Fundação Cidade das Artes

Programação » Estou com medo, e agora? | Lançamento de Livro

Evento Encerrado

Estou com medo, e agora? | Lançamento de Livro



Este livro é para todos nós, que sentimos medo em diversas situações da vida. Porque o medo é uma emoção normal e não nos faz “menores” ou “mais fracos”.

Nesta história, com ajuda do Amor e da Alegria, o Medo pode ser transformado em Coragem. E, assim, seguir brincando e se divertindo com os amigos. O medo pode nos ajudar e nos salvar de situações de perigo. E ele existe para os corajosos! Não sinta vergonha de sentir medo. Todas as emoções importam!


SOBRE  A  AUTORA

Jornalista e especialista em Psicologia Positiva lança livros infantis para falar sobre as emoções

Fernanda Côrtes é autora da coleção “Vamos entender as emoções”

Os mais de 25 anos de experiência em jornalismo, a especialização internacional em Psicologia Positiva, mas sobretudo a convicção da importância de se adotar a chamada educação positiva dirigiram os rumos de Fernanda Côrtes para o universo literário infantil. E, depois de “Estou triste, e agora?” e “Chico Beleza”, a autora apresenta sua nova obra, “Estou com medo, e agora?” (Editorial Casa).

O livro é o segundo título da coleção que traduz as emoções negativas para uma linguagem mais agradável para as crianças, para que elas entendam e aceitem que todas as emoções importam. “E, no fim, para mostrar que o Amor, essa emoção maior, é que rege tudo”, diz Fernanda.

Foi em 2020 que Fernanda decidiu pôr em prática seu sonho de desenvolver algo que tivesse sentido para as crianças. Mãe de um casal – hoje, adolescentes -, a escritora enxergou nos estudos da Psicologia Positiva uma forma de unir o “útil ao agradável”, aliando a escrita a um aprendizado mais profundo para as crianças.

“Quando eu fui mãe, não se falava tanto na importância de acolher as emoções. Sou de uma geração em que era feio sentir raiva, em que meninos não podiam chorar e quem sentisse medo era fresco. Graças a Deus e a estudos como os da Psicologia Positiva, o cenário mudou. Hoje, as escolas já estão adotando uma educação emocional mais positiva”, avalia.

Como trabalho de conclusão da Certificação Internacional em Psicologia Positiva, pelo Wholebeing Institute, Fernanda desenvolveu o jogo das emoções. Um baralho contém cartas com personagens que simbolizam a Raiva, a Tristeza, o Medo, o Amor e a Alegria e que são entregues às crianças, e outras com descrições relativas a cada uma destas emoções, que ficam com pais/responsáveis/professores/psicólogos para jogar com os pequenos.

“O jogo é um recurso lúdico para que pais, professores e psicólogos possam conversar sobre as emoções com as crianças. Percebi o quanto é difícil para nós, adultos, identificar e nomear o que sentimos. Por isso é tão importante que esse trabalho comece desde cedo”, acrescenta Fernanda.

Em 2022, ela lançou sua primeira obra, que falava da Tristeza, e, no ano passado, foi a vez de “Chico Beleza”, uma história que fala sobre respeito, amizade, passa pelas emoções e traz ainda conceitos de resiliência e empatia para o cotidiano das crianças.

Fernanda Côrtes
21 999512303
fernandamcortes@gmail.com
@femcortes
www.fernandacortes.com.br




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

13/04/24

Horários

Sábado | 15h

Informações: 
saladeleitura.fca@gmail.com
(21) 3325-0448 

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

5 Anos

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais