Fundação Cidade das Artes

Programação » Dia Internacional do Yoga

Evento Encerrado

Dia Internacional do Yoga



DIA INTERNACIONAL DO YOGA 

Arte de Viver e Globo promovem comemoração inédita na Cidade das Artes no dia 24, sábado, a partir das 8h 

Celebração contará com a presença dos Swamis Paramtej e Chandramuka, além de aula de yoga gratuita para crianças e adultos, shows, performances, feira de produtos orgânicos e lançamento do livro do programa Bem Estar 

Uma grande celebração na Cidade das Artes com música, meditação guiada, aulões de yoga e feira gastronômica marcarão as comemorações do Dia Internacional do Yoga, 24 de junho, a partir das 8h. Várias escolas de yoga de toda a cidade estão convidadas e já confirmaram presença. No palco estarão dois swamis: o indiano Swami Paramtej e o brasileiro Chandramukha Swami. Esse será o primeiro encontro que reunirá, em um só espaço, as diversas vertentes do Yoga, comprovando que a prática milenar é para todos. Para participar do evento, organizado em parceria pela Arte de Viver e pela Globo, é preciso levar apenas tapete de yoga ou canga e roupas confortáveis. 

A data, comemorada oficialmente no dia 21 de junho, será celebrada no Brasil e em vários países. Até agora já confirmaram programação para o evento Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Juiz de Fora, Recife, Salvador e São Paulo, além de outros países como Alemanha, Estados Unidos, Japão e, é claro, a Índia. 

 

Aulas gratuitas para crianças, adultos, música e meditação 

O encontro começa às 8h, com uma aula de yoga para crianças conduzida pelo professor Atre Fabres, que trabalhará os conceitos da prática de forma lúdica com elementos da natureza, estimulando a criatividade da criançada. Em seguida, haverá aula para adultos com a participação de Monica Vidigal, Mahavir Thury e Lila Shakti, professora que ainda apresentará um show e o Kirtan.  O público poderá conferir ainda o Bhajans, mantras em formas de canção. 

O grande momento do evento será o encontro de dois Swamis: um indiano e um brasileiro. Swami é título concedido, na Índia, para aqueles que se dedicam totalmente a encontrar a realização espiritual. Junto a eles estarão outros dois mestres de yoga, os professores Paulo Murilo Rosas e Jonas Massetti.

Muito querido entre os adeptos da prática da meditação e yoga, o embaixador e instrutor sênior da organização internacional Arte de Viver Swami Paramtej será o responsável por conduzir as práticas de postura e meditação. Indiano, têm viajado o mundo levando a prática milenar do Yoga como forma de alívio de estresse e ansiedade. Em sua passagem pelo Rio irá representar a Arte de Viver na celebração pelo Dia Internacional do Yoga, guiando a sequência de posturas protocolar da Organização das Nações Unidas. Ao seu lado, estará o brasileiro Chandramukha Swami. Escritor e músico, ele já produziu mais de 20 livros sobre filosofia védica, meditação, yoga e demais temas ligados à tradição Vaishnava dos Vedas. 

O momento ainda contará com a presença de mestres yogis homenageando o professor Hermógenes, figura importante na divulgação do yoga no país, com a participação do seu neto Thiago Leão, também seguidor da prática. 

A programação terá dança indiana com Aline Civinelli, apresentação dos projetos “Yoga de Rua” e “Yoga da Maré”, participação dos músicos da Orquestra Sinfônica do AfroReggae e do Harmonicanto, coral de crianças e adolescentes do Cantagalo. Durante todo o evento, o público poderá conhecer a feira de produtos orgânicos (Green Market) e também conferir o pré-lançamento do primeiro livro da coleção do programa Bem Estar “As dores que mais maltratam os brasileiros: dor de cabeça e dor nas costas” (Réptil Editora), com sessão de autógrafos da jornalista Michelle Loretto, repórter da Globo. 

Sobre o Dia Internacional do Yoga 

O Dia Internacional do Yoga foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a prática milenar de equilíbrio para o corpo e a mente. A intenção é levar a mais pessoas o conhecimento sobre uma ferramenta simples e acessível capaz de trazer relaxamento e tonicidade ao corpo e positividade à mente, além de melhorar a memória, concentração, criatividade, disposição física e o nível de energia vital como um todo. 


Programação: 

Dia 24 de junho – Celebração oficial do Dia Internacional do Yoga 

8h – Hatha yoga para crianças com Atre Fabres 

8h30 – Hatha yoga para adultos com Lila Shakti, Atre Fabres, Monica Vidigal e Mahavir Thury 

9h40 – Show com Lila Shakti e Kirtan, participação de Ananda Fabres, Nitai Pada Kamala, Carlos Tinguá, Lui Coimbra e Chandramukha Sawami 

10h20 – Bhajans (mantras em forma de canções) 

10h40 – Prática internacional de yoga e meditação com Swami Paramtej 

11h25 – Encontro dos Swamis Paramtej e Chandramukha e de mestres yogis, além de homenagem ao professor Hermógenes 

12h10 – Dança indiana com Aline Civinelli 

13h – Apresentação dos projetos “Yoga de rua” e “Yoga da Maré” 

13h30 – Coral Harmonicanto e Orquestra Sinfônica Afroreggae 

E ainda: feira de produtos orgânicos (Green Market) e pré-lançamento do livro “As dores que mais maltratam os brasileiros: dor de cabeça e dor nas costas” com sessão de autógrafos de Michelle Loretto, jornalista da Globo




Informações Gerais

Datas

24/06/17

Horários

08:00 às 14:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Sala de Dança

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais