Segundo o crítico e historiador Ary de Vasconcelos se você tiver apenas uma palavra para descrever a Música Popular Brasileira, escreva Pixinguinha.
O instrumentista, compositor, arranjador e maestro, estreou nos discos com apenas 13 anos de idade já revolucionando na interpretação do choro. Em 1911, quando a produção fonográfica começava no Brasil. Talvez por ser jovem, Pixinguinha não se deixou amedrontar pela parafernália dos estúdios e, com toda a segurança, tocou como um virtuose.
Caçula de muitos irmãos, Pixinguinha era filho da elite musical carioca. Seu pai, o flautista Alfredo da Rocha Viana foi quem lhe introduziu à flauta ainda na infância, levando-o a estudar com grandes professores da época. Em 1911 conheceu seus grandes amigos da vida inteira, Donga e João da Baiana na orquestra do Rancho Carnavalesco Filhas da Jardineira.
Aluno do colégio São Bento, antes dos 15 anos já tinha o seu primeiro emprego com músico, na A Concha, uma casa na Lapa.
Alfredo da Rocha Viana Filho, recebeu o apelido que lhe deu o nome artístico de sua avó africana e o significado ficou perdido. Ele era um dos principais músicos nas rodas de choro da casa de Tia Ciata, onde o choro corria na sala e o samba no terreiro.
Em 1918, formou junto com Donga o grupo Oito Batutas, para tocar na sala de espera do cinema Palais. Esse conjunto viajou o Brasil, passou meses na França e foi, também, à Argentina. Os arranjos de Pinxinguinha chamaram a atenção de gravadoras cansadas da mesmice dos maestros estrangeiros que não entendiam a bossa da MPB.
Na década de 1940 trocou a flauta pelo saxofone que ganhou quando na sua turnê pela França. Ele nunca explicou o porquê dessa troca, mas foi um período maravilhoso para o choro, especialmente por suas interpretações com esse instrumento.
Seu primeiro LP foi gravado em 1955, com seus músicos e amigos e esse foi um momento muito marcante na sua vida, o disco recebeu o nome “Velha Guarda”. Compôs com Vinícius de Morais as canções do filme “Sol Sobre a Lama”, de Alex Viany, em 1961.
Em 17 de fevereiro de 1973, sofreu o derradeiro infarto e nos deixou. A Banda de Ipanema que se preparava para desfilar nesse dia se dissipou, e o carnaval foi menos alegre nesse ano.
Deixo diversas canções, eternas, como Rosa e Carinhoso, que ainda hoje derretem os nossos corações.
O Dia do Choro é amanhã, no dia de seu aniversário, 23 de abril. Viva Pixinguinha!
As propostas e os documentos de habilitação devem ser entregues em setembro, na Cidade das Artes A Fundação Cidade das Artes está com um edital de chamamento público aberto para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que elabore projetos e capte recursos, através da Lei Rouanet, para os projetos do maior complexo cultural do Rio . Essa parceria entre o poder público e a OSC apoiará as atividades culturais e de infraestrutura do espaço e permitirá a promoção da democratização do acesso da população à cultura
Seleção para empresa interessada na utilização de “Bistrô” e “Cafeteria da Grande Sala” está aberta até 18/09 A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, está em busca de um novo restaurante, que ofereça uma experiência gastronômica especial aos seus visitantes, para ocupar o Bistrô e a Cafeteria da Grande Sala . O edital para o uso desses locais está aberto até o dia 18/09
FIP . Rio PROGRAMA CARIOCA DE FOMENTO À INTEGRIDADE PÚBLICA O FIP
Você pode consultar a Comissão de Integridade Pública - CIP da Prefeitura do Rio ! A CIP é o órgão consultivo responsável por orientar agentes públicos sobre condutas éticas em tema como conflito de interesses, nomeações, participação em eventos e outros Não sabe como agir em uma situação delicada? Faça sua consulta à CIP .
INTEGRIDADE É AGIR COM ÉTICA TODOS OS DIAS Veja como colocar isso em prática: - Trate todas as pessoas com respeito e cortesia - Evite qualquer conflito de interesse - Não aceite presentes, favores ou vantagens indevidas - Use os recursos públicos com responsabilidade e zelo - Combata o assédio e outras condutas abusivas - Seja transparente e preste contas das suas ações - Mantenha uma conduta ética também nas redes sociais .
A Biblioteca Municipal Ziraldo e a Bilheteria estarão temporariamente fechadas ao público de 18/06 a 27/06/25 Retornamos com nossas atividades no dia 28/06/25 . Agradecemos pela compreensão
A Cidade das Artes recebeu, nesta terça-feira (10/06), cerca de 40 jovens de Santa Cruz, na Zona Oeste, para participarem do projeto Visita Guiada, que conta a história do maior complexo cultural do Rio . A atividade teve o apoio da Ternium (maior siderúrgica da América Latina) e foi voltada para um grupo de alunos do Colégio Estadual Erich Walter Heine, que participa dos projetos de música e dança da escola, e para os integrantes do grupo de teatro da ONG Ser Cidadão
A partir de segunda-feira, 26/05, devido à realização do Rio2c, a Cidade das Artes terá acesso restrito exclusivamente aos participantes do evento, mediante credenciamento ou ingresso . Retornamos com nossas atividades no dia 05/06/2025 A Biblioteca Municipal Ziraldo também estará temporariamente fechada ao público
O estacionamento da Cidade das Artes estará fechado ao público a partir de 24 de fevereiro, segunda-feira, até 5 de março, quarta-feira de Cinzas, para a realização do evento CarnaRildy . Durante esse período, fica liberado o acesso apenas para embarque e desembarque, exclusivamente, pela entrada da Avenida das Américas
PROGRAMA FORMAÇÃO DE PLATEIA O Programa de FORMAÇÃO DE PLATEIA da Fundação Cidade das Artes tem por objetivo democratizar o acesso aos espetáculos e atividades culturais do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, promovendo a cidadania e a inclusão social . DO CREDENCIAMENTO E DOCUMENTAÇÃO - Poderá participar do Programa Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos