os jovens saíam pelas ruas, fantasiados de animais, e andavam de casa em casa pedindo prendas, pelo caminho brincavam e interagiam com os cidadãos que encontravam pelas ruas, havia também a procissão em que as pessoas celebravam a fertilidade e a abundância da natureza.

A Comédia Antiga falava de maneira engraçada dos mortos, de personalidade e até dos deuses, também era usada para criticar o governo e estava fortemente ligada à democracia. O único auto desse gênero que chegou até nós foi Aristófanes. Nesse tipo de comédia o coro podia chegar a interagir com a plateia e tinha grande importância.

A Comédia Nova foi grande influenciadora do Teatro Romano, sua temática era o íntimo, falava de problemas amorosos, dos casais, intrigas e problemas costumeiros da vida social e durante este período houve a extinção do coro. Um dos seus grandes autores foi Menandro.

Demais notícias

Agosto de 2025

dia 18
Segunda

Cidade das Artes seleciona OSC para captar recursos para Projeto Culturais da Lei Rouanet

As propostas e os documentos de habilitação devem ser entregues em setembro, na Cidade das Artes A Fundação Cidade das Artes está com um edital de chamamento público aberto para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que elabore projetos e capte recursos, através da Lei Rouanet, para os projetos do maior complexo cultural do Rio . Essa parceria entre o poder público e a OSC apoiará as atividades culturais e de infraestrutura do espaço e permitirá a promoção da democratização do acesso da população à cultura

[+] leia mais

Agosto de 2025

dia 18
Segunda

Cidade das Artes está com edital aberto para o uso de espaços gastronômicos

Seleção para empresa interessada na utilização de “Bistrô” e “Cafeteria da Grande Sala” está aberta até 18/09 A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, está em busca de um novo restaurante, que ofereça uma experiência gastronômica especial aos seus visitantes, para ocupar o Bistrô e a Cafeteria da Grande Sala . O edital para o uso desses locais está aberto até o dia 18/09

[+] leia mais

Julho de 2025

dia 10
Quinta

Você conhece o Programa Carioca de Fomento à Integridade Pública ?

FIP . Rio PROGRAMA CARIOCA DE FOMENTO À INTEGRIDADE PÚBLICA O FIP

[+] leia mais

Julho de 2025

dia 09
Quarta

Está com um dilema sobre CONDUTA ÉTICA ?

Você pode consultar a Comissão de Integridade Pública - CIP da Prefeitura do Rio ! A CIP é o órgão consultivo responsável por orientar agentes públicos sobre condutas éticas em tema como conflito de interesses, nomeações, participação em eventos e outros Não sabe como agir em uma situação delicada? Faça sua consulta à CIP .

[+] leia mais

Julho de 2025

dia 08
Terça

Integridade | Conheça o código de integridade dos agentes públicos da Prefeitura do Rio

  INTEGRIDADE É AGIR COM ÉTICA TODOS OS DIAS  Veja como colocar isso em prática: -  Trate todas as pessoas com respeito e cortesia -  Evite qualquer conflito de interesse - Não aceite presentes, favores ou vantagens indevidas - Use os recursos públicos com responsabilidade e zelo - Combata o assédio e outras condutas abusivas - Seja transparente e preste contas das suas ações - Mantenha uma conduta ética também nas redes sociais     .

[+] leia mais

Junho de 2025

dia 18
Quarta

Funcionamento da Cidade das Artes durante o Energy Summit

A Biblioteca Municipal Ziraldo e a Bilheteria estarão temporariamente fechadas ao público de 18/06 a 27/06/25 Retornamos com nossas atividades no dia 28/06/25 .   Agradecemos pela compreensão

[+] leia mais

Junho de 2025

dia 10
Terça

Jovens de Santa Cruz participam de visita guiada à Cidade das Artes

A Cidade das Artes recebeu, nesta terça-feira (10/06), cerca de 40 jovens de Santa Cruz, na Zona Oeste, para participarem do projeto Visita Guiada, que conta a história do maior complexo cultural do Rio . A atividade teve o apoio da Ternium (maior siderúrgica da América Latina) e foi voltada para um grupo de alunos do Colégio Estadual Erich Walter Heine, que participa dos projetos de música e dança da escola, e para os integrantes do grupo de teatro da ONG Ser Cidadão

[+] leia mais

Maio de 2025

dia 12
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes durante o RIO2C

A partir de segunda-feira, 26/05, devido à realização do Rio2c, a Cidade das Artes terá acesso restrito exclusivamente aos participantes do evento, mediante credenciamento ou ingresso . Retornamos com nossas atividades no dia 05/06/2025 A Biblioteca Municipal Ziraldo também estará temporariamente fechada ao público

[+] leia mais

Fevereiro de 2025

dia 24
Segunda

Funcionamento da Cidade das Artes no período de Carnaval 2025

O estacionamento da Cidade das Artes estará fechado ao público a partir de 24 de fevereiro, segunda-feira, até 5 de março, quarta-feira de Cinzas, para a realização do evento CarnaRildy . Durante esse período, fica liberado o acesso apenas para embarque e desembarque, exclusivamente, pela entrada da Avenida das Américas

[+] leia mais

Fevereiro de 2025

dia 04
Terça

Inscrições para Formação de Plateia

PROGRAMA FORMAÇÃO DE PLATEIA  O Programa de FORMAÇÃO DE PLATEIA da Fundação Cidade das Artes tem por objetivo democratizar o acesso aos espetáculos e atividades culturais do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, promovendo a cidadania e a inclusão social .   DO CREDENCIAMENTO E DOCUMENTAÇÃO - Poderá participar do Programa Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos

[+] leia mais