Fundação Cidade das Artes

Programação » Celebração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Evento Encerrado

Celebração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência



CIDADE DAS ARTES PROMOVE FESTIVAL SOBRE DEFICIÊNCIA E DIVERSIDADE

A Cidade das Artes vai realizar, no dia 23, entre 10h e 18h, o Festival O Que Move Você? evento multicultural em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. Uma das grandes atrações da iniciativa é a remontagem da exposição de cadeiras de rodas, vista por mais de 1 milhão de pessoas durante as Olimpíadas do Rio, no Boulevard Olímpico. A Wheelchair Parade é um produto cultural da Embaixadores da Alegria, organização social que utiliza a arte, a cultura e o samba como instrumentos de inclusão social.

O objetivo do Festival é oferecer shows, performances e oficinas de artes gratuitas para pessoas com e sem deficiência. A ideia é celebrar a diversidade, a inclusão sem o olhar de vitimização ou pena, gerando novos conhecimentos sobre o mundo da pessoa com algum tipo de deficiência e seus familiares. A ENTRADA É FRANCA.


A banda carioca Whipallas vai apresentar música-tema do Festival: “O que move você?”. Outra atração será Luis Otávio, tecladista cego, que integra a banda do Programa “Adnight”, de Marcelo Adnet. Também acontecerá um bazar organizado por Mariana Uhlmann.

 

ATRAÇÕES

 

A ONG ONE BY ONE, que tem como meta proporcionar mobilidade para crianças de baixa renda com necessidades especiais, realizará atividade na Sala de Leitura, com a exposição Roda de Cores, a partir das 11h, além de uma grande oficina de artes, no dia do evento. 

A ONG One by One é um grupo que tem como meta proporcionar a inclusão social de crianças e adolescentes com necessidades especiais, através da mobilidade adquirida por cadeiras de rodas, das aulas de estimulação, da orientação e apoio familiar. Os grupos de estimulação, através das artes, proporcionam de forma lúdica o desenvolvimento neurológico, tentando desenvolver 100% da capacidade de cada criança.

Oferecendo, também, apoio às famílias com doação de fraldas, cadeiras de banho, sondas urinárias, leite, cestas básicas e compartilhando um pouco do conhecimento e tratamento com crianças portadoras de necessidades, a organização sem fins lucrativos esperatransformar a vida de milhares de famílias de baixa renda que possuam crianças com necessidades especiais, para que elas sejam incluídas socialmente e tenham melhor qualidade de vida.



PULSAR COMPANHIA DE DANÇA

A Pulsar Companhia de Dança é formada por bailarinos com e sem deficiência e tem como objetivo causar no espectador um olhar diferenciado em relação à multiplicidade dos indivíduos a partir da estética da dança. Assim, sua proposta artística é fazer uma arte que transcende as diferenças, onde a identidade de cada intérprete é fonte de criação.

Além disso, contribui ativamente para a discussão sobre a Carioca Sobre Rodas: O projeto existe desde 2002 através da idealização e coordenação da pentacampeã brasileira de dança esportiva em cadeira de rodas, Viviane Macedo, que é realizado na Escola Carioca de Dança. Por todo esse tempo crianças e adolescentes cadeirantes tiveram a incrível oportunidade de experimentar os benefícios que a dança de salão trouxe para suas vidas através a inclusão social com os andantes, além dos benefícios físicos e psicológicos.


DANÇA CIGANA COM BAILARINOS COM SÍNDROME DE DOWN

Dança Cigana com bailarinos com Síndrome de Down: trabalho artístico desenvolvido pela professora de dança cigana Dvorah com objetivo de estimular a coordenação motora fina e intelectual via a expressão corporal dos bailarinos com síndrome de down. Entre as apresentações feitas pelo grupo estão: Avenida Sapucaí com a Embaixadores da Alegria, eventos da SSD (Sociedade Síndrome de Down).


O GIGANTE LEO 

Conhecido como Gigante Leo, Leonardo Reis, fez sua estreia no stand-up comedy em 2010, no grupo Comédia Carioca, embora faça teatro desde os nove anos de idade. Ele começou a ganhar projeção nacional em 2011 ao ser o vencedor da regional Sudeste II e o vice-campeão geral do 1º Campeonato Brasileiro de Stand-up Comedy, promovido pelo festival Risadaria, maior evento do humor da América Latina. No ano seguinte, em 2012, foi o campeão do Prêmio Multishow de Humor sendo a nova revelação do canal Multishow. Gigante Leo já dividiu o palco com humoristas consagrados, como Leandro Hassum, no espetáculo Lente de Aumento, Fábio Porchat, Marcos Veras, Mauríco Manfrini (Paulinho Gogó) e Sérgio Malandro. Nos mais recentes trabalhos, teve participação do longa-metragem “Altas Expectativas” como personagem protagonista “Décio” com direção de Pedro Antônio e Álvaro Campos e produção de 2 Moleques e co-produção Globo Filmes (gravado em 2015).


TEATRO PRIORIT

O Instituto Priorit tem como propósito o tratamento transdisciplinar de crianças e adolescentes com TEA (transtornos do espectro autista), TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), outros transtornos comportamentais, afetivos, de linguagem ou de aprendizagem.

 

GRAVAÇÃO DE CLIPE

Gravação do clipe “O que move você?”: com a direção de Rogério “Papinha” Gomes, as cenas do evento irão fazer parte do clipe oficial do projeto Wheelchair Fest, dos Embaixadores da Alegria em parceria com a banda Whipallas.

Instagram: 

@whipallas

@embaixadoresdaalegria16

@wheelchair_fest 

@cidadedasartes_

 

> COMO CHEGAR À CIDADE DAS ARTES ATRAVÉS DA ACESSIBILIDADE DO TERMINAL ALVORADA <

Ao desembarcar de BRT ou ônibus convencional no Terminal Alvorada, escadas rolantes ou elevadores exclusivos para prioridades levam até a passagem subterrânea que sairá dentro da Cidade das Artes. São três elevadores. Eles estão localizados em estruturas vermelhas nas plataformas A, B e C. Do terminal para a Cidade das Artes, há ainda outro elevador exclusivo para cadeirantes. O terminal é todo equipado com piso tátil. As pessoas com necessidades especiais, tem direito a gratuidade na passagem juntamente com um acompanhante. 


CONVIDADOS ESPECIAIS:

PAOLLA OLIVEIRA / MARCELO SERRADO / ERIBERTO LEÃO / GIGANTE LEO

ARLINDO LOPES / DANIELE SUZUKI  / CRIS VIANNA / PAULO VILHENA / ARNALDO CEZAR COELHO    

 

ROTEIRO

SALA DE LEITURA – 10h às 13h

ONG “One by One”

ATIVIDADES E EXPOSIÇÃO “Roda de Cores”

Presença: PAOLLA OLIVEIRA


ESPLANADA – 14h às 15h

Demonstração de Time de rugby

 

GRANDE SALA : 16h às 18h

FOYER: Exposição de cadeiras de rodas “Wheelchair Parade”

Abertura: Dança boneco de LED (cortina fechada)

 

DANIELE SUZUKI
CLODOALDO SILVA (atleta / nadador)

 

ARNALDO CESAR COELHO
SHOW DA BANDA WHIPALLAS e Luis Otávio (pianista cego)


ERIBERTO LEÃO
TEATRO PRIORIT

 

MARCELO SERRADO
GIGANTE LEO
Carioca Sobre Rodas

 

PAULO VILHENA
DANÇA CIGANA

 

Arlindo Lopes
GRUPO PULSAR


CRIS VIANNA
BATERIA DE ESCOLA DE SAMBA EMBAIXADORES DA ALEGRIA




Festival

Informações Gerais

Datas

23/09/18

Horários

Horário: 10h às 18h
A ENTRADA É FRANCA 

Local

Cidade das Artes

Sala

Galeria A

Classificação Etária

Livre

Redes Sociais

ciadeborahcolker codeborahcolker

Demais Eventos da Programação

Água de Meninos - Fantasia poética em dois atos 22/11 a 07/12 Dança Ministério da Cultura e Associação de Ballet do Rio de Janeiro apresentam Companhia Ballet Dalar Achcar Trilha de Tom Jobim, será apresentada pela primeira vez com coreografia da Cia de Ballet Dalal Achcar A partitura foi presente do grande maestro e ícone da Bossa Nova à coreógrafa Dalal Achcar 60 anos atrás. O espetáculo “Água de Meninos - Fantasia Poética em Dois Atos” conta, ainda, com releituras da música popular brasileira A mestre de ballet e coreógrafa Dalal Achcar guardou por mais de 60 anos uma partitura inédita de Tom Jobim. A obra, intitulada "Água de Meninos", foi encomendada ao compositor para ser trilha de um de seus ballets, que vai ser apresentado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a partir do dia 22 de novembro. O espetáculo inédito “Água de Meninos - Fantasia Poética em Dois Atos”, conta com produção da Aventura e patrocínio master da Vale e da Bradesco Seguros, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Após mais de 20 anos sem criar uma coreografia, Dalal Achcar assina o espetáculo em parceria com Eric Frederic, maître de ballet da Cia de Ballet Dalal Achcar. No palco, 21 bailarinos contam a história de amizade entre coreógrafa e Tom Jobim. Arranjada para orquestra sinfônica pelo maestro Radamés Gnattali, o espetáculo se passa entre o Rio de Janeiro e Salvador. Além dos bailarinos da Cia de Ballet Dalal Achcar, a montagem conta com Claudia Mota, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, interpretando Dalal, Manoel Francisco como Tom Jobim e Irene Orazem com Madame Makarova, professora e mestra da Dalal. Para Dalal Achcar, tirar da gaveta e realizar o ballet "Água de Meninos"; é uma forma de homenagear o amigo, além de valorizar a cultura brasileira. - "Mostrar para o Brasil a riqueza que temos em termos de música, de dança e de manifestações populares é magnífico, ainda mais nos dias de hoje em que tudo é digital. Reviver o Tom, que foi quem popularizou a música brasileira no mundo inteiro, é uma forma de fazer essa nova geração se dar conta da riqueza dos artistas brasileiros que marcaram época." Na trilha inédita, Tom Jobim incluiu canções como por exemplo “Eu Preciso de Você”, “Água de Beber”, “Quebra Pedra”, além de batuques de capoeira. O espetáculo conta ainda com músicas de grandes nomes da música brasileira como Baden Powell, com “Canto de Yemanjá”; Dorival Caymmi, com “Pescaria” e “Você Já Foi à Bahia”; Pixinguinha, com “Naquele Tempo e Quem é Você?” e Vinicius de Moraes, com as clássicas “Garota de Ipanema”. Ao todo, 23 músicas compõem o repertório de “Água de Meninos”. "Quando a Dalal me contou sobre Água de Meninos, esse presente que ela ganhou de Tom Jobim, e me chamou para coreografar junto com ela, foi uma gratidão imensa. A Dalal é apaixonada pela Bahia e eu também tenho essa região do Brasil no coração. Esse é um ballet que representa a cultura brasileira, tivemos um cuidado em trazer para a atualidade o Rio de Janeiro dos anos 60, a feira popular em Salvador, a amizade entre Dalal e Tom e, é claro, a importância da Bossa Nova". - Destaca Eric Frederic. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 24/08 a 14/12 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais What Am I Thankful For? Family Edition | Lançamento de Livro 13/12 Arte e Conhecimento What Am I Thankful For? Family Edition é um convite para as crianças e suas famílias refletirem sobre o poder da gratidão e os pequenos momentos que tornam o dia a dia especial. De forma simples incentiva a praticar a língua inglesa, o livro estimula o hábito de agradecer e valorizar o que realmente importa — o amor, o cuidado e a convivência familiar. Com ilustrações encantadoras e linguagem acessível, a obra busca inspirar conversas entre pais e filhos sobre sentimentos e valores. O livro aborda o tema da gratidão em família, incentivando o desenvolvimento emocional e o aprendizado de uma nova língua de forma leve e afetiva. A proposta é unir leitura e conexão familiar, estimulando a empatia e a valorização das pequenas alegrias cotidianas. O evento de lançamento contará com uma contação de história interativa, atividade de desenho e escrita de agradecimento para as crianças, além de uma sessão de autógrafos e fotos com a autora. SOBRE A  AUTORA Leticia Campos é professora de língua inglesa há mais de 15 anos, especialista em ensino e cultura, palestrante e escritora. Apaixonada por educação e por inspirar pessoas, já ajudou milhares de alunos a se conectarem com o inglês de forma leve e significativa. Com What Am I Thankful For? Family Edition, Leticia estreia na literatura infantil unindo dois de seus maiores propósitos: o ensino de idiomas e a valorização da gratidão em família. Leticia Campos https://www.instagram.com/leteachercampos/ [+] saiba mais