Fundação Cidade das Artes

Programação » I.A. Inteligência Artificial

Evento Encerrado

I.A. Inteligência Artificial



Ministério do Turismo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam:

Exposição “I.A. Inteligência Artificial — Irreversível. Agora.” estreia na Cidade das Artes e apresenta ao público os possíveis rumos desta tecnologia

Mostra interativa debaterá os caminhos da inteligência artificial e como ela interage com o ser humano através dos tempos. Gratuita, ficará em cartaz de 6 de novembro a 5 de dezembro

Uma exposição cheia de referências cinematográficas, significados e que tem o ser humano como fonte para pensar o inegável avanço da inteligência artificial e como ela poderá interferir no futuro da própria humanidade. É assim que será apresentada I.A. Inteligência Artificial Irreversível. Agora. que vai ocupar 600m² da Cidade das Artes com dez seções a partir de 6 de novembro. A mostra, que tem entrada gratuita, fica em cartaz até o dia 5 de dezembro.

Idealizada pelo diretor e produtor cultural, Miguel Colker, e com curadoria e projeto expográfico criados pela Ostra Estúdio, do designer de espaços efêmeros Rodrigo Franco, a mostra será realizada pela Araucária Agência Cultural e unirá arte, entretenimento e informação. Com o conceito que mostrará o futuro como uma página em branco e intrigante que ainda será escrito, a exposição usará três ambientes da imponente e moderna arquitetura da Cidade das Artes para dialogar com o público sobre os rumos da inteligência artificial e como questões morais da experiência humana poderão interferir no processo de automação.

“O cérebro humano é ao mesmo tempo fonte de inspiração e instrumento para desenvolvimento da I.A.”, define o criativo Rodrigo Franco, da Ostra Estúdio.


A revolução das máquinas

Logo na esplanada, o público terá contato com a instalação Cérebro-Luz, um gigante busto de 8 metros de altura que é um convite à reflexão. Os visitantes poderão entrar e ver de baixo para cima  um enorme cérebro iluminado que serve de fonte para a criação da inteligência artificial.

Dando sequência à exposição, uma escadaria exibirá os principais marcos do desenvolvimento da IA começando pelo filme “Metrópolis”, obra-prima do cineasta alemão Friz Lang, lançado em 1927 e que é considerado o primeiro filme de ficção científica do cinema. A linha do tempo mostrará como os séculos XX e XXI foram importantes para o progresso da humanidade através da inteligência artificial. Ao longo da escada, o público encontrará totens informativos que, além de servirem como ponto de descanso, explicarão o que é a inteligência e como ela colocou o homem no topo da cadeia no reino animal e como os dados, criados pelo próprio indivíduo, alimentam a IA e fazem a tecnologia avançar.

Depois de se informar sobre o ponto de partida para a criação dos estudos em inteligência artificial, os visitantes se depararão com uma sala imersiva, inspirada no conceito de panóptico, do filósofo francês Michel Foucault. Nela, será possível participar de um jogo que testa os conhecimentos e, ao mesmo tempo, todos serão observados por câmeras, um misto de exposição proposital e vigilância constante. Nela a frase “Sorria, você está sendo filmado” fará todo o sentido!

No momento seguinte, o público será guiado a uma sala que fará referência à cena da estação do metrô, do filme “Matrix”, dirigido pelas irmãs Lily e Lana Wachowski. Nela, será possível ter o livre arbítrio e encarar as consequências entre a escolha de um futuro utópico ou distópico. Na próxima seção, as pessoas serão coautoras do futuro ao gerar dados no presente. Será proposto um jogo interativo que discutirá questões éticas relacionadas a carros autônomos, fazendo a sociedade pensar decisões em conjunto.

O ambiente Campo Minado levará à reflexão sobre os riscos da falta de controle sobre essa tecnologia. O piso será projetado com pequenas explosões e ondulações que simularão um ambiente de guerra. Nele, haverá emblemáticas referências aos filmes “Ex Machina”, “Her”, “2001 — Uma odisseia no espaço” e “O Exterminador do Futuro”. No centro da sala, terá um botão e, caso alguém acione, as sirenes serão ligadas, alterando a iluminação da sala.

O último espaço trará a seguinte pergunta: “Afinal, o que é ser humano?”. Nela, a exposição convida o público a pensar a respeito, através de uma experiência imersiva com um sensor de movimento e projeção de luminescência. Será possível ver a aura das pessoas simulada através do calor humano.

Uma exposição acessível

Para que o maior número de pessoas possa aproveitar a exposição I.A. Inteligência Artificial Irreversível. Agora., o percurso será inclusivo e poderá ser iniciado no elevador ao invés da escadaria. Pessoas com limitações de mobilidade terão acesso à linha do tempo com as mesmas informações instaladas na escadaria.

Funcionamento e ingressos

Gratuita, a mostra funcionará de quarta a sexta, das 14h às 21h. Aos sábados e domingos, das 11h às 21h.

Os ingressos poderão ser retirados através da plataforma Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/69637/d/113200) e precisarão ser apresentados na entrada.

A fim de reiterar o compromisso da saúde do público, a exposição I.A. Inteligência Artificial — Irreversível. Agora. seguirá protocolo sanitário, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e determinações da Prefeitura do Rio. Para evitar aglomeração, terá capacidade reduzida a 60 pessoas por hora, além de condutas de higienização ambiental e postos de triagem na entrada. O uso de máscara será obrigatório durante toda a visita.


Patrocínios e parcerias

A exposição I.A. Inteligência Artificial Irreversível. Agora. é realizada pela Araucária Agência Cultural.

O projeto conta com o patrocínio master do BNY Mellon e patrocínio da M4U, da OLX Brasil, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Governo Federal, através do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura.

E conta com o apoio da PwC, Domingues e Pinho Contadores e Cidade das Artes, e o MIT Technology Review como parceiro de mídia.

 

 


APPROACH COMUNICAÇÃO
Fabiana Guimarães, jornalismo — fabiana.guimaraes@approach.com.br
Vanessa Rodrigues, atendimento — vanessa.rodrigues@approach.com.br 


>>>>>>>> <<<<<<<<<<
NÃO SE ESQUEÇAM:
O comprovante de vacina contra a Covid-19 é obrigatório desde 15 de setembro, no Rio, para a visitação e entrada em alguns estabelecimentos e locais de uso coletivo. Junto a ele é necessário apresentar documento de identidade com foto.

Quais serão aceitos e como emitir?
-> Certificado de Vacinação Digital (disponível no aplicativo Conecte SUS).
-> Caderneta de Vacinação Impressa em Papel Timbrado (Disponibilizada na hora da vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, pelos Institutos de Pesquisa Clínica ou outras Instituições governamentais nacionais ou estrangeiras).


DECRETO RIO Nº 49335 DE 26 DE AGOSTO DE 2021.




Artes Visuais

Informações Gerais

Datas

06/11/21 a 05/12/21

Horários

GRATUITO
Quarta-feira: 10h às 18h
Quinta-Feira: 10h às 18h
Sexta-Feira: 10h às 20h
Sábado: 10h às 20h
Domingo: 10h às 19h


AGENDE SUA VISITA
 

Local

Cidade das Artes

Sala

Cidade das Artes

Site

ciadeborahcolker

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Água de Meninos - Fantasia poética em dois atos 22/11 a 07/12 Dança Ministério da Cultura e Associação de Ballet do Rio de Janeiro apresentam Companhia Ballet Dalar Achcar Trilha de Tom Jobim, será apresentada pela primeira vez com coreografia da Cia de Ballet Dalal Achcar A partitura foi presente do grande maestro e ícone da Bossa Nova à coreógrafa Dalal Achcar 60 anos atrás. O espetáculo “Água de Meninos - Fantasia Poética em Dois Atos” conta, ainda, com releituras da música popular brasileira A mestre de ballet e coreógrafa Dalal Achcar guardou por mais de 60 anos uma partitura inédita de Tom Jobim. A obra, intitulada "Água de Meninos", foi encomendada ao compositor para ser trilha de um de seus ballets, que vai ser apresentado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a partir do dia 22 de novembro. O espetáculo inédito “Água de Meninos - Fantasia Poética em Dois Atos”, conta com produção da Aventura e patrocínio master da Vale e da Bradesco Seguros, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Após mais de 20 anos sem criar uma coreografia, Dalal Achcar assina o espetáculo em parceria com Eric Frederic, maître de ballet da Cia de Ballet Dalal Achcar. No palco, 21 bailarinos contam a história de amizade entre coreógrafa e Tom Jobim. Arranjada para orquestra sinfônica pelo maestro Radamés Gnattali, o espetáculo se passa entre o Rio de Janeiro e Salvador. Além dos bailarinos da Cia de Ballet Dalal Achcar, a montagem conta com Claudia Mota, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, interpretando Dalal, Manoel Francisco como Tom Jobim e Irene Orazem com Madame Makarova, professora e mestra da Dalal. Para Dalal Achcar, tirar da gaveta e realizar o ballet "Água de Meninos"; é uma forma de homenagear o amigo, além de valorizar a cultura brasileira. - "Mostrar para o Brasil a riqueza que temos em termos de música, de dança e de manifestações populares é magnífico, ainda mais nos dias de hoje em que tudo é digital. Reviver o Tom, que foi quem popularizou a música brasileira no mundo inteiro, é uma forma de fazer essa nova geração se dar conta da riqueza dos artistas brasileiros que marcaram época." Na trilha inédita, Tom Jobim incluiu canções como por exemplo “Eu Preciso de Você”, “Água de Beber”, “Quebra Pedra”, além de batuques de capoeira. O espetáculo conta ainda com músicas de grandes nomes da música brasileira como Baden Powell, com “Canto de Yemanjá”; Dorival Caymmi, com “Pescaria” e “Você Já Foi à Bahia”; Pixinguinha, com “Naquele Tempo e Quem é Você?” e Vinicius de Moraes, com as clássicas “Garota de Ipanema”. Ao todo, 23 músicas compõem o repertório de “Água de Meninos”. "Quando a Dalal me contou sobre Água de Meninos, esse presente que ela ganhou de Tom Jobim, e me chamou para coreografar junto com ela, foi uma gratidão imensa. A Dalal é apaixonada pela Bahia e eu também tenho essa região do Brasil no coração. Esse é um ballet que representa a cultura brasileira, tivemos um cuidado em trazer para a atualidade o Rio de Janeiro dos anos 60, a feira popular em Salvador, a amizade entre Dalal e Tom e, é claro, a importância da Bossa Nova". - Destaca Eric Frederic. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 24/08 a 14/12 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais What Am I Thankful For? Family Edition | Lançamento de Livro 13/12 Arte e Conhecimento What Am I Thankful For? Family Edition é um convite para as crianças e suas famílias refletirem sobre o poder da gratidão e os pequenos momentos que tornam o dia a dia especial. De forma simples incentiva a praticar a língua inglesa, o livro estimula o hábito de agradecer e valorizar o que realmente importa — o amor, o cuidado e a convivência familiar. Com ilustrações encantadoras e linguagem acessível, a obra busca inspirar conversas entre pais e filhos sobre sentimentos e valores. O livro aborda o tema da gratidão em família, incentivando o desenvolvimento emocional e o aprendizado de uma nova língua de forma leve e afetiva. A proposta é unir leitura e conexão familiar, estimulando a empatia e a valorização das pequenas alegrias cotidianas. O evento de lançamento contará com uma contação de história interativa, atividade de desenho e escrita de agradecimento para as crianças, além de uma sessão de autógrafos e fotos com a autora. SOBRE A  AUTORA Leticia Campos é professora de língua inglesa há mais de 15 anos, especialista em ensino e cultura, palestrante e escritora. Apaixonada por educação e por inspirar pessoas, já ajudou milhares de alunos a se conectarem com o inglês de forma leve e significativa. Com What Am I Thankful For? Family Edition, Leticia estreia na literatura infantil unindo dois de seus maiores propósitos: o ensino de idiomas e a valorização da gratidão em família. Leticia Campos https://www.instagram.com/leteachercampos/ [+] saiba mais