A SEREIA DE COPACANA é uma lenda moderna criada por Silvia Castro – atriz, contadora de histórias, professora para nos levar a refletir sobre uma importante questão ambiental: o combate à poluição dos mares.
De forma lúdica, a narrativa nos apresenta a história de uma Sereia que parte do Mar do Japão em busca de um novo lugar para ser feliz. Depois de nadar por muitos mares e vivenciar umas tantas peripécias, acaba por chegar a um belo lugar - Copacabana.
No entanto, surpreende-se ao perceber que o paraíso recém-descoberto enfrenta um grande perigo: a poluição. O que fazer? Como poderá devolver a beleza para aquelas águas famosas em todo o planeta?
Silvia Castro é atriz, contadora de histórias, educadora, escritora, com livros publicados pela Kimera: HISTÓRIAS DE HARMATÃ e pela Editora OGRO - A SEREIA DE COPACABANA, com uma versão em alemão e CONFUSÕES NO MUSEU. Formada em Letras pela UERJ, pós graduada em Literatura infanto juvenil pela UCAM, desenvolve atividades diversas nas áreas da leitura e produção de textos há mais de vinte anos. Esteve em Cuba, Colômbia e México representando o Brasil como narradora de contos.
Tem em seu currículo prêmios diversos, uma moção honrosa pela Câmara dos Deputados do RJ e um rol de participações em festivais em muitos cantos do Brasil, Rede Sesc,
bibliotecas, Projeto Ler - em todas as suas edições, escolas e espaços de cultura. Seu projeto - SALA DE LEITURA DE PORTAS ABERTAS, ganhou o selo da Cátedra UNESCO.
A artista acredita no poder transformador das palavras.