Fundação Cidade das Artes

Programação » 45º Ciranda de Poesias do Rio de Janeiro

Evento Encerrado

45º Ciranda de Poesias do Rio de Janeiro



Evento anual, com concurso de poemas, em celebração ao Dia do Poeta, que teve sua 1a edição em 1980, na Biblioteca Popular Municipal de Jacarepaguá – Cecília Meireles. Jackeson Lacerda, presidente da Casa do Poeta do Rio de Janeiro, apresentará os poetas finalistas do concurso de poemas, com recital e apresentação musical. Ao final os vencedores receberão diplomas e brindes, como premiação.

Em 19/10/2023, a 44ª edição desse evento foi celebrada na Sala de Leitura da Cidade das Artes, em conjunto com o livro MÁ INFLUENCER, do autor e presidente da Casa do Poeta do Rio de Janeiro, Jackeson Lacerda.

A Casa do Poeta do Rio de Janeiro nasceu da união de poetas frequentadores da Biblioteca Popular Municipal de Jacarepaguá – Cecília Meireles (extinta), no ano de 1990. Desde então passou a gerir a realização da CIRANDA DE POESIAS, evento anual em celebração ao Dia do Poeta (20 de outubro), com concurso de poemas e fomentando incentivo à leitura, poesia, produção literária e revelação de novos talentos poéticos e artísticos.


Celebração ao Dia do Poeta (20 de outubro), Apresentação/recital dos poetas finalistas do concurso de poemas e premiação aos vencedores.

14h às 14h30 - Início: recepção de poetas, público convidado e público em geral.

14h30 às 15h - Oratória do apresentador, Jackeson Lacerda, recordando resumidamente, a trajetória do evento que revelou inúmeros talentos da poesia ao longo de 45 anos de história.

15h às 16h30 – Apresentação/recital dos poetas finalistas do concurso de poemas.

16h30 às 17h – Premiação.



JACKESON LACERDA é Poeta, Escritor, Jornalista e Advogado. Presidente da Casa do Poeta do Rio de Janeiro desde o ano de 2009. Membro da Comissão de Cultura da OAB-RJ e Membro da Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro - APPERJ. Ex-diretor do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro. 10 obras solo publicadas entre livros e 1 DVD. Concorreu à Academia Brasileira de Letras. Lançou seu mais recente livro de poemas, em 19/10/2023, na Sala de Leitura da Cidade das Artes.

Site: http://jackesonlacerda.weebly.com/
Redes Sociais: @jackeson_lacerda




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

05/10/24

Horários

Sábado | 14h às 17h

Público-alvo: Leitores de poesia ( poetas, escritores, artistas, professores, estudantes e público em geral )

Informações: 
(21) 3325-0448 

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais