Fundação Cidade das Artes

Programação » Rio2C | O maior evento de inovação da América Latina

Evento Encerrado

Rio2C | O maior evento de inovação da América Latina



COM NOVOS CONTEÚDOS, RIO2C PROPÕE A DESACELERAÇÃO, O CONSUMO INTELIGENTE E O ENCONTRO PRESENCIAL COMO BASES TEMÁTICAS DA EDIÇÃO DE 2022

De volta à Cidade das Artes de 26 de abril a 01 de maio deste ano, evento reestrutura-se com onze palcos segmentados e celebra uma década de fundação do RioContentMarket, braço de negócios do audiovisual e embrião do que é hoje o maior encontro de criatividade da América Latina

Diante de um dos períodos mais desafiadores para a humanidade, quais são os caminhos para a renovação e o crescimento dos mais diversos setores da indústria criativa no mundo? Sempre conectado com as tendências dos mais variados mercados desde a sua concepção, o Rio2C volta em 2022 apostando na desaceleração – ou slow content – e no consumo inteligente como fios condutores da próxima edição, que acontece na Cidade das Artes, de 26 de abril a 01 de maio. Mesmo com a ampliação de eventos exibidos virtualmente durante a pandemia, o Rio2C insiste em preservar a sua essência de ser um lugar de encontro, de troca de experiências e de fomento de ideias in loco.

“A oferta de conteúdo virtual é uma realidade que vai estar cada vez mais presente, mas nós acreditamos no encontro presencial, nas conversas que acontecem nos intervalos das atrações e na imersão do público nos conteúdos apresentados. O que a gente mais ouve nos corredores do evento são os próprios artistas, os criadores e os produtores afirmando a loucura tão grande que vivem no dia a dia, sem tempo para respirar, encontrar os parceiros e amigos em um ambiente sem pressão. Isso está totalmente ligado à questão do slow content e do consumo inteligente que vêm como pano de fundo do conteúdo que estamos propondo para essa edição. A experiência de pausar a rotina diária para mergulhar num universo de conteúdos e discussões inspiradoras, lado a lado com algumas das mentes mais interessantes da indústria, é inigualável e irreplicável digitalmente.”, reflete Rafael Lazarini, criador do maior encontro de criatividade da América Latina, que celebra também em 2022 os dez anos do RioContentMarket, evento de mercado do audiovisual precursor do Rio2C.

Mesmo após o hiato forçado de dois anos de pandemia que interrompeu as atividades ao redor de todo o planeta, o evento continua investindo no seu formato multidisciplinar – dividido entre os pilares conferência, mercado e festival –, contemplando novos temas e seções em sua programação. Se a última edição, em maio de 2019, movimentou mais de R$ 250 milhões a partir de uma extensa grade de palestras, shows, atividades e encontros de negócios voltados para um público de mais de 25 mil profissionais e entusiastas dos segmentos de tecnologia, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, a edição de 2022 terá uma série de novidades.


Inteiramente repaginada, a estrutura interna do evento será composta por onze palcos separados por assuntos, de modo a receber os novos conteúdos da programação e para melhor atender aos interesses específicos do público (veja a lista de espaços e respectivas abordagens ao fim do texto).

Além dos setores de educação e mercado literário, já incluídos na programação do evento presencial que terminou não acontecendo em 2020, o próximo Rio2C incorporará outros campos da indústria criativa como arquitetura, design, moda e gastronomia, com foco nos processos e nas tendências das áreas aplicados à vida cotidiana. A pauta do evento contemplará ainda assuntos urgentes para a sociedade, como questões relacionadas à sustentabilidade, diversidade e à agenda ESG (Environmental, Social and Governance ou, em português, Ambiental, Social e Governança), bem como as tendências que redefinirão o trabalho e as empresas, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada (lifelong learning) e nas profissões do futuro.

“Não estamos inventando a roda, todos esses temas estão aí e vêm sendo muito falados, mas queremos trazê-los para serem discutidos debaixo do mesmo guarda-chuva. Se a última década foi um momento de reinvenção dos departamentos de marketing das empresas, acredito que agora veremos mudanças profundas nos departamentos de recursos humanos. As empresas terão um desafio gigante pela frente porque a administração de pessoas vai ser quase um trabalho artesanal. Os profissionais têm necessidades diferentes, desejos diferentes, estilos diferentes. Com esses movimentos da pandemia, em que foram estabelecidas novas formas de trabalhar e de produzir, as formas de remuneração e de incentivo serão cada vez mais customizados. O que motiva uma pessoa não necessariamente motiva o parceiro ali do lado”, pondera o criador do Rio2C.

“Como a sociedade vai se adaptar a uma nova realidade em que as pessoas vivem cada vez mais e o mercado corporativo busca talentos cada vez mais jovens? Como fica aquele profissional que aos 40 está em plena capacidade laborativa e já é enxergado como ‘velho’ para se reposicionar no mercado tradicional? O caminho é o empreendedorismo? Mas como empreender sem ter um conhecimento ou uma experiência prévia? A saída seria então “voltar para a escola”? As pessoas precisarão se reciclar continuamente e desenvolver novas habilidades? A ideia é colocar essa discussão em pauta e, mais uma vez, ser bastante provocativo, assim como quando lançamos o Brainspace e tivemos a sensibilidade de perceber que a saúde mental era uma questão urgente”, aposta.

Com a maior abrangência de conteúdo e o intuito de atrair um público ainda mais diversificado, o Rio2C passa a comercializar ingressos diários, uma vez que antes havia somente a opção da compra de um passaporte para todos os dias de evento.

“O objetivo é tornar o evento mais democrático. O agrupamento de conteúdo vai na linha de criar esses novos espaços temáticos para aumentar a participação do público em geral. Expandimos também a nossa visão de curadoria, que agora fica mais dinâmica, fluida e colaborativa”, afirma Lazarini.

Embora a pandemia não seja o tema matriz da conferência, seria impossível não abordar no evento os seus efeitos na indústria criativa, bem como as alternativas e soluções buscadas para contorná-los. 

“Não podemos colocar óculos cor-de-rosa e fingir que não existiu a pandemia, mas não queremos abordá-la como um tema. O que queremos entender é como a pandemia transformou as formas de se criar, pensar e produzir, e os impactos dessas transformações a médio e longo prazo”, explica.

Estabelecida dentro de algumas das áreas mais afetadas pelo covid-19, a de eventos, de entretenimento e da indústria criativa propriamente dita, o Rio2C também precisou buscar novos caminhos para conseguir se sustentar ao longo do período.

“A pandemia teve um impacto não só na indústria de eventos, mas na indústria criativa como um todo. Os setores nos quais nos encaixamos, principalmente o do audiovisual e o da música, passaram por um momento complicadíssimo. Precisamos fazer uma ginástica muito grande para manter o evento de pé. A pandemia chegou forte no Brasil a menos de dois meses da realização do evento, os patrocinadores já estavam todos fechados conosco e foram muito parceiros durante todo o período. Assim, o que conseguimos fazer basicamente foi congelar o projeto. Ou seja, o projeto que estamos entregando agora em 2022 é uma versão atualizada e turbinada daquele projeto de 2020 que não foi realizado”, conta.

Em 2020, na janela em que seria realizada o evento presencial, o Rio2C exibiu uma versão inédita e compacta do evento com conferências e rodadas de negócios em formato virtual, e na sequência lançou uma nova marca, o @live, com uma trilogia de novos programas veiculados no site e canal de youtube da marca.

A primeira foi uma série de oito episódios intitulada “Pretérito do Futuro”, em que o empreendedor e futurista Guga Stocco revisitou os futuros, tendências e novas tecnologias levantadas em edições anteriores do evento presencial. Em seguida, exibiu o programa “Você não Sabia”, em paceria com o “tiktoker” Antonio Miranda, onde ao longo de dez episódios de curta duração, foram abordados de maneira didática, leve e divertida, temas sobre tecnologia, ciência e educação. Para encerrar a safra, atualmente está em produção a série de 40 episódios “Diálogos”, um bate-papo informal com importantes nomes da indústria criativa das áreas do audiovisual, música, games e inovação, que pretende já servir como degustação do conteúdo que será apresentado no evento presencial em abril.

“Tivemos um retorno extremamente positivo da versão online do evento de 2020, inclusive alguns dos projetos inscritos foram negociados no mercado virtual. Depois, entendemos que não fazia mais sentido continuar realizando o evento no formato virtual, uma vez que o grande diferencial do Rio2C reside no presencial, na potência dos encontros, no abraço e no aperto de mãos. Decidimos então investir no desenvolvimento de conteúdos relevantes, em formatos e linguagens diferentes, para manter o público informado e conectado, enquanto a nossa nave mãe, o Rio2C presencial, não estivesse de volta”, afirma.

A edição deste ano tem patrocínio máster da Petrobras e, pela primeira vez, terá patrocínio do Banco do Brasil, que se junta à Ambev, com a marca Draftline.


PALCOS

GlobalStage – On2Off O GlobalStage será um palco com apresentações das tendências que irão impactar o nosso futuro. Serão palestras e debates com renomados especialistas da cena global de inovação e criatividade, dividindo espaço com grandes nomes brasileiros do setor.

Brainspace Espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas incríveis que surpreendem o público, o Brainspace é a ciência transformada em entretenimento.

House of Brands A House of Brands é o palco para quem quer mergulhar no universo das marcas, conteúdo, marketing, mídia, publicidade e propaganda.

Storyvillage O Storyvillage é o espaço que reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros e da composição.

Future U O Future U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.

Biodom O Biodom abordará as tendências e desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta. Temas como a agenda ESG, meio ambiente, energia, diversidade, comunidades e cidades do futuro serão apresentados por grandes especialistas desse universo.

New Frontier O New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás da tecnologia, mas também como essa mesma tecnologia impacta os seres humanos, assim como os movimentos disruptivos que mudarão o mundo como o conhecemos.

Cyberstage O Cyberstage vai celebrar e dissecar a indústria de games e eSports reunindo os principais players desse universo para falar de temas como metaverso, criptomoedas, nfts, realidade aumentada, entre outros.

Screening Room O Screening Room debaterá e estimulará a reflexão sobre o universo do audiovisual, a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento e coprodução, entre outros.

Soundbeats O Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais.

PitchingShow No Mercado de Música, artistas e bandas concorrem para se apresentarem ao vivo no palco do PitchingShow® diante do público e de uma comissão formada por nomes estratégicos da indústria – entre produtores, jornalistas e programadores de rádio e TV do setor –, além de uma plateia de executivos do mercado fonográfico e do show business.

 

Informações para a imprensa:
Factoria Comunicação
Vanessa Cardoso (vanessa@factoriacomunicacao.com)
Eduardo Marques (eduardo@factoriacomunicacao.com)




Festival

Informações Gerais

Datas

26/04/22 a 01/05/22

Local

Cidade das Artes

Sala

Cidade das Artes

Site

ciadeborahcolker

Classificação Etária

14 Anos

Demais Eventos da Programação

Disney Princesa, o Espetáculo | Temporada 2025 21/03 a 30/03 Musical Ministério da Cultura e Bradesco Seguros apresentam: "Disney Princesa, o espetáculo" chega ao Rio de Janeiro! Espetáculo que apresenta mais de 20 produções clássicas da Disney chega à Cidade das Artes em uma curtíssima temporada. Prepare-se para uma experiência mágica e encantadora! A Aventura tem o prazer de anunciar a abertura das vendas para o espetáculo “Disney Princesa”. O evento desembarca na capital carioca em março, com únicas apresentações imperdíveis. O espetáculo reúne mais de 20 produções clássicas da Disney, como “A Pequena Sereia”, “Mulan” e “Frozen”, em uma interpretação única do talentoso elenco brasileiro. O show conta com a participação de três cantoras, uma maestrina e um cantor, oferecendo uma performance deslumbrante com projeções, iluminação e efeitos especiais que prometem encantar fãs de todas as idades. “Disney Princesa, o espetáculo” será realizado na Cidade das Artes, de 21 a 30 de março sob a apresentação do Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, com o patrocínio da Riachuelo e B3. Após o sucesso de “Pixar in Concert” em 2022 e a estreia de “Disney Princesa – O Espetáculo” em 2023, a Aventurinha (a vertente da Aventura dedicada a projetos infantis) continua a oferecer experiências inesquecíveis ao público brasileiro. Durante o concerto, as canções icônicas das produções serão apresentadas ao vivo, acompanhadas pela exibição de cenas dos filmes em um telão, transportando o público para o mundo encantado dos contos de fadas.   Com roteiro adaptado por Pedro Henrique Lopes, direção de Diego Morais e direção musical de Laura Visconti, o espetáculo celebra as 12 Princesas da Disney, incluindo também Frozen, e destaca a importância das mulheres no cenário artístico. Venha se encantar com essa celebração da magia e da música!   [+] saiba mais Murilo Gun – Fé no flow | Espetáculo 05/04 a 06/04 Outros Murilo Gun foi um dos pioneiros da internet no Brasil, vencendo 2 prêmios iBest em 1997 e 1998. Com 16 anos, em 1999, captou investimentos, fundou a start-up BIT e criou o "Peça Comida" (um "iFood" via pager e fax). Foi empresário de tecnologia do Porto Digital por 10 anos. Até que decidiu se reinventar... Foi um dos pioneiros da comédia stand-up no Brasil. Fez turnê nacional, lançou show no Netflix e foi apresentador de programas no SBT, Multishow e Comedy Central. Até que decidiu se reinventar... Em 2014, morou 3 meses num centro de pesquisas  da NASA, no Vale do Silício, estudando futurismo na Singularity University, e na volta fundou a KEEP LEARNING SCHOOL, uma escola de cursos online de criatividade que teve 20 mil alunos em 5 anos. Até que decidiu se reinventar... Na pandemia, abriu todos os seus cursos gratuitamente chegando em 500 mil alunos, e entrou num período sabático de autoconhecimento e autoconhecimento. Nos últimos anos, vem se dedicando a palestras corporativas e retiros de liderança, conectando o mundo dos negócios com o universo sutil. Até que decidiu misturar toda a sua história de empresário, comediante, palestrante e aprendiz do sutil... e voltar ao teatro com a palestra espetáculo FÉ NO FLOW. [+] saiba mais Alex Cohen - Tamu junto na Festa | Show 12/04 Música Turnê Alex Cohen “Tamu Junto Na Festa” com hits que marcaram gerações. A Turnê ‘’Tamu Junto na Festa’’ Está imperdível! O cantor Alex Cohen traz um repertório recheado de sucessos nacionais e internacionais, garantindo uma festa animada onde ninguém vai ficar parado. O repertório contém clássicos e releituras que marcaram a carreira do artista, passando por ‘’Amor Perfeito’’, "Evidências", ‘’Eva’’, ‘’Hotel California’’, ‘’Dancing Queen’’, ‘’Volare’’ e muito mais. Com uma energia contagiante e uma produção incrível, é a oportunidade perfeita para se divertir e cantar junto grandes hits. Prepare-se para dançar e se deixar levar pela música! Saiba mais sobre Alex Cohen Cantor, músico e compositor com mais de 25 anos de carreira, Alex Cohen coleciona sucessos entre releituras e singles autorais, além de discos lançados. No repertório, músicas que fazem parte de sua essência, conquistaram também as rádios e espaço na trilha sonora de novelas globais. Já participou três vezes do conhecido projeto “Um Barzinho, Um Violão” ao lado de grandes nomes como Zé Ramalho, Chitãozinho e Xororó, Fernanda Abreu, Ivete Sangalo, Thiaguinho, Zeca Pagodinho e outros. O artista coleciona apresentações nos palcos mais consagrados do país, além de ter se apresentado algumas vezes no Réveillon de Copacabana e até mesmo ao Papa Francisco em sua visita ao Rio de Janeiro. Como compositor, já teve suas canções gravadas por artistas como Chitãozinho e Xororó, Roupa Nova, The Fevers e Vavá, do grupo Karametade. [+] saiba mais Piano Rock & Família Cristelo | Show 26/04 Música O pianista Glaucio Cristelo, reconhecido por bandas como Coldplay, Bon Jovi e Oasis, chega a Cidade das Artes para um show imperdível! Com 10 edições do Rock in Rio na bagagem, o artista, acompanhado da sua esposa Tay Cristelo e do seu filho Lucas Cristelo, de apenas 12 anos, irá fazer um show repleto de sucessos do rock e pop para todo a família cantar junto. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Silêncios Claros | Teatro 15/03 a 30/03 Teatro Silêncios Claros de volta ao Rio Com humor e irreverência, Ester Jablonski dá vida a contos de Clarice Lispector. Uma mulher, quatro vidas, quatro histórias. Em um espetáculo solo, Ester traz as estações da vida em quatro tempos, traduzindo cenicamente, com irreverência, as sutilezas da autora. Anseios, desejos inconfessos, contradições, alegrias e tristezas, sentimentos embutidos em histórias contadas com maestria em diferentes fases da vida de Clarice, permeados por seu humor particular, normalmente pouco explorado. Quatro diferentes etapas da vida de uma mulher que vivencia a memória, as lembranças da família, saudade, alegria, o desejo e a morte. Com atuação de Ester Jablonski, o espetáculo dirigido por Fernando Philbert, com luz poética de Vilmar Olos, cenografia do artista plástico Jorge Roriz e trilha original de Marcelo Alonso Neves, traz a voz de Clarice - nos textos encenados, e também em trechos gravados – marcando assim fortemente sua presença que reverbera entre nós, e que tem ido cada vez mais reverenciada até no exterior. Grandes atrizes têm prestado seu tributo a ela. Através dos contos O Grande Passeio, Uma Tarde Plena, A Fuga e Uma Galinha, a atriz dá vida à Clarice. Sem muito ruído, espalhafatos ou trucagens cênicas tentamos promover o encontro entre duas fantasias – a da escritora, através da atriz, com a do público. “CLARICE...Você tem peixinhos nos olhos, você é bissexta. Faça versos, Clarice, e se lembre de mim. Você nunca é falante, barulhenta. O que você escreve nunca dói nem fere os ouvidos. Você sabe escrever baixo. E sua assinatura, Clarice, é você inteirinha: Clara...Clarinha...Clarice"  Manuel Bandeira   [+] saiba mais R.E.P.I. Move | Bate-Papo 18/03 Arte e Conhecimento Nesta edição especial do REPI Move, celebramos não apenas a força e a resiliência feminina, mas também um olhar masculino sobre a felicidade das mulheres. E, para isso, tenho a honra de dividir o palco com Pedrinho Salomão, um homem de alma feminina, que traz reflexões poderosas sobre a essência da felicidade, do sucesso e da liberdade. Além do conteúdo inspirador, o REPI Move se tornou um grande ponto de encontro para mulheres que desejam ampliar suas conexões e fortalecer seus negócios. Nas edições anteriores, vimos histórias reais de mulheres que encontraram parcerias, clientes e novas oportunidades através do evento. Esse pode ser o seu momento de se conectar com pessoas que vão impulsionar sua jornada! O que esperar? Reflexões poderosas sobre propósito, felicidade e conquistas. O olhar masculino sobre a força e o impacto das mulheres. Uma oportunidade única de networking, conhecer mulheres incríveis e gerar conexões transformadoras. [+] saiba mais Língua Viva 2025 | A função da fantasia 19/03 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua. A arte intriga, faz enigma e provoca. À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. TEMA: A função da fantasia DATA: 19/03/2025 Em nossa festa carnavalesca, as fantasias não são apenas modos de representar, citar e experimentar os elementos de nossa cultura popular e de nossa vida social, elas são também formas críticas e criativas de discutir nossas realidades cotidianas. Pela fantasia, somos agentes de narrativas, atores de cenas ou sujeitos discursantes sobre a realidade que nos oprime, nos angustia e nos interroga como seres de desejo. A fantasia carnavalesca nos permite um gozo possível de alegria, diversão e subversão como alternativa à angústia frente ao exercício de poder do Outro do Estado. A fantasia é uma via possível diante do real inapreensível que nos invade, nos surpreende e nos desafia. Enquanto seres da linguagem, organizamos nossa vida psíquica a partir de nossa fantasia fundamental, ou seja, pela ficção que fazemos de nossa posição frente ao desejo do Outro e diante da pergunta: “Que queres”? Freud a apresenta através da formulação verbal de uma analisanda _ “Bate-se numa criança”. Só podemos abordar o real pela realidade recortada na tela da fantasia. Na obra “A condição Humana” (1933), René Magritte retrata uma cena ou cenário que se apresenta para além da moldura da janela e outra que parece reproduzir numa tela, próxima à janela, aquilo que a própria tela nos impede de ver diretamente. Assim, a pintura no cavalete seria uma apresentação de uma realidade que buscaria representar o que é real além da moldura da janela? Magritte nos confunde entre a apresentação e a representação; entre pintura, real e realidade. É também com a sua genialidade que um certo Joãozinho Trinta nos dá a ver, em sua “Grande Ópera Popular”, a transposição do real em fantasia, e a nossa condição de objeto frente à presença do desejo colonizador do Outro: “Sai do lixo a nobreza/ Euforia que consome/ Se ficar, o rato pega/ Se cair, urubu come”. [+] saiba mais Toulouse - Meu lugar é aqui, Montmartre | Teatro 05/04 a 13/04 Teatro Montmartre, 1901. O primeiro ano do século XX e o último da vida de Toulouse Lautrec. Em sua despedida do Moulin Rouge, o genial pintor revive seus momentos de arte, dor e glamour no cenário de personagens e paixões que o marcaram para sempre. Direção e solo: Daniel Barcelos Jaimovich Dramaturgia : Fátima Valença  [+] saiba mais Black Chamas | Roda de Conversa 26/04 Arte e Conhecimento Tema: Equidade e Empoderamento Racial O "Black Chamas" foi criado em São Paulo pela Claudia Paula, Superintendente da GetNet, com foco principal em apoiar por meio de reuniões e palestras pessoas negras no mercado financeiro.  Tomando força no Rio de Janeiro, com pelo menos 4 encontros na antiga Sala de Leitura da Cidade das Artes, atualmente Biblioteca Municipal Ziraldo. Estamos sempre em busca de apoiar o ingresso dessas pessoas no mercado financeiro, onde somos, infelizmente, minoria. Ministraremos dentro das condições e horários combinados, conversas sobre como é o nosso dia a dia nas instituições financeiras, em seguida discutiremos como podemos fazer para aumentarmos nossa confiança nesses ambientes. Para finalizar contaremos nossas histórias de vida, e de nossos convidados, reforçando também a importância dos estudos e foco em nossos objetivos, importantíssimo para o apoio e conexão de pessoas negras. [+] saiba mais