Amanhã, as pirâmides de bambu, ou árvores móveis, da Integral Bambu estarão presentes na Cidade das Artes com uma atividade bastante divertida para toda a família. Nós conversamos com Valéria Rodrigues, a educadora que trouxe a técnica para o Rio de Janeiro.
CDA - Como você conheceu o trabalho da Integral Bambu? Há quanto tempo você trabalha com isso? Requer muito esforço físico?
Valéria - Durante a Rio+20 havia um stand da Integral Bambu no Aterro do Flamengo e eu fiquei encantada! Fui a Brasília no mesmo ano (2012) e conheci o criador da técnica, o professor Marcelo Rio Branco, que me orientou sobre como trazer o sistema para o Rio e me possibilitou vivenciar um pouco de como fazer o movimento acontecer.
Em outubro do mesmo ano, reuni, em um sítio na zona oeste do Rio de Janeiro, um grupo de 8 pessoas e trouxemos um dos praticante mais antigos, Rodrigo Primavera, que nos orientou em uma vivência de 5 dias, construimos 8 unidades individuais de treino, as pirâmides, estudamos o manual do integrado e fizemos grandes amigos. Foi uma experiência, sem dúvida, inesquecível!
Desde então, tenho praticado e procurado perpetuar a ideia.
Os princípios da Integral são norteados principalmente pelo bem estar e pelo prazer em praticar atividade física de maneira sustêntável, utilizando recursos básicos e reaproveitando o máximo de recursos naturais e recicláveis.
Buscamos equilibrar os treinos em dois momentos "a vacina" que nos ajuda a adquirir resistência e força através do movimento continuo que é incentivado de maneira gradativa e o "relaxamento" que ajuda na recuperação dos músculos e da psique.
CDA -A partir de que idade as crianças podem participar da atividade? É preciso alguma técnica prévia ou o uso de materiais de segurança?
Valéria -Não tem limites! Praticar a Consciência Corporal não tem idade! Segurança e cuidados nunca são demais! Prezamos pela segurança, sempre, porém valorizamos a oportunidade de desafiar o corpo nos seus limites de forma consciente.
O ambiente ideal para uma prática saudável e construtiva é a natureza! O chão ideal para prática com crianças é a areia ou a grama, mas nada inpede que possamos nos adaptar ao ambiente que é oferecido. Esse é mais um dos nossos princípios, a adaptação!
CDA -Quais os maiores benefícios observados através da prática?
Valéria -Dentro do que tenho de experiência nas áreas em que atuo profissionalmente, a Psicomotricidade e a Educação, os benefícios são globais. A prática integrativa, ajuda a desenvolver a consciência corporal, a criatividade, o espírito artistico, a concentração, motiva a criança a ultrapassar desafios que muitas vezes nem elas imaginavam que seriam capazes de fazer! Relaxa e integra a prática corporal ao brincar.
Nos adultos a resistência e a forma física sem a possibilidade de lesão nas articulações e sem o desgaste, os músculos são os maiores benefícios constatados por mim na prática de 1 ano consecutivo em 3 vezes por semana.
CDA - Existe algum lugar onde se possa praticar com regularidade a atividade?
Valéria -No Rio ainda não temos um espaço fixo, pratico na praia do Recreio em frente ao posto 10, a partir das 18h. Os interessados em me acompanhar serão muito bem vindos! Basta entrar em contato comigo via telefone.
CDA - Você ja conhecia a Cidade das Artes? O que você acha do espaço?
Valéria -Não conheço o espaço e fiquei muito feliz ao receber o convite para a oficina, já que o movimento Integral Bambu Rio está precisando dessa motivação para continuar crescendo!
CDA -Quais as suas expectativas para a atividade no espaço?
Valéria -Prefiro não criar espectativas! Espero, mesmo, dividir com o maior número de pessoas um sonho e a partir dessa vivência contagiar a todos com a filosofia integradora!
CDA - Quantas pirâmides serão montadas?
Valéria -Montarei apenas uma pirâmide e faremos um circuito para ser percorrido até chegar a ela, assim, terei o domínio de como as crianças podem explorar o aparelho.
As atividades no sábado, dia 11 de janeiro começam Às 15 horas e têm entrada franca.
Nesse evento contamos com a parceria do Rio Design.
O estacionamento da Cidade das Artes estará fechado ao público a partir de 24 de fevereiro, segunda-feira, até 5 de março, quarta-feira de Cinzas, para a realização do evento CarnaRildy . Durante esse período, fica liberado o acesso apenas para embarque e desembarque, exclusivamente, pela entrada da Avenida das Américas
PROGRAMA FORMAÇÃO DE PLATEIA O Programa de FORMAÇÃO DE PLATEIA da Fundação Cidade das Artes tem por objetivo democratizar o acesso aos espetáculos e atividades culturais do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, promovendo a cidadania e a inclusão social . DO CREDENCIAMENTO E DOCUMENTAÇÃO - Poderá participar do Programa Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos
Atenção! Informamos que os espaços internos e externos da Cidade das Artes estarão fechados de 23 de dezembro de 2024 a 05 de janeiro de 2025 . Lembramos que os ensaios fotográficos também estarão suspensos nesse período
A Cidade das Artes está com uma programação especial para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra (20/11) . As ações comemorativas do mês Novembro Negro, de valorização dos movimentos sociais antirracistas, incluem peça teatral, lançamento de livro, apresentação de canto e dança ambientada com o tema África, espetáculos de companhia de dança afro contemporânea, show dos Golden Boys – Pais e Filhos e evento multicultural de performance com artistas drags e negras do Rio de Janeiro
A Cidade das Artes reforça o compromisso em defesa da diversidade, inclusão e igualdade e prepara uma programação especial para comemorar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado no dia 28 de junho . Para marcar a data, a Sala de Leitura recebe a advogada, psicanalista, escritora, especialista em mestre em Direito das Famílias e Sucessões”, Tânia Nigri, para um encontro sobre as conquistas fundamentais do público LGBTQIA+
A Cidade das Artes Bibi Ferreira suspende as atividades de atendimento ao público, a partir desta segunda-feira (27/05), para a realização dos eventos Rio2C e Energy Summit . A Sala de Leitura, a exposição da maquete Lego, as galerias e a bilheteria ficam fechadas temporariamente
R E S U L T A D O CLIQUE AQUI e veja se o seu projeto foi habilitado no edital de cessão de pauta 2024 da Cidade das Artes . Se o seu nome estiver na lista, aguarde o contato da equipe
A FUNDAÇÃO CIDADE DAS ARTES torna público o Programa de FORMAÇÃO DE PLATEIA que tem por objetivo democratizar o acesso aos espetáculos e atividades culturais do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, promovendo a cidadania e a inclusão social . 1- DO CREDENCIAMENTO E DOCUMENTAÇÃO 1
A Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, está com uma programação especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08/03 . A agenda comemorativa inclui um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) em homenagem as mulheres na música, a realização do Prêmio Nise da Silveira, que é um reconhecimento a mulheres inspiradoras, bate-papo gratuito sobre maturidade feminina, evento com alunos da Secretaria Municipal de Educação e uma exposição de arte itinerante sobre diversas situações da vida feminina
A Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (SMC), venceu o prêmio “Musical . Rio Destaques 2023” na categoria de Teatro Favorito, com 28,8% dos votos