Fundação Cidade das Artes

Programação » Festival Fado | Cuca Roseta e Cristina Branco

Evento Encerrado

Festival Fado | Cuca Roseta e Cristina Branco



O Festival de Fado regressa ao Rio de Janeiro nos dias 21 e 22 de Novembro

CUCA ROSETA, CRISTINA BRANCO e Bernardo Couto são os artistas convidados que, no seu estilo musical, apresentam o Fado e representam Portugal neste festival que une a cultura Portuguesa e Brasileira.

O programa do festival inclui:

- Show de CUCA ROSETA e CRISTINA BRANCO, 21 de Novembro às 21h30 na Grande Sala
- Show de Bernardo Moura, 22 de Novembro às 21h30 no Teatro de Câmara
 

SOBRE CUCA ROSETA

Cuca Roseta é uma das mais aclamadas e respeitadas vozes do fado. A fadista, que conta com sete discos editados - com assinatura dos mais prestigiados produtores mundiais - tem feito uma carreira de enorme sucesso, com grande reconhecimento dos media e do público.

Cuca Roseta já passou pelos mais importantes palcos nacionais e mostrou todo o seu talento e a sua voz em mais de 50 países espalhados pelo mundo.

Pela sua carreira passaram momentos de partilha musical com: Bryan Adams, Júlio Iglesias, Ivan Lins, Djavan, Jorge Drexler, David Bisbal, Niña Pastori, Silvia Pérez Cruz entre outros.

O seu disco de estreia foi produzido em 2011 por Gustavo Santaolalla prestigiado produtor e detentor de vários Grammys e Óscares, o sucesso do seu disco homónimo foi tão grande que a destacou rapidamente como uma das mais importantes fadistas.

Mas Cuca não ficou por aqui em “Raiz”, o seu segundo disco, assume-se como compositora e letrista na maioria dos temas valorizando ainda mais o mundo do Fado, destacando e demostrando todos os seus talentos.

Depois de Gustavo Santaolalla, também Nelson Motta, notável produtor brasileiro, ficou rendido ao talento de Cuca Roseta e produz o seu terceiro disco “Riu”, que viria a revolucionar a sua carreira.

O seu quarto trabalho “Luz” é um álbum onde fica mais patente a força, a segurança e a paz que existe em cada uma das suas canções.

Em 2020, Cuca Roseta afirma e confirma todo o seu talento, com dois trabalhos notáveis. O primeiro, um disco de homenagem a Amália Rodrigues, “Amália por Cuca Roseta” que recebeu enormes elogios por parte dos media e o segundo “Meu” um disco onde a fadista se assume como autora e compositora de todos os temas.

Em 2023 Cuca Roseta irá editar um disco inédito em espanhol e português no qual cruza duas culturas: o Fado e o Flamenco. No final do ano, Cuca terá o seu novo disco de carreira, onde promete mostrar toda a sua arte e reforçar ainda mais e toda a sua identidade o seu caminho no fado.

Para a tour do Festival do Fado, Cuca Roseta preparou um espectáculo especial onde irá percorrer os clássicos do Fado e os melhores sucessos da sua carreira. A fadista quer ainda cruzar o seu canto com a cultura dos países onde irá atuar, tendo preparadas algumas surpresas para o público.


 

SOBRE CRISTINA BRANCO

Cristina Branco é uma infatigável embaixadora da cultura portuguesa no Mundo. Ao longo das duas últimas décadas, tem-se afirmado como uma das mais prolíficas cantoras da atualidade, produzindo uma discografia notável.

A música tradicional Portuguesa e o fado são as suas principais raízes estética mas a influência do Jazz, da literatura e dos músicos com quem partilha o palco, imprimem à sua música um cariz universal e um encanto sublime.

Inicia o seu percurso na Holanda, onde grava Cristina Branco in Holland (Live) (1997), nos anos seguintes o nome de Cristina ressoa por toda a Europa, com datas esgotadas em inúmeras cidades e vários discos editados, de onde se destacam Murmúrios (1998) e  Post-Scriptum  (2000) – que reforçam o sucesso do seu primeiro trabalho, e que levam Cristina a ser galardoada com dois Prix Choc, os prestigiados prémios da revista francesa Le Monde de La Musique.

Não obstante o sucesso fora de portas, é apenas no virar domilénio, com discos como Corpo Iluminado (2001) – Disco de Ouro na Holanda – O Descobridor (2002), Sensus (2003) e Ulisses (2005), que Cristina Branco começa finalmente a ser aclamada em Portugal.

Seguem-se Abril (2007), um álbum com versões de músicas de José Afonso,  Kronos  (2009) e Não há só Tangos em Paris (2011), o seu décimo álbum de estúdio, que conta com a colaboração com autores e compositores como Mário Laginha, Carlos Tê e Pedro da Silva Martins.

Considerado o Melhor Disco do Ano pela SPA, Menina (2016), é o primeiro capítulo de uma trilogia onde se incluem os joviais Branco (2018) e Eva (2020), discos em que Cristina Branco desenha colaborações inusitadas, que atravessam estilos, culturas e geografias e que resultam em interpretações inovadoras da expressão musical tradicional do fado.

Em 2022, ano em que celebra 25 anos de carreira, Cristina Branco regressou às edições discográficas com Amoras numa Tarde de Outono.

Em 2023 regressa ao Festival de Fado para apresentar o seu mais recente trabalho, um concerto imperdível.




Música

Informações Gerais

Datas

21/11/23

Horários

Terça-feira | 21h30

Ingressos:
A partir de R$40,00 (meia-entrada)

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

12 Anos

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais