Fundação Cidade das Artes

Notícias » O Choro

Abril de 2014

dia 18, Sexta

O Choro

O choro foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão europeias e da música popular portuguesa e mais influências da música africana. Ele surgiu no Rio de Janeiro, por volta do final do século XIX. Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar.

Eles utilizavam, entre outros instrumentos, violão, flauta, cavaquinho, para dar à música um aspecto sentimental, melancólico e "choroso".

Há várias explicações para a origem do termo choro. Luís da Câmara Cascudo, por exemplo, atribuiu o nome ao xolo, um tipo de baile que reunia os escravos das fazendas. Já Ary Vasconcelos sugere que o termo liga-se à corporação musical dos choromeleiros, muito atuantes no período colonial.

A partir de 1880, o choro popularizou-se nos salões de dança e no subúrbio carioca. Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga foram os primeiros compositores que deram características próprias, e o firmaram como gênero musical. No início do século XX deixou de ser apenas instrumental e passou a ser cantado também, além de ganhar um ritmo mais rápido, agitado e alegre.


Com o apoio do rádio e com investimento das gravadoras de disco, o gênero tornou-se sucesso nacional na década de 30. Pixinguinha, foi o principal nome do período, autor de vários choros e um dos maiores compositores da música popular brasileira. Ele foi tão importante para o gênero que o Dia Nacional do Choro foi estabelecido, em sua homenagem, no dia 23 de abril, aniversário do compositor.


Nos anos de 1950, o Choro perdeu seu espaço para a Bossa Nova, mas se manteve presente na produção de vários músicos da MPB. Em 1970, foram criados os Clubes do Choro, revelando novos conjuntos de todo o país.

Atualmente, o Choro é prestigiado por muitos, e se fortalece cada vez mais, graças a grupos que se dedicam à sua modernização e divulgação de novos artistas.

Em homenagem ao Dia do Choro, a Cidade das Artes preparou uma programação especial para o dia 26 de Abril, que conta com O Trio Choro Novo e Hamilton de Holanda Trio. Ambas são gratuitas.

Confira as informações em nossa programação:http://cidadedasartes.org/programacao

Demais notícias

Junho de 2019

dia 19
Quarta

RIOH2K: Funcionamento da Sala de Leitura, Exposição Permanente da Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro e Bilheteria

Informamos que a Sala de Leitura não abrirá de 20 de junho (quinta-feira) a 24 de junho (segunda-feira) devido ao evento RIOH2K, voltando a funcionar normalmente na terça-feira, dia 25 de junho. A exposição de LEGO estará fechada para visitação no período de 20 de junho (quinta-feira) a 25 de junho (terça-feira), retornando na quarta-feira dia 26 de junho.

[+] leia mais

Maio de 2019

dia 08
Quarta

Dia das Mães com Duo Santoro e no Bistrô da Cidade das Artes

Quer fazer um programa especial com sua família no Dia das Mães? Então aproveite para proporcionar um dia inesquecível e convide a sua mãe para apreciar o lindo concerto "Duo Santoro para mães e filhos” e logo depois saborear um delicioso almoço no novo Bistrô Café das Artes.   O restaurante terá um cardápio especial e vai oferecer um desconto de 50% nos ingressos para o espetáculo.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 29
Segunda

Rio2C termina neste domingo e movimenta R$ 250 milhões em negócios

Por Matheus Rodrigues, G1 Rio 28/04/2019  Rafael Lazarini, CEO e criador da conferência, disse ao G1 que foram 7,5 terabytes de informação compartilhada nos seis dias de evento na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. No último dia da Rio2C neste domingo (28), a organização do maior evento de criatividade e inovação da América Latina divulgou que o volume de negócios fechados nos seis dias da conferência chegou a R$ 250 milhões.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 15
Segunda

Cidade das Artes modifica funcionamento durante o Rio2C

A Cidade das Artes vai receber, de 23 a 28 de abril de 2019, o Rio2C - Rio Creative Conference, maior encontro de criatividade e  inovação da América do Sul. Por conta da grandiosidade de um evento importantíssimo para a cidade, levando-se em conta a complexidade de montagem e desmontagem de tamanha engrenagem, alguns de nossos espaços estão fechados.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 05
Sexta

Cinema de Lars Von Trier é tema de debate e reflexão

CIDADE DAS ARTES PROMOVE DEBATE SOBRE OBRA DE LARS VON TRIER A Cidade das Artes promoverá, no dia 06/04, a partir das 18h30, uma atividade de reflexão sobre o filme Dogville, do cineasta dinamarquês Lars von Trier. O objetivo é realizar uma leitura psicanalítica acerca da identidade de suas densas e controversas personagens, bem como de um enredo repleto de ricas metáforas, abordando a incompatibilidade insustentável, entre natureza humana e a face impostora do processo civilizatório.

[+] leia mais

Abril de 2019

dia 02
Terça

Sala de Leitura terá workshop de Teatro para Autistas

Dentro da série de ações tendo como mote o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, a Cidade das Artes realiza um workshop de Teatro para Autistas e seus Cuidadores. A atividade acontecerá dia 06/04, entre 15h e 17h.

[+] leia mais

Fevereiro de 2019

dia 25
Segunda

A Cidade das Artes entra em manutenção preventiva no Carnaval.

Informamos que no período de 01/03/2019 a 06/03/2019 a Cidade das Artes estará fechada para manutenção preventiva, com exceção do dia 02/03/2019 que acontecerá um evento na área externa. A Sala de Leitura, Bilheteria e a Exposição Lego estarão fechadas durante este período e retornarão suas atividades a partir do dia 07/03/2019.

[+] leia mais

Fevereiro de 2019

dia 04
Segunda

Aviso para Projetos de Eficiência Energética - LIGHT

AVISO DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2019   Processo: 12/800. 032/2019 Objeto: Edital de Chamada Pública para SELEÇÃO de empresas especializadas em eficiência energética para desenvolver projetos para o Complexo Cidade das Artes, localizado na Av.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 17
Quinta

Cidade das Artes fecha para evento dia 24/01

  Informamos que na quinta-feira, dia 24/01/19, a Cidade das Artes estará fechada ao público devido ao evento da CONMEBOL – Sorteio da Copa América Brasil – 2019.   Espaços como Sala de Leitura, bilheteria, exposições e até o estacionamento estarão fechados durante todo o dia e retornarão as atividades no dia seguinte.

[+] leia mais

Janeiro de 2019

dia 09
Quarta

Brazilian Music Experience - Tour sobre a Cidade das Artes e Música Brasileira

  Brazilian Music Experience na Cidade das Artes Organizado pela Escola de Música da Associação dos Amigos da Cidade das Artes    A Brazilian Music Experience é uma oportunidade divertida de conhecer a Cidade das Artes e de aprender de forma interativa o melhor da música Brasileira.  Com duração de aproximadamente 3h, o "tour" conta com uma aula guiada sobre a Cidade das Artes, um Happy Coffee Break e uma workshop de música Brasileira.

[+] leia mais