Fundação Cidade das Artes

Programação » Casa Sambabook

Evento Encerrado

Casa Sambabook



MINISTÉRIO DA CULTURA E REDE APRESENTAM

Casa Sambabook chega à Cidade das Artes em setembro
Espaço vai abrigar exposição, oficinas, palestras, rodas de samba e o Bethquim, botequim temático em homenagem a Beth Carvalho, com entrada franca


A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca (RJ), será o ponto de encontro dos amantes do samba no mês de setembro. Nascida sob inspiração e para celebrar o Sambabook, maior plataforma de conteúdo da história do samba, a Casa Sambabook abre as suas portas com uma programação variada, inteiramente gratuita.

Distribuída em cinco diferentes níveis, a Casa Sambabook abriga uma exposição com áudios, registros fotográficos, depoimentos de artistas e dos homenageados das cinco edições anteriores do Sambabook, premiado projeto multiplataforma: João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão. Ao final da experiência imersiva, o público encontra um botequim especialíssimo, carinhosamente batizado de Bethquim para celebrar Beth Carvalho, homenageada da sexta edição do Sambabook, já em fase de produção. Durantes 6 noites, o Bethquim recebe a Roda de Samba da Madrinha, formada por músicos que tocaram com Beth Carvalho e atrações como as cantoras Lu CarvalhoMarina Iris,  os grupos Samba que elas querem, Prettos e Roda de Saia, além do jovem sambista Enzo Belmonte. Além de samba do bom, o Bethquim terá petiscos especialmente criados para o espaço sob coordenação da cantora e também chef Lu Carvalho, sobrinha de Beth, inspirados nas predileções gastronômicas da homenageada. Os pratos foram batizados com títulos de sucessos da cantora, como a “Coxinha do pai” (coxinha de galinha ao curry), uma brincadeira com o samba “Coisinha do Pai”; “Vou festejar” (pão de alho com linguiça mineira) e  “O show tem que continuar” (sanduíche de carne desfiada).

De 7 a 8 e de 13 a 15 de setembro, a Casa Sambabook promove ainda oficinas com alguns dos melhores músicos do país, que tocaram com Beth Carvalho, como Dirceu Leite (oficina “Sopros no samba”) e Carlinhos 7 Cordas (oficina de violão 7 cordas), Marcelo Pizoti e Beloba (percussão), Marcio Vanderlei (cavaco e luther) além da oficina com Carol Vilanova, da Cia de Dança de Carlinhos de Jesus, entre outras atrações. A programação inclui ainda workshop com Anita Carvalho sobre planejamento estratégico para novos artistas do samba, palestras com escritores, jornalistas e historiadores, como Luiz Antônio Simas, João Pimentel, Rafael Mattoso, Christina Fuscaldo, Kamille Viola e Rodrigo Faour, autor da discobiografia de Beth Carvalho, que será parte integrante do Sambabook dedicado à trajetória vitoriosa da madrinha do samba.

Todas as atividades da Casa Sambabook serão gratuitas, incluindo exposição, oficinas, palestras e acesso ao Bethquim (a consumação é por conta do visitante). Através da plataforma Sympla será possível garantir as senhas de acesso às atividades.

“Para nós, da CAIXA Residencial, o samba está sempre em casa, pois ele é parte do repertório da nossa brasilidade e está presente no dia a dia do nosso povo. Por este motivo, patrocinamos o projeto como uma forma de presentear os amantes da música com uma plataforma que perpetuará a genialidade da madrinha do samba: Beth Carvalho”, acrescenta Joaquim Cruz, CEO da CAIXA Residencial.


Sobre o Sambabook

Projeto inédito e ousado criado pela Musickeria, criado por Afonso Carvalho, o Sambabook já lançou 5 edições multiplataforma e transmídia, incluindo formatos físicos, fichário de partituras, discobiografias e ambiente na web com portal, redes sociais e aplicativos especialmente desenvolvidos. As edições anteriores homenagearam João NogueiraMartinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão, reunindo grandes nomes da nossa música, de várias gerações e vertentes.

O Sambabook Beth Carvalho, apresentado pelo Ministério da Cultura e Rede, com patrocínio Caixa Residencial e apoio Energia PECEM, marca a sexta edição do projeto e já tem confirmados nomes como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Teresa Cristina, Xande de Pilares, Maria Rita, Ferrugem, Péricles e muitos outros bambas.


Sobre a Musickeria:

A Musickeria atua em duas frentes. A primeira, criando e realizando projetos como o Sambabook, que homenageia grandes compositores do samba como João Nogueira e Dona Ivone Lara – em um modelo multiplataforma e com interpretações memoráveis de alguns dos maiores artistas do país.  Já na área corporativa a empresa desenvolve soluções criativas e inovadoras – junto às agências de publicidade e ao mercado – com o propósito de promover ativação e posicionamento de marcas através da plataforma de música. Direção artística, curadoria, planejamento e execução de alavancagem editorial, plataformas digitais e experiências de branded content são algumas de suas áreas de atuação. 

O Projeto Sambabook Beth Carvalho está sendo realizado com recursos da Lei 8.313/91 – Lei Federal de Incentivo à Cultura - MINISTÉRIO DA CULTURA E GOVERNO FEDERAL UNIÃO E RECONSTRUÇÃO.




Festival

Informações Gerais

Datas

07/09/24 a 15/09/24

Horários

Sábado e Domingo | 7 e 8
Sexta, Sábado e Domingo | 13, 14 e 15

Sexta | 14h às 22h
Sábado e Domingo | 10h  às 22h

ENTRADA FRANCA

ACESSE A PROGRAMAÇÃO

Retire seus Ingressos
ACESSE O LINK

Local

Cidade das Artes

Sala

Cidade das Artes

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais