Fundação Cidade das Artes

Programação » Rio2C | O maior evento de inovação da América Latina

Evento Encerrado

Rio2C | O maior evento de inovação da América Latina



COM NOVOS CONTEÚDOS, RIO2C PROPÕE A DESACELERAÇÃO, O CONSUMO INTELIGENTE E O ENCONTRO PRESENCIAL COMO BASES TEMÁTICAS DA EDIÇÃO DE 2022

De volta à Cidade das Artes de 26 de abril a 01 de maio deste ano, evento reestrutura-se com onze palcos segmentados e celebra uma década de fundação do RioContentMarket, braço de negócios do audiovisual e embrião do que é hoje o maior encontro de criatividade da América Latina

Diante de um dos períodos mais desafiadores para a humanidade, quais são os caminhos para a renovação e o crescimento dos mais diversos setores da indústria criativa no mundo? Sempre conectado com as tendências dos mais variados mercados desde a sua concepção, o Rio2C volta em 2022 apostando na desaceleração – ou slow content – e no consumo inteligente como fios condutores da próxima edição, que acontece na Cidade das Artes, de 26 de abril a 01 de maio. Mesmo com a ampliação de eventos exibidos virtualmente durante a pandemia, o Rio2C insiste em preservar a sua essência de ser um lugar de encontro, de troca de experiências e de fomento de ideias in loco.

“A oferta de conteúdo virtual é uma realidade que vai estar cada vez mais presente, mas nós acreditamos no encontro presencial, nas conversas que acontecem nos intervalos das atrações e na imersão do público nos conteúdos apresentados. O que a gente mais ouve nos corredores do evento são os próprios artistas, os criadores e os produtores afirmando a loucura tão grande que vivem no dia a dia, sem tempo para respirar, encontrar os parceiros e amigos em um ambiente sem pressão. Isso está totalmente ligado à questão do slow content e do consumo inteligente que vêm como pano de fundo do conteúdo que estamos propondo para essa edição. A experiência de pausar a rotina diária para mergulhar num universo de conteúdos e discussões inspiradoras, lado a lado com algumas das mentes mais interessantes da indústria, é inigualável e irreplicável digitalmente.”, reflete Rafael Lazarini, criador do maior encontro de criatividade da América Latina, que celebra também em 2022 os dez anos do RioContentMarket, evento de mercado do audiovisual precursor do Rio2C.

Mesmo após o hiato forçado de dois anos de pandemia que interrompeu as atividades ao redor de todo o planeta, o evento continua investindo no seu formato multidisciplinar – dividido entre os pilares conferência, mercado e festival –, contemplando novos temas e seções em sua programação. Se a última edição, em maio de 2019, movimentou mais de R$ 250 milhões a partir de uma extensa grade de palestras, shows, atividades e encontros de negócios voltados para um público de mais de 25 mil profissionais e entusiastas dos segmentos de tecnologia, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, a edição de 2022 terá uma série de novidades.


Inteiramente repaginada, a estrutura interna do evento será composta por onze palcos separados por assuntos, de modo a receber os novos conteúdos da programação e para melhor atender aos interesses específicos do público (veja a lista de espaços e respectivas abordagens ao fim do texto).

Além dos setores de educação e mercado literário, já incluídos na programação do evento presencial que terminou não acontecendo em 2020, o próximo Rio2C incorporará outros campos da indústria criativa como arquitetura, design, moda e gastronomia, com foco nos processos e nas tendências das áreas aplicados à vida cotidiana. A pauta do evento contemplará ainda assuntos urgentes para a sociedade, como questões relacionadas à sustentabilidade, diversidade e à agenda ESG (Environmental, Social and Governance ou, em português, Ambiental, Social e Governança), bem como as tendências que redefinirão o trabalho e as empresas, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada (lifelong learning) e nas profissões do futuro.

“Não estamos inventando a roda, todos esses temas estão aí e vêm sendo muito falados, mas queremos trazê-los para serem discutidos debaixo do mesmo guarda-chuva. Se a última década foi um momento de reinvenção dos departamentos de marketing das empresas, acredito que agora veremos mudanças profundas nos departamentos de recursos humanos. As empresas terão um desafio gigante pela frente porque a administração de pessoas vai ser quase um trabalho artesanal. Os profissionais têm necessidades diferentes, desejos diferentes, estilos diferentes. Com esses movimentos da pandemia, em que foram estabelecidas novas formas de trabalhar e de produzir, as formas de remuneração e de incentivo serão cada vez mais customizados. O que motiva uma pessoa não necessariamente motiva o parceiro ali do lado”, pondera o criador do Rio2C.

“Como a sociedade vai se adaptar a uma nova realidade em que as pessoas vivem cada vez mais e o mercado corporativo busca talentos cada vez mais jovens? Como fica aquele profissional que aos 40 está em plena capacidade laborativa e já é enxergado como ‘velho’ para se reposicionar no mercado tradicional? O caminho é o empreendedorismo? Mas como empreender sem ter um conhecimento ou uma experiência prévia? A saída seria então “voltar para a escola”? As pessoas precisarão se reciclar continuamente e desenvolver novas habilidades? A ideia é colocar essa discussão em pauta e, mais uma vez, ser bastante provocativo, assim como quando lançamos o Brainspace e tivemos a sensibilidade de perceber que a saúde mental era uma questão urgente”, aposta.

Com a maior abrangência de conteúdo e o intuito de atrair um público ainda mais diversificado, o Rio2C passa a comercializar ingressos diários, uma vez que antes havia somente a opção da compra de um passaporte para todos os dias de evento.

“O objetivo é tornar o evento mais democrático. O agrupamento de conteúdo vai na linha de criar esses novos espaços temáticos para aumentar a participação do público em geral. Expandimos também a nossa visão de curadoria, que agora fica mais dinâmica, fluida e colaborativa”, afirma Lazarini.

Embora a pandemia não seja o tema matriz da conferência, seria impossível não abordar no evento os seus efeitos na indústria criativa, bem como as alternativas e soluções buscadas para contorná-los. 

“Não podemos colocar óculos cor-de-rosa e fingir que não existiu a pandemia, mas não queremos abordá-la como um tema. O que queremos entender é como a pandemia transformou as formas de se criar, pensar e produzir, e os impactos dessas transformações a médio e longo prazo”, explica.

Estabelecida dentro de algumas das áreas mais afetadas pelo covid-19, a de eventos, de entretenimento e da indústria criativa propriamente dita, o Rio2C também precisou buscar novos caminhos para conseguir se sustentar ao longo do período.

“A pandemia teve um impacto não só na indústria de eventos, mas na indústria criativa como um todo. Os setores nos quais nos encaixamos, principalmente o do audiovisual e o da música, passaram por um momento complicadíssimo. Precisamos fazer uma ginástica muito grande para manter o evento de pé. A pandemia chegou forte no Brasil a menos de dois meses da realização do evento, os patrocinadores já estavam todos fechados conosco e foram muito parceiros durante todo o período. Assim, o que conseguimos fazer basicamente foi congelar o projeto. Ou seja, o projeto que estamos entregando agora em 2022 é uma versão atualizada e turbinada daquele projeto de 2020 que não foi realizado”, conta.

Em 2020, na janela em que seria realizada o evento presencial, o Rio2C exibiu uma versão inédita e compacta do evento com conferências e rodadas de negócios em formato virtual, e na sequência lançou uma nova marca, o @live, com uma trilogia de novos programas veiculados no site e canal de youtube da marca.

A primeira foi uma série de oito episódios intitulada “Pretérito do Futuro”, em que o empreendedor e futurista Guga Stocco revisitou os futuros, tendências e novas tecnologias levantadas em edições anteriores do evento presencial. Em seguida, exibiu o programa “Você não Sabia”, em paceria com o “tiktoker” Antonio Miranda, onde ao longo de dez episódios de curta duração, foram abordados de maneira didática, leve e divertida, temas sobre tecnologia, ciência e educação. Para encerrar a safra, atualmente está em produção a série de 40 episódios “Diálogos”, um bate-papo informal com importantes nomes da indústria criativa das áreas do audiovisual, música, games e inovação, que pretende já servir como degustação do conteúdo que será apresentado no evento presencial em abril.

“Tivemos um retorno extremamente positivo da versão online do evento de 2020, inclusive alguns dos projetos inscritos foram negociados no mercado virtual. Depois, entendemos que não fazia mais sentido continuar realizando o evento no formato virtual, uma vez que o grande diferencial do Rio2C reside no presencial, na potência dos encontros, no abraço e no aperto de mãos. Decidimos então investir no desenvolvimento de conteúdos relevantes, em formatos e linguagens diferentes, para manter o público informado e conectado, enquanto a nossa nave mãe, o Rio2C presencial, não estivesse de volta”, afirma.

A edição deste ano tem patrocínio máster da Petrobras e, pela primeira vez, terá patrocínio do Banco do Brasil, que se junta à Ambev, com a marca Draftline.


PALCOS

GlobalStage – On2Off O GlobalStage será um palco com apresentações das tendências que irão impactar o nosso futuro. Serão palestras e debates com renomados especialistas da cena global de inovação e criatividade, dividindo espaço com grandes nomes brasileiros do setor.

Brainspace Espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas incríveis que surpreendem o público, o Brainspace é a ciência transformada em entretenimento.

House of Brands A House of Brands é o palco para quem quer mergulhar no universo das marcas, conteúdo, marketing, mídia, publicidade e propaganda.

Storyvillage O Storyvillage é o espaço que reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros e da composição.

Future U O Future U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.

Biodom O Biodom abordará as tendências e desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta. Temas como a agenda ESG, meio ambiente, energia, diversidade, comunidades e cidades do futuro serão apresentados por grandes especialistas desse universo.

New Frontier O New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás da tecnologia, mas também como essa mesma tecnologia impacta os seres humanos, assim como os movimentos disruptivos que mudarão o mundo como o conhecemos.

Cyberstage O Cyberstage vai celebrar e dissecar a indústria de games e eSports reunindo os principais players desse universo para falar de temas como metaverso, criptomoedas, nfts, realidade aumentada, entre outros.

Screening Room O Screening Room debaterá e estimulará a reflexão sobre o universo do audiovisual, a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento e coprodução, entre outros.

Soundbeats O Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais.

PitchingShow No Mercado de Música, artistas e bandas concorrem para se apresentarem ao vivo no palco do PitchingShow® diante do público e de uma comissão formada por nomes estratégicos da indústria – entre produtores, jornalistas e programadores de rádio e TV do setor –, além de uma plateia de executivos do mercado fonográfico e do show business.

 

Informações para a imprensa:
Factoria Comunicação
Vanessa Cardoso (vanessa@factoriacomunicacao.com)
Eduardo Marques (eduardo@factoriacomunicacao.com)




Festival

Informações Gerais

Datas

26/04/22 a 01/05/22

Local

Cidade das Artes

Sala

Cidade das Artes

Site

ciadeborahcolker

Classificação Etária

14 Anos

Demais Eventos da Programação

Wicked | Musical 15/07 a 04/10 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais ReMix – Cia Deborah Colker | Dança 10/10 a 02/11 Dança Com uma trajetória que alcança sua terceira década, a Cia de Dança Deborah Colker apresenta, em 2026, o espetáculo Remix, uma celebração de sua história e linguagem artística. Dividido em dois atos, o espetáculo resgata quatro espetáculos emblemáticos do repertório da Companhia, entrelaçando cenas de "Vulcão", "Belle", "4x4" e "Rota" com uma costura estética e sensível. O resultado é uma obra inédita, que se renova ao revisitar a potência criativa construída ao longo desses mais de trinta anos.   Atenção: - O espetáculo contém luzes intensas e efeitos que podem afetar pessoas neurodivergentes, com epilepsia ou sensibilidade à luz; - Acessibilidade para deficientes visuais; - Audiodescrição em todas as sessões. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 14/06 a 13/12 Arte e Conhecimento 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.  [+] saiba mais Participação sociocultural da população idosa | Projeto de extensão UFRJ 28/08 a 11/12 Arte e Conhecimento O projeto Participação Sociocultural da População Idosa propõe a criação de um grupo permanente de convivência e atividades culturais na Biblioteca Ziraldo, com encontros semanais entre agosto e dezembro de 2026.  Os encontros serão voltados para pessoas idosas interessadas em compartilhar experiências, ampliar sua participação em atividades culturais e desenvolver produções criativas em grupo. A programação poderá incluir rodas de conversa, leitura compartilhada, fotografia, escrita, memória, visitas culturais, produção de fotonovelas, exposições, registros audiovisuais e outras atividades definidas pelos próprios participantes ao longo do projeto.  SOBRE A IDEALIZADORA DO PROJETO Claudia Reinoso Araujo de Carvalho é terapeuta ocupacional e professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua na graduação em Terapia Ocupacional e no Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS/UFRJ). É doutora e mestre em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz e realizou pós-doutorado em Terapia Ocupacional na UFSCar. É Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e coordena projetos de pesquisa e extensão voltados à participação sociocultural, ao envelhecimento e às relações entre cultura, território e participação social. Desde 2022, desenvolve ações com pessoas idosas no âmbito do UFRJ na Cultura, envolvendo experiências e produções culturais coletivas em diferentes espaços da cidade do Rio de Janeiro. É autora de livros, capítulos e artigos científicos nas áreas de Terapia Ocupacional, Gerontologia e participação sociocultural.  [+] saiba mais Geografia das memórias | Exposição Flavia Fabbriziani 15/09 a 12/10 Artes Visuais Cidade das Artes participa da Semana de Arte do Rio com a exposição “Geografia das memórias”, de Flávia Fabbriziani Mostra individual integra o circuito oficial do evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e fica em cartaz de 15/09 a 12/10 A Cidade das Artes integra a programação da primeira edição da Semana de Arte do Rio, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, com a exposição individual “Geografia das memórias”, da artista visual Flávia Fabbriziani. Com curadoria de Christiane Laclau, a mostra reúne 13 obras que partem da relação entre a natureza e a memória. A abertura para convidados acontece no dia 15/09, e a visitação do público geral vai de 16/09 a 12/10, de quarta a domingo, das 12h às 20h. Ao integrar a programação da Semana de Arte do Rio, a Cidade das Artes reforça seu papel como um dos principais espaços de promoção da cultura ao expandir o circuito oficial do evento para a zona Sudoeste. A presença das artes visuais no complexo cultural amplia o diálogo entre as obras e sua arquitetura, criando novas possibilidades de interação e uma experiência singular para os visitantes. A artista visual utiliza a paisagem como ponto de partida para construir uma cartografia afetiva que une percepção e matéria. Em vez de reproduzir fielmente o cenário real, suas pinturas transformam vestígios do mundo em imagens, registrando como as experiências visuais se transformam com a passagem do tempo. Diferentemente da pintura de paisagem tradicional, o trabalho de Flavia busca capturar não apenas o que foi visto, mas também o sentimento despertado pela experiência. Construídas em camadas de cores e formas, suas obras refletem o funcionamento da memória, em que elementos permanecem, se diluem e reaparecem. A partir de experiências vividas e lembranças de diferentes lugares, a artista mescla paisagens italianas e a vegetação carioca, revelando como passado e presente se transformam no ato de recordar. Em “Geografia das Memórias”, a paisagem torna-se território da lembrança, onde experiências, lugares e tempos distintos se encontram. Segundo a curadora Christiane Laclau, a geografia sugerida nas telas é mais do que um ponto no mapa. É uma topografia emocional e sensorial, construída em camadas que se sobrepõem com o passar do tempo. A primeira edição da Semana de Arte do Rio, que acontece de 16 a 27/09, reúne mais de dez festivais, exposições e intervenções urbanas em espaços públicos e privados, com foco principal na região central da cidade. [+] saiba mais Beijada pela maré | Lançamento de Livro 19/09 Arte e Conhecimento Nina Meireles sempre sentiu que não se encaixava muito bem, o diagnóstico tardio de autismo somente deu nome a esse sentimento. Após uma séria crise de saúde mental, a jovem é obrigada a trancar o curso de biologia marinha e deixar para trás a vida que tentou sustentar a muito custo. Convencida de que precisa se reinventar para ser aceita de volta, ela se muda temporariamente para Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, onde passa a morar na pousada de sua tia-avó. Em busca de reconstruir sua conexão com a ciência e consigo mesma longe da universidade, Nina acaba encontrando algo que contraria tudo o que foi treinada a acreditar enquanto cientista: um ser marinho capaz de assumir forma humana. Azul, como ele se apresenta, desperta a curiosidade científica da aspirante a bióloga, que começa a documentar tudo em segredo, acreditando que a descoberta pode ser seu caminho de volta à universidade. No entanto, à medida que Nina passa tempo com ele, a fronteira entre observação científica e envolvimento pessoal se dissolve. Agora, dividida entre o futuro que sempre idealizou e o vínculo que construiu com Azul, Nina precisa decidir até onde está disposta a ir para mantê-lo a salvo. [+] saiba mais Palhaço de Ferro | Teatro 19/09 a 20/09 Teatro "Palhaço de Ferro" é um espetáculo teatral de forte carga poética e emocional, que convida o público a uma reflexão sobre identidade, ausência e pertencimento. A peça transita entre a beleza e a ruína, entre o sonho e o abandono, explorando a construção das máscaras que usamos para nos adaptar às exigências do mundo. Um mergulho sensível onde real e imaginário se embaralham num espetáculo visualmente forte, tragicômico e cheio de alma. Um convite à delicadeza da força que só um palhaço é capaz de ter.  [+] saiba mais Fragmentos de Histórias, Arte e Vida e Entre Linhas e Cores | Exposição 23/09 a 06/10 Arte e Conhecimento Exposição Fragmentos de Histórias, Arte e Vida e Entre Linhas e Cores. Um diálogo entre Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e Rosana Paulino  A exposição de Artes Visuais 2026 da ONG One By One propõe um encontro entre arte, inclusão e cultura brasileira, por meio de releituras inspiradas na produção de três importantes artistas contemporâneas brasileiras: Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e Rosana Paulino.  As artistas foram escolhidas por suas relevantes contribuições para a arte brasileira e por estabelecerem diálogos sobre identidade, corpo, memória, cultura e história do Brasil. A proposta busca aproximar o público das artes visuais contemporâneas, promovendo reflexão, sensibilidade e valorização da diversidade.  Além da pesquisa estética e histórica, a exposição evidencia o protagonismo feminino na arte brasileira e reforça a importância da acessibilidade cultural e da inclusão de pessoas com deficiência por meio da produção artística.  AS ARTISTAS Beatriz Milhazes (1960) Pintora, gravadora e uma das principais representantes da “Geração 80”, movimento que retomou a pintura no Brasil. Sua obra é reconhecida pelas cores vibrantes, formas geométricas, arabescos e padrões ornamentais que dialogam com a arte popular, o modernismo brasileiro e o barroco. Adriana Varejão (1964) Pintora, desenhista e gravadora, desenvolve trabalhos que investigam a história, a colonização e a cultura brasileira. Suas obras exploram o corpo, a memória e os processos históricos presentes na formação do país. Rosana Paulino (1967) Artista visual, educadora e curadora, aborda em suas obras questões relacionadas à mulher negra, ancestralidade, memória e identidade afro-brasileira, ampliando importantes debates sobre representação e diversidade. As artistas Adriana Varejão e Rosana Paulino representarão o Brasil na Bienal de Veneza em 2026, reforçando a relevância de suas trajetórias na arte contemporânea.  A exposição explora relações entre: - Corpo e espaço; - Corpo e ambiente; - Cultura brasileira e história da arte; - Memória e identidade; - História e cultura afro-brasileira;  - Inclusão e diversidade.  [+] saiba mais Série Ararama: Tempo de Música Brasileira | Sexteto Pro Arte 24/09 Música No dia 24 de setembro, o cenário musical do Rio de Janeiro recebe o quarto concerto da temporada de 2026 da Século 30 Records em sua residência, com a apresentação da Série Ararama: Tempo de Música Brasileira. O concerto acontece na Cidade das Artes dando continuidade ao projeto dedicado à música de concerto no país, com curadoria voltada a estéticas pouco exploradas e a diálogos contemporâneos dentro do repertório brasileiro e universal. Sediada na Cidade das Artes, a série apresenta uma proposta que busca ampliar redes de influência e dar visibilidade à produção nacional. “Ararama”, palavra originária da língua tupi-guarani, remete à ideia de atemporalidade, ao céu e ao futuro - conceitos que atravessam a construção artística do projeto. Em cada concerto, a Século 30 Records - selo fonográfico dedicado à música clássica no Rio de Janeiro - propõe uma experiência de escuta que amplia o contato com o gênero. A série é comprometida com o apoio a intérpretes e compositores emergentes, reunindo artistas que apresentam novas leituras de obras do repertório brasileiro e também composições contemporâneas. Para este quarto concerto na Cidade das Artes, o palco será ocupado pelo Sexteto Pro Arte. Formado pelos chefes de naipe da seção de cordas da Orquestra FESO Pro Arte, o conjunto apresenta a excelência das cordas em um programa sofisticado que une o rigor da execução clássica à fluidez e ao frescor da música brasileira contemporânea. Este concerto celebra a trajetória de um grupo profundamente enraizado na tradição do Centro Cultural Feso Pro Arte de Teresópolis, preservando o legado artístico de uma instituição histórica. A apresentação também reafirma o compromisso da Século 30 Records em criar novos espaços de escuta e valorização para a música de concerto no Brasil, aproximando tradição e produção independente em torno de um programa cuidadosamente escolhido, convidando o público a uma escuta profunda e conectada com a identidade sonora do nosso país. Século 30: Conectando Épocas. Inspirando Gerações. [+] saiba mais Ópera de Gala | Turnê da Ópera Nacional da China no Brasil 25/09 Música Ópera Nacional da China se apresenta na Cidade das Artes do Rio de Janeiro  Apresentação gratuita inclui peças ocidentais e árias chinesas  A Ópera Nacional da China leva o espetáculo Gala de Ópera à Cidade das Artes do Rio de Janeiro. O espetáculo é parte da programação do projeto "Ano da Cultura Brasil-China 2026: Uma História de Amizade".  A apresentação gratuita contribui para o intercâmbio cultural entre os dois países, com músicos premiados internacionalmente, com repertório que mescla a tradição musical chinesa e árias ocidentais clássicas.  A Gala de Ópera é uma realização de Ibrachina e Ministério da Cultura, por intermédio da Lei Rouanet. Organização da Embaixada da China e do Consulado da China no Rio de Janeiro. Tem apoio da Prefeitura do Rio - Secretaria de Cultura, Cidade das Artes, Chinese Bridge Club in São Paulo. Patrocínio de State Grid Brazil Holding.  Sobre a Ópera Nacional da China  A Ópera Nacional da China é um dos mais proeminentes grupos do gênero do país, reunindo artistas excepcionais de todos os registros vocais. Vários de seus membros foram premiados em importantes competições nacionais e internacionais.    Eles vêm apresentando a Gala de Ópera com sucesso em uma turnê internacional, que agora chega ao Brasil. A companhia é berço da arte vocal e operística na China, tendo revelado muitos artistas renomados na China.  [+] saiba mais Clube do livro Américas | Livro O trem da meia-noite 26/09 Arte e Conhecimento Bate-papo com os membros do clube sobre o livro do mês: “O trem da meia noite”, do autor Matt Haig, cuja sinopse é: Wilbur Budd viveu uma vida marcada pela ambição e pelo trabalho, deixando de lado o que realmente importava. Quando seu coração para de bater, ele se vê na plataforma do Trem da Meia-Noite, com uma passagem de ida na mão, prestes a embarcar em uma jornada única pelo próprio passado, rumo à eternidade.  A bordo, Wilbur testemunha os momentos que moldaram sua vida, as escolhas que fez, os caminhos que trilhou. Mas a viagem também reserva surpresas, e o que ele verá poderá mudar sua forma de enxergar tudo o que viveu, revelando o peso de suas escolhas. O problema é que ele não pode alterar o passado… Ou será que pode?  Antes que o tempo acabe, Wilbur terá de confrontar a pergunta mais importante de todas: O que realmente vale a pena na vida? Mais que uma simples viagem no tempo, embarcar no Trem da Meia-Noite é uma jornada transformadora e uma mágica história de amor. [+] saiba mais Palavras que ganham vida | Contação de história 26/09 Arte e Conhecimento SOBRE OS LIVROS What Am I Tankful For? Autor: Letícia Campos Ilustrador: Erlon Emerick  Livro infantile em inglês que apresenta Grace, uma menina que, através de sua família, descobre diferentes motivos para agradecer. De forma leve e afetiva, a obra une o aprendizados do inglês ao desenvolvimento do valor da gratidão, convidando cada criança a refletir: What Am I Tankful For?  Jacks Jacaré Poesia – Edição Comemorativa Autor: Patricia Bahiense Ilustrador: Patricia Bahiense  A edição comemorativa do personagem que completopu 18 anos em abril deste ano, traz poesias com a história dos personagens dos 2 livros anteriores, JACKS JACARÉ E O DESTINO DO RIO PARAÍSO e JACKS JACARÉ E O TESOURO PERDIDO. PROGRAMAÇÃO 14h – What Am I Tankful For – Contação da história, promovendo uma experiência lúdica e interativa em língua inglesa, com participação das crianças através de perguntas expressões e palavras em inglês, com músicas e momento de interção com o público. 14h40 – Jacks Jacaré – Serão recitadas as poesias do livro pelas criancas. A criança que tiver a palavra vai usar o chapéu do Jacks. Falaremos também da importância dos cuidados com a Natureza e o Meio Ambiente.  [+] saiba mais A Mágica com Gabriel Montenegro 02/10 a 04/10 Outros Prepare-se para viver o impossível! Você já imaginou voar, ler pensamentos ou até se teletransportar diante dos seus próprios olhos? Chegou a hora de transformar o impossível em realidade! A MÁGICA – O espetáculo de ilusionismo mais aguardado da década – desembarca na América Latina para levar você a uma experiência que vai desafiar sua lógica, mexer com suas emoções e expandir os limites da sua imaginação. Criado e estrelado por Gabriel Montenegro, um dos maiores ilusionistas do mundo, com mais de 20 anos de carreira internacional, presença marcante em novelas, séries e programas de TV, este show não é apenas entretenimento — é uma verdadeira viagem sensorial pelo universo da magia moderna. Gabriel se fez uma pergunta: “O que é a mágica, de verdade?” E a resposta está neste espetáculo que reúne mais de 30 mágicas inéditas e revolucionárias, criadas para te deixar sem palavras. Em A MÁGICA, cada pessoa se torna parte essencial de um show intimista, interativo e absolutamente inesquecível. É mais do que um show. É a noite em que você vai acreditar no inacreditável. Garanta seu lugar agora e venha descobrir por que A MÁGICA está encantando plateias ao redor do mundo. [+] saiba mais A Menina e o Vento | Teatro Infantil 10/10 a 12/10 Teatro Um dos clássicos do teatro infantil "A Menina e o Vento"de Maria Clara Machado", ganha uma nova montagem na Cidade das Artes. Com direção de Cininha de Paula, o espetáculo traz de volta uma história que atravessa gerações. Maria, uma menina entediada e cansada das cobranças de suas tias severas foge de casa e se esconde numa cova onde descobre o Vento em pessoa. O encontro se transforma em amizade e Maria embarca numa aventura que desafia os limites impostos pelo mundo adulto, e viaja pelo Brasil através do novo amigo. [+] saiba mais Marilyn, por trás do espelho | Teatro 16/10 a 25/10 Teatro Marilyn, por trás do Espelho revela face desconhecida da estrela de cinema, e retorna ao Rio de Janeiro em comemoração aos 100 anos de nascimento de Marilyn Monroe. Espetáculo sucesso de público e críticas, premiado como MELHOR MONÓLOGO E MELHOR TEXTO ORIGINAL. Peça investiga uma Marilyn menos conhecida, para além do glamour que a eternizou. Um “petit comité”, na casa de um executivo do cinema, em Nova York, esperava John F. Kennedy, Marilyn Monroe e um grupo seleto de convidados, depois do evento de arrecadação de fundos para o Partido Democrata, no Madison Square Garden, em 19 de maio de 1962. O célebre “parabéns a você”, cantado pela atriz para celebrar o aniversário do presidente americano, foi um dos pontos altos de sua carreira, e sua última aparição pública. Curiosidade sobre essa noite e outras revelações sobre a faceta menos conhecida da loira de “O Pecado Mora ao Lado” estão na pesquisa da atriz Anna Sant’Ana para montar o espetáculo “Marilyn, por trás do Espelho”. A peça tem dramaturgia de Daniel Dias da Silva e encenação da diretora portuguesa Ana Isabel Augusto. Idealizadora do espetáculo, Anna já realizou em quatro anos de espetáculo temporadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Lisboa, além de diversas apresentações pelo país. A estreia ocorreu em Agosto de 2022, quando ganhou o Prêmio Cenym 2022 de melhor monólogo e melhor texto original. A direção é de Ana Isabel Augusto, encenadora portuguesa com mais de 25 anos de experiência, diretora-fundadora do grupo de teatro do ISCTE- IUL, de Lisboa, em atividade há mais de 20 anos, que vem ao Brasil especialmente para dirigir a montagem. Por meio da história de Marilyn Monroe, estrela mundial do cinema e mulher-ícone do século 20, Marilyn, por trás do Espelho convida a uma reflexão sobre solidão, depressão e o papel da  mulher, temas atuais e urgentes no mundo contemporâneo. A peça investiga uma Marilyn menos conhecida, para além do glamour que a eternizou. A mulher por trás do espelho com que muitas mulheres - e por que não homens - se identificam. Os medos, a solidão, o desejo de ser mãe, a luta pelo reconhecimento na carreira, o abandono, os relacionamentos que não deram certo, a baixa autoestima, temas universais que se conectam com o público. Entre os filmes e os momentos relembrados no espetáculo estão o “Happy Birthday” para o presidente John Kennedy, a famosa cena do vestido levantando no filme “O pecado mora ao lado” e a música “Diamonds are a girl ́s best friend”, gravada por diversas cantoras, entre elas Madonna. [+] saiba mais Tardezinha Hanoi Kids 17/10 Arte e Conhecimento Sugerimos uma tarde divertida com contação de histórias e atividades de desenho a partir do nosso catálogo de livro infantis: https://loja.hanoieditora.com.br/buscar?q=kids A Hanoi Editora é uma empresa que nasceu com a missão de publicar livros que vão além do entretenimento. Nosso catálogo é formado por obras que promovem a espiritualidade, o autoconhecimento e a reflexão filosófica, criando experiências de leitura que inspiram transformação interior. Mais do que livros, a Hanoi oferece ao público convites para uma jornada de crescimento pessoal e conexão com a sabedoria.  Atuando em diferentes gêneros — como filosofia, espiritualidade, poesia, desenvolvimento pessoal, ficção e não ficção —, a editora preserva sempre um mesmo fio condutor: o de apresentar literatura com propósito. Dentro desse espírito surgiu o selo Hanoi Kids, dedicado ao público infantil e juvenil. Os livros publicados nesse selo procuram despertar desde cedo a criatividade, a sensibilidade e o senso de valores nas crianças, oferecendo histórias que dialogam com a contemplação e a descoberta do mundo interior. Obras como Meu querido portal, O sumiço do Rei Sol e Muito prazer. Meu nome é Mágica exemplificam esse cuidado, combinando narrativas acessíveis e poéticas com projetos gráficos de grande delicadeza. Assim, o selo estabelece-se como um espaço onde literatura, ilustração e reflexão se unem para formar leitores mais atentos, conscientes e imaginativos.  [+] saiba mais 47ª Ciranda de Poesias do Rio de Janeiro 24/10 Arte e Conhecimento Celebração ao Dia do Poeta, Aniversário de 36 anos da Casa do Poeta do Rio de Janeiro, sarau com poetas finalistas do concurso de poemas e artistas convidados.   Recital com apresentações dos poetas finalistas do concurso anual de poemas, premiações, apresentações poéticas e musicais de artistas convidados, sorteios de livros ao público e tarde de autógrafos com os poetas convidados.  A Casa do Poeta do Rio de Janeiro nasceu da união de poetas frequentadores da Biblioteca Popular Municipal de Jacarepaguá – Cecília Meireles (extinta), no ano de 1990. Desde então passou a gerir a realização da CIRANDA DE POESIAS, evento anual em celebração ao Dia do Poeta (20 de outubro), com concurso de poemas e fomentando incentivo à leitura, poesia, produção literária e revelação de novos talentos poéticos e artísticos.   [+] saiba mais Summit Press Rio 2026 | O Futuro da Comunicação e Inteligência Artificial 06/11 Festival Summit Press celebra 14 anos com edição especial no Rio de Janeiro e abordará o Futuro da Comunicação e Inteligência Artificial O evento acontecerá no dia 06 de novembro, na Cidade das Artes e reunirá jornalistas, assessores, agências, profissionais do setor público e privado e veículos de imprensa para debater o impacto da IA e o futuro da comunicação. O Summit Press, consolidado como um dos principais e mais respeitados eventos de comunicação do Brasil, celebra sua trajetória histórica de 14 anos com a realização de uma edição nacional especial em solo carioca.  No dia 06 de novembro, a icônica Cidade das Artes, localizada na Barra da Tijuca, será o palco de intensos debates, networking estratégico e análises profundas sobre as transformações do ecossistema da comunicação. Desde sua fundação em 2012, o evento destaca-se por seu formato único e exclusivo, desenhado para integrar todos os profissionais do mercado. Em um momento de disrupção tecnológica sem precedentes, o Summit Press traz como tema central para este ano ”O Futuro da Comunicação e Inteligência Artificial”. A edição provocará uma reflexão urgente e necessária sobre como a IA está remodelando a produção de notícias, a gestão de crises, a criação de conteúdo e o diálogo diário entre fontes, assessorias e redações no ambiente multiplataforma. Programação Dinâmica e Painéis Estratégicos Com uma agenda robusta que se estende ao longo de todo o dia, o evento contará com vários painéis liderados por grandes nomes da comunicação nacional, especialistas em tecnologia, jornalistas, executivos de mídia e influenciadores do setor. As discussões abordarão desde o uso ético e prático de ferramentas de IA Generativa nas redações e agências, até o combate à desinformação, a personalização de conteúdo em escala e as novas dinâmicas de relacionamento com a mídia na era dos algoritmos. A jornada de conhecimento tem início logo pela manhã. O credenciamento oficial começará rigorosamente às 9h, permitindo que os participantes realizem as primeiras conexões na área de networking. A abertura oficial ocorrerá às 10h, dando início a uma maratona de aprendizado e troca de experiências que se estenderá até o encerramento, previsto para às 20h. [+] saiba mais Turnê Dominguinho com João Gomes, Jota.pê e Mestrinho | Show 14/11 Música Após sucesso global, João Gomes, Jota.pê e Mestrinho anunciam chegada da turnê “Dominguinho” ao Rio de Janeiro Depois de conquistar o Brasil e alcançar o mundo com o projeto“Dominguinho”, João Gomes, Jota.pê e Mestrinho anunciam agora a segunda etapa da turnê “Dominguinho”, que aporta no Rio de Janeiro dia 14 de novembro levando ao palco toda a atmosfera intimista, afetiva e nordestina que transformou o projeto em um fenômeno nas plataformas digitais. A nova fase da turnê chega impulsionada pelo enorme sucesso do repertório, que colocou o forró brasileiroem evidência mundial com faixas como“Deusa Minha”e o medley “Meu Cenário/Numa Sala de Reboco”, destaques no Top Global do Spotify e responsáveis por reforçar a força da cultura nordestina em escala internacional. No palco, o público poderá viver de perto a conexão musical entre os três artistas em um espetáculo pensado para emocionar, celebrar as raízes brasileiras e transformar cada apresentação em uma grande roda de música e sentimento. Com arranjos orgânicos, repertório afetivo e interpretações marcadas pela autenticidade, a turnê promete recriar ao vivo a essência que tornou “Dominguinho”um dos projetos mais elogiados e comentados do ano. Misturando tradição e modernidade, a segunda etapa da turnê “Dominguinho” reafirma o forró como uma linguagem universal e fortalece ainda mais o encontro entre gerações, ritmos e histórias.O novo ciclo de apresentações consolida o projeto como um dos maiores movimentos da música nacional na atualidade. [+] saiba mais Canta o Brasil | Corais 15/11 Música O Projeto Canta o Brasil idealizado pelo Maestro Luiz Lima, arranjador, Pianista, cantor Lírico e Regente de importantes coros do Rio de Janeiro, que neste projeto reúne todos os seus corais para uma única e especial apresentação. O Projeto Canta o Brasil em parceria com a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, da Escola de Música ECO (Espaço Cultural Oficial), o evento conta tb dançarinos . Como o Projeto Canta o Brasil trabalha com a inclusão social de diversos segmentos, tais como: Idosos, portadores de necessidades especiais e etc  desenvolvendo a capacitação e acolhendo com muito respeito a diversidade brasileira.   A proposta para este ano de 2026, é enaltecer a nossa cultura, trazendo no repertório somente músicas brasileiras, imortais e em sua maioria de compositores ou cantores negros que transformaram de alguma forma o nosso país e a nossa cultura.   Será dividido em 04 atos, num passeio musical desde os clássicos, aos pop rock, os sambas, serestas e a alegria dos Anos 60, tudo com muita dança, colorido e alegria.   Além disso, todo o espetáculo será produzido nos mínimos detalhes para representar a importância e valorização da música brasileira, com instrumentação e trajes típicos e suas danças O espetáculo será apresentado em 04 ( quatro) atos, mesclandos canto e dança, numa alegria de cores.   Corais participantes:   Coral da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Coral do Clube de Regatas do Flamengo, Coral Mater Nostra, Coral Encanta Rio2, Coral Ramatis, Coral do MAP, Coral da ECO e Grupo Vocal Clave de Sol e o Coral de canto e dança Encanto Livre. [+] saiba mais