Livros no Tatame, uma leitura acompanhada pela escuta psicanalítica
O Projeto Livros no Tatame são encontros que acontecem com a participação espontânea de crianças e adolescentes, de 5 a 14 anos, para a leitura de pequenos de livros infantis, crônicas e fábulas, cuidadosamente selecionados.
O principal objetivo é inserir e motivar a leitura na rotina deste público, acompanhada do olhar e da escuta psicanalíticos, em que toda leitura propicia uma roda de conversa com as crianças falam de suas vivências e sentimentos. É um encontro que se dá com crianças e adolescentes com suas histórias, aventuras e desventuras.
É um projeto independente, pode acontecer em qualquer lugar que possamos sentar num tatame e ler com o público infanto-juvenil.
O Projeto possibilita a escuta das demandas dos tempos atuais que torna a nossa psicanálise viva e criativa, com a estratégia comunitária de criar espaço de encontro que possa preencher de sentido, ao mesmo tempo em que esvazia para abrir novas possibilidades de produção de sentidos. Criado como possibilidade de um diferente dispositivo clínico que vem sendo pensado com um olhar para fora de nossas instituições e da classe social de seus membros, levando a dar-nos conta do sofrimento que se apresenta diante de nós.
A leitura tornou-se a chave para um encontro com muitas possibilidades. Todos ali têm histórias para contar, muito além daquelas que ouvimos sobre as comunidades do Rio de Janeiro. Ler para eles tornou-se ler com eles e uma possibilidade de levá-los ao potencial criativo de cada um.
O espaço potencial se expandiu e, eventualmente, os pais participam espontaneamente.
Projeto social vinculado à Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro/ Núcleo Comunidade e Cultura, premiado em 2021/Vancouver pela International Psychoanalytical Association - IPA.
Com Christine Nunes - psicóloga, psicanalista da SPRJ, Febrapsi, Fepal e IPA, criadora e coordenadora do Projeto Social Livros no Tatame.
Datas do último evento:
2024
10/08, 12/10
Arte e Conhecimento
Informações Gerais
Datas
07/12/24
Horários
Sábado | 15h às 17h
Público-alvo: crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, das Comunidades da Zona Oeste