Fundação Cidade das Artes

Programação » Ser Capoeira | Capacitação de professores em capoeira

Evento Encerrado

Ser Capoeira | Capacitação de professores em capoeira



O mestre Amaz, integrante do grupo Senzala e criador da metodologia infantil "Ser Capoeira", convida para um evento exclusivo focado em sua inovadora abordagem de ensino. Inspirada pela longa trajetória do grupo Senzala, a metodologia "Ser Capoeira" é destaque em de cerca de 50 instituições de ensino, promovendo um crescimento contínuo e impactante.

Mestre Amaz, educador brincante, percussionista e pesquisador da cultura popular, liderará este evento que celebra sua contribuição singular à capoeira. O destaque será o curso de capacitação para professores de capoeira infantil, ministrado pelo próprio mestre Amaz, proporcionando uma imersão profunda em sua metodologia revolucionária.

Além disso, o evento contará com a participação especial dos professores Braço e Feijoada, alunos formados por Amaz. O professor Braço conduzirá uma oficina de percussão e musicalidade, essencial para a capoeira, enquanto o professor Feijoada, artesão e idealizador do projeto Varanda do Berimbau, oferecerá uma vivência prática de confecção do berimbau, revelando todas as técnicas para a produção deste instrumento icônico.



Cronograma do evento:
14:00h às 14:30h – Recepção dos convidados com uma tradicional roda de capoeira
14:30h às 15:20h – Oficina de percussão e musicalidade voltada para a capoeira
15:20h às 16:10h – Oficina de confecção de berimbau
16:10h às 19:00h – Oficina de capacitação em capoeira infantil


SOBRE MESTRE AMAZ

Vinícius Frederico Brum, também conhecido como mestre Amaz, formado pelo grupo Senzala de Capoeira, é arte-educador, gestor cultural, artista popular e graduando em Sociologia. Com mais de duas décadas de experiência, ele ministra aulas de capoeira para crianças e adultos, sendo responsável pelo projeto Ser Capoeira, que possui parcerias com cerca de 50 escolas particulares e conta com 11 professores atuantes. Além disso, é diretor da empresa de recreação infantil e eventos Ser Brincante. Vinícius também é membro ativo de diversos grupos de pesquisa artística, incluindo Reconca Rio, Brincantes da Pedra Branca e Mineiro Pau Boi Pintadinho.

Thiago Felipe Lauriano Vieira, conhecido como professor Braço, começou sua jornada na capoeira em 2000 e, ao se mudar para Jacarepaguá em 2001, formou novas amizades que o levaram a admirar a capoeira local. Em 2002, ele começou a treinar capoeira, e sua dedicação intensa o levou a se tornar um graduado e a descobrir seu talento para o artesanato e a arte de ensinar. Aos 16 anos, iniciou sua trajetória como educador e, em 2011, mergulhou ainda mais na arte de ensinar, desenvolvendo-se como arte-educador em diversas instituições. Em 2021, recebeu a corda roxa, refletindo seus 16 anos de contribuição significativa à capoeira e à cultura popular em renomadas escolas do Rio de Janeiro.

Anderson da Silva Marcelino, conhecido como professor Feijoada, iniciou na capoeira em 1998 e, ao longo de sua trajetória, aprendeu o ofício do berimbau com o saudoso mestre Peixinho e com o mestre Duzentos. Consolidou sua carreira como professor em diversas escolas particulares do Rio de Janeiro e, como artesão, fundou a empresa Varanda do Berimbau, exportando seus instrumentos para todo o Brasil e o mundo.




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

04/08/24

Horários

Domingo | 14h às 19h 

Público-alvo: Profissionais de capoeira e demais interessados na temática

Informações: 
(21) 3325-0448 

Contato dos responsáveis pelo evento:
(21) 99939-2343
Email: oficialserbrincante@gmail.com
Instragram: @oficialsercapoeira

Local

Cidade das Artes

Sala

Cidade das Artes

Classificação Etária

18 Anos

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais