Fundação Cidade das Artes

Programação » I.A. Inteligência Artificial

Evento Encerrado

I.A. Inteligência Artificial



Ministério do Turismo, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam:

Exposição “I.A. Inteligência Artificial — Irreversível. Agora.” estreia na Cidade das Artes e apresenta ao público os possíveis rumos desta tecnologia

Mostra interativa debaterá os caminhos da inteligência artificial e como ela interage com o ser humano através dos tempos. Gratuita, ficará em cartaz de 6 de novembro a 5 de dezembro

Uma exposição cheia de referências cinematográficas, significados e que tem o ser humano como fonte para pensar o inegável avanço da inteligência artificial e como ela poderá interferir no futuro da própria humanidade. É assim que será apresentada I.A. Inteligência Artificial Irreversível. Agora. que vai ocupar 600m² da Cidade das Artes com dez seções a partir de 6 de novembro. A mostra, que tem entrada gratuita, fica em cartaz até o dia 5 de dezembro.

Idealizada pelo diretor e produtor cultural, Miguel Colker, e com curadoria e projeto expográfico criados pela Ostra Estúdio, do designer de espaços efêmeros Rodrigo Franco, a mostra será realizada pela Araucária Agência Cultural e unirá arte, entretenimento e informação. Com o conceito que mostrará o futuro como uma página em branco e intrigante que ainda será escrito, a exposição usará três ambientes da imponente e moderna arquitetura da Cidade das Artes para dialogar com o público sobre os rumos da inteligência artificial e como questões morais da experiência humana poderão interferir no processo de automação.

“O cérebro humano é ao mesmo tempo fonte de inspiração e instrumento para desenvolvimento da I.A.”, define o criativo Rodrigo Franco, da Ostra Estúdio.


A revolução das máquinas

Logo na esplanada, o público terá contato com a instalação Cérebro-Luz, um gigante busto de 8 metros de altura que é um convite à reflexão. Os visitantes poderão entrar e ver de baixo para cima  um enorme cérebro iluminado que serve de fonte para a criação da inteligência artificial.

Dando sequência à exposição, uma escadaria exibirá os principais marcos do desenvolvimento da IA começando pelo filme “Metrópolis”, obra-prima do cineasta alemão Friz Lang, lançado em 1927 e que é considerado o primeiro filme de ficção científica do cinema. A linha do tempo mostrará como os séculos XX e XXI foram importantes para o progresso da humanidade através da inteligência artificial. Ao longo da escada, o público encontrará totens informativos que, além de servirem como ponto de descanso, explicarão o que é a inteligência e como ela colocou o homem no topo da cadeia no reino animal e como os dados, criados pelo próprio indivíduo, alimentam a IA e fazem a tecnologia avançar.

Depois de se informar sobre o ponto de partida para a criação dos estudos em inteligência artificial, os visitantes se depararão com uma sala imersiva, inspirada no conceito de panóptico, do filósofo francês Michel Foucault. Nela, será possível participar de um jogo que testa os conhecimentos e, ao mesmo tempo, todos serão observados por câmeras, um misto de exposição proposital e vigilância constante. Nela a frase “Sorria, você está sendo filmado” fará todo o sentido!

No momento seguinte, o público será guiado a uma sala que fará referência à cena da estação do metrô, do filme “Matrix”, dirigido pelas irmãs Lily e Lana Wachowski. Nela, será possível ter o livre arbítrio e encarar as consequências entre a escolha de um futuro utópico ou distópico. Na próxima seção, as pessoas serão coautoras do futuro ao gerar dados no presente. Será proposto um jogo interativo que discutirá questões éticas relacionadas a carros autônomos, fazendo a sociedade pensar decisões em conjunto.

O ambiente Campo Minado levará à reflexão sobre os riscos da falta de controle sobre essa tecnologia. O piso será projetado com pequenas explosões e ondulações que simularão um ambiente de guerra. Nele, haverá emblemáticas referências aos filmes “Ex Machina”, “Her”, “2001 — Uma odisseia no espaço” e “O Exterminador do Futuro”. No centro da sala, terá um botão e, caso alguém acione, as sirenes serão ligadas, alterando a iluminação da sala.

O último espaço trará a seguinte pergunta: “Afinal, o que é ser humano?”. Nela, a exposição convida o público a pensar a respeito, através de uma experiência imersiva com um sensor de movimento e projeção de luminescência. Será possível ver a aura das pessoas simulada através do calor humano.

Uma exposição acessível

Para que o maior número de pessoas possa aproveitar a exposição I.A. Inteligência Artificial Irreversível. Agora., o percurso será inclusivo e poderá ser iniciado no elevador ao invés da escadaria. Pessoas com limitações de mobilidade terão acesso à linha do tempo com as mesmas informações instaladas na escadaria.

Funcionamento e ingressos

Gratuita, a mostra funcionará de quarta a sexta, das 14h às 21h. Aos sábados e domingos, das 11h às 21h.

Os ingressos poderão ser retirados através da plataforma Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/69637/d/113200) e precisarão ser apresentados na entrada.

A fim de reiterar o compromisso da saúde do público, a exposição I.A. Inteligência Artificial — Irreversível. Agora. seguirá protocolo sanitário, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e determinações da Prefeitura do Rio. Para evitar aglomeração, terá capacidade reduzida a 60 pessoas por hora, além de condutas de higienização ambiental e postos de triagem na entrada. O uso de máscara será obrigatório durante toda a visita.


Patrocínios e parcerias

A exposição I.A. Inteligência Artificial Irreversível. Agora. é realizada pela Araucária Agência Cultural.

O projeto conta com o patrocínio master do BNY Mellon e patrocínio da M4U, da OLX Brasil, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Governo Federal, através do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura.

E conta com o apoio da PwC, Domingues e Pinho Contadores e Cidade das Artes, e o MIT Technology Review como parceiro de mídia.

 

 


APPROACH COMUNICAÇÃO
Fabiana Guimarães, jornalismo — fabiana.guimaraes@approach.com.br
Vanessa Rodrigues, atendimento — vanessa.rodrigues@approach.com.br 


>>>>>>>> <<<<<<<<<<
NÃO SE ESQUEÇAM:
O comprovante de vacina contra a Covid-19 é obrigatório desde 15 de setembro, no Rio, para a visitação e entrada em alguns estabelecimentos e locais de uso coletivo. Junto a ele é necessário apresentar documento de identidade com foto.

Quais serão aceitos e como emitir?
-> Certificado de Vacinação Digital (disponível no aplicativo Conecte SUS).
-> Caderneta de Vacinação Impressa em Papel Timbrado (Disponibilizada na hora da vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, pelos Institutos de Pesquisa Clínica ou outras Instituições governamentais nacionais ou estrangeiras).


DECRETO RIO Nº 49335 DE 26 DE AGOSTO DE 2021.




Artes Visuais

Informações Gerais

Datas

06/11/21 a 05/12/21

Horários

GRATUITO
Quarta-feira: 10h às 18h
Quinta-Feira: 10h às 18h
Sexta-Feira: 10h às 20h
Sábado: 10h às 20h
Domingo: 10h às 19h


AGENDE SUA VISITA
 

Local

Cidade das Artes

Sala

Cidade das Artes

Site

ciadeborahcolker

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Ainda Não! | Dança 06/03 a 15/03 Dança O espetáculo AINDA NÃO!, criado e dirigido por Caio Nunes, é um manifesto artístico e poético contra o etarismo, que busca dar voz, corpo e visibilidade à potência feminina em todas as idades. A obra reúne mais de 20 mulheres empoderadas — empresárias, artistas, bailarinas, donas de escolas e festivais — que, por meio da dança contemporânea e do jazz, afirmam que a vida não tem prazo de validade e que dançar é um direito eterno. Com dramaturgia sensível e provocativa, o espetáculo se estrutura em blocos temáticos que atravessam memórias, resistências, tabus e celebrações, culminando em um grito coletivo de liberdade e permanência. A montagem reforça o papel transformador da arte e do corpo como instrumento de expressão, resistência e celebração da vida em todas as suas fases. [+] saiba mais BRAVO TENORES IN CONCERT 28/03 Música Bravo Tenores in Concert apresenta espetáculo com canções italianas Um show inteiro com os maiores clássicos italianos em um palco com três tenores acompanhados de uma orquestra. É o que promete o espetáculo Bravo Tenores In Concert, com os renomados tenores Marcello Vannucci, Tenor Leone e CaJunior, acompanhados de uma orquestra com a regência do maestro Renato Misiuk. Criado em 2015, o espetáculo fez sua grande estreia no Espaço das Américas em SP para um público de 8 mil pessoas dividido em duas sessões. O Crossover de estilos é presente sempre com os “Bravos” Juntar numa mesma canção o protagonista do musical O Rei Leão com o Turandot da Ópera de Manaus é possível? Sim, é o que veremos e ouviremos ao vivo. Juntar um cantor Oficial da Disney com o grande solista da festa de San Genaro dá certo? Acontece em nosso palco. O apresentador Ronnie Von disse em seu programa quando conheceu os Tenores: “Que me desculpe os queridos Pavarotri, Carreras e Placido Domingos, mas esses meninos são a reencarnação do original e tem uma vantagem, são brasileiros. Não perco o show deles por nada”. [+] saiba mais BEE GEES ALIVE | Show 29/03 Música Bee Gees Alive apresenta show em comemoração aos 25 anos de carreira Espetáculo proporciona ao público sensação de estar diante dos irmãos Gibb Considerada a principal banda em tributo aos Bee Gees do mundo, a “Bee Gees Alive” completa 25 anos de uma carreira sólida com shows por todo o Brasil. O espetáculo reproduz fielmente a mítica banda dos irmãos Gibb, com impecáveis performances de interpretação que conquistam absoluto sucesso em todos os locais que apresentam o tributo. SOBRE O ESPETÁCULO A qualidade do trabalho e as incríveis semelhanças físicas e vocais, levaram a crítica especializada internacional a aclamar o Bee Gees Alive como a melhor e principal banda tributo aos Bee Gees do mundo em 2003, motivo que faz o grupo ocupar o posto de um dos mais importantes – senão o mais importante – espetáculo de performances cênicas e musicais fiéis de uma das principais bandas da década de 70. Executando clássicos como Massachusetts, Words, To Love Somebody, Stayin´Alive, More Than a Woman, I Started a Joke, Lonely Days, Night Fever, More Than a Woman, How Deep is Your Love e tantos outros sucessos que marcaram a carreira dos Bee Gees, o tributo leva uma experiência rara aos fãs e apreciadores dos irmãos Gibb, apresentando todos os sucessos em um só espetáculo. O grupo é formado por Júnior Santana (Barry Gibb), Sérgio Rosa (Robin Gibb) e Guido Roverso (Maurice Gibb) nos vocais, além de Rogério Scarton (guitarra), João Carlos (baixo) e Jorge Anielo (bateria). [+] saiba mais A Gaiola das Loucas | Musical 16/04 a 10/05 Musical ‘A Gaiola das Loucas’ ganha versão brasileira inédita dirigida por Charles Möeller & Claudio Botelho com Marcelo Adnet e Luis Lobianco no elenco Comédia musical que marcou época está de volta em superprodução com estreia marcada para 16 de abril na Cidade das Artes (RJ) ‘A Gaiola das Loucas’ é um clássico que há mais de 50 anos diverte plateias mundo afora. Escrita pelo francês Jean Poiret em 1973, a comédia foi adaptada para o cinema em duas ocasiões, gerou um musical na Broadway em 1983 e chegará aos palcos brasileiros em uma novíssima versão assinada pela dupla Charles Möeller & Claudio Botelho. O espetáculo estreia dia 16 de abril na Cidade das Artes com Marcelo Adnet, Luis Lobianco e Suzy Brasil liderando um elenco de quase 30 artistas e uma orquestra de 12 músicos regida pelo maestro Marcelo Castro. Em cena, uma história absolutamente atual toma conta do palco em uma superprodução musical com as versões de Claudio Botelho para as músicas e letras de Jerry Herman. Além da direção, Charles Möeller também assinará a cenografia da montagem, que contará com a coordenação artística de Tina Salles. ‘A Gaiola das Loucas’ estreia após uma série de sucessos que a dupla enfileirou nos últimos anos, como ‘Mamma Mia!’, ‘O Jovem Frankenstein’, ‘A Noviça Rebelde’ e ‘Hair’. O ponto de partida do musical é quando o casal Georges (Lobianco) e Albin (Adnet) vivem uma reviravolta em suas vidas. Juntos há mais de duas décadas e responsáveis por administrar um cabaré de drag queens na Saint-Tropez (França) dos anos 70, eles tem um filho, Jean-Michel, que acaba de assumir noivado com a filha de um conhecido político conservador. Após muitos pedidos, ele resolve conhecer a libertária família do genro. As muitas e hilárias reviravoltas fizeram deste um dos grandes fenômenos teatrais da última metade de século, com dezenas de montagens ao redor do mundo. O espetáculo marcou época ao trazer pela primeira vez casal homoafetivo para um musical da Broadway e se tornou um ícone da luta pela diversidade.  A conhecida trilha sonora deu origem ao hit “I Am What I Am”, que ganhou uma versão na voz de Gloria Gaynor e se tornou um hino global da comunidade LGBTQIA+ de autoafirmação, empoderamento e orgulho, atravessando gerações.   [+] saiba mais Wicked 15/07 a 06/09 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais